Avatar

Torna para tua casa

“Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.” (Lucas 8:39)

Veja só esta história. Jesus vai para uma cidade, lá encontra um homem terrivelmente endemoninhando, que vivia entre os sepulcros de um cemitério, se feria constantemente, e tudo o que o povo gadareno fazia para tentar controlá-lo falhava.

Jesus chega a cidade pelo porto e, ao passar na região dos sepulcros, o mal se apresenta. Jesus, então, retira o homem daquela situação.

A Bíblia nos relata que o povo daquela região (Decápolis), não recebeu bem a Jesus, talvez por medo pelo fato sobrenatural que havia acontecido, talvez por temerem a repreensão dos da sinagoga local. Enfim, não quiseram ouvir as palavras da boca do mestre.

O homem, que foi liberto, o qual a bíblia nem cita o nome, já em perfeito juízo, de banho tomado e vestido, pede para Jesus para lhe acompanhar. Mas Jesus não permite.

O Senhor teve uma idéia melhor. Disse para o homem: “É melhor que você fique aqui, mostre ao povo que te conheceu debaixo da opressão do mal, como o amor de Deus te encontrou e como este amor mudou sua vida.”

Assim fez o nosso irmãozinho. Saiu pela cidade a mostrar e falar como o amor de Deus o encontrou, o tirou de uma situação horrível de pecado, morte e opressão e o trouxe para a maravilhosa luz.

Aquele homem, não passou muito tempo com Cristo, não foi discipulado por Paulo ou Pedro. Não sei se tinha alguma instrução na Lei de Moisés, a Bíblia não fala nada disso. O que aquele homem teve foi uma experiência com a graça e o amor de Deus Pai!

Talvez, eu e você, só tenhamos isso. Uma experiência com o amor e com a graça. E porque não fazer como o Gadareno? Por que não sair pela cidade contando como foi esta experiência, contando ao mundo, que se encontra cansado de igrejas e promessas religiosas, um história de amor?

A história do encontro da minha alma com seu amado. A história de amor da cruz. A história de amor de um Deus que deu seu Filho para morrer por mim e me tirar do meio dos sepulcros e me trazer para o seu reino. Reino este que é baseado no amor.

Que Deus nos dê sabedoria e ousadia para contar esta história de amor.

Matheus Torres

12 thoughts on “Torna para tua casa

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Irmão,
    Sempre tenho observado que, muitos pequeno se tornaram grandes, um exemplo bem clássico é o cego de nascença(João 9), veja que lição e coragem:
    26 Perguntaram-lhe pois: Que foi que te fez? Como te abriu os olhos?
    27 Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não atendestes; para que o quereis tornar a ouvir? Acaso também vós quereis tornar-vos discípulos dele?
    28 Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele és tu; nós porém, somos discípulos de Moisés.
    29 Sabemos que Deus falou a Moisés; mas quanto a este, não sabemos donde é.

    Quanta intrepidez!
    30 Respondeu-lhes o homem: Nisto, pois, está a maravilha: não sabeis donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos;
    31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve.
    32 Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
    33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
    34 Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em pecados, e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no.

    Fico triste quando pessoas mencionam o nome dos Profetas Menores com um certo desprezo, e mais, não sei nem mesmo porque desse título, por isso tenho que para Deus pequeno ou grande todos somos iguais perante Ele “Miseráveis Pecadores” que carecem de misericórdia e graça vinda Dele por meio de seu Filho Amado Jesus Cristo.

    Vi o comentário do Pr. Mário, e concordo com ele, avante. Que seja o primeiro de muitos, que o Senhor te abençoe e a nós pela palavra da verdade, verdade que não sai do centro e por isso não declina nem para a direita nem para esquerda.
    Em Cristo que nos fortalece.

  2. Avatar disse:

    Que bençao recebeu aquele homem,e alem do mais obedeseu ao pedido do mestre,o que aprendo com isso nos dias de hoje,é que muitos hoje tem recebido muito mais que o gadareno reçebeu,a diferença é que não tem obedeçido ão senhor,sou grato ão senhor por te aprendido com todos esses email q tenho reçebido, que o senhor continue iluminando a mente e dando sabedoria sempre, abraços.

  3. Avatar disse:

    Que legal… “ouvir” isso… Realmente, precisamos entender esse amor de Cristo e propagá-lo… Deus abençoe a todos…

  4. Avatar Eliene Reis disse:

    Maravilha de mensagem! O encontro com o dono da vida gera vida cheia de graça, saúde, alegria, paz… Foi o que aconteceu com aquele ex-pobre homem, sim, porque depois do maravilhoso encontro com Jesus, ele se tornou um bem-aventurado e é assim que até hoje acontece.
    Que Deus continue abençoando este Ministério!

  5. Avatar LILUSH-לילוש disse:

    Shalom
    Que grandeza !
    Vejo o poder,a majestade a forca de YESHUA quebrando todos os lacos satanicos que envolvia aquele homem.
    Acho que por mais que tentamos imaginar o grande poder do Amor de Hashem por nos ,nunca conseguiremos,ultrapassa todo entendimento humano.
    Ainda por cima” ELE” HASHEM,ordena aos seus Anjos
    (מלאכים) que cuide de nos.Vejo os seus cuidados com o meu povo, a minha nacao ISRAEL-YERUSHALAIM e na minha vida.Nao se deve temer quando se tem D’US de ISRAEL.

  6. Avatar Selma disse:

    Ainda ontem me vi numa situação como essa sugerida. Estava com uma colega da faculdade e passei a compartilhar com ela como era a minha vida e como é hoje com Jesus sendo o meu Senhor. Eu percebia que ela ficava maravilhada com as grandes obras e foi demonstrando interesse em saber mais desse Deus maravilhoso. Na hora eu pensei: “Meu Deus, como é fácil falar do seu amor”. Não quero mais perder a oportunidade de testemunhar o amor de Deus.

  7. Avatar Ana Paula disse:

    Muito edificante, amei e vou procurar praticar a receita ensinada. obrigada e fiquem na Paz. Amém?

  8. Mario disse:

    Sucesso grande é sucessão. Quando a gente levanta a proxima geração é que se dá conta de que fez algo de valor. Quando começamos o Ichtus Mateus era um pirralho que saltitava ao nosso redor, agora é pai e escreve. Deus abençoe. Receba minha admiração, minha gratidão e meu reconhecimento. Ficou bom pra caramba, não desista.

  9. Avatar Cláudia Ramos disse:

    Prezado,

    Graça e Paz!

    Em nome de Jesus teremos muita coragem, ousadia, amor pelo próximo para voltarmos e contarmos nossa história. Por todos os lugares que Jesus passou, nada continuou da mesma forma.

    Que ele nos ensine a contar a todos a história da cruz.

  10. Avatar meire disse:

    É verdade Pr. nos nossos dias os cristões não se lembram mais que Jesus morreu na cruz por nós e que tem velado a cada momento de nossas vidas, o tempo é escasso as adversidades da vida nós levam a correr atrás dos nossos próprios interesses fazendo nós esqucer de pregar Jesus o único e mais importan te ser de nossas vidas, não tem mais coragem de pregar para seu vizinho, amigo e parentes, porque tudo é tão moderno, as igrejas não tem mais nenhum compromisso com os seus membros, o importante mesmo é tê-los no domingo no Culto e render com as ofertas e dízimos já é o bastante, não pregam mais a vinda de Jesus pq infelizmente até alguns pastores (maioria) já não acreditam mais na volta de Jesus e só apregoam benção material, vendem lenços abençoados (suados), chaves para todas as portas possíveis e imagináveis, até oração tem sido cobrado dos fiéis, estou enojada de tudo isso, quero somente agradecer a Deus e adorá-lo pela sua san tidade e por ter morrido por m im na cruz e pelo seu cuidado e amor dispensado a mim e a minha familia e amigos e irmãos. Deus continue usando vcs neste canal de benção. abraços

  11. Avatar Elton disse:

    É verdade, aprendo que devemos ser mais humanos e viver conforme as promessas de Deus, e deixar a religiosidade de lado.

  12. Avatar Inácia Maria disse:

    Que belíssima reflexão!
    A experiência com Deus é extremamente pessoal.
    O meu encontro com Deus foi num dia de sábado e em casa.
    Deus falou comigo de forma audível! Não consegui me mexer a partir daí… fiquei no chão, aos prantos…
    A minha conversão foi assim… eu e Deus!
    Muito choro e diálogo! Muita emoção e amor!
    Assim é o Senhor, toca-nos singularmente!
    O texto me fez reviver o momento do meu encontro com Deus no sepúlcro do meu ser!
    Parabéns e Deus abençoe! Inácia Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *