Vinicios Torres

Liderando Com o Coração II

“Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei. Durante alguns dias, eu fiquei chorando e não comi nada. E fiz a Deus esta oração:” (Neemias 1:4)

Ao saber das necessidades do seu povo, em Judá, e da situação da cidade, seu coração foi compungido a confessar o pecado do povo que levou a nação a este estado.

Neemias sabia quem era e que recursos tinha. Sabia que não tinha em si mesmo os recursos necessários para mudar a situação. Mas sabia que Deus tinha. E sabia que Deus é misericordioso para perdoar e restaurar o contrito.

Estes dias de quebrantamento, jejum e oração foram importantes para a preparação de Neemias para que ele se tornasse o líder que foi. Esse tempo ajudou-o a identificar as causas da situação e buscar em Deus a solução para elas. Com certeza, nestes dias de comunhão com Deus ele se concentrou muito em entender o cenário e buscou a Deus orientação para o que deveria ser feito. Neste tempo, começou a nascer uma ideia, uma estratégia para solucionar o problema que agora ele via como seu, a ponto de se sacrificar para buscar em Deus a solução.

Não vemos aqui um líder afoito, apressado. Não vemos um líder descontrolado emocionalmente. Não vemos alguém que sai fazendo as coisas sem pensar. Ao contrário disso, identificamos em Neemias a pessoa que dá o tempo necessário para que a visão da necessidade trabalhe o seu interior e crie dentro dele a convicção que será necessária para permanecer firme no propósito que está vislumbrando.

Não vemos aqui um líder que foge do desafio. Seria fácil para ele simplesmente dizer “que pena que nossos parentes estão passando por isso” e voltar a servir ao rei. Ele abraçou a causa e permaneceu com ela, permitindo que seus sentimentos se misturassem com ela.

Não vemos aqui um líder autossuficiente, que acha que pode tudo. A passagem diz que Neemias “fez esta oração”. Em todo o livro da sua história você verá que ele repetidamente busca a Deus em oração. A consciência de si mesmo o levou a buscar a Deus e pedir a Sua bênção para cada passo dado.

Nós também temos, da mesma maneira que Neemias, nos conscientizar que sem a mão poderosa de Deus a nos ajudar não seremos capazes de nos tornar plenamente aquilo que Ele nos criou para ser e fazer.

O verdadeiro desafio da liderança deve primeiro ser vencido na presença de Deus. Depois é só ir tornar realidade aquilo que foi conquistado em oração.

“Senhor, ajuda-nos a compreender que a verdadeira liderança virá da Tua visão implantada em nós e da Tua força agindo em nós.”

Vinicios Torres

4 thoughts on “Liderando Com o Coração II

  1. Avatar Airton disse:

    Vinicius:

    O que mais me chamou a atenção foi a busca a Deus. Neemias o consultou. Ponderou. Esperou. NEle. Teve paciência. Creio que o líder deve palmilhar tal caminho. Se o fizer, conduzirá o povo a pastos verdejantes.

  2. Avatar villar disse:

    Neemias tinha tudo para ficar em sua cômoda situação, mas não olhou para as circunstâncias e confiou plenamente em Deus. Um exemplo a ser seguido; Quantas famílias sendo destruídas hoje, certamente pagaremos o preço, mas o Senhor Jesus está à frente nos dando a vitória, e não há dinheiro que pague isso. Deus o abençoe Pr Vinicios.

  3. Caro amigo vinicios Torres,linda a lembrança da passagens de Neemias como lider,
    confesso que nem eu sabia desta caracteristica dele com lider, muita boa e então devemos nos espelhar nele e principalmente em Deus porque Ele é o nosso Senhor
    que está acima de todas as coisas. Obrigado.
    Deus te abenções.

  4. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Neemias foi um líder habilidoso e cheio de valores da Palavra. Tudo que ele pôde conquistar naquela fase de restauração foi por causa de sua humildade e entrega ao Senhor Deus de sua vida e da vida dos seus liderados. Grande exemplo a ser seguido. Que Deus nos ajude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *