Entre os muitos artigos que publicamos e outros tantos que traduzimos, houve alguns que marcaram o momento em que foram publicados. De vez em quand, recuperarei alguns destes artigos ou mensagens e enviarei para que possamos ser despertados novamente às verdades que eles nos desafiaram, e para que aqueles que são mais novos na lista possam experimentar o mesmo que os pioneiros.
Encoraje o Seu Pastor
01/03/1999
por E. Glenn Wagner e Glen S. Martin
Os pregadores têm um trabalho penoso. Não é uma tarefa fácil vir com uma idéia fresca, uma palavra de sabedoria, uma história tocante, ou uma anedota engraçada TODA semana, e então, entregá-la com equilíbrio e perfeição para uma audiência sempre exigente e, freqüentemente, crítica. O homem, ou mulher, no púlpito precisam das nossas orações e do nosso apoio.
Maneiras de encorajar um pregador em seu ministério:
- Ore pelo seu pastor todos os dias. Faça-o saber que você está orando por ele. Procure saber das necessidades especiais que ele possa ter.
- Preste atenção ao sermão. Dê ao pregador toda a sua atenção, com olhares e gestos de aprovação. Os pregadores precisam saber que estão ‘conectados’ com a congregação.
- Decida-se a aprender com seu pastor. Deixe que o sermão do domingo seja o início do seu estudo semanal. Pegue o que você ouviu e aplique-o às suas outras leituras, estudos e leitura bíblica.
- Não traga diferentes pontos de vista logo ao final do culto – especialmente se você souber que ele irá pregar a mesma mensagem em outro culto. Guarde os seus comentários até o momento apropriado para discussão e depois de você mesmo tê-lo avaliado bem. Teste aquilo que ele/ela disse por meio das Escrituras e não pelas suas opiniões.
- Pergunte a si mesmo: Como posso encorajar o meu pastor a cada domingo? O que eu posso começar a fazer, que ainda não tenha feito no passado para animá-lo. Eu estou apoiando o pastor e seu ministério – e mostro isto pelas coisas que eu digo e faço?
- Se você tiver dúvidas a respeito do ensino do pastor, pesquise nas escrituras e estude-as cuidadosamente, com a mente aberta. Discuta a interpretação com seu pastor de maneira franca e sincera, e depois permita ao Espírito Santo guiá-lo e ensiná-lo na verdade. Esteja preparado para diferenças honestas de opinião acerca do significado de algumas passagens.
- Encoraje o seu pastor a gastar tempo regularmente em oração e estudo. Certifique-se que o orçamento da sua igreja tem fundos reservados para a sua educação e aprimoramento, para a compra de livros e participação em seminários e congressos.
- Deixe para ele um bilhete de vez em quando mencionando coisas que ele tenha dito ou feito que teve algum significado para você. Menções específicas de como as mensagens têm ministrado a você. Onde apropriado, mencione coisas acerca dos membros da sua família que você tenha notado que são positivas. (O bom comportamento dos filhos, esposa/marido que ajudaram alguém em necessidade, etc). Faça seus comentários sinceramente, sem bajulação.
- Estimule grupos na sua igreja – especialmente aqueles dos quais você faz parte – a encorajar o pastor e a sua família. Converse com outros a respeito dos ensinos dos sermões. Promova conversas e ensino, baseados nos sermões, como uma parte regular das suas conversas na igreja.
- Peça a Deus para mostrar-lhe maneiras inovadoras de de encorajar o seu pastor e sua família.
———–
E. Glenn Wagner é o o autor de The Heart of a Godly Man e contribui para o best-seller Se Promessas de um Homem de Palavra. Ele é o pastor sênior da Igreja do Calvário em Charlotte, N.C. (E.U.A.), e serviu como vice-presidente de prmoção ministerial para Promise Keepers. Dr. Wagner e sua esposa, Susan, têm um casal de filhos.
Glen S. Martin é pastor sênior da Igreja da Comunidade Batista em Manhattan Beach, Calif. (E.U.A.). É o autor de Beyond the Rat Race e The Issachar Factor. também é membro do corpo docente do Leadership Seminar de Promise Keepers. Dr. Martin e sua esposa, Nancy, têm três filhos.
Extraído de Your Pastor’s Heart: Serving the One Who Serves You by E. Glenn Wagner and Glen S. Martin, copyright (c) 1998. Used by permission by Moody Press, Chicago, Ill., 1-800-678-6928.
Tradução de Vinicios Torres da lista Live It!
Estou extremamente satisfeito para localizar este website.I queria dizer obrigado a vc com relacao a essa otima leitura! Eu certamente gostei de tudo um pouco e tenho o website no favoritos para verificar coisas novas que vc publicar.
Mto bom este artigo…Deus o mandou na hora exata…o pastor sofre pressões de tds os tipos e em tdas as áreas e, msm aborrecido ou adoentado, é o único sem o direito de ausentar-se do culto, pedir afastamento ou licença p/recompor-se (principalmente, se não tiver ninguém p/substituí-lo)…p/os demais, o pastor é feito de ferro, podendo ser bombardeado por tds os lados, e ainda assim, permanecer em pé…ele “se dá” pelo seu rebanho e p/atender ao seu chamado, lembrando sempre q será cobrado pelo Justo Juiz…mas sempre é incompreendido e mal-interpretado nos seus sermões/comentários/ações/decisões…se o pastor não tiver um encorajamento da parte do seu rebanho, correrá o risco de ser acometido por sequelas q perdurarão pelo resto de sua vida. O pastor, como tdas as criaturas, é feito da msm matéria-prima, do pó, é de carne e osso, tem sentimentos e limitações e tb está sujeito a errar…
Oportuno este comentário de [E. Glenn Wagner e Glen S. Martinho] a respeito de como devemos tratar o Pastor de nossas igrejas. Sem dúvidas, o pastor carrega uma grande carga de domingo a domingo. Responsável por todas as atividades da igreja, pois tudo passa pelo seu crivo, desde uma questão pessoal entre casais, pais e filhos, até as questões mais relevantes, como, atender a sua agenda relacionada com o seu dia a dia. Problemas com a EBD, com os seus líderes que o procuram para aconselhamentos, aprovações de idéias, datas específicas para comemorações, acompanhamento em trabalhos de evangelismo, apoio e decisão sobre idéias apresentadas. Em fim, não é nada fácil a vida do nosso pastor, sem falar que ainda tem de preparar estudos para a mensagem dos cultos matinais e noturnos. Muito bom este material, vou copiá-lo com as suas autorizações e repassar aos líderes da igreja…
Saudações em Crsto Jesus
Eli
Embaixador de Cristo
Ministério Betel em Brasilia
http://www.ministeriobetel.com
Após a leitura desta meditação fiquei tão impactada que, além de enviar a várias pessoas, tirei cópia p/ os líderes de minha igreja. Meu pastor encontra-se desmotivado e desanimado, principalmente pela falta de apoio e consciência de sua liderança. O pastor sugere campanha de jejum e oração por questões relevantes na igreja e nunca pode contar c/ a participação efetiva de seus líderes de linha de frente, geralmente só cobram se o pastor está fazendo visitas, se está cumprindo c/ suas obrigações etc. Espero em Deus que esta mensagem possa incomodá-los profundamente p/ uma verdadeira mudança de postura.
SIMPLESMENTE MOVIDO POR DEUS!
fiquei impactado com o artigo, e é realmente o que nós Ministros do Evangelho precisamos, essa união e preocupação com aqueles que Deus levantou como lideres são marcas de quem ama a Cristo.
Todo Ministro desejaria ter ao seu lado a figura de homens(mulheres) como Abisai, que não é muito comentado em pregações, e, também parecia não ser com o rei Davi, mas foi fundamental no Ministério do rei, pois sempre esteve ao lado servindo e demonstrando sua submissão e companheirismo a Davi.
simplesmente uma reflexão, Pr.Marcos – I.E.A.Agua Viva – São Mateus- São Paulo
Realmente essa é uma das mensagens mais edificantes que o site ja publicou. Deve ser impressa e guardada dentro da Bíblia dada a sua relevancia.
ENCORAJAMENTO é oque todos nós precisamos. Nosso líderes principalmente.
Que possamos dar liberdade ao Espírito Santo nos liderar todos os dias afim de que não esmoreçamos na tarefa de co-liderar nossas igrejas através do encorajamento mútuo.
|Maravilhoso, simplismente verdadeiro e sincero, o nome do livro é o coração do Pastor, encontra em Português?
Parabens. Prcisamos de encorajamento e não de criticas e comparações o tempo inteiro.
Claudio