Vinicios Torres

Fiel no Pouco, Fiel no Muito

“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.”(Lucas 16:10 ARA)

Quando pensamos nos casos terríveis de corrupção como os que estão sendo veiculados na mídia nós não pensamos em nos comparar com os que participam deles.

No entanto, uma coisa que poucos percebem é que essas pessoas não começaram cometendo erros tão grandes, elas aprenderam cometendo pequenos deslizes que, por falta de disciplina, foram sendo assimilados como hábitos. Com o tempo, estes pequenos deslizes foram se repetindo e, à medida que não eram flagrados, iam aumentando tanto em valor como em audácia.

Jesus expõe nessa passagem do evangelho um princípio da vida: aquilo que você começa pequeno crescerá com você. Ou seja, se você tiver um bom caráter nas pequenas coisas e tiver persistência para cultivá-lo, com o tempo, quando as suas responsabilidades e privilégios aumentarem, você ainda terá um bom caráter.

Mas se você abre mão de cultivar um caráter íntegro nas pequenas coisas, estará treinando para ser corrupto quando o poder e a influência estiver à sua disposição. Mentir no imposto de renda, fazer “gato” na contra-mão para não ter que ir até o próximo retorno, prometer e não cumprir, dormir até mais tarde e dizer que o trânsito é que estava ruim, faltar ao trabalho sem motivo e comprar um atestado médico, e por aí vai, com certeza você pode aumentar os exemplos.

Na tentativa de viver uma vida íntegra você enfrentará a barreira do deboche dos amigos que lhe apelidarão de “perfeitinho” e dirão constantemente que você é o trouxa da história, pois os “espertos” acabarão por aproveitar-se de você.

Mas a promessa de Jesus é que aquele que for fiel no pouco, sobre o muito será colocado (Mateus 25:23).

“Senhor, ajuda-me a não negociar a minha integridade, de maneira que, desde as pequenas coisas, eu seja sal e luz do mundo.”

Vinicios Torres

12 thoughts on “Fiel no Pouco, Fiel no Muito

  1. Avatar Claudia morgana disse:

    Bom, eu achei uma ótima palavra até porque nós cristaos brasileiros precisamos despertar mesmo para os exemplos de homens comuns que marcaram a nossa historia com marcos de justiça, coragem e fé!

    O meu receio com essa mensagem, é que nós cristãos nao temos o costume de ser íntegro por que precisa ser parte do nosso caráter, queremos sempre o troco (ser reconhecido, até ser chamado de santinho hoje em dia é mérito!). So precisamos ter cuidado para nao nos tornarmos parametro para o outro, somos chamados a liderar por influencia e nao por crítica e persuasão como alguns cristãos hoje tem , minha integridade precisa inspirar e nao um atestado de imcompetencia para o outro, como temos visto ultimamente.

  2. Avatar Miriam disse:

    Excelente material. Devemos somar este ao do Sal da Terra e vivermos como Deus quer. O nosso testemunho deve ser de dentro para fora. Ou seja, aquilo que cremos, isto praticamos. A vida integra é evidencia em atitudes que só você e Deus sabem, mas é de grande Testemunho e valor.

  3. Avatar Carlos Barth disse:

    Amado irmão Vinícios,

    Como sempre você esbanja unção, se é que podemos afirmar algo assim.

    De qualquer modo, te envio abaixo um comentário, o qual penso fechar com chave de ouro sua maravilhosa mensagem.

    No amor de Cristo,
    Carlos Barth.

    William Davis, tentando fazer-nos diferenciar entre a ilusão do palco e a realidade da vida, compara caráter e reputação quando nos diz:

    As circunstâncias nas quais você vive determinam sua reputação.

    A verdade na qual você crê determina o seu caráter.

    Reputação é o que pensam a seu respeito.

    Caráter é quem você é.

    Reputação é a sua fotografia.

    Caráter é a sua face.

    A reputação fará de você rico ou pobre.

    O caráter fará de você feliz ou infeliz.

    Reputação é o que os homens dizem a seu respeito no dia do seu funeral.

    Caráter é o que os anjos falam de você perante o trono de Deus.

    Do livro “Liderança e Integridade” , Ronaldo Lidório

  4. Avatar MARLENITE disse:

    Muito boa essa palavra,é ,com certeza ninguem pratica grandes roubos sem ter começado com coisas pequenas que parecem sem importancia e como falta correção começa a virar algo comum.Ninguem deveria tratar por comum qualquer erro ,mas olhar de frente o pecado e chama-lo de pecado,buscar arrependimento e cortar o mal pela raiz.

  5. Avatar Célia POntes disse:

    Fiquei emocionada ao receber esta mensagem, já que o versículo em foco é o lema da minha vida. Já passei por sérios problemas, mas continuei confiando no meu Pai e Ele me foi fiel. Há alguns anos perdi meu emprego e fiquei recebendo apenas uma pequena pensão do INSS. No entanto eu jamais deixei de ser dizimista. Eu recebia apenas 500 reais, mas entregava ao Senhor 50 reais. Mesmo assim, nunca me faltou nada e depois de 5 meses, às vésperas do Natal, o Pai regularizou minha vida e eu voltei a ganhar meu salário. Foi então que passei a me guiar por este versículo, pois Deus me colocou sobre o muito depois de eu ter sido fiel a tão pouco.
    Glória a Deus!

  6. Avatar Abner Eleoterio De Almeida disse:

    BOM DIA.
    MENSGEM LINDA ,UMA PENA QUE SÃO POUCAS PESSOAS QUE DÃO OUVIDOS.
    QUER OUÇA ,QUER DEIXE DE OUVIR,VAI E PREGUE A PALAVRA,PORQUE GRANDE É VOSSO GALARDÃO NO SENHOR.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.

  7. Avatar clorinete disse:

    parabens pela mensagem. se todos fossem fiel no pouco teriamos um mundo melhor pq os fraudulentos que não pagam seus impostos ou sonegam ou roubam está deixando de contribuir inclusive para o reino eterno. gostei desta mensagem ela sempre fala ao meu coração pois já fui muito criticada por ser honesta, mas graças a Deus hoje tenho vitorias. fica na paz do Senhor JESUS

  8. Avatar Fazollo disse:

    Essa palavra veio de encontro ao que vivo em meu dia a dia, trabalho numa rede de seis lojas, onde os diretores não são evangélicos e vivem exatamente tudo que foi escrito, vejo o carinho de Deus para com eles e uso este exemplo como meta para minha vida, onde percebo que preciso melhorar muito…

  9. Avatar Andréa disse:

    Bom dia.
    É ser, fiel a Deus é difícil, mais devemos ser percistente, pois o inimigo é cruel ele espera somente um deslize para que entre com toda sua força para nos derrotar, e com certeza se formos fieis no pouco no muito Deus nos colocará.
    Que Deus o abençõe sempre.

  10. Avatar Maria de Lurdes Fernandes disse:

    Desconheço se este meio ajuda ou não o crente em Deus. A mim às vezes ajuda, sobretudo quando posso esplanar as minhas ideias, porém nada melhor para ajudar do que a Palavra – a Biblia. Nela eu encontro resposta a todas as minhas dúvidas e questões. Relativamente a este apontamento, e porque aprendi com um tão grande, como humilde ensinador da Palavra – o meu pai, eu estou passando por uma grande tribulação porque sou intitulada de “miudinha” naquilo que faço. O meu modo de agir é exactamente assim. Sou uma cidadã cumpridora das coisas que se relacionam com as normas do meu país, porque primeiro aprendi a ser cumpridora das coisas que se relacionam com o Céu; e sei que aí mesmo tentando e desejando cumprir, fico aquém daquilo que eu própria desejo, para não falar naquilo que a Biblia ensina.
    Fui intitulada de mãe “bota de elástico” por uma outra mãe minha vizinha que interferiu no modo como eduquei meus dois filhos. Devo dizer que os filhos dessa irmã frequentavam discotecas e outros antros de vícios, enquantos os meus, com 32 e 25 anos, frequentam e participam nos cultos e até na Escola Dominical, o que, devo dizer, me dá muita alegria. Agradeço a Deus ter guardado, dirigido e dado filhos assim, mas acredito que também tem a ver com a educação – baseada nos princípios biblicos que receberam.

    Assim, o meu desejo é seguir o meu querido Mestre e Senhor.

    Maria de Lurdes Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *