Vinicios Torres

Alegria

“O pessimismo é humor; o otimismo é vontade.”
Émile-Auguste Chartier

Sempre achei curioso como o apóstolo Paulo faz algumas recomendações práticas ao final de suas cartas. Ele começa a maioria das cartas com conceitos e termina com conselhos. Uma das recomendações que sempre me chamou a atenção é “Alegrai-vos sempre” (1 Tessalonicenses 5:16).

Como é possível praticar isso quando o dia não está indo do jeito que a gente planejou? Como se alegrar depois de ter ouvido o que não precisava ouvir? Ter sido mal tratado pelo chefe? Ter levado uma batida no carro?

A afirmação de Chartier dá-nos uma ideia do porque é possível. Para ser negativo basta deixar as coisas correrem soltas; em pouco tempo alguma coisa sai errado e você já tem motivo para ficar de mau humor. Mas para olhar as coisas de maneira positiva e enxergar uma possibilidade onde não se vê chance alguma é preciso esforço.

Paulo, já naquela época, conhecia o funcionamento da mente humana e sabia que quem se esfoça para ser alegre e positivo consegue melhores resultados na vida. E ainda propõe fazer isso com a ajuda daquele que Cristo enviou para ser nosso ajudador (paráclito) e que habita dentro de nós: o Espírito Santo.

Ou seja, além de não termos motivo para temer a vida, pois não estamos sozinhos, ainda temos a nossa disposição a ajuda necessária para fazermos o que tem de ser feito.

Portanto, ao olhar para o dia de hoje, obedeça a Palavra: Alegre-se!

Vinicios Torres

19 thoughts on “Alegria

  1. Avatar Lurdes Fernandes disse:

    Obrigada pela mensagem de Deus que tem a amabilidade de transmitir. A minha alma e espírito necessitam tanto dela. Tenho tido muitas razões para chorar mas é bom lembrar Daquele que nunca falha, Daquele que é sempre e totalmente fiel. Isso motiva a nossa alma a alegrar-se; mesmo que os olhos teimem chorar, o coração tenta sorrir. Deus continue a abençoar o seu ministério. Uma Santa Páscoa e saudações em Cristo.
    Lurdes Fernandes

  2. Avatar Jandira disse:

    Essa reflexão me torna mais crédula na minha fé, pois não devemos ter pensamentos negativos, quando a vida nos traz algo que não desejamos; a tristeza não tem fim quando deixamos ela, incorporar em nossa mente. Alegria ,alegria!!!!!…..

  3. Avatar josé disse:

    Essa reflexão me fez lembrar do dr. Brigt em seus conceitos tranferiveis, dizendo para apelarmos p Deus nos dar a alegria p obedecermos sua palavra baseado em i jo. 5.14,15… interessante, não?

  4. Avatar clorinete disse:

    Quero dizer aos irmãos q já vivvi muitas situações onde a alegria embora fosse a unica situação q não caberia humanamente falando pois os sofrimentos vem para nos tirar a paz e a alegira.Mas quando essa alegira vem do Senhor atraves do E.Santo não tem tristeza que possa resistir essa alegria;por isso digo como o apostolo Paulo alegrai-vos pois esta é a unica maneira de nos sentir feliz;quando vemos q as situações estão adversas.Um abraço

  5. Avatar ANA MARIA SANTI disse:

    Muitas vezes as mensagens de DEUS vem nos momentos, que realmente estamos precisando. Quando nos pegamos desanimados, e sabemos que esse mal estar atrai mais coisas negativas. Temos que estar sempre nos policiando, pois essas mensagens vem como alerta

  6. Avatar Adans disse:

    Concordo, é tão fácil hoje em dia olharmos somente o lado negativo das coisas e nos esquecermos que podemos ver o lado positivo…

    Os problemas, por exemplo, eles tb tem o lado positivo que é o de nos fazer crescer…amadurecer e dar valor as ocasiões quando estamos bem.

    Somos privilegiados até quando sofremos, pois os que tem fé nas promessas de Deus, sofrem na esperança, enquanto os que não conhecem a Deus sofrem na desesperança. Isso é bem pior, dizem que é como uma casa sem janelas, não entra luz ou não há uma esperança a que se agarrar.

    E podemos lembrar-nos que a alegria é um fruto do espírito santo, que como tal, tem que ser cultivada. Não nascemos com nenhum desses frutos já abundando em nós, mas requer mesmo, esforço e cultivo para crescerem e existirem.

    “Por outro lado, os frutos do espírito são amor, ALEGRIA, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio. Contra tais coisas não há lei.” – Gálatas 5:22…

    Abraço a todos.

  7. Avatar Ludgero Neves de Farias disse:

    Pois é a primeira vez que leio a mensagem, achei bastante interessante, pois me chamou muito atenção, a respeito da palavra de DEUS, eu particularmente tenho muita fé na quele que tudo pode, que todas as coisa foram feitas por e Ele ou seja DEUS.

