Vinicios Torres

Há 9 anos

bolo.jpgPois é, este mês faz nove anos que estamos na internet. Eu fui ver qual foi o primeiro artigo com o qual comecei o site e fiquei impressionado com a total atualidade dele. Veja ele logo a seguir e observe que se trocarmos os nomes pelos atuais, você não dirá que o artigo foi escrito há 9 anos. Tristemente verificamos que a situação só piorou.

Mas muita coisa mudou para melhor. Em 1999, fiz alguns testes com vídeo mas tive que desistir pelo altíssimo custo e a falta de velocidade das conexões com a internet. Imagine que naquela época o ADSL não era conhecido e banda larga se referia à largura dos pneus de automóveis. Em 2001, deixei por uns dois meses um servidor de áudio com algumas mensagens, precursor dos podcasts, mas desisti pelo alto custo. Hoje, isso tudo já faz parte do dia-a-dia de qualquer um que usa internet.

O objetivo inicial, que era o de prover conteúdo cristão de qualidade em uma internet carecente de bons materiais em português, já não se justifica. Existem muitos ótimos site. Como sempre o joio cresce junto com o trigo, mas se tivermos paciência e exercermos bom juízo seremos capazes de encontrar muita coisa boa.

Só conseguimos permanecer este tempo todo realizando este trabalho devido à sua intercessão e à sua ajuda. Várias vezes decidimos parar. Mas todas as vezes que o fazíamos recebíamos uma enxurrada de e-mails testemunhando a diferença que as nossas mensagens regulares faziam ao coração de muitas pessoas. Como parar algo que Deus está nos usando para abençoar?

Com isso decidimos não parar, mas reinventar. No início deste ano aderimos ao formato de blog, iniciamos o uso dos podcasts e sonhamos logo poder criar vídeos que possam ajudar a edificar uma igreja forte e saudável.

Quero agradecer a VOCÊ que nos ajudou em todos estes anos, tanto com incentivo por meio de suas mensagens e testemunhos como financeiramente.

Ore por nós para que cheguemos ao décimo ano realizando os planos de ter um site que faz diferença na internet servindo de referência para um ensino sadio, doutrina solidamente bíblica e que motive todos aqueles a quem este site alcançar a desejar conhecer profundamente a Palavra e ao Senhor da Palavra.

Ore para que Deus nos dê recursos para conseguir uma filmadora digital e assim podermos usar mais este meio para edificar o povo de Deus na internet.

Contamos com você!

No amor de Cristo,

Vinicios Torres
ICHTUS Webmaster

01/06/1998
Televisão: MÁ COMPANHIA

“Não vos enganeis. As más conversações (companhias) corrompem os bons costumes.” (1 Co 15:33)

“Para que o mal floresça entre as pessoas de bem, é preciso que ele seja aceito com outro nome – um nome mais palatável, que possa esconder a sua verdadeira identidade. É claro que se lhe dermos o nome de entretenimento podemos ampliar bastante a sua aceitação.”
John Underwood, Miami Herald

“Quase todas as noites, a média das famílias americanas, apertando uma tecla de um controle remoto, recebe em sua sala a visita de uma mistura de gente mal-educada e de boca suja. Se outra pessoa entrasse nesta mesma sala, empregando tal linguagem, imediatamente seria posta na rua à força.Quem usasse tais palavras numa reunião de gente fina logo seria considerado bronco e grosseirão.”
atribuído ao Sen. Robert Byrd

Já dizia um antigo filósofo grego: “Dize-me com quem andas, e te direi quem és.”

Hoje a situação exige uma modificação no ditado: “Dize-me o que assistes e te direi quem és.” A geração passada ainda se preocupava em examinar as amizades de seus filhos a fim de saber se não estavam recebendo más influências. Sabiam, pela experiência própria ou recebida dos mais velhos, como uma amizade pode fazer diferença na vida de uma pessoa.

O apóstolo Paulo conhecia esta verdade. Ao afirmar que as más amizades destroem os bons costumes, ele está dizendo que a amizade errada vai destruir as coisas boas que você faz ou impedi-lo de realizá-las.

Hoje muitas pessoas tem mais “amizade” com os apresentadores de programas ou com as personagens de novelas do que com a própria família. Submetem-se ao “aconselhamento” diário dos seus artistas favoritos. Vestem-se e falam da mesma maneira. Seguem a moda.

Recentemente, teve início uma novela que faz apologia do homossexualismo feminino (Torre de Babel). Já houve outra que fazia o mesmo sobre homossexualismo masculino, outra com um  “drag-queen”, outra com tantas cenas de nudez (Pantanal) que tornava as revistas eróticas desnecessárias.

A exposição repetida a um determinado assunto faz com que se perca a sensibilidade a ele. Os profissionais da área de saúde usam este princípio de maneira benéfica ao não se sensibilizarem mais com o sangue e a dor, o que lhes permite trabalhar mais eficientemente. Porém, a sociedade, ao não mais se sensibilizar com a degradação moral, perde o respeito para com a vida humana.

Esta semana (primeira de junho/98), na novela Corpo Dourado, o delegado inventou um “casamento simbólico”. Só ele, a noiva e “Deus, por testemunha”. Estremeci, ao lembrar-me de uma situação passada há mais de doze anos, quando um casal de jovens da igreja fez sozinho uma cerimônia de “casamento espiritual”. A moça, muito mais velha e com histórico de problemas familiares, convenceu o rapaz de que o esquema era válido, pois estava sendo feito com “sinceridade”. Resultado: meses de dificuldades, tanto para eles quanto para os líderes da igreja, e duas vidas permanentemente afetadas. Quantos adolescentes não terão achado a idéia uma “inspiração”?

Há algum tempo vi um um outdoor com propanganda da revista Playboy com o destaque: “Ela tem 18 anos, mas com um corpinho de 15.” Nem as nossas filhas adolescentes estão livres de serem alvos da libido estimulada dos consumidores da revista. Isto é um claro incentivo à pedofilia, pois se hoje se fala em 15, logo será aos 12 e depois sabe-se lá onde chegará.

É urgente a necessidade de um posicionamento da Igreja de Cristo quanto a estes aspectos. Na última revista Ultimato, Rev. Augustus Nicodemus, alerta para a proliferação da pornografia, inclusive entre evangélicos, que é facilitada e até estimulada por esta cauterização da consciência social.

Em recente artigo na Gazeta do Povo, de Curitiba/PR, um jornalista questiona a sexualização precoce e irresponsável das nossas crianças e adolescentes e menciona a passividade da Igreja quanto a este aspecto.

As emissoras de televisão sempre argumentam que o controle último está nas mãos dos pais: o controle remoto. Que, se os pais realmente acham que seus filhos estão assistindo programação indevida, tem sempre a opção de mudar de canal. Embora, esta seja uma argumentação válida, ela é presunçosa, pois as emissoras sabem que as alternativas são mínimas.

O que move a televisão hoje é o dinheiro. Portanto, a única maneira de chamar a atenção das emissoras é fazendo com que elas percam dinheiro, ou pelo menos não ganhem tanto quanto poderiam. Além de mudar de canal ou, ainda melhor, desligar a televisão, deveríamos tornar as emissoras e os patrocinadores dos programas cientes de que fizemos isso. Assim, os patrocinadores saberão que o dinheiro investido em publicidade através da televisão não está atingindo o público que poderia, e isso poderia levá-los a pensar a respeito do tipo de programas a patrocinar.

Vinicios Torres é profissional de informática e webmaster do ICHTUS.

12 thoughts on “Há 9 anos

  1. Obrigado Helena, pelo comentário e incentivo.

    Infelizmente, se fosse reescrever o artigo só teria mais coisas piores para acrescentar.
    Oremos para que a igreja acorde e torne-se de fato relevante em nossa sociedade.

    Abraços,

    Vinicios
    ICHTUS Webmaster

  2. Avatar Helena de Deus disse:

    Parabéns Vinicios Torres pela sua fidelidade em nos abençoar com a palavra de Deus como ela é: simples e pura!
    Realmente o texto é muito atual e verdadeiramente a situação só piorou. Tenho duas filhas abençoadas, uma de 20 e outra de 17 anos que são um presente de Deus. Graças á Jesus elas permanecem firmes e reconheço que sem Ele isso seria impossível. Seus textos são bênção na minha vida e “uso” eles na minha vida diária. Que Jesus continue te capacitando para toda boa obra!

  3. o salmo primeiro deixa patente que antes que existisse a psicologia modernar o conceito de que o homem é influenciável pelo ambiente,entenda relações sociais,já era conhecido do escritor dos salmos,isso é só mais uma prova da ação sobrenatural do Espirito Santo na orientação do cristão com relação ao perigo concernente as relações sociais,ou seja,as más amizades contraídas sem o devido cuidado e reflexão necessária para o crescimento espiritual do cristão,algo que não é simples e fácil pois requer a valorização daquilo que determina a palavra de Deus.graça e paz a todos.

  4. infelizmente a cultura evangélica em sua maioria é da ignorância, pois o texto bíblico citado deixa bem claro que a psique humana é influenciada por aquilo que consome,mas mesmo assim os evangélicos preferem desobedecer a palavra santa e infalível de Deus e se guiar pelos próprios conceitos humanos e pecaminosos satisfazendo a carne(pecado) e abandonando o fruto do espirito(domínio próprio).lembre que a psicologia já provo que nós somos influenciados pelo meio,é exatamente essa influência maléfica que corintios 15,33 quer evitar em nossas vidas para não termos nossas ações influenciadas por más condutas e comportamentos equivocados.lembre-se que nossas ações não nascem feitas mas são constituídas aos poucos por tudo que nos rodeia.graça e paz.

  5. Avatar Francisco Ribeiro disse:

    O que mais me impressiona na Palavra de Deus é sua atualidade. O que foi escrito há dois mil anos, nove anos, quando inspirado pelo Espírito Santo, sempre será atual. O texto de 2 Timóteo, capítulo 3, nunca foi tão atual como nos nossos dias. Acredito que esse comportamento humano é sinal da volta do Senhor Jesus. Maranata!

    “1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
    2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
    3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
    4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
    5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (II Tm 3:1-5)

  6. Avatar Alberto José Verderamo disse:

    Caro Pastor

    Eu estou respondendo ao comentário sobre má comanhia.
    Há 13 anos tomei a decisão de tirar a TV Globo do ar, porque não queria que a minha filha fosse da geração Xuxa e também devido a outras coisas. Até na igreja (Batista) fui considerado como fanático, mas como resultado minha filha está no temor do Senhor. Nem mesmo gosta muito de televisão. Tenho falado muito sobre o fato de que a imoralidade gera a violência, justamente pela falta de respeito resultante. Querem paz, mas não querem deixar a imoralidade que já faz parte do nosso cotidiano. Observo sociólogos e especialistas em educação discutir sobre os problemas e quase nunca desistirem do estilo de vida, que ora estamos enfrentando.
    Fico desanimado, ás vezes, porque vamos à casas de irmãos, geralmente para orações, e lá está O BBB na tela, que para mim é um dos programas mais bestificantes para a população, seja ela crsitã ou não.
    Já soube do absurdo de estarem ligando para votar naqueles miseráveis participantes, que deveriam ser motivos de nossas orações e não de incentivo. Ainda pagam para sustentar a pornografia da Globo.
    Enfim, existem outras vozes neste deserto.
    Agradecendo sua atenção, fica na paz do Senhor Jesus.

  7. Avatar Augusto Fróes disse:

    Amados Irmãos Vinicios, Sandra Torres e Equipe.
    Graça e Paz !

    Que DEUS continue abençoando este Ministério da Palavra. Parabéns pelo aniversário. Também pela ousadia de lançar este site há 9 anos atrás. Face a forma inovadora de pregar o evangelho ( via internet ).Face a escassez de recursos tecnológicos da época. Face a pouca divulgação da Palavra de Deus de forma dinâmica. Finalmente faze a persistência dos Amados em prosseguir publicando, inovando, crscendo. Parabéns ao entendimento da Sabedoria que Deus lhes permitiu qualificar este trabalho como referencial. Acrescentando os links Homens de Honra e Provérbios 31. Em função de estar trabalhando num projeto chamado Profssional Cristão, pesquisei, analisei vários sites cristãos. E um dos referenciais foi o vosso. Para modelo, inspiração, reflexão e crescimento. PARABÉNS. Com certeza estamos orando, intercedendo e contribuindo para que DEUS conceda-lhes condições plenas de continuar este trabalho. Para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Um grande abraço
    Bençãos de Deus.
    Augusto Fróes.

  8. Avatar Ester disse:

    Parabéns,…Deus continue a usá-los com mensagens tão edificantes!! Obrigada!!

  9. Avatar FERNANDO SILVA disse:

    MEU QUERIDO. AO LER SUA MENSAGEM PUBLICADA HÁ 9 ANOS ATRÁS, FICO ESTARRECIDO EM SABER QUE HOJE A COISA ESTÁ BEM PIOR, TENDO EM VISTA QUE ATÉ O PRÓPRIO GOVERNO INCENTIVA AS PARADAS GAY, NÃO FAZ NADA PARA COIBIR AS PROGRAMAÇÕES IMORAIS DA TV, BEM COMO A CORRUPÇÃO MORAL QUE ASSOLA ESTE PAÍS E ETC.
    MAS DOU GRAÇAS A DEUS, POIS AO VERMOS ISSO ACONTECER , OBSERVAMOS A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRINDO. POR ISSO LEVANTEMOS NOSSAS CABEÇAS AO CÉU, POIS A NOSSA REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA.

  10. Avatar disse:

    Parabéns Vinícios e que continue lhe dando força para este trabalho espetacular que voce faz neste site. O artigo esta muito mais atual do que há 9 anos atrás. Por este motivo mesmo, nossa Igreja aconselha a não termos aparelhos de TV em nosso lares e cada dia que passa eu aceito e concordo plenamente. Isto me desliga do mundo.
    um abraço
    graça e paz.
    Isaac

  11. Avatar Lívia disse:

    PARABÉNS pelo aniversário!
    Que o SENHOR, em nome de JESUS, os abençoe muito.
    Vinicios, este seu trabalho e dedicação merece nossos aplausos e agradecimentos.
    Que você receba uma CHUVA de BÊNÇÃOS !
    Com carinho,
    Lívia Máris
    Curitiba, 18 de junho de 2007

  12. Avatar José Viana dos Santos disse:

    Realmente a pornografia está invadindo a mídia.
    Isso é uma claro sinal de que Jesus está às portas.
    E nós evangélicos estamos passivos diante dessa manifestação demoníaca.
    Colocamos a culpa no controle remoto, mas não esclarecemos às nossas crianças do mal que está a assediá-las.
    Que Deus noa ajude a dizermos NÃO ao pecado com todas as letras.
    Passividade é indício de aceitação. Se não fizermos nada , o mal assumirá proporções gigantescas e terminará nos consumindo a todos. Eis o meu alerta.
    José Viana dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *