Vinicios Torres

Resistência Ativa

“… resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7)

Quando se fala em resistência qual é a imagem que lhe vem à mente? Na minha, imediatamente aparece um lutador de boxe acuado em um canto do ringue protegendo-se dos golpes do adversário, resistindo até o momento em que o sino toca o final do assalto.

Durante muitos anos, toda vez que se falava em resistir ao diabo, eu transportava essa imagem para o campo espiritual. O diabo “descendo a lenha” na igreja e nós, lá, resistindo, aguentando firmes às suas investidas, orando intensamente pedindo a misericórdia de Deus para que esse ataque termine o mais rápido possível. O inimigo sabe que, se conseguir manter você acuado, ele poderá continuar golpeando-o até você se cansar e desistir.

No entanto, existe outra forma de resistência pouquíssimo falada e ainda menos praticada, a resistência ativa. A resistência ativa é aquela em que você não fica parado se protegendo, como o lutador de boxe acuado no canto do ringue. É aquela em que você reage, indo para cima do inimigo e contrariando as suas intenções. Em vez de ficar se protegendo no canto, o lutador empurra o seu adversário e inicia uma sequência de ataques. Não é isso que o adversário espera; o que ele quer é manter você imóvel para que ele tenha o controle da luta.

No campo espiritual, a resistência ativa se dá quando nós reagimos às investidas do inimigo praticando o contrário dos seus intentos. Se ele nos arma uma situação onde alguém nos machuca com a intenção de nos mandar para as cordas da mágoa e do ressentimento, nós o resistimos perdoando. Se ele nos coloca em situação de odiar alguém, nós o resistimos amando. Se alguém é ríspido conosco, nós seremos amorosos e suaves.

Em muitas situações a resistência terá de ser individual. Mas, em outras circunstâncias, a família ou a igreja deverá resistir coletivamente às investidas do inimigo. Quando houver desânimo para orar, resistir sendo fiel ao propósito de continuar orando. Quando houver desânimo para participar dos cultos, resistir indo e participando com entusiasmo. Quando a pregação do evangelho se torna restrita por qualquer motivo, devemos seguir o exemplo dos apóstolos: “importa obedecer a Deus do que aos homens” e continuar pregando a Palavra independentemente das consequências.

Ao resistir ativamente ao inimigo, não apenas não o deixamos no controle da luta, como também seremos abençoados com a vitória que nos foi garantida por Cristo na cruz.

(Mensagem enviada originalmente em 22 de Agosto de 2005)

Vinicios Torres

6 thoughts on “Resistência Ativa

  1. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Excelente lição. Eu estava precisando. Glória a Deus! Tenho que aprender a resistir ao Diabo com a força do Espírito Santo. Obrigada.

  2. Avatar Airton disse:

    Vinicius:

    A fuga do diabo sucede a resistência a ele. Já a resistência é posterior à decisão de resistir a ele. Enquanto não se toma essa decisão, qualquer esforço é debalde. Atenção a sentimentos como o medo e a preocupação, que podem ser ciladas bem sutis do inimigo para derrubar o discípulo do Mestre. Além de fazer o oposto do que quer o diabo, convém repartir a dificuldade com outra pessoa.

  3. Avatar MARIA DO SOCORRO DE SOUSA disse:

    HAVIA AQUI EM EMBU DAS ARTES UMA DESVIADA CHAMADA SILVANA. O ESPIRITO SANTO MANDOU EU DAR A ELA O ARTIGO DE VOC~ES DEVOCIONAL. O SENHOR DISSE QUE O ARTIGO IA LEVANTÁ-LA. FOI O QUE ACONTECEU. ELA ESTÁ FIRME NA IGREJA, SE CASOU E TROUXE O MARIDO DESVIADO PARA IGREJA. É MÃE DE DOIS FILHOS. MANDE-ME VIA EMAIL UMA CÓPIA DO O QUE É DEVOCIONAL POIS PERDI MINHA ORIGINAL. GRATA

  4. Avatar MARIA DO SOCORRO DE SOUSA disse:

    ESTE ARTIGO ME DEU FORÇAS HOJE PARA PREGAR O EVANGELHO AOS CATÓLICOS. EU PREGUEI QUE JESUS É O ÚNICO MEDIADOR. FALEI QUE É PROIBIDO ADORAR MARIA. OS CATÓLICOS COMEÇARAM A BRIGAR COMIGO. EU PROVEI NA BÍBLIA. QUANDO ELES ME ATACAVAM, LEMBREI DESTE ARTIGO E ME ANIMEI. SOU MISSIONÁRIA E PREGO NOS HOSPITAIS E FAVELAS PARA OS TRAFICANTES E VICIADOS EM DROGAS. O ESPIRITO SANTO MANDA EU SEMPRE LER SEUS ARTIGOS. GRATA.

  5. Avatar Francisco José Defante disse:

    Uma bênção. Que o Senhor nos ajude a dispor o coração para viver assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *