Vinicios Torres

Cultura redimida

“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia
enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e
diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;” (Apocalipse 7:9)

As nossas expressões culturais são muito significativas. É interessante
observar como a partir do conhecimento da região ou da cultura onde a pessoa
foi criada é possível se deduzir diversas características das pessoas. Não é
regra absoluta, claro. A cultura cria identidade e comunidade, duas
necessidades essenciais do ser humano.

É interessante observar também que Deus em nenhum momento sugere se desfazer da cultura para homogeneizar a todos em um grande yogurte mundial. Na sua visão do fim último de todos os tempos, o apóstolo João vê chegar a Deus pessoas “de todas as nações, tribos, povos e línguas”, indicando que até o fim a humanidade se organizará assim e assim Deus usará isso para alcançar a todos com o Seu evangelho (Mt 28:19).

É pena que muitos, ao se converterem a Cristo, convertam-se também a outra cultura que não é a dele nem a dos seus ao redor. Às vezes, isso faz com que o novo convertido converta-se em estranho para os seus próprios vizinhos, chegando a dificultar o próprio testemunho da sua conversão.

Permitamos que Deus ao nos converter a Si através de Cristo, use a nossa cultura convertida a Ele como instrumento para divulgar o Seu amor.

Vinicios Torres

—————————-

Recentemente, recebi do Sérgio Pavarini o “Sarmo 23 dos Minero” e ao mostrar ao Pr Mário suas veias gaúchas pulsaram mais fortes provocando-lhe os brios: se os mineiros têm uma versão do Salmo 23 os gaúchos não podem ficar atrás. Arregaçou as mangas e pôs-se a traduzir o Salmo nos sentimentos da gauchada. O resultado está aí:

Salmo 23 dos Gaúchos

O senhor é meu patrão, em nada me desfalcam
Me apincha sossegado no pampa esverdeado
Me leva na sanga dágua buena
Me refresca o peito
Troteio com Ele na picada dos homem-de-bem porque somos chegado
Mesmo que eu troteie nas valeta dos defunto
Nada me ressabeia nem me envareta porque Tu anda junto
Me guarda com sova de mango
Monta uma churrascada na cara dos argentino
Me lambuza de graxa até enjoá
Até bater com a cola na cerca e descansá a sete palmo
Fico buenacho e sossegado feito agua-de-poço
Porque pro rancho do grande patrão é que to indo
E lá fico até o sol nunca se ponha mais

Mario Fernandez

Que tal se alguns de vocês não se animam a fazer versões do Salmo 23 nas
características das suas regiões? Bem que eu queria ver o Salmo na versão do
cordel nordestino. Se você fizer ou souber onde tem, mande-nos para que façamos
uma coletânea do Salmo 23 nas expressões culturais brasileiras.

12 thoughts on “Cultura redimida

  1. Avatar Rebeca disse:

    Já havia deixado meu comentário, mas não queria perder a oportunidade de dizer que concordo com Sergio Luiz…neste último comentário…parabéns por suas palavras…!!!
    Penso o mesmo em relação às diversas manifestações culturais…
    e sobre o que falaste acerca da música…observo algo que me deixa intrigada…como dentro mesmo da nossa nação, digo, no meio evangélico, tendemos a dizer o que é ou não de Deus…
    aí o que acontece é que aqui no Sul se despreza o que vem do Norte…ou do Sudeste…
    não sei eles lá…
    no entanto, os ingressos vão-se rapidinho quando vem uma banda do exterior…e que provavelmente tem cultura impressa, mesmo que implícita…
    mas quem pára pra observar, e ponderar…???…
    não, antes estigmatizamos, dizendo, ou tentando dizer, que Isso é de Deus, e Aquilo é do diabo…
    e assim “entregamos o ouro para o ladrão”…
    penso que precisamos reavaliar nossas conclusões…seja acerca da música, da cultura, ou do folclore…
    e bah…muita coisa poder-se-ía falar concernente a isso…
    mas me deterei por aqui…

    Deus abençoe a todos…

  2. Avatar Sergio Luiz disse:

    Prezados
    Este é um dos meu temas preferidos. A diversidade das manifestações culturais folclóricas e até da cultural.
    É um tabu também no ramo evangélico aqui no Brasil que é difícil de responde se será superado…
    Há muita ignorancia no sentido de entender estas manifestações, porque é repetido nos pulpitos que certos atos de cultura como coisa do “bicho”!
    Me lembro uma vez um conhecido meu fazer parte da ABU (Aliança Bíblica Universitária) e ter ido representar com alguns de grupo em um país da américa do sul, que não me lembro, os estudantes cristãos brasileiros num certame junto com outras organizações estudantis semelhantes, de outros países do continente do cone sul. Ao final do encontro, todos os grupos representantes dos vários países fez uma manisfestação folclórica de louvor (com seus instrumentos, roupas típicas e paramentos outros), com excessão do Brasil, disse este meu conhecido, que presenciou o ocorrido com muita vergonha de não poder manifestar algo original e cultural do nosso país que pudesse também ser manifestado com certo desprendimento e expontaneidade (ele reavaliou sobre este tipo de situação), pois sabemos que aqui o preconceito é a tônica em relação a este tipo de manifestação nas igrejas, que dá mais espaço a louvorzão americanizado, xerocado/alienado (chega ser invasora e mercantilista) muitas vezes desprovida de bom conteúdo, com melodias repetitivas e letras fracas e que tem tendências de guetizar… Porque não uma roda de samba ou de chorinho (e outros), marcas sonoras da nossa terrrinha que pode ser transformado em qualidade de música e letra sem preconceitos, porque tudo pertence ao nosso Deus… Esta coisa de dizer que Deus tem certas músicas é muito questionável como se existisse uma linha de separação da falsa moral religiosa, só para ficar no campo musical, o que eu observo ser muito limitado em termos culturais no ramo evangélico, exsite outros tipos que podem ser explorados, mas os pudores relgiosos e a ignorancia falam mais alto do que sensatos exclarecimentos… Fica por aqui sabendo que eu prefiro deixar esta opinião para que pensemos como Deus fez as várias gente de todo mundo e muitas delas se manifestam de muitas maneiras inimagináveis, até mesmo de coisas que possamos imaginar serem profanos, mas que para Deus, se for feito de coração é um bálsamo que o alegra.

  3. Avatar Vera Camilo disse:

    Graça e Paz, amigos!
    Nossa, muito bacana, enviarei para os pastores da minha Igreja ( Igreja Presbiteriana Independente de São José do Rio Preto – SP) e para meus amigos da lista também.
    Deus é mesmo muito “criativo”
    Parabéns pelo trabalho que vcs tem feito, com certeza estão edificando a minha vida e de outras pessoas também.

    Grande abraço

    Vera

  4. Avatar Valéria disse:

    Que beleza!!!Parabéns a toda equipe.Vocês, o projeto de vocês, com certeza, nasceram no coração de Deus.
    Servir ao Senhor com simplicidade, com a “brasilidade” que temos, é bom demais, sô!!!, sem abolir e sem espiritualizar …
    Essa cara nos pertence…tem o nosso jeito!!!
    Que há de errado nisso!!!! É louvar o Senhor com o que há de genuíno!!!
    João Alexandre, no seu CD Voz, violão e algo mais, tem uma música SALVADOR DA BAHIA, que ele louva ao Senhor com berimbau, ritmo próprio. A gente sente como se estivesse na Bahia….Se não falarmos a lingua do povo….como o evangelismo acontecerá????

    Pastor Mário, tenho o maior interesse no SALMO 23 “dos nossos brasis”…achei tremendo…gaúcho e mineiro…se tiver eu quero muito, pq será importante para minhas aulas no seminário.Abraços saudosos “MINEROS”

  5. Avatar SEIKEM TOGAWA disse:

    Com todo respeito ao amor do Ir. Vinicius Torres pela literatura poética gaúcha, mas, sem prejuízo de se louvar , adorar e exaltar ao Senhor em verso e prosa livres, ainda creio que a eficácia da Palavra só ´poderá produzir os efeitos da fé inabalável nas Suas promessas se proferidas e profetizadas segundo o coração de Deus e não nas variações do homem, porque ela não foi lançada para deleite literário mas sim para que JAMAIS VOLTE FAZIA E SE CUMPRA NAS NOSSAS VIDAS, amém? Fraternal abraço, ir. Seikem

  6. Avatar Ivana Elmi Chagas Santos disse:

    Graça e paz!
    Falando em cultura sabemos que a capoeira é de fundo cultural mas carrega fortes raízes religiosas e atualmente já é considerada esporte.
    Tenho como amigos uma família nova convertida( como filhos na fé) em que um dos filhos pratica capoeira e já está até em um estágio bem avançado (vai começar a dar aulas).
    A mãe me fez algumas perguntas sobre isso, fiz algumas pesquisas mas ´um assunto ainda muito polêmico no meio evangélico.
    Pude conhecer depoimentos de pessoas que são cristãs e usam o convívio da capoeira para alcançar pessoas para Jesus.
    Gostaria de saber o ponto de vista de voces numa visão bíblica.
    Essa opinião é muito importante.
    Abraços em Cristo Jesus
    Ivana

  7. Avatar jussara disse:

    Parabéns, que Deus continue usando cd vez mais toda equipe.
    Como precisamos aprender sobre o que é servir ao Senhor com simplicidade dentro da cultura que temos, sem abolir e sem espiritualizar tudo. Concordam?
    É saudável, é prazeroso não andar com roupagem que não nos pertencem e poder nos dirigir a Deus com nossa linguagem.

  8. Avatar renato santana disse:

    Olá Vinícius,

    Há anos leio sua newsletter, parábens pela iniciativa!

    Hoje li um texto muito interessante e que com certeza é distante da maioria das comunidades evangélicas brasileiras.
    Impressionante como nós crentes aceitamos a cultura anglo-saxonica, hinos, pianos, e esquecemos da que temos aqui, até hoje conheço apenas um grupo de “samba gospel” (olha o gospel ai), e conheço dezenas de bandas de rock ‘n roll gospel, isso para ficar só no campo da musica.
    Qual seria o caminho para isso ser mudado?

  9. Avatar Rebeca disse:

    Prezado Vinicius…
    A mensagem de hoje é realmente bela, uma das melhores palavras que eu tenha lido ultimamente. Sou uma apreciadora das diversas culturas, e gosto de ver como Deus age através destas. Um exemplo, nossa música gaúcha, que eu aprecio demais. Então devo deixar meus parabéns ao Pr. Mario por seu salmo, e por conseguir expressar com fidelidade nosso sentimento gaúcho….!!!!

    Que Deus abençoe e dê graça a cada dia mais…

    Abraço

  10. Avatar Julia disse:

    Caro Vinicius,

    Fiquei particularmente emocionada com o devocional de hoje; apesar de não ser mineira ou gaúcha, mas me tocou profundamente a versão do Salmo 23.
    Me fez pensar em como Deus é especial com cada um de nós… Tornando a salvação tão pessoal!
    Louvado seja Deus. E que Ele os abençoe grandemente.

    abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *