Luis Antonio Luize

A Fé Começa em Casa

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6:6-7)

Introdução

Nosso coração se alegrou muito quando recebemos o convite para escrever no ICHTUS uma série de artigos na área de família e criação de filhos. Nós conhecemos o Vinicios e a Sandra há quase 30 anos e sabemos do seu comprometimento com o Reino de Deus e a seriedade do trabalho que desenvolvem.

A Telma e eu temos trabalhado na área de família desde 1994, quando participamos do nosso primeiro encontro de casais, em seguida, em 1998 ministramos pela primeira vez o MMI (2=1, Casados para Sempre), depois o Aliança e posteriormente palestras em encontros de casais em diversas cidades.

Este ministério teve início de verdade quando tomamos a decisão de ter uma família segundo o coração de Deus e de nos unirmos numa aliança inquebrável, indissolúvel e como casal fizemos um acordo e decidimos educar nossos filhos usando valores cristãos em casa, na escola, na igreja e qualquer outro lugar em que estivessem.

Devido a isto, denominamos esta série de artigos de “A FÉ COMEÇA EM CASA“, o qual está perfeitamente alinhado com o que pensamos e com a maneira como as famílias passaram a enxergar a igreja.

Ao longo desta série iremos compartilhar com vocês nossas experiências nesta área, algumas vezes lembrando algum episódio pitoresco que possa retratar o tema proposto, sempre percorrendo as diversas situações que surgem no convívio familiar.

Contamos com você ao nosso lado nesta jornada, para ler, meditar, aplicar na sua família e comentar. Queremos conhecer sua opinião sobre cada artigo e estamos abertos a sugestões de temas que possam ser inseridos, sempre que possível, dentro de nosso plano de trabalho.

Apresentação

Hoje nós congregamos na IBNC – Igreja Batista Nacional no Cajuru, atuando no Ministério de Casais (AMAR – Aliança Matrimonial Restauradora) e Veredas Antigas, além do Luís Antonio ser pastor auxiliar.

O Luís Antonio também trabalha numa empresa de automação comercial e mantém seu site com artigos técnicos e teológicos, enquanto a Telma é artista plástica, ministra aulas em seu ateliê, participa de exposições e mantém seu site na área.

Quando ministramos a palestra “Pais e Filhos” no encontro de casais, nós nos apresentamos fazendo uma espécie de jogral.

Eu inicio dizendo:

— Eu sou o Luís Antonio da Telma.

— E eu sou a Telma do Luís Antonio. Diz ela.

E de forma intercalada:

— Somos Casados para Sempre,

— Firmados em Aliança,

— Pais para Toda a Vida de Bruna, Luís Felipe, Gustavo Henrique e Leonardo Augusto, e

— Restauradores de Veredas.

Estes títulos se referem aos nomes de cursos de casais e de libertação que participamos e ministramos na comunidade que participamos em Curitiba.

Como estes, hoje existem muitos cursos, treinamentos e livros. Em 1986, quando nos casamos, não havia tanto acesso a materiais como hoje, ao menos não conhecíamos, e nós não sabíamos como proceder. Nosso pastor, o saudoso Pr. Raul Weigter, um dos líderes do movimento de renovação espiritual batista no Paraná, nos ajudou dando de presente dois livros a respeito de casamento, um direcionado ao marido e o outro à esposa.

Este foi todo o nosso ensino antes de casar, ou melhor, na data do casamento. Mas nós tínhamos em nosso coração um desejo de ter uma família segundo o coração de Deus, e nos firmamos neste propósito.

O que precisamos na vida é de propósito. Para cumpri-lo buscamos e aplicamos o conhecimento, ajustando o propósito aos ensinos de Jesus para a família e então rumamos na direção correta.

Não há como ter uma família abençoada sem uma Aliança entre os cônjuges, vivendo em acordo e com um propósito bem estabelecido.

Em Cristo,

Luís e Telma Luize

“Senhor Jesus, Tu que és a terceira parte do meu relacionamento conjugal, eu Te convido a fazer parte da minha família e firmo uma aliança com meu cônjuge. Ajuda-nos a andar em acordo e firmados num santo propósito contigo. Te dou a liberdade de agir em minha família para nos alinharmos ao Teu plano para nós. Que possamos te glorificar cada dia mais.”

Luiz Antonio Luize

20 thoughts on “A Fé Começa em Casa

  1. Avatar LECIANA ANTUNES DAS CHAGAS disse:

    gostaria de saber como faço para ser convidada com meu esposo para o congresso do MMI EM VITORIA DA CONQUISTA…

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Também acho que essa iniciativa de ministração de mensagens para família é muito edificante. Família é projeto de Deus e o tempo urge,devido aos valores distorcidos, os projetos políticos, tentando acabar com a família, os investimentos do Governo de forma errônea para coisas que só apagam os valores familiares, tudo isso tem que ser combatido pela força da Palavra de Deus e intervenção poderosa do Espírito Santo. Precisamos despertar para a oração.

  3. Avatar Airton disse:

    Luiz e Telma!

    Muito boa a iniciativa de vocês em falar sobre família. É tema atual, pois a família é uma instituição que está em crise. O que enseja conversas, debates, reflexões para orientar todos que desejam ter a própria família alinhada aos princípios divinos. Deus os abençõe nessa empreitada.

  4. Avatar antonia de fatima s.lemes ribeiro disse:

    SEMPRE TENHO LIDO E ENVIADO A MENSAGEM A MIM ENVIADA PELO EMAIL, GOSTEI DE MUITO DA SUA LUIZ.

  5. Avatar Joel de Souza Lins disse:

    A paz do Senhor Jesus meu irmão, Gostei muito do seu artigo, continue enviando seus comentários que eu gosto muito abraços.

  6. Avatar Priscila da Costa de Souza Matos disse:

    Prezado Luis e Telma,
    Primeiramente quero agradecer por disponibilizar este texto, o qual ao ler lembrei – me do curso aliança, suas palavras são sábias e ao ler realmente pude sentir a presença de Deus.
    Eu louvo a Deus pela vida de vocês e será um prazer acompanhar os artigos.

    Um abraço

    Priscila e Raimundo

  7. Avatar ROSIMERE DO JOSE disse:

    VCS SÃO BENÇÃOS NAS NOSSAS VIDAS E NA VIDA DE MUITOS, OBRIGADO POR TUDO

  8. Avatar Villar disse:

    Amém queridos, estaremos aguardando. O relacionamento conjugal e o dia a dia da família é problemático e muitos não gostam de abordar, mas é gratificante trabalhar nesta área.

  9. Avatar Tati disse:

    boa tarde! como devo reagir quando o afeto, amor, respeito entre os conjuges acaba? para um relacionamento amigavel a melhor saida decidida é a separação, e nosso filho como ensina-lo, orienta-lo que é melhor papai e mamae vivendo em casas separadas do que no mesmo lar com ofensas, discussoes, ate dormindo em camas separadas… me ajudem por favor…(meu filho tem 7 anos)

  10. Avatar Marcus Antônio de Almeida disse:

    É muito bom quando experimentamos unidade de pensamento e aprendizado no Espírito Santo de Deus. Que bênçãos sem medida caiam sobre este casal para todo sempre! E que muitos que tiverem o privilégio de interceptarem seu caminhar, sejam igualmente abençoados em Cristo Jesus!

  11. Avatar Samir disse:

    A fé no lar, é uma necessidade urgente do nosso século
    Li recentemente o livro de Mark Holmen “Igreja Lar” da Universidade da Família, e o indico para todos os líderes e pastores/as.
    Precisamos redescobrir a importância da fé em casa, pois, de lá é que reflete na igreja.
    Satisfação ao ler o comentário do casal Luís Antonio e Telma, que nos ajudará na direção desse tema importantíssimo.
    Abraços
    Pr. Samir – Igreja Metodista – Bauru-SP

  12. Avatar Jorge Audi disse:

    Pr. Luís Antônio,

    Seja muito benvindo a esse trabalho magnífico que com certeza tem mudado em muito a maneira de pensar dos que aqui visitam ou são convidados à compartilhar seus comentários.
    É com alegria que recebo este E-mail e tentarei ler a todos e se possível compartilhar minhas experiências.
    Assisti a um filme conhecido por nome ” Desfiando Gigantes” e em particular uma cena que mais me tocou foi a de um pai que ao ver o filho de seu amigo vir até seu escritório, pedir perdão “da forma dele” dizendo que a partir daquele momento ele iria mudar seu comportamento, onde esse pai acima citado afirma que daria um braço para ver seu filho fazer o mesmo, e fico me perguntando, sabendo que as palavras tem sua força, o que eu daria para que minha filha (adolescente) mudasse seu comportamento, ou seria eu quem teria de mudar?(creio que sim). Orem por isso. Quero muito mudar e ser um verdadeiro líder em “meu lar”.
    Em Cristo que nos fortalece, Amém.

  13. Avatar mirian disse:

    Olá, bom dia!
    Estou ansiosa para ler as futuras mensagens.
    Que o Senhor ministre no coração de vcs graça e sabedoria. Que vcs sejam canais de Deus para falar a muitas vidas.
    Creio que família é projeto de Deus e estamos vivendo em um tempo que precisamos trabalhar por isso, nos esforçar por isso e viver essa verdade. Pois o que estamos vendo é a tentativa da degradação dessa verdade.
    Estou em oração e certa de que será uma benção!
    Graça e Paz
    Mirian

  14. Avatar Sergio Fonseca Sant Anna disse:

    A Paz do Senhor Luiz Antônio,

    Eu sou o Sergio da Rita, somos cônjuges há 37 anos e servos do Senhor Jesus aproximadamente há 12 anos. Somos Presbiterianos (IPB) e buscamos viver debaixo do senhorio do Senhor, Ele é nosso Salvador e Senhor (o mando pertence somente a Ele). Temos uma linda filha que tem a benção de estar gestante (1ª neta) e ficaremos felizes em receber esta série de artigos escritos por vc, na área da família.

    Somos leitores da ICTHUS desde 2000 e garotinho, amamos os escritos do P.Vinicicios e garanto que os seus escritos serão de relevantes aprendizados para nós. É um Ministério que nos afeiçoamos muito porque, em princípio, cremos que a FAMÍLIA é um propósito de Deus, portanto….

    Deus os abençoe sempre.

  15. Avatar Andrea disse:

    A vossa alegria não é maior do que a nossa, de já nos sentirmos abençoados e ministrados pelo nosso Pai. Pelas vossas ministrações, bênçãos de Deus sobre vcs e família.

  16. Avatar Ana Paula disse:

    Que Deus abençoe e alcance pessoas através dessas mensagens.
    Só discordo de uma coisa: “Jesus, Tú és a terceira parte do meu relacionamento”.
    Creio que Jesus é a primeira parte em tudo em nossas vidas, principalmente em nossos relacionamentos.
    Um abraço em Cristo,
    Ana Paula

  17. Avatar Maria Regina Duarte Murback disse:

    Estou precisando de Oração : tomei uma decisão . Estou debaixo da cobertura do meu Pastor . Estou coberta com o Sangue de Jesus ! Os Anjos do Senhor estão acampados em volta de mim . Porém estou triste : preciso de uma Palavra Em Nome do Senhor Jesus !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *