Vinicios Torres

A Pescaria Inesquecível

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6 AA)

Ele tinha onze anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago. A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada.

O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago.

Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada. O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras movendo para trás e para frente. O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Pouco mais de dez da noite… Ainda faltavam quase duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:

– Você tem que devolvê-lo, filho!

– Mas, papai, reclamou o menino.

– Vai aparecer outro, insistiu o pai.

– Não tão grande quanto este, choramingou a criança.

O garoto olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações a vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável! Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu.

Naquele momento, o menino teve certeza de que jamais pegaria um peixe tão grande quanto aquele. Isso aconteceu há mais de 30 anos… Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite.

Porém, sempre vê o imenso peixe toda as vezes que depara com uma questão ética. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de CERTO e ERRADO.

Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos observando. Esta conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a devolver o PEIXE À ÁGUA.

A boa educação é como uma moeda de ouro. TEM VALOR EM TODA PARTE!

– Extraído de “Histórias para Aquecer o Coração dos Pais”, Jack Canfield e Mark Victor Hansen, Editora Sextante.

“Senhor, ajuda-me a ser exemplo para meus filhos e para esta geração que está aí sem referenciais de integridade.”

11 thoughts on “A Pescaria Inesquecível

  1. Avatar tewalu disse:

    Exelente ensinamento.

    É mais um grão de areia na enorme praia das existências e aprendizado no aperfeisoamento do ser.

  2. Avatar Giovani Machado disse:

    Devo comentar que esta mensagem me pegou em cheio, pois fui criado em um lar sem a intrução da Palavra de Deus,por isto vivi descobrindo por mim mesmo as coisa errada e passei a perceber o quanto errei em meu passado após a minha conversão a Jesus Cristo,quero dizer com isto que a criação do meus filhos ainda falho no exemplo, mas tenho pedido a Deus em oração discenimento e oportunidade para está corrigindo em tudo que for preciso porque esta mensagem é verdadeiramente correta ao olhos de Deus, que Deus continue te abençoando nas mensagem que nos possa alertar no nosso dia a dia. “Bendito é no nome do Senhor do Jesus Cristo”
    Deus abençõe a todos na correção e exemplo dentro da Palavra. Obrigado,
    Giovani Machado-BH.

  3. Avatar edinalva disse:

    Que maravilhosa mensagem, é para parar e refletir, tenho um único filho e desde muito cedo ensinei a andar nos caminhos do Senhor. Hj. estou colhendo os frutos dos ensinamentos que lhe passei, pois realmente ela sabe agir com muita coerência e Jesus no coração. Que Deus o abençoe muito querido irmão.

  4. Avatar maria amelia disse:

    q mensagem maravilhosa, isso firma mais a palavra de Deus em minha vida, ou seja, fazer somente a vontade de Deus onde quer que estejamos, sós ou acompanhados, pois Deus vê o nosso coração.
    Deus abençoe a todos e um feliz natal com Jesus no coração.

  5. Avatar Maria Rita disse:

    Muito boa essa mensagem seria muito bom se todos pais pudessem ler essa mensagem, para refletir e passarem aos seus filhos, Vinicius quero te agradecer por receber esta linda mensagem, como mãe procuro educar meus filhos tendo a Biblia como meu manual de instrução.
    Que Deus prolongue seus dias pra você continuar divulgando essas mensagem que nos dá esperança que o Homem ainda tem jeito,
    Abraço e que Deus te abençõe.

  6. Avatar Maria de Lurdes Fernandes disse:

    É tão salutar pela manhã ler acerca das maravilhas que Deus faz na vida daqueles que LhE são fiéis!

    Lembro quando o meu filho mais velho iniciou sua vida profissional. Ele estava trabalhando em Évora e semanalmente ele se deslocava de Coimbra para lá. Ele estava também ajudando na área da música, na Igreja em Coimbra.

    Um dia eu fui notificada pela polícia para proceder ao preenchimento de um inquérito sobre excesso de volocidade de uma das minhas viaturas – aquela que o meu filho usava; em consequência disso foi instituída uma multa e a inibição de condução por um período de seis meses.
    O meu filho é professor; naquela altura estava a iniciar-se na profissão.

    Foi muito duro para mim recusar o seu pedido de colocar-me a mim, no inquérito como sendo eu a autora da transgressão – eu nem costumo conduzir, não me fazia diferença alguma ter assumido aquela transgressão e eu sabia quanto era difícil para ele ficar longe da família e da comunhão com a Igreja durante todo esse tempo.

    O tempo foi passando, quando eu contava às pessoas amigas o porquê da sua ausência durante todo esse tempo, as pessoas diziam-me que isso ultrapassava as normas da decência (e muitas outras coisas me foram ditas).

    O meu filho compreendeu. Ao fim de dois meses foi-lhe levantado o castigo como resposta a um pedido, escrito, redigido ao Senhor Governador Civil.

    Hoje o meu filho continua fiel ao Senhor, e é um “gentil-man” ao volante; é, para mim, um prazer poder viajar com ele.

    Acredito que em tudo isto esteve a direcção do Senhor, e acredito que nestas alturas temos oportunidade de falar com eles e mostrar-lhes como devemos assumir os nossos erros e alcançar vitória sobre eles.

    è nestes momentos que podemos à luz da Palavra de Deus “instruir o menino…”.

    Votos de bom trabalho, e também de um Santo Natal para todos!

    Mª de Lurdes Fernandes.

  7. Avatar JORGE disse:

    Muita paz aos corações de todos que amam a Deus e que seguem o maravilhoso exemplo de Cristo Jesus.
    Capturar o peixe é muito bom, porém devolvê-lo à água, porque temos regras e leis que devemos observá-las, é algo nobre. Embora possamos pensar que ninguém está nos observando “ledo engano”, sabemos que o Senhor que sonda nosso pensar e agir e que por amor nos deixou um manual maravilhoso, que se seguirmos, no poder de Deus, à risca todos os seus preceitos seremos verdadeiramente felizes.

    Quero aproveitar o espaço para deixar um grande abraço para todos os irmãos e desejos de muita paz, que vem do Senhor para nos confortar os corações de todos que se deixaram ser conquistados por tão maravilhoso amor que em nome de Jesus o Senhor nos concedeu.

    Sônia, O Senhor Jesus, o médico dos médicos está no comando da cirurgia de sua amiga, não temas.

  8. Alvarina minha avó materna, já falecida costumava dizer: “É de pequenino que se torce o pepino”. Posso dizer: Sou um pai feliz. Consegui educar as minhas três filhas segundo os padrões bíblicos, mas reconheço que está ficando cada dia mais difícil este tipo de educação. Nossos parlamentares, cada dia mais votam leis que, tiram dos pais o direito de educar seus filhos segundo os padrões morais corretos (bíblicos). Oro a Deus que quando vierem os meus netos, minhas filhas tenham o direito de dar a eles a educação que receberam.

  9. Avatar carla de moura alves disse:

    Mensagem muito pertinente em dias onde vemos os descalabros desse país, não somente nas esferas políticas de poder, mas em nosso dia-a-dia, é nas filas onde sempre tem um espertinho querendo passar a frente dos outros, é no trânsito que ninguém é cordial com o próximo, é no bom dia que não se dá ao seu colega de trabalho, tudo isso vem de berço, chama-se EDUCAÇÃO! Coisa que em nossa sociedade brasileira falta muito!

  10. Avatar sonia disse:

    Nossa Vinicius…que msg oportuna!!! Se tão somente, nós os pais fizermos a nossa parte em sermos exemplos pra nossos filhos, com certeza, passaremos lições de integridade e lealdade num mundo onde a verdade está tão conspurcada e os valores são tão facilmente negociados!!! Obrigada…valeu? Aproveito e peço oração pra uma amiga que vai passar p uma cirurgia as 9 hs hj. Q Deus nos abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *