Vinicios Torres

Sal e Luz

“Vós sois o sal da terra; … Vós sois a luz do mundo.” (Mateus 5:13,14)

Estamos todos indignados com as recentes revelações de corrupção no nosso país e entristecidos com a participação de parlamentares que se identificam como cristãos. Infelizmente, isso não é novidade, a única novidade deste episódio é a fartura de provas audio-visuais.

Porque as coisas chegam a este ponto? Porque parece que a nossa sociedade está cada vez mais complicada e a nossa vida mais sofrida? Embora exista uma vertente cristã que acredite que as coisas devam ser assim pois seriam sinais da iminente volta de Cristo, a Bíblia nos estimula a fazer diferença neste mundo enquanto vivemos nele e nele vivemos o evangelho.

Há doze anos, um comentário do teólogo inglês John Stott me despertou para a minha responsabilidade de ser um agente de mudança e transformação. O nosso trabalho de enviar essas mensagens por e-mail foi um dos frutos deste despertamento.

Por favor, leia atentamente o comentário dele e pense de que maneira isso afeta a você, sua família e a aqueles que estão ao seu alcance.

“Nós, cristãos, temos o hábito de lamentar a deterioração dos padrões do mundo com um farisaico ar de desalento. Criticamos a sua violência, desonestidade, imoralidade, desrespeito para com a vida humana e sua ganância materialista.

‘O mundo está se afundando cada vez mais’, dizemos, com um encolher de ombros. Mas de quem é a culpa? Quem é o responsável por isso? Vamos colocar a coisa da seguinte maneira.

Se a casa fica escura ao cair da noite, não faz sentido algum culpar a casa, pois é isso que normalmente acontece quando o sol se vai. A pergunta a fazer é: ‘Onde está a luz?’

Se a carne se estraga e não dá mais para comer, culpar a carne não faz sentido algum, pois é isso que acontece quando se permite que as bactérias se desenvolvam. O que se precisa perguntar é: ‘Onde está a sal?’

Da mesma forma, se a sociedade se decompõe e seus padrões declinam a tal ponto que ela acaba se tornando como uma noite escura ou um peixe mal-cheiroso, é um contra-senso culpá-la. Pois é isso que acontece quando homens e mulheres caídos são deixados à própria sorte, e o egoísmo humano não é questionado. A pergunta é: ‘Onde está a igreja? Porque o sal e a luz de Jesus Cristo não estão impregnando e transformando a sociedade?’

É pura hipocrisia da nossa parte erguer as sombrancelhas, sacudir os ombros ou cerrar o punho. O Senhor Jesus disse que NÓS tínhamos de ser sal e luz do mundo. Portanto, se a escuridão e decomposição existem, a falha é nossa, e temos de assumir a culpa.”

– Stot, John. Mentalidade Cristã – Posicionamento do Cristão em uma sociedade não cristã. p. 98. Editora Vinde.

“Senhor, não me deixe ser mais um daqueles que apenas reclamam da situação, mas usa-me para trazer as mudanças que queres para este mundo.”

Vinicios Torres

9 thoughts on “Sal e Luz

  1. Avatar Jorge Luiz disse:

    Ótimo, um despertamento para nós cristãos. Sugiro, para que a igreja seja mais despertada, a leitura do livro “De Volta ao Lar”, autora Mary Pride.
    A Paz do Senhor
    Jorge Luiz

  2. Avatar Micherlangelo disse:

    Gostei do comentário em relação aos politicos, a verdade é que existem alguns lá dentro que só estão lá pq fizeram promessas dizendo que fariam a mudança, mas acho que essa mudança ainda não aconteceu.

  3. Avatar Pastor José de Anchieta Xavier Batista disse:

    Quando as mãos de Deus estão sobre você
    O vento pode soprar.
    Te balançar pra lá e pra cá.
    Creia! Você não vai cair!
    Quando as mãos de Deus tocarem você,
    O céu vai descer, a unção
    vai cair sobre a sua vida
    Sinta o poder de Deus,
    abra os seus olhos pela fé e veja,
    Jesus Cristo descendo com
    sua majestade e sua grandeza
    E um coral de anjos cantando
    bem alto em uma só voz
    Anunciando a vitória.
    Ele te diz: ”meu filho contemple,
    a minha glória, sinta a minha unção,
    Pode contar comigo para,
    caminhar só mais uma milha.
    Eu tenho uma obra ainda com você”
    Eu sou o Deus que renova,
    que liberta e transforma a água em vinho.
    Por isso, estou aqui, segure em minhas mãos,
    contigo eu vou andar..
    Deus é contigo! UMA SEMANA ABENÇOADA! BJOS NO CORAÇÃO!

  4. Creio que a analogia do mundo com a casa e a carne não muito apropriada, pois estes são coisas materiais e portanto não dotados de consciência.
    Os profetas do A.T. eram sal e entretanto não conseguiram impedir a corrupção espiritual de Israel.
    Creio que a igreja tem sim uma parcela de culpa pelo estado atual do mundo em que vivemos, por ser mais influenciada pelo mundo que se tornar um padrão para o mundo.
    Entretanto, a culpa não pode ser atribuída exclusivamente à Igreja.

    Paz em Cristo

  5. Avatar Luciano disse:

    Se fosse apenas “não fazer nada” seria algo compreensível. O problema é que o cristão médio (com a desculpa de Cristo, bençãos,etc), está sempre arranjando um emprego público (ganhar o máximo sem fazer muito e depois aposentar (não fazer nada) e continuar ganhando, usando as regras e leis (com aquele papo de obedecer as autoridades locais, ou seja, usando a Bíblia como testa de ferro) a seu favor. Isto alimenta a corrupção, pois todos querem fazer parte da máquina do governo, fazer viagens à serviço público, conhecer lugares diferentes com desculpas que está seguindo a lei, ganham um valor de diária e gastam apenas uma parte (isto não é ilegal, mas é imoral pois a pessoa economiza com o dinheiro dos outros). Isto está causando mais mal à sociedade do que fazer nada, pois as pessoas estão vendo os cristãos orando fervorosamente para terem uma vida na máquina sem vergonha que é o governo. É tanto desespero por dinheiro, Até parece que cristão precisa mais que os outros. Acabam afastando que poderia vir para Cristo, procurando uma vida mais espiritual, mas encontra nas igrejas apenas uma loucura pelo crescimento institucional, novamente com a desculpa que é preciso ser grande e bonito para atrair mais pessoas. MENTIRA!!!!

  6. Avatar Auize Lucas disse:

    Gostei do comentário.Com relação aos politicos evangélicos,gostaria que fossem crentes em Jesus,e tambem comprometidos e somente com a verdade que é Jesus.Por isto não está dando certo.Quanto ao Sal e Luz, infelizmente está sendo esquecido pelo maioria dos crentes em Jesus, acho que são os muitos afazeres ( estamos fazendo mais e SENDO menos)e aí ALGUNS se conformam com esta ” bestialidade” que vemos todos os dias.
    A maioria esquece que a Igreja somos nós .

  7. Avatar Walter da Mata disse:

    Oportuno!
    Onde está o sal e a luz? Me parece que foi tentando ser a resposta a esta pergunta que os evangélicos se apresentaram para ocupar cargos públicos, até então ocupado por “pecadores”. O lema era: Vamos ser o sal e a luz! Deu errado. Nossa luz não brilha, nosso sal não salga, então de omissos, passamos a ser escarnecidos. Será que o sistema é tão corrompido que infecta quem dele se aproxima, ou sera que nossa identidade com Cristo é tão fraca que não conseguimos lidar com $$$$$$$$$$$$?
    Que me ajude a ser o que preciso ser: sal e luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *