“… e orai uns pelos outros … Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5:16 ARA)
Tenho notado um comportamento que é preocupante. Noto inclusive que sou cúmplice, e não apenas vítima, do problema.
O problema: as pessoas não mais oram uns pelos outros. Tenho visto as pessoas conversarem e muitas vezes até chegam a compartilhar suas necessidades. No máximo tenho ouvido alguém dizer: “vamos lembrar de orar por você”. Quando oram, gastam a maior parte do seu tempo orando por si próprios e por suas necessidades.
Vejo também as pessoas compartilharem coisas boas que aconteceram durante a semana. A conversa toma um rumo positivo e elas se alegram. Mas fica como se tudo aquilo tivesse acontecido por tinha de acontecer e pronto. Poucas vezes se reconhece que a ação e proteção de Deus estiveram em ação. As pessoas não oram para agradecer a Deus o que Ele fez e permitiu acontecer.
Por que não orar agora? Por que não aqui e neste momento? Por que não juntos? Tem medo de que, se começar a fazer isso, vai orar tanto que os outros vão pensar que você ficou fanático?
Quantas vezes as pessoas chegam às nossas igrejas com o coração apertado e tudo o que precisam é saber que alguém se importou o suficiente para apoiá-la em levar suas causas e dores para Deus. Saberem que não apresentaram suas súplicas sozinhas. E não se engane, chamar todos à frente e fazer uma oração coletiva não supre essa carência.
Fique atento, muitas vezes Deus dará a incrível oportunidade de abençoar uma pessoa simplesmente acompanhando até a presença do Pai.
“Senhor, ajuda-me a incluir a oração PELOS e COM meus irmãos na minha lista de hábitos.”
Vinicios Torres
Muito boa mensagem e muito bem lembrado!
Devemos voltar aos bons habitos antigos de
ouvir as necessidades uns dos outros e interceder uns pelos outros. Isso é bíblico e é primordial para aprofundar os relacionamentos interpessoais na Igreja do Senhor, além de fortalecer a fé que o Senhor nos deu para alegrarmos Seu coração paterno.
Que Deus continue ampliando este Ministério.
Um grande abraço
Mensagem de Deus que falou ao meu coração, eu preciso aprender ser um intecessesor, pois quando Oramos por alguem, Deus prepara para nossa vida bênçãos, ele cuida enquanto cuidamos das coisas que pertencem a ele
Já intercedi hj…
rs!
בס”ד
SHALOM
A oracao , que coisa mais linda!!!
A oracao e’ o caminho seguro de se chegar diante do (CORACAO) do SENHOR DO UNIVERSO.
Sera que alguem ja pensou na grandeza que e’voce falar diretamente com o Seu CRIADOR,trazer todos os seus problemas diante DELE, e o previlegio que vc tem de pedir, nao so por vc, mas tambem por outras pessoas ,ELE te permite , e mais ,quando vc intercede por outros D’US NA SUA GRANDEZA INFINITA ,te abencoa mais e mais ,so por esse teu gesto de amor e fraternidade pelo seu proximo,que previlegio.
O mundo precisa de oracao ,nos precisamos de oracao.
Chega a ser desesperador quando uma comunidade nao pode interceder ,pelo seu semalhante nescessitado… e’ triste.
Nao pertenco a nenhuma igreja,pois sou Judia e nem estou em seu paiz,mas meu coracao entristeceu ao ler
todos comentarios.Fico feliz que tenha lideres como vc que nao se intimida e tenta traze-los com os pes firmes na realidade espiritual.
Amado irmão Emilio, também dou aula em escola bíblica, e posso perceber o desinteresse que há da parte de alguns, principalmente jovens. Gosto de tornar a aula interativa, fazer com que todos leiam os versículos de referência, que discutam o assunto, porém muitos se recusam ler os versículos, alegando que não gostam de ler em público. Os que leem e participam discutindo o assunto e fazendo perguntas são sempre os “veterenos” (maduros na fé). Agora a palavra de Deus diz que a oração do justo tem muito poder, portanto ore por mim, que estarei orando por você. Que Deus abênçoe muito sua vida e ministério, fique na paz.
concordo totalmente com esse texto e aparti de agora oremos extantaneamente,como tudo hoje é extantaneo porque não a oração?
Muito bom e oportuno este texto. Esta é a prática de nosso dia-a-dia. As vezes falamos em orar pela pessoa e depois esquecemos, então por que não orar agora para não correr o risco de esquecer nos tornarmos mentirosos?
Paz,
Oração é comprometimento e nos dias atuais quem quer a responsabilidade pela vida do outro? É maravilhoso quando nosso coração se manifesta e oramos pelos mais necessitados, aqueles que estão no deserto e não tem forças para continuar lutando, caem e ficam no meio do caminho, é nosso dever como cristão buscar e cuidar dos feridos, daqueles que se perderam no meio das lutas e se rendem ao inimigo por não conseguir mais reagir. Nossas orações sempre serão ouvidas pelo Senhor, sempre…
Faço parte de um grupo de oração que além de orar pelo grupo também recebe pedidos de oração de outras pessoas e continuamos sim orando, auxiliando e recebendo de Deus nossas vitórias.
Esta palavra é muito verdadeira, muitas pessoas estão precisando ver o amor de Deus através de nós, através de uma oração, um abraço.
Mas tem também o outro lado de pessoas que esquecem que em Salmos está escrito que os ouvidos do Senhor estão atentos ao clamor da nossa voz, e acham que só as orações das outras pessoas é que funcionam. E acabam ficando sempre na dependência ds outros.
No dia que descobri esta palavra, as coisas ficaram diferentes, pois quando vou orar sei que o meu Pai, está com os ouvidos atentos para a minha oração, ás vezes posso imaginar o meu Pai com “”as mão nas orelhas”” rsrsrsrs, para me escutar melhor.
Eu amo Jesus! Ele é demais.
Mas voltando ao assunto, este versículo nos acentiva a orar pelos irmãos, muitos vezes eles estão passando por certas situações, que precisamos usar a nossa fé para ajudá-lo.
Deus te abençõe
Com a permissão do Adilson, faço minhas as palavras dele, reproduzindo o texto.
“Amado irmão, é muito oportuno o seu devocional. Vivemos tempos em que todos parecem se interessar apenas por louvor. Qualquer apresentação de um grupo musical evangélico é capaz de lotar igrejas, praças e até estadios de futebol. Agora quando se trata de reunião de oração e até mesmo de escola bíblica, são os mesmos gatos pingados de sempre. Quando uma igreja de 200 membros consegue reunir 20 pessoas numa reunião de oração ou numa escola bíblica é motivo de jubilo. Sem querer ser drástico, o que vejo é que a mundanização da igreja segue a passos largos. Que Deus o abençõe e o Espirito Santo continue a ti inspirar cada vez mais”.
Obs: Seciono em escola dominica e sinto na pele o que é o panorama hoje. O desinteresse é tanto que os “gatos”pingados” nem o assunto da lição anterior guardam na memória. Sentam nó atrás, como se tivessem aversão ao assunto. e não adianta apelar para que venham a frente, porque o máximo que fazem e mudar um ou dois bancos à frente.
LAMENTÁVEL!
“Quando o Filho do Homem voltar, porventura achará fé sobre a terra”?
Prezado Pr.
Este é um lembrete muito bom que precisa ser reforçado, porque incluir outras pessoas em nossas orações, deveria fazer parte do nosso cotidiano, tenho observados que nos grupos onde participo, esta atitude é habitualmente utilizada, quero aprender eu, a ter estas atitudes louváveis.
Abs.
José
Caros,
Vcs me fizeram chorar ao perceber o meu egoísmo da Igreja do SEC XXI…mudarei, orarei , intercederei…
Deus vos abençoe e sustente os que necessitam da intercessão…
Paz!
Vinicios, é verdade, as vezes penso que passamos por um período de esfriamento. O mundo secular, nos envolve com tarefas e afazeres que muitas vezes esgotam nossas forças físicas e nos denotam uma grande fadiga mental, por que não dizer, um esvaziamento…Assim, se não buscarmos em DEUS forças para romper esse ciclo, ficamos nesse marasmo espiritual. Que nossa oração, seja sempre no sentido de o Senhor Jesus nos acrescer da sua sabedoria e entendimento e o mais Nele conseguiremos vencer. Que Ele coloque em nossos corações a cada dia um amor maior pelas vidas, a oração será uma consequência disso. Amém!
A Paz do SENHOR,
Este artigo veio para nos alertar que a peça principal de comunicação com Deus é a oração.
Portanto devemos cada dia mais buscar a sua presença nas nossas vidas e nas vidas dos nossos irmão.
A Paz do Senhor.
É muito importante termos a conciência que devemos orar uns pelos outros, pois Deus diz amaras o seu próximo como a si mesmo, as vezes as pessoas não entendem ou finge que não sabe o que quer dizer.
Bom Dia! Que as Graças do Senhor estejam com todos!!
Realmente, o egoismo a individualidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do ser humano; além de não lembrar de orar pelos necessitados, esquecem das milhares de bençãos que recebem DIARIAMENTE; sim esquecem de louvar e agradecer….acham que é completamente normal até que alguma diversidade acontece; aí sim vem o clamor o desespero;”Será que
DEUS esqueceu-se de mim?”
Bom dia, graça e paz.
A questão vai além da oração, posso falar isso por mim mesma. Muitas pessoas sentem necessidade de ter uma companhia ajudadora nessa caminhada que é servir a Deus e não há isso nas igrejas, muito dificilmente você encontra um ‘habilitador’, aquele que há de passar para você experiências úteis de crescimento.
O que se vê hoje nas igrejas é um movimento ‘social’ afim de manter as pessoas no local, muitos eventos, festas, reuniões, etc. Mas o apoio espiritual falta e muito e a questão da oração é o ponto de partida para uma verdadeira comunhão entre os irmãos.
Amado irmão, é muito oportuno o seu devocional. Vivemos tempos em que todos parecem se interessar apenas por louvor. Qualquer apresentação de um grupo musical evangélico é capaz de lotar igrejas, praças e até estadios de futebol. Agora quando se trata de reunião de oração e até mesmo de escola bíblica, são os mesmos gatos pingados de sempre. Quando uma igreja de 200 membros consegue reunir 20 pessoas numa reunião de oração ou numa escola bíblica é motivo de jubilo. Sem querer ser drástico, o que vejo é que a mundanização da igreja segue a passos largos. Que Deus o abençõe e o Espirito Santo continue a ti inspirar cada vez mais.
Faço minhas as palavras finais deste texto: Eu oro pela mesma causa: Senhor, ajuda-me a orar mais por meus irmãos e com eles.
Eu oro em nome de Jesus, amém!
Muito bom este lembrete. Deus é nosso ajudador, consolador, provedor…É Ele que vai à frente e é Dele que tudo nos vem.