Vinicios Torres

Talentos

“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:21)

A parábola dos talentos revela uma lógica que, por incrível que pareça, não é percebida por todos. Muitos comparam o senhor da parábola a Deus e os talentos, neste caso uma quantia em dinheiro, com os recursos, dons e talentos que nós recebemos na vida.

A maneira que utilizamos estes recursos determinará os resultados que alcançaremos na vida.

Se você observar, tanto o que recebeu 5 talentos como o que recebeu 2 talentos tiveram o mesmo desempenho, conseguiram dobrar os valores que receberam. Enquanto o que recebeu 1 talento nada fez com ele.

Muitas pessoas reclamam da vida e acham-na injusta, pois se comparam a outras pessoas e ficam dizendo que se tivessem recebido o que elas receberam poderiam ser diferentes. Se fossem tão bonitas como elas são, se morassem naquela casa ou naquele bairro, se dirigissem aquele carro, se fossem filhos de outros pais, se tivessem aquela voz ou aquele dom.

Essas pessoas ficam focalizadas naquilo que não têm e usam isso como desculpa para sua falta de desempenho e compromisso.

No entanto, a atitude que Deus espera, refletida na parábola pelas palavras do senhor, é que se use com coragem, ousadia, responsabilidade e fé aquilo que temos, independentemente de quanto isso nos pareça pouco ou muito.

Caso não possuamos o talento que desejamos, utilizemos o talento que possuímos. Focalize o que você pode, e não o que não pode, fazer.

“Senhor, perdoa-me por reclamar que o que tenho é pouco e não usá-lo corretamente. Ajuda-me a usar todo o potencial que colocaste em mim.”

Vinicios Torres

9 thoughts on “Talentos

  1. Avatar disse:

    Olá Vinícios!

    A murmuração (reclamação) é mesmo coisa grave. Vejamos:

    Numeros 14 (NVI)
    26 Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão:
    27 “Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores.
    28 Diga-lhes: Juro pelo meu nome, declara o Senhor , que farei a vocês tudo o que pediram:
    29 Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim.
    30 Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
    31 Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram.
    32 Os cadáveres de vocês, porém, cairão neste deserto.

    E as recomendações de Pedro sobre como devemos agir:
    1 Pedro 4 (NVI):
    7 O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração.
    8 Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
    9 Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.
    10 Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

    Ênfase no versículo 10.

    Nem preciso fazer comentários, né? 😉

    Abraços!
    Daniel Gava
    IPI Jd. Eulina
    Campinas/SP

  2. Avatar MARCO ANTONIO HENRIQUES disse:

    Que o SENHOR ilumine a tua vida.E que sempre te presenteie com palavras de unção

  3. Avatar Adauto disse:

    este texto é a pura verdade de nossos dias, precisamos usar melhor os 10%, que Deus nos deu de nossa mente. só assim iremos melhorar nosso relacionamento com ele . Deus nos ajude

  4. Avatar Lisandra disse:

    É verdade!!!
    Assim como essa passagem, sempre lembro do gadareno… Enquanto usamos alguém como parâmetro (seja nos talentos ou o endemoninhado de Gadara) não “precisamos” ou não “temos tempo” pra olharmos pra nós mesmos…
    Gostei da msg.
    Que Deus continue te abençoando.

  5. Avatar Walter da Mata disse:

    Amigo, viste bem!
    Não é raro eu ter desculpas ou pelos menos algumas “justificativas” para pouco empreendimento. Que Deus me ajude a ser eficiente e eficaz em administrar o que ele já depositou em mim, não pela perspectiva de receber mais, mas pelo fato de buscar a fidelidade no que já recebi. Entrar no gozo do Senhor não foi por quantidade, mas por fidelidade.
    Walter

  6. Avatar disse:

    OLa Meu irmão, quero muito agradescer a você pela maravilhosa mensagem, que muito me animou essa manhã.
    De fato as vezes percebo que meu coração esta atolado em uma profunda ingratidão, justamente por não enxergar as pssibilidades que DEUS ja tem me dado para ir alem.
    DEUS é maravilhoso e sábio, conhece meu coração e sabe exatamente o que preciso e de minha capacidade.
    Obrigado pela escritura.
    QU NOSSO DEUS CONTINUE USANDO SUA VIDA .

    GRAÇA E PAZ.

  7. Avatar disse:

    Deus e´ oniciente onipresente onipotente.Conhece todos os seus filhos,sabe ate quantos fios de cabelo nos temos, antes de falarmos ja sabe as palavras que vamos pronunciar. Nos escolheu antes de sermos gerados. Entao vamos aceitar e agradecer tudo que recebemos gratuitamente e com muito amor fazer o que nos foi encaminhado.estamos aqui nesta terra para cumprir nossa missao nada e nosso tudo pertence ao nosso pai celestial somos seus mordomos agentes e temos que administrar tudo com a maxima perfeiçao. De o melhor de vc para quem te deu a vida.DEUS ABENÇOE A TODOS.

  8. Avatar Iara disse:

    Bom dia Vinicius,

    Há um bom tempo vinha reclamando da vida e das coisas que queria e não conseguia.

    Quando tomei a atitude certa! A cada reclamação que surgia na minha mente eu agradecia a Deus.

    Hoje não penso mais como antes e agradeço sempre a Deus prq sei q todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam!

  9. Avatar cristiane disse:

    Vinicius
    essa semana não reclamei,
    mas fiz perguntas a Deus que me respondeu prontamente através da sua mensagem. Agradeço a Deus e a você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *