Vinicios Torres

Projeto de ano novo: ler a Bíblia toda em 1 ano

Uma das coisas mais importantes para manter uma vida cristã saudável é ler a Bíblia regularmente. Por regularmente, na verdade, quero dizer diariamente. Menos que isso e você se tornará um cristão debilitado, com a alma subnutrida devido à alimentação irregular.

Um dos segredos para fazer a leitura bíblica se tornar um fortificante para a vida espiritual é lê-la toda de forma ordenada e sistemática. As leituras aleatórias de passagens escolhidas faz com que se perca o contexto dessas passagens e muitas vezes levem até a interpretações equivocadas.

Para ajudar aqueles que têm o propósito de crescer espiritualmente por meio da leitura da Bíblia existem alguns planos de leitura que têm a indicação das passagens a ler e permitem registrar o progresso da leitura.

A SBB, Sociedade Bíblica do Brasil, tem algumas sugestões (https://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=85) de planos de leitura, inclusive uma planilha feita em parceria com o Rei das Planilhas que mostra um gráfico do progresso da leitura.

Existe também um ótimo site que permite que você monte o plano baseado em quantos versículos quer ler por dia, ou o tempo que quer levar para ler a Bíblia toda. Após o configurar o plano você passa a receber no e-mail os versículos para ler (https://www.biblialegal.com.br/).

Embora exista a facilidade dos meios digitais, a leitura da Bíblia impressa tem a vantagem de permitir a marcação dos versículos que chamam atenção, anotações nas margens e o auxílio visual, o que ajuda muito na memorização.

Para aqueles que têm o hábito de ler a Bíblia regularmente e querem um plano mais desafiador, existe um ótimo plano, desenvolvido por José Eduardo Camargo, o Bíblia em 100 dias de Capa a Capa. Como o site dele está fora do ar neste momento, coloquei o arquivo no meu site se você tiver interesse (para abrir os arquivos a senha é “maranata”):
https://www.ICHTUS.com.br/downloads/leiaabibliaem100dias.zip.

Feliz ano novo para todos, que, com certeza, será mais feliz ainda com a Palavra de Deus a renovar-nos a mente todos os dias (https://www.ichtus.com.br/dev/2009/04/05/o-cesto-e-a-agua/).

7 thoughts on “Projeto de ano novo: ler a Bíblia toda em 1 ano

  1. Avatar luciane disse:

    irmão, a paz do Senhor , eu não lhe conheço pessoalmente, mas você tem sido uma benção na minha vida e eu quero te agradecer pedindo a Deus que continue te inspirando nesse ministério. Deus te abençoe!!!

  2. Avatar Claudia disse:

    Paz do Senhor Jesus!! Desejo que suas férias no Ceará seja uma benção, curtam bastante!! Cuidado com o Sol!!! rsrsrsrs!!
    Fiquem firmes!!!! Abraços!!!

  3. Avatar Barros disse:

    O projeto Ler a Bíblia em um Ano é por demais importante. Espero que os leitores não apenas ouçam a voz do Senhor através da leitura da palavra de Deus, a Bíblia, mas dêem ouvido a ela, e passem a cumprir a vontade de Jesus expressa nela. Que a paz do Senhor seja contigo e um ano novo feliz para a sua família.

  4. Avatar Marina Pinheiro disse:

    Olá querido graça e PAZ!
    Um Novo Ano de muita saúde, paz e COMUNHÃO!
    Que DEUS continue abençoando e provendo pra esse
    maravilhosos minstério.

    Amei a dica de como começar bem o novo ano.

    Valeu!

    DEUS abençoe

  5. Avatar disse:

    Bom dia Vinicius,

    Muito show seu site, e os artigos também são muito legais…
    Deus continue abençoando sua vida grandemente.

  6. Avatar Sérgio A Antunes disse:

    Boas férias e feliz ano novo meu irmão, que o Senhor
    possa a estar inspirando a escrever muito mais neste novo ano. Fica na paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *