“Persegui os inimigos e os alcancei, os consumi os atravessei, aos pés do Senhor caíram, não mais se levantaram” (Trecho de uma música evangélica)
Se você está acompanhando as duas últimas mensagens pode não ter visto a relação entre a primeira (Aos inimigos… amor) e a segunda (Aos inimigos… amor 2). Vamos ver se conseguimos mostrar como elas se encaixam.
Se você observar a área de comentários da primeira mensagem (Aos inimigos… amor) verá que quase todos associaram nossos inimigos com o Diabo ou os demônios, lembrando de Efésios 6:12, onde Paulo fala que a nossa luta não é contra carne e sangue. Ou seja, nossos inimigos hoje são espirituais.
Não nego a existência do Diabo e seus anjos, nem da realidade da sua influência, mas permita-me fazer alguns questionamentos:
- Se nossos inimigos são os demônios, onde, na Bíblia, está escrito que eu tenho de persegui-los?
- Onde Jesus ou os apóstolos deram exemplo de que eles iam atrás dos demônios para atravessá-los e destruí-los?
Sabe o que é curioso? O que vejo é a Bíblia afirmando que Jesus veio para destruir as OBRAS do Diabo (1 João 3:8) e não o próprio.
Quais são as obras do Diabo? A pobreza, a fome, a prostituição, a corrupção, os vícios e todas as mazelas que assolam a humanidade e destroem a imagem de Deus no homem e o afastam da revelação do amor de Deus em Cristo. É contra essas coisas que devemos lutar.
Mas sabe o que nós fazemos? Brincamos de fazer batalha espiritual confortavelmente dentro das quatro paredes das nossas igrejas.
Alguns anos atrás estive em uma igreja onde o líder mandou que todas as cadeiras fossem amontoadas no centro do salão e que as pessoas formassem um círculo em volta delas. Então, em fila indiana, as pessoas andavam em círculo, repetindo as palavras de ordem que o líder gritava no microfone: “Diabo, fora daqui! Diana, fora daqui! Fulano e beltrano, fora daqui!”. Depois de mais de meia hora de marcha e de mandar embora demônios cujos nomes nem sabia que existiam, as pessoas bateram palmas com o líder afirmando que o trono do Diabo estava derrubado naquela cidade.
Sabe o que aconteceu depois?
Nada.
As pessoas continuaram as mesmas e os problemas da cidade também.
Experimente fazer batalha espiritual de verdade indo à favela para evangelizar as pessoas e ajudá-las a vencer o círculo vicioso da fome e da violência. Rapidamente, você descobrirá que os seus inimigos espirituais usarão de pessoas para lhe fazer oposição. Eles o perseguirão, o caluniarão e mentirão a seu respeito (Mateus 5:9-16) para fazer com que você desista da sua missão.
É nesse momento que você descobre o paradoxo que estamos tratando: temos um inimigo invisível que usa de pessoas de carne e osso para nos atingir. O que devemos fazer?
Segundo a Bíblia, devemos nos humilhar diante de Deus e resistir ao Diabo (Tiago 4:7). Resistimos ao Diabo não entrando no jogo dele. Ele opera por meio da violência, da vingança e do orgulho. Resistiremos a ele agindo de maneira contrária à sua provocação.
Devemos amar as pessoas que o Diabo usa para nos atacar, abençoar aquelas que ele usa para nos amaldiçoar, ajudar aquelas que nos acusam de que estamos ali por qualquer outro interesse que não o amor de Cristo por elas. É justamente essa a oportunidade de fazer a diferença praticando o que Jesus nos ensina no Sermão do Monte (Mateus 5:1-6:34).
Aos inimigos espirituais devo resistir, às pessoas que se declaram minhas inimigas devo amar. É por isso que não consigo cantar a música.
“Pai amado, dá-me a humildade necessária para depender de ti sempre que precisar resistir ao inimigo e para amar as pessoas.”
Estou pasma! Nunca alguém tinha sido tao claro em relacao aos nossos inimigos espirituais. A diferenca entre as obras do diabo e o proprio, e sobre quem o a que devemos combater. Obrigada pelas tao providenciais. Que Deus o abencoe!
Parabéns pela relação entre o “Aos inimigos… amor” e o “Aos inimigos… amor 2”. Com toda sinceridade concordo plenamente que devemos amar as pessoas usadas pelo inimigo_o que não é fácil_ e resistir, sim, resistir ao diabo e não, persegui-lo.
Que Deus continue te usando e te abençoando!
no salmo 18.37,38
persegui os meus inimigos,e os alcancei:não voltei se não depois de ter consumido.
atravessei-os,de sorte que se não puderam levantar: cairam debaixo dos meus pés.salmo do servo do Senhor Davi, que disse as palavras desse cântico, no dia que o Senhor o livrou de todos os seus inimigos e das mãos de Saul.antes de saquearmos o território do inimigo,precisamos primeiro amarrar o valente que está atuando nas vidas e ai saquearmos o seu território.a nossa luta não é contra a carne ou sangue mais contra os inimigos que tem levado vidas a prostituição, corrupção etc.
graça e paz pr. tenho mim alimentado dos seus sermoes, estando eu em moçambique sou missionaria, como aqui quase nao se ver este tipo de trabalho sobre batalha expiritual, nos estamos lutando sempre com as ostes do inferno e precisamos muito de estarmos revestidos das armaduras de Deus, louvo ao senhor pela sua vida. que tem cido tao usado por Deus pra nos encinar a confiar unicamente naquele que tudo pode, ore por nos aqui, Deus os abençoe
Irmãos, Zc 4:6 – Mt 6:33; 1 Co 3:16 ; Precisamos orar pelos irmaos que nao tem a visao do Reino de Deus, orar para que nos mesmos nao sejamos vitimas do engano, pois continuamos desobedientes muitas vezes e nos separando de Deus por nosso livre arbítrio. Que possamos continuar a levar a palavra de amor de Cristo. Jo 3:8 e Jo 15:5.
Deus abençoe a todos nos
Querido, me lembrei da Palavra.
a nossa “função” é r e s i s t i r, e ele é que fugirá de nós.
olha a mensagem é perfeita, exceto o fato de que a frase de uma musica é na verdade um versículo: Sl 22:38, que antes de ser citado nos salmos é citado em 2Sm 22:41.
existem ainda outra citaçãoes mais fortes; ” e deste-me o pescoço dos meus inimigos, daqueles que me tinham ódio, e os destruí.
Além disto a palavra contém 260 referencias a palavra inimigos e muitas delas profetizando a destruição deles.
O problema não é cantar e regozijar sobre a destruição dos inimigos, é saber verdadeiramente quem são eles.
Achei bastante oportuna a mensagem do irmão, vivemos uma época em que o diabo está atacando como nunca e usando armas de todos os tipos e pessoas de todos os lugares, inclusive crentes professos, ele tem usado a tática do envolvimento, lançando pensamentos (dardos) nas mentes incautas e isso vai se espalhando e a divisão acontece e o corpo enfraquece. Outra arma que o diabo tem usado com muita intensidade é a mídia de todas as formas, mas principalmente a televisão, hoje são muito poucos ou quase nada o que podemos assistir na tv, mesmo os noticiários não passam de uma forma de propaganda dos trabalhos executados pelo diabo, usando pessoas é claro, pois ele próprio não tem comunhão com o mundo físico, existem programas evangélicos na tv que são uma benção, mas a maioria é mercantilismo puro em nome do evangélho, o pior é que tem gente que acredita não é?
Acho que antes de ficarmos debatendo sobre caminhos que leva nada a lugar nenhum, precisamos ser mais nobres, assim como nossos irmãos bereanos e vivermos a bíblia na forma plena do amor de Cristo.
Tem gente preocupada em saber se Adão tinha humbigo, ja pensou?
Não sou escritor e as vezes não consigo me expressar bem, mas estou tentando dizer que o nosso inimigo espiritual é inteligente e abusado e usa tudo e todos quanto puder para fazer estrago. “Quem não ajunta espalha” e “quem não é por nós é contra nós”.
Não há meio termo, quem é de Cristo é amigo, quem não é de cristo é do diabo e, portanto inimigo, e devemos sacar nossa espada do espírito e cravar neles de forma que chegue até suas juntas e medulas e matar neles o inimigo e fazer nascer o Amigo mais chegado que um irmão, daí eles sairão debaixo das marquizes da miséria humana e seremos a mudança que queremos ver no mundo.
“Senhor Jesus, da-nos humildade e sabedoria para vivermos a tua palávra, de forma a contaminarmos as peessoas a nossa volta. Amém.
Valdir Damada
damada@gmail.com
Olá
gosto muito das mensagens,leio todos os dias.
Mas hj tive q vir comentar aqui.
A mensagem está perfeita,parabéns!
Eu estou cansada de ver tanta batalha espiritual,adoração extravagante e mais um monte de “modernidades” q o povo insiste em inventar.
Parece q sempre tem q ter algo novo e diferente,a simplicidade do evangelho parece não bastar.
Vejo as pessoas cantando,ministrando,afirmando
frases q não encontro na palavra de Deus,pelo contrário.
Q Deus continue te abençoando irmão.
Abraços
Giovana Mathos
O crente tem que ser firme na rocha, para poder amar os inimigos, pois é uma misão muito importante na vida do Cristao.
Devemos pedir forças toda hora oa Senhor Deus, para enfrentarmos o nosso inimigo, mas com Jesus Cristop venceremos. as obras do inimigo, foram esmagada aos pés da CRUZ, Em Cristo Jesus somos mais do que vencedores.
Olá, Vinicios, a Paz do Senhor seja convosco!
Perfeita sua mensagem! Concordo plenamente.
O pastor da minha congregação costuma brincar conosco, dizendo que o toureiro sempre ganha do touro porque o touro persegue a capa vermelha e não o próprio toureiro… se o touro mirasse no toureiro, seu final seria diferente…
Com essa ilustração ele nos desafia a lutar contra o “toureiro” (Satanás) da nossa vida, ao invés de lutarmos contra as “capas vermelhas” (as pessoas) que ele usa para nos atingir.
Vamos vestir nossa armadura espiritual todos os dias e parar de brincar de batalha espiritual… não é fácil, mas Jesus já nos garantiu a vitória quando morreu na cruz do Calvário!
Que Deus o abençoe e lhe proporcione uma semana repleta de vitórias, em nome de Jesus!
Abraços,
Andrea Russar Rachel