  8. Avatar Lurdes Fernandes disse:

    É isso mesmo. Às vezes o coração está ferido e sangrando até, mas se você consegue cantar glórias ao SENHOR, Ele coloca um novo cântico em sua boca e quando damos conta o cântico sai sim; do coração.
    Isso acontece comigo nesta hora.
    Obrigada pelo pensamento de hoje. É força que necessito para ir avante com Jesus – o meu amigo.
    Que Ele abençoe ricamente a você.
    Lurdes Fernandes

  9. Avatar Paulo José da Silva disse:

    Vinicius, boa tarde.
    Como está a família?

    Que Deus continue lhe dando sabedoria, disposição, animo e força para continuar.
    Que bom, quando vez por outro recebo as mensagens e comentário do “ichtus”.

    Fique na Paz

    Paulinho (Poli)

  10. Avatar Eliene Reis disse:

    Obrigada por esta mensagem de Deus ao meu coraçao que ultimamente tem tido muitas razões para chorar. É bom lembrar Daquele que nunca falha, Daquele que é com por cento fiel. Isso motiva a nossa alma a se alegrar sempre. Embora os olhos tendem a chorar, o coraçao teima em sorrir. Deus continue abeçoando seu ministério. Um abraço.

  11. Avatar Maryanne Matter disse:

    Que palavra abençoada chegou na hora certa.
    A alegria è a nossa força, nem sempre è facil, mas tenho notado que Deus permanece fiel, a cada dia Ele tem dado novas chances e motivos para agente se alegrar. Que misterio a fidelidade de Deus, mesmo tendo alguns espinhos no caminho que agente percorre a cada dia, Deus nunca vai deixar de ser o soberano, dono de todo poder. Alegrei me agora com essa palavra, vou em direçao do alvo e nao deixar o diabo destruir minha bençao. Paz e que Deus continue te usando. Maryanne

  12. Avatar Reinaldo disse:

    Amado, Graça e Paz.

    Essa palavra é ouro nos dias de hoje, precisamos crer e confiar, pois, a alegria do senhor é a nossa força, por isso que eu tenho que ser alegre sempre não importa as circustâncias ao meu redor, eu quero estar alegre com meu senhor sempre.
    Deus o abençoe pela palavra querido irmão você é uma benção de Deus para muitas vidas e em muitos países.

  13. Avatar Reinaldo disse:

    Amada, Graça e Paz.

    Essa palavra é ouro nos dias de hoje, precisamos crer e confiar, pois, a alegria do senhor é a nossa força, por isso que eu tenho que ser alegre sempre não importa as circustâncias ao meu redor, eu quero estar alegre com meu senhor sempre.
    Deus o abençoe pela palavra querido irmão você é uma benção de Deus para muitas vidas e me muitos países.

  14. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Vinicios,
    Permita-me substituir conceito por exortações. Porque quando lemos as cartas aos corintios e ao gálatas é que percebemos o quanto Esse Apóstolo Paulo tinha preocupação com a Palavra de Deus e Amor ao Evangelho de Cristo.
    Aqui no Ceará “é cultural”, as pessoas se alegrarem com tudo: pela queda ou tropeço de alguém(no chão literal) onde até quem cai se levanta sacode a poeira dá a volta por cima, limpa o sangue do joelho, olha pro lado ver as pessoas se acabando de rir e por fim cheio de dores, mas não quer dar o braço a torcer e cai na gargalhada também afinal chorar pra que? e quando liso ou seja salário atrasado, até isso é motivo de rir, mesmo sabendo que o patrão também está rindo da nossa desgraça, pelo menos nós eremos rir por último, atrasado digamos, mas iremos rir, afinal o patrão terá que nos pagar de qualquer jeito.
    É alegrar-nos é o melhor remédio para suportar as dores.
    Embora não queria ter que passar o que este pequeno grande homem passou o Grande Apóstolo Paulo a quem devemos(nós povo que não era seu)estas maravilhosas cartas, onde nos ensina que o sofrimento faz parte da vida cristã, mas que tudo que aqui passamos em defesa do Evangelho puro e simples é para nosso próprio deleite no Céu junto de Deus em Cristo Jesus o próprio Coração de Deus.

  15. Avatar Martha Raíssa disse:

    Bom dia!!

    Gostaria de dizer que o Espírito Santo preparou essa palavra para mim, para este dia, a fim de me lembrar que Ele nunca me deixará só, e que as suas misericórdias se renovam a cada manhã, então tenho motivos de sobra para me alegrar.
    Obrigada por serem canais de bençãos, Deus abençoe vocês.

  16. Avatar disse:

    caros amigos, é com muita alegria que escrevo estas, breves palavras tão somente para disser: ( Que Deus continue dando palavras de sabedoria, para que voces possam nos motivar a cada dia., pois são dias maus e precisamos sim, de ouvir as palavras e obedecelas.) Deus abençoe Obs. tenho lido todos os dias estas palavras, obrigado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *