“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Filipenses 4:6 ARA)
Algumas pessoas me questionaram, na mensagem anterior, sobre o significado da expressão “com ações de graças” nesta passagem. A palavra grega traduzida por “ações de graças” aqui é “eucaristia”, que significa agradecimento ou o reconhecimento cheio de gratidão das misericórdias de Deus.
O apóstolo Paulo está dizendo nesta passagem que todas as vezes que revelarmos a Deus o nosso coração, pela oração, devemos fazê-lo conscientes que só podemos fazer isso por causa da Sua graça e da Sua misericórdia; e este reconhecimento deve encher o nosso coração de gratidão.
Não é apenas agradecer por que sabe que a oração está sendo ouvida e terá resposta. É agradecer pelo privilégio de poder orar, de saber que apesar de pecador pode, pelo poder de Cristo, chegar-se à presença de Deus e ser objeto da misericórdia divina.
Pessoas ansiosas não agradecem, pois estão obcecadas pelo que lhes provoca a ansiedade. Mas se você descansar na misericórdia divina pode agradecer por tudo o que Ele faz, o que Ele deixa de fazer ou o que Ele permite que se faça. Você será capaz de agradecer a Deus tanto nas boas situações como nas situações ruins.
“Senhor, eu quero expressar como sou grato pela sua salvação e misericórdia cada vez que eu orar”.
Vinicios Torres
Amados,
Sou grato a Deus por tudo embora em meu ser sinto que preciso trabalhar mais esse lado da ansiedade, afinal em sua Palavra Ele nos convida à lançarmos sobre Ele todas as nossas ansiedades, pois Ele tem cuidado de todos nós, tanto individual como coletivamente.
Sou grato também pela sua vida de também a vida do Pastor Mário e dos irmão que postam seus comentários.
Em Cristo que nos fortalece.
Puxaaa!!! q bom ler este artigo…era algo q sempre me vinha a mente, quando eu lia esse versículo…mas ainda há algo q me ocupa a mente. O que é exatamente um culto em ação de graças? será que é possível fazermos algo (materialmente) em ação de graças???não sei se me fiz entender. Mesmo assim sua explicação já me ajudou muito.Deus o abençoe
VINICIOS, QUE DEUS CONTINUE EXPRESSANDO ATRAVÉS DE VOCÊ A BONDADE E O AMOR DELE, NOS ENSINANDO A CADA NOVO DIA SOBRE A SUA PALAVRA E COMO ELA É BENÇÃO SOBRE AS NOSSAS VIDAS. OBRIGADA E UM MARAVILHOSO FIM DE SEMANA.
Senhor me ensina ser grata a Ti
Muitas vezes me pego ansiosa e quero mudar.
Obrigada por falar em nossos corações.
Não andar ansiosa por coisa alguma é uma luta diária. Há sempre alguma coisa querendo me tirar do foco que é Jesus. Mas, o Senhor é poderoso pra me trazer à memória tudo que me dá esperança, as bênçãos que Ele me concede a cada instante. Ele próprio me faz querer ter um coração grato, me demonstrando Sua infinita misericórdia. Obrigada por mais esta lição.
Grande abraço
Olá , graça e paz.
A expressão já diz tudo não é mesmo? “Com ações(atos) de graça(gratidão)”.
Podíamos falar da gratidão também entre nós homens e mulheres, as vezes fazemos tantas coisas boas aos outros e não nos agradecem, são favores, são cuidados gratuitos, tantas outras ajudas… E precisamos também nos colocar do outro lado, quantas vezes nós recebemos tanto de alguém e não reconhecemos. Acredito que a gratidão faz parte de um caráter genuinamente cristão.
Amado irmão, tem sido muito bom receber suas mensagens, pois tenho sido edificada por elas. Esta última é excelente, pois nos ensina sobre a atitude de um coração agradecido a Deus, que é o que realmente todos nós devemos ser por causa do grande amor de Deus em nos conceder vida, salvação e a oportunidade de termos comunhão com Ele através de Jesus nosso Salvador. Eu agradeço a Deus pela vida dos irmãos, e por este ministério. Oro para que continue sendo assim!
em Cristo, Pra. Maura Ramos
Amigo Vinicios
Quando fico ansioso não consigo perceber o que Deus já fez e sempre quero mais. A gratidão, pelo contrário, me faz celebrar os feitos de Deus e principalmente o fato de te-lo junto de mim, pois afinal, Ele me basta.
Obrigado por me lembrar de ser mais grato
Walter da Mata
Prezado Professor Vinícius!
Obrigado pela resposta!
Muito esclarecedora e edificante.
“…reconhecimento cheio de gratidão das misericórdias de Deus”. Acredito que como eu muitos “crentes”, prefitro usar a palavra “servos”, não tenham este entendimento.
Recebemos a misericordia de Deus todos os dias, por sí só nossas vidas ao acordamos pela manhã já é fruto desta misericórdia. Como é difícil para o homem viver em “ações de graça”. Reconhecer, oferecer, e devolver esta infinita demonstração de amor, em momentos de adoração.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus!!
Permita-me ser um real adorador, que eu possa sentir Seu Espírito, e reconhecer sua misericordia em minha vida. Abra meus olhos espirituais para que eu possa ver, meu ouvidos para que eu possa ouvir. Faz-me forte, para que eu possa ser um instrumento em suas mãos. Que a Tua Graça permaneça em mim. Amem!
Obrigado.
Um abraço.
Que Deus o abençoe!
Irmão Vinicios; obrigado pela mensagem. Quanto conteúdo . . . É que entendo que uma das maiores virtudes é a gratidão; como o senhor mencionou, sem segundas intenções. Agradecimentos puros e sinceros são demonstração de gratidão para com aquele que é o único Poderoso; assim procedendo, reconhecemos que nada somos e nada temos, ao contrário de muitos que reivindicam, tomam posse (como os ‘sem terras’) e se acham donos ou proprietários de alguma coisa. Parabéns pela mensagem.
Pr Vinicios
Bom Dia.
Estou aprendendo cada vez mais com essas mensagens e esclarecimentos, obrigado e que Deus continue abençoando este ministério.
Abs.
José
Gosto do versículo “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Sou uma pessoa ansiosa, já fui bem pior, mas hoje o que acalma o meu coração, o que me faz repousar é: ser grata e ter paz. Grata por tudo o que o Senhor já fez por mim: resgatar do pecado, sarar minhas feridas, me amar, aceitar o meu amor – por mais falho que ele seja. Projetar em mim uma pessoa melhor, acreditar em mim, investir, não desistir de mim… Isso tudo desperta um sentimento de gratidão ao Senhor. Com esse sentimento de gratidão, passei a sentir essa paz que excede todo o entendimento, inclusive o meu. Entender que o Senhor esta cuidando de mim em todo o tempo, que não tira os olhos de mim. E isso não quer dizer que Ele vai dar tudo o que eu quero pelo contrário, é confiar que tudo o que é bom para mim Ele vai permitir justamente porque me ama. Se a situação não me parece favorável devo perguntar: “O que queres que eu aprenda, Senhor?”. Mas não mais chorar como uma criança mimada, com sentimento de injustiça. Não, apenas descansar. Ele já fez tanto por mim, o que mais eu quero? Ele não me trouxe até aqui? O que me resta então? Ser grata por Ele me escolher e então descansar. Confesso que hoje isso me traz paz, uma paz que eu não entendo, mas que torna minha vida mais fácil e me leva a ser grata a cada manhã, pois a cada manhã eu sinto que as suas misericórdias para comigo se renovam.