Vinicios Torres

Liderando Com o Coração – Cuidado com os Liderados

“Então disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores… então pus o povo, por famílias… dispus-me e disse… não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.” (Neemias 4:10-14)

Algum tempo atrás, uma amiga da família nos contou uma situação que aconteceu. Ela estava passando um período familiar difícil pois o marido estava com problemas de saúde e um filho, dependente de drogas, estava em crise. Por isso, acabou ficando uns dois meses sem participar das atividades da igreja. Um domingo ela fez um esforço e foi ao culto. Quando estava entrando na igreja, o seu supervisor de célula chegou para ela, sem lhe perguntar nada sobre o que estava passando, e disse: “Então, a sua célula já está pronta pra multiplicar? A multiplicação tem que ser este mês pois temos que atingir as metas!”. E continuou andando sem nem dar a ela tempo de responder.

Neemias tinha uma meta: restaurar os muros e reedificar a cidade. Ele dependia das pessoas para isso, pois não poderia fazer isso sozinho. Na verdade não faria sentido fazer isso sozinho, pois o objetivo era restaurar a cidade para que essas mesmas pessoas vivessem nela e glorificassem ao Senhor com suas vidas ali. Mas a sua meta não obscureceu a sua visão para as necessidades das pessoas.

Ele foi alertado para o fato de que as pessoas estavam sobrecarregadas e ele sabia das ameaças de serem atacados durante a reconstrução. Tendo isso em vista, ele reestruturou o trabalho de maneira que as famílias ficassem juntas. Isso teve dois propósitos (1) ter as famílias juntas dava aos trabalhadores a certeza de que estavam seguras, pois estavam debaixo do seu olhar (2) motivava o trabalhador a defender o lugar onde estava com mais ânimo. Depois de fazer esta reestruturação, Neemias animou ao povo, estimulando-os a confiarem no Senhor e lutar por suas famílias, que eram o que de mais precioso tinham.

Já frequentei igreja onde os jovens eram ensinados a ignorar os seus pais para correrem atrás de atingir as metas. Conhecemos pessoas que deixaram de participar da vida e dos eventos da família para ficarem onde os seus “líderes” determinavam. A justificativa? Tinham que trabalhar para o crescimento do reino. O problema era que não ficou muito claro de quem era o reino que estavam construindo.

O verdadeiro líder sabe que tudo que se faz visa atingir as pessoas. As instituições são criadas para servir as pessoas e as primeiras pessoas a usufruírem do que está sendo construído deveria ser as que participaram da sua construção. Atingir meta sem que todos os que contribuíram sejam abençoados e terminem melhores do que começaram é fracasso do mesmo jeito que se não atingisse.

Pode até ser que no nosso sistema injusto (e algumas igrejas estão implantando sistemas muito injustos) de avaliação acabemos promovendo aqueles que atingem metas apesar de abusarem de outras pessoas para isso. Mas não significa que Deus olhe para essa situação e aprove. Na verdade, se você ler bem a Bíblia verá que esta atitude é condenada.

Neemias sabia que a sua mão de obra era justamente as pessoas para quem a cidade estava sendo reconstruída. Ele tratou de adequar o plano de trabalho para eles tivessem segurança e motivação.

Lembre-se, você só é líder se tiver alguém que o segue e que o ajuda a executar seus sonhos. Você só será líder de verdade se o sonho realizado também puder ser usufruído por aqueles que o ajudaram. Caso contrário, você só estará usando eles.

“Senhor, ajuda-me a ser honesto comigo mesmo e me avaliar se, como líder, eu tenho sido cuidadoso com as pessoas que têm me ajudado a construir o sonho que me deste.”

Vinicios Torres

7 thoughts on “Liderando Com o Coração – Cuidado com os Liderados

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Vinicius:

    Às vezes ocorre de a pessoa ser escrava de metas. É imperioso alcançá-las, custe o que custar. Neemias, contudo, me ensina que devo, primeiramente, atentar para as pessoas que estão ao meu redor, conhecer suas inquietações, nutrir sua alma. Depois, sim, buscar os objetivos, metas e afins. Belo exemplo que Neemias nos deixa.

  2. Avatar lilusch disse:

    בס”ד
    Neemias e’ o retrato de muitos dos nossos lideres…hoje.
    Afuncao dos lideres de Israel( de Neemias e hoje) era e e’ de proteger o Povo de Israel.
    B”H Temos uma nacao onde vivemos seguro.Israel nao esta so’ na biblia ela existe e e’ real.Eu vivo aqui com meus filhos e filhos dos meus filhos que nasceram nessa terra da promessa do TODO PODEROSO.
    Israel e’ a prova viva da Lideranca do Poder das Maos Maravilhosas de D”US.
    Toda lideranca seja ela familiar ,religosa ou politica tem que ter regras
    Aprecio muito este tipo de lideranca com honestidade, afinal um lider spiritual
    tem um grande compromisso com muitas almas sob sua lideranca.
    Hashem esteja dando o amor , sabedoria p todos os lideres.

  3. Avatar Roger Fernandes disse:

    muito bom, irmão Vinicios !!!

    q Ele continue ministrando por meio de sua vida !!!

  4. Avatar Rodrigo Fros Santos disse:

    Uma das maiores dificuldades dos líderes é diferenciar: Servir a Deus e Servir a Igreja, muitos servem apenas a Igreja só o administrativo e não mais o corpo.

  5. Lendo o texto da mensagem de hoje causou-me grande tristeza. Há tempos que venho observando o comportamento de muitos irmãos, em especial de alguns líderes na igreja onde congrego, e observo que muitos tem um grande propósito em suas vidas: o de agradar primeiro o Pastor e depois, se tiver tempo, de agradar a Deus.
    Essa inversão de valores é terrível, pois destrói o maior valor que Jesus nos ensinou, ou seja, ide e levai a Palavra a toda criatura, a fim de que sejam salvas.
    Infelizmente, para muitas pessoas vale mais conquistar cargos na igreja do que salvar vidas. E, o pior, muitas não estão nada preocupadas com a vida de seus semelhantes, querem apenas o poder terreno e que se dane o resto.
    Está faltando amor as pessoas e uma busca maior de Deus em suas vidas.
    Observo que tem gente que larga a família para se dedicar apenas com o “crescimento da igreja”, quando deveriam ter em mente que a verdadeira igreja começa em suas casas. Há um grande equívoco por parte destas pessoas, pois confundem o templo, que é apenas físico, com a verdadeira igreja que é a reunião de todo o povo de Deus.
    E tem mais, tem Pastor preocupado com o crescimento de sua igreja física em todos os sentidos, no número de membros e em construir templos cada vez nmaiores, não se preocupando com aqueles que necessitam ter um encontro genuíno com Jesus Cristo.
    Tem igrejas que estão preocupadas em efetuar missões em outros países e saem contando a todos que estão evangelizando povos e se esquecem daqueles que estão ao seu redor. Tudo isso é muito triste.
    Por isso causa-me tristeza em ver um líder de igreja buscando apenas o crescimento de números de participantes e não preocupados com a vida daqueles a quem Deus colocou para ensinarem e confortarem nos momentos de dificuldade. Aliás, quando se deparam com essas situações fogem tal qual o diabo foge daqueles que buscam a Jesus Cristo.
    É para pensar e mudar o modo de agir.
    Temos de orar e jejuar mais e mais para que Deus envie líderes compromissados com a obra que é a de levar a Palavra e confortar os necessitados.

  6. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia! Esta deve ser a meta primordial do líder: Cuidar de pessoas, para que sejam edificadas e possam edificar outros no Reino. Que Deus continue atendendo sus orações.

  7. Avatar Conceição Pousa disse:

    Sábias palavras, em momentos difíceis no que também tange o cuidado do rebanho. Alguns lugares têm a preocupação com várias atividades em detrimento de se zelar pelo bem estar espiritual e comunhão do povo de Deus. Parabéns por ter olhos para ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *