“Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo, nem andareis nos seus estatutos.” (Lv 18:3 ARA)
Meditando sobre este texto percebi a associação dele com o livro dos Juízes. Se você já leu o livro dos Juízes perceberá que ele apresenta um padrão: o povo vive bem e decide passar a viver conforme o seu próprio pensamento. Deus então permite que os inimigos oprimam o povo de Israel e depois de algum tempo este se arrepende e se volta para o Senhor, que então os livra.
Cada vez que o povo voltava a viver de acordo com os costumes dos egípcios ou dos povos cananitas iniciava-se o período de decadência e opressão. Quando o povo voltava a viver de acordo com a instrução de Deus recebia a libertação e passava a viver em segurança e experimentar a bênção.
Fico imaginando quanto nós temos perdido da bênção e proteção de Deus por tentarmos fazer as coisas “à moda do Egito” ou da maneira “cananéia”. Jesus nos ensina uma forma revolucionária de viver, que vai decididamente contra a forma mundana de se fazer as coisas, e nós decidimos resolvê-las da mesma forma que o mundo.
Confiamos que o dinheiro nos dá a segurança, que o emprego será eterno, que a força física nos garante, que o plano de saúde evitará a morte, que o jeitinho vai resolver o problema, que o suborno vai abrir as portas, que a política vai nos fazer prosperar, que se conseguirmos um pouco mais de poder seremos, conforme ouvi de um pastor envolvido em escândalo político, “capazes de fazer ainda mais pelo Reino de Deus do que fizemos até aqui.”
Tudo isso é seguir os estatutos do Egito e de Canaã.
Precisamos reconhecer que a maneira de Deus é melhor mesmo que não entendamos. Precisamos crer que os seus resultados serão melhores mesmo que pareçam mais demorados. Precisamos permanecer firmes até o fim para vermos os resultados completos e não desistir no meio do caminho e nos voltarmos para os métodos mundanos achando que do modo de Deus as coisas estão indo lentas demais.
Quebrantemos o coração e arrependamo-nos da nossa falta de confiança em Deus e na sua proposta para a nossa vida.
“Senhor, perdoe-me a falta de confiança, quero render-me à tua direção e ser fiel em cumprir o teu propósito.”
Vinicios Torres
gostei muito dessa palavra,infelizmente é o que nós temos vistos no nosso meio,pessoas que busca tudo,todos os recursos humanos antes de pedir a Deus,creio que a falta de fé é o problema!!!
sem fé é impossível agradar a Deus.
A Paz do SEnhor!!!!
eu tenho vivido conflitos que hoje com esta mensagem me ajuda a entender, as vezes me pego querendo resolver minha vida com minhas ideias, e sei que sem o nosso Deus tudo é em vão.
Muito obrigado Deus continue abençoando este ministério.
Que o Senhor nos ajude, a naõ viver estes momentos, de leis mundanas que o congresso esta enfiando güela abaixo, no povo Brasileiro, Obrigado pastor por esta linda menss, abraços
Amado e querido Vinicios,
A vinda do Senhor está cada vez mais próxima e isso é iminente.
Mateus 24:10 Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
11 Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;
12 e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Romanos 1:19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
Olá Vinicius,
Fiquei feliz ao descobrir que é vc um dos responsáveis pelo ichtus. Até então não tinha dado muito atenção, mas agora a coisa mudou de figura e estarei lendo e divulgando! Abraço. Carlos e Vilma, e lembranças a família.
Muito bom o alerta trazido nesta mensagem. No tempo atual, muitas vezes endurecemos nossos corações e deixamos de confiar no Senhor e consequetemente, deixamos de cumprir o próposito de Deus pois nos afastamos de sua presença.
Pastor, Deus continue abençoando seu ministério.
Um abraço
Essa tal terra do Egito na verdade parece referir-se, nos tempos atuais e nas últimas 6 ou 7 décadas aos Estados Unidos, que impuseram ao mundo incontáveis práticas hediondas, nojentas e repugnantes, sexo, lambição, chupação, e as pessoas, mesmo enojadas, acham que tem “obrigação” de agir como eles mandam, de ouvir a barulheira infernal que eles mandam, de babar os ovos deles, para ficar “dentro do esquema”. E a partir da devassidão imposta por eles, criaram outras imundícies ainda piores, temos aí, kit gay, quiti inguinorançia, corrupção e roubalheira, juizes canalhas, enfim, essa boiada aí não volta mais para o caminho certo, exceto na base de muita chicotada, e os poucos, e põe pouco nisso, que andam “na linha”, aos poucos vão desanimando e se extinguindo.
Olá, amigos, Paz e Graça!!!
Nosso Deus é poderoso e onisciente, onipresente e onipotente!
Digo isso pois Ele acabou de falar comigo através desta palavra do irmão Vinícios Torres. Tive umanoite tão ruim, só Deus sabe, mas Ele me faz crer que os propósitos dEle são sempre os melhores e com sua ajuda vou perserverar na vontade dele! Amém
Abraços
Olá, bom dia, graça e paz.
Tenho visto que servir a Deus é extremamente difícil para o homem. Os cristãos que têm ido à igreja ou frequentado células não são totalmente alcançados pela graça. Acredito que o ‘buscar’ é muito além do que temos feito e que Deus se revela a quem ‘O’ prioriza literalmente.
Essa desobediência própria do homem o descaracteriza diante do cristianismo pois se servimos um Deus devíamos esperar sempre a ordem ou conselho para tomar uma decisão ou direção.
Só um coração quebrantado e disposto a servir é capaz de obedecer.
ABraços.