Vinicios Torres

Oração e Atitude

“Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido.” (Salmos 66:18 ARA)

A tradução da Bíblia em português Almeida Revista e Atualizada diz, neste versículo, “contemplara a vaidade”; outras traduções dizem “acalentasse o pecado” (NVI), “guardado iniquidade” (Revisada IB), “intentasse o mal” (Católica). Todas falam dessa atitude no coração.

A passagem fala de uma atitude cultivada no interior que, mais dia menos dia, gerará ações. Jesus diz que é do coração que procedem as más ações do ser humano (Mateus 5:19), por isso Provérbios 4:23 nos adverte para guardarmos o coração, pois dele depende toda a nossa vida.

Acalentar, contemplar e guardar são verbos que nos remetem à atitude de manter o pecado escondido no interior. É sobre eles que Jesus advertiu no Sermão do Monte quando lembrou aos que o ouviam a lei que lhes era ensinada pelos religiosos. Enquanto o adultério é o pecado em ação, o desejo impuro é o pecado “acalentado” no coração. Enquanto o assassinato é o pecado em ação, o ódio é o pecado “guardado” no coração.

O salmista nos adverte que a quem tem maus pensamentos Deus não ouve, ou seja, não precisa chegar à ação de fato, basta intenções de maldade para termos nossas orações interrompidas!

Houve uma pessoa que nos prejudicou alguns anos atrás e várias vezes eu afirmei que a havia perdoado. Porém, recentemente, ao ouvir falar sobre o indivíduo e seu sucesso no ministério, senti que algo azedou dentro de mim. Demorei uns dias para ter coragem de reconhecer que não achava justo Deus abençoá-lo se o prejuízo não tinha sido restituído. Percebi que, no meu coração, ainda que não verbalizasse isso, queria que ele sofresse o mesmo prejuízo que nós passáramos. Essa foi uma “intenção de maldade” como o salmista falou. Tive um tempo de oração quando confessei a Deus minha dificuldade com o assunto e disse, com sinceridade, que desejava perdoar de fato, de tal maneira que não mais me doesse lembrar da pessoa ou do acontecido.

Muitas vezes cultivamos atitudes incorretas escondidas na ideia de justiça ou de direito. Se foram injustos comigo ou violaram o meu direito, então eu posso me sentir assim. Posso ficar contemplado o meu desejo de vingança, guardando o meu rancor, acalentando meu mau desejo e intentando o prejuízo do outro, afinal fui eu o prejudicado.

Mas se fizer isso, a única oração que Deus lhe responderá é a do coração quebrantado e contrito, quando você se chegar a Ele reconhecendo seu erro.

“Senhor, quebranta-me já. Mostra-me já o estado do meu coração para que o arrependimento e a contrição aconteçam logo e a nossa comunhão possa ser restabelecida.”

Vinicios Torres

9 thoughts on “Oração e Atitude

  1. Avatar clodoaldo disse:

    Deus usou essa mensagem para falar comigo nessa area que estou passando por dificuldades… obrigado Senhor

  2. Avatar Airton disse:

    Pr. Vinicios Torres:

    Fica muito clara a necessidade de harmonia entre a oração falada e a oração do coração. Não é possível enganar a Deus quando se fala algo e se sente outra coisa, distinta do que se fala. Então, a oração nos coloca frente a frente conosco mesmo. E isso contribui para a cura da alma, para a saúde do espírito.

  3. Avatar villar disse:

    É verdade pastor, eu creio que isso ocorre com todos nós, Deus não deseja meio perdão. Temos que seguir o exemplo. Deus o abençõe. Villar

  4. Avatar Elza disse:

    Boa noite, Pr.
    Agradeço a mensagem, e que Deus nos perdoe os pecados acalentados. Temos que ter humildade em reconhecer e confessa-los para que nossas orações sejam respondidas.
    Que Deus o abençoe em todas as áreas.

  5. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Obrigada pela mensagem, Pastor Vinícius. Que Deus continue lhe dando sabedoria e fazendo progredir dia-a-dia esse Ministério que muito tem me abençoado.
    Grande abraço

  6. Avatar Maria Dias Marques disse:

    ORAÇÃO E ATITUDE
    Muito bem Pastor Vinicius
    Quando o homem lendo a palavra
    De Deus, verificar
    Que o importante é examinar
    Se ele está de acordo com o que
    Requer de nós o Criador,
    Quando o cristão lendo a palavra
    Conscientizar-se de que as
    Correções devem ser feitas em
    Primeiro lugar em si mesmo,
    E olhar no espelho e sentir
    A aprovação de Deus em sua vida
    Sabendo que está sendo o exemplo
    Para o irmão pecador.
    Cessa a corrida de encontrar
    O defeito do outro, porque ele está
    Dentro de nós,
    É só fazer um olhar introspectivo
    E varrer da alma o que desagrada a Deus.
    Banhar-se no Jordão da humildade
    Por o amor em prática
    E experimentará nobreza de sentimento
    Como a melhor atitude
    Para expressar no contato,
    Na comunicação no envolvimento
    No atendimento a necessidade
    De um irmão,
    Passando para o outro
    O que Deus nos deu,
    Dando de graça o que de graça recebemos!
    Louvado seja Deus!


  7. Avatar Francisco José Defante disse:

    Muito bom. Creio que muitos, muitos de nós passa por essa experiência, de abrigar desejo de vingança, de “justiça” e outras maldades no coração. Mas não temos opção, a não ser essa: pedir que Deus sonde o nosso coração e retire dele tudo que é mau. Abraço.

  8. Avatar Adnor Pitanga disse:

    Querido irmão Vinicius,
    Que Deus lhe abençoe para que você possa prosseguir com ânimo renovado nesse seu trabalho. Sou leitor assíduo do blog e me sinto iluminado pelas mensagens que noss Deus manda através de vocês que fazem o blog. Mas quero expressar minha felicidade ao ler o texto de hoje. Sinto-me como se o Senhor tivesse sentado ao meu lado e dito o que está escrito no texto. Não quero mais que minhas oraçções sejam interrompidas por impurezas guardadas no coração. Obrigado, Senhor, por ter usado seu filho Vinicius para me mostrar isto com a claridade da Luz Divina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *