Vinicios Torres

Incertezas

“Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.” (Eclesiastes 11:6 ARA)

Não reposes a tua mãoA maioria de nós hoje trabalha por salário que é recebido periodicamente, a cada 15 dias ou uma vez por mês. O mais próximo da realidade agrária que temos hoje é o caso daqueles que trabalham com vendas e que tem parte ou todo o seu rendimento em comissões.

Estes sabem que não podem descançar na confiança da promessa de um único cliente. Eles precisam conquistar o maior número possível de clientes para que consigam bater suas metas de vendas e assim garantir comissão para formar o salário necessário naquele mês.

Há dois pontos a observar neste raciocínio, um externo e outro interno.

O externo refere-se à sua dependência para com os de fora. E se ele conseguir um só cliente e este desistir da compra? E se ele não pagar como prometido? A incerteza quanto àquilo que lhe foge ao controle o leva a não depositar toda sua esperança em um único cliente. No ambiente agrário, o agricultor geralmente não planta apenas uma cultura, mas divide o seu campo em várias culturas para ficar menos sujeito aos fatores imprevistos.

O interno refere-se à incerteza quanto à sua própria condição. O versículo nos incita a não repousar quando uma parte estiver feita, mas ter a disposição de continuar e fazer um pouco mais. Quem garante que depois de visitar um cliente hoje você estará disponível amanhã para visitar outro? E se ficar doente de hoje para amanhã? E se em vez de visitar o cliente, sai mais cedo e vai jogar bola com os amigos e torce o pé, impedindo-o de fazer a visita do dia seguinte? Visita essa que poderia ser a diferença entre ter salário este mês ou não.

Mesmo para os assalariados esse raciocínio é aplicável. Depois de trabalhar as oito horas normais, aplique-se a um curso ou a abrir um negócio que lhe forneça renda extra. Quem garante que terá seu emprego eternamente? De repente, no mês que vem aquele treinamento, aquela pessoa que você conheceu naquele evento, o professor do curso que você está participando podem ser a diferença entre um novo trabalho ou a fila dos desempregados.

A mensagem da sabedoria neste versículo é que você não deve se acomodar após fazer o mínimo necessário. Faça mais para se prevenir das incertezas. Se a incerteza não acontecer e ambas as sementes produzirem, você pode usar o que sobrar para investir e prosperar.

6 thoughts on “Incertezas

  1. Avatar darcy coimbra disse:

    Vinicius:
    Permita que lhe chame assim. A reflexão incertezas mexeu muito comigo . Ela é linda. Vou lhe contar algo, pois preciso muito de suas orações. Estudei, graduei, trabalhei sempre em educação e me aposentei. Com a experiência obtida organisei um Colégio de Educação Infantil até o Ensino Médio. Tudo ia bem até que um certo Presidente da República assinou uma Lei que desobriga os pais pagarem. O resto você já pode imaginar.

  2. Avatar Pr.Albino Ferreira - Portugal disse:

    A Paz do Senhor Jesus, Ir.Vinicios.
    É com grata satisfação, que agradeço a Deus pelo teu Ministério, e fico feliz de poder entrar em meu e-mail e ter o privilégio de receber mensagens tão belas, verdadeiras e edificantes, ainda que algumas repreendedoras para um melhor carácter cristão. Muitas delas tem me servido de inspiração e encorajamento. Continue com este belo trabalho e parabéns. De cá, tens uma Igreja que ora por vós.

  3. Prezado Pr Miguel,

    Fico feliz que nosso propósito de edificar a igreja pela internet está se cumprindo.
    Deus abençõe a sua vida e ministério.

    Abraços.

  4. Avatar Linda Silviera disse:

    São estas palavras de sabedoria que nos impulsionam tanto na nossa vida espiritual quanto profissional.
    Obrigada,
    Linda Silveira.

  5. Avatar Pr. Miguel Navarro disse:

    Irmão Torres,

    As mensagens do ichtus muito me edificam e traz enrequicimento ao meu ministério. A partir de hoje vou salvá-las.
    Deus continue lhe abençoando.
    Pr. Miguel Navarro
    Igreja Batista Lírio dos Vales de Stella Maris
    Salvador/Ba

  6. Avatar José Viana dos Santos disse:

    Hoje estou colhendo a semente que plantei: uma aposentadoria cujo valor é pouco, mas garante a minha sobrevivência. Foi a semente que plantei pela manhã, fruto do meu trabalho no serviço público durante 30 anos. Graças a Deus, a semente que semeei prosperou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *