“A fé é a certeza das coisas que se esperam” (Hebreus 11:1)
Recentemente ouvi uma frase que me chamou a atenção e que me fez pensar durante alguns dias. Alguém atendeu o telefone perto de mim e respondeu a uma pergunta do interlocutor de uma maneira curiosa. A pessoa perguntou-lhe se ele iria participar de um evento que iria acontecer dentro de umas 4 semanas e recebeu como resposta a seguinte frase: “Não vai dar, naquela época eu não vou ter dinheiro.”
O que me chamou a atenção foi a maneira determinada como a pessoa disse que não terá dinheiro. Estava decretado. Não havia brecha para mudança na situação. Eu percebi que aquele era um exercício de fé… ao contrário.
Quantas vezes nós não fazemos isso? Desistimos de algo antes mesmo de começarmos, abandonamos um desafio sem nem ao menos tentarmos. Olhamos para o futuro e anulamos o que poderia ser.
Ao afirmarmos a impossibilidade do futuro acontecer acabamos por trazer para o presente uma série de conseqüências: desânimo, porque permanecer animado se não adianta? fraqueza, porque se fortalecer se não trará resultado? comodismo, tudo vai ficar como está pois o futuro não mudará.
Um pensamento interessante a respeito desse assunto é que se crermos que pode acontecer, a chance de acontecer é maior mas não é garantida; mas, se crermos que não pode acontecer, temos 100% de garantia que não acontecerá. Qual você acha que será o resultado do vendedor que, ao ver o cliente entrar na loja, pensa: “Xi, para esse aí não vou conseguir vender nada.”
Precisamos vigiar nossos pensamentos e palavras e analisá-las se estão servindo para alimentar a nossa fé de maneira positiva ou se estão na verdade servindo para boicotar a realização dos sonhos e metas que Deus tem colocado em nossos corações.
“Senhor, como disse Davi,põe um anjo à minha boca para que eu não fale palavras que destruam a minha própria fé.”
Vinicios Torres
Isso é uma grande verdade, o poder da palavra funciona mesmo, Pv.18.21 diz “A vida e a morte está no Poder da lingua, quem bem dela ultiliza ,comerá do seu fruto.
Se nós tivessemos fé em Deus, assim como nós temos nas coisas erradas, não precisariamos mais de fé.
Quem pode dizer se é certo ou errado ou o que é certo e errado, o que poderiamos ter como base ou o que determina aparentemente isso seriam os resultados, mas nem isso pode dizer veja o seguinte.
Na nossa mesquinha e humilde visão, seja emocional, espiritual, mental, achamos que uma pessoa, principalmente criança que esta numa cadeira de rodas, mas usar o termo popular aleijada, nos sentimos chocados, nos perguntando o que, como, porque aconteceu ou acontece isso, nós comparamos com pessoas que são ruins e que não é justo uma criança por ex nascer com este problema, estes sentimentos denota uma ação negativa, tudo que não é saudável achamos como errado, como que não presta, e uma pessoa assim neste estado é uma pessoa incapaz de realizar certos movimentos, é uma pessoa com problemas porque todo problema tem um mal por traz, é o que se prega, mas veja só, as vezes não entendemos os designios de Deus, pois ele mesmo disse que ninguem pecou, ao falar com o homem da mão ressequida, mas que era pra gloria de Deus.
O que entendemos para Gloria de Deus é ver a pessoa curada, mas as vezes a Gloria de Deus esta em justamente deixar a pessoa como esta, pois ela ira atrair outras pessoas como sua familia por ex, a ter mais amor, mais compreensão, a levar mais humanidade, mais perdão aos parentes, vizinhos, amigos de comunidade, que os resultados que consideramos essenciais para dar uma conotação de certo ou errado, nem sempre são aqueles que achamos o melhor, pois os propósitos são muitos e nem temos noção do tamanho do propósito.
São muitos os exemplos.
Que Deus nos abençoe, e nos ensine a cada dia, aliás ele ensina esta em nós aprender ou não.
Voceis estão de parábens,gostei muito.
Já fiz muito isso,e realmente,precisamos pensar mais antes de falar.
Obrigada.
raquel.
Para mim quem tem pensamento negativo está vivendo uma fé contrária a vontade de Deus.Meus irmão em Cristo Jesus, penso eu, que quando já estamos com nosso orçamento pronto sem perpectivas de abundância,temos que redobrar nossos esforços obviamente confiando em Jesus, começando como se fosse seu primeiro dia de trabalho todos animado e Feliz com pensamento positivo ( FÉ ) auto estima elevada. Somente assim nós teremos Fé para falarmos com certeza que estaremos realizando nosso projeto futuro.
Deus abençoe. Giovani Machado
Lembrou-me um texto curioso do livro de Jó:
“Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.” Jó 3. 25
Acho o comentário do autor extremamente equilibrado. No mundo evangélico de hoje onde a maioria dos pensadoresestão nos extremos “ou Deus não faz mais milagres ou, venha para um festival de milagres”, precisamos de pensadores como este.A Fé é inteligente. Eu planejo, mas entrego a Deus o produto final.
Essa mensagem traz uma realidade a qual se retrata na minha vida, muitas vezes me vejo nessa situação de negação aos planos de Deus achando que nada dará certo. Mas com muita oração e vigiando os meus pensamentos isso muda.
Como só Deus pode fazer, essa mensagem chegou na hora certa. Ás vezes ficamos tristes quando não contemplamos nosso planos acontecendo, é bom lembrar que Deus cumpre as suas promessas na hora em que Ele quer….precisamossomente confiar.
Achei a mensagem muito interessante, precisamos refletir muito sobre a nossa fé, e essa mensagem nos incentiva a isso.
Que tal um livro com mensagens assim?
Achei interessante a ilustração bem como a aplicação. Com certeza muitas as vezes perdemos a fé, e desistimos da alvos, projetos e metas.
Contudo quero salientar um ponto na resposta desta pessoa. ao dar essa resposta demonstra também um planejamento. Ou seja em algum ponto ou em algum momento atrás esta pessoa fez os seus planejamentos; e percebeu que não teria dinheiro para fazer aquilo que estava sendo convidada; sem ter que se endividar. Isso demonstra que provavelmente esta pessoa já tem o seu orçamento pré-definido para uns 3 a 6 meses no mínimo. Então com o orçamento já estipulado fica mais fácil dizer se vai ter o dinheiro ou não.
O que me faz pensar neste ponto de vista, é que, recentemente escutei uma pessoa dizendo que não teria dinheiro para uma programação que seria quase três mêses a frente. Ao perguntar a pessoa sobre o fato, ela me respondeu que o orçamento dela já estava definido. Ou seja; o que ela ganhava já estava comprometido com aluguel, comida, e mais algumas despezas mensais; e que não tinha sobra para tal despeza.
A atitude desta pessoa demonstra falta de fé, se pensarmos que em algum momento Deus pode suprir, através de um presente, uma oferta, um bom samaritano, ou através de outras maneiras; mas esta atitude também demonstra um imenso controle, e também uma profunda obediência às Escrituras; quando nos ensina a não tomarmos emprestado, e nem se endividar.
A Paz.
Meus queridos:
Eu tenho uam experíência contrária à resposta dada no texto sobre o qual comento.
Nos últimso meses temos vivido em nossa família, um emaranhado de enfermidades…. mas quero ser específica ao falar de minah tia. Em depressão profunda, em estado de pré-coma, sem enxergar, estágio quase vegetativo, depois de visítá-la, falar do amor de Jesus e ela renovar a sua aliança com Deus, falei a uma enfermeira que comemoraria o aniversário da minha tia, em casa.
Diante do quadro que estava a pacient em questão, ela acenou com a cabeça de que não seria possível… não havia esperanã pra minah tia…
Resumo, no próximo dia 28 de outubro, farei uam festa em comemoração ao aniversário de tia Dete. Ela está em casa. Está enxergando, com vida em abundância, recebeu o milagre de Jesus!!!
“Se Deus falou, tá falado. Ele não volta atrás com as suas promessas.”
Isso é fé!!
Devido aos nossos próprios erros, acabamos por perder a pouca ou a fraca fé que pensamos ter.
Se ao levantarmos pela manhã e realmente começarmos a encarrar um novo e maravilhoso dia nos dado por Deus, todo nosso dia será vivido no tempo de Deus, com seus planos e bençãos para nossa vida.
Entregar o dia a Deus, nossas palavras, nossas ações e vontades, com atitudes dignas de quem compreende a palavra, deixada para reflexão e nos cercarmos de sua presença em todas as horas e minutos do dia e da noite, até um novo amanhecer, nos tornará adoradores em espirito e compreenderemos a verdade simples e justa.
Porque nenhuma folha cairá da arvore sem que tenha a permissão do Criador, e nenhuma palavra pronunciada cheia do espirito do Pai voltará vazia.
Precisamos sempre saber o que dizemos, para que o seu reflexo não anule nem atrase as bençãos da promessa em nossas vidas.
Portanto precisamos refletir e entender do que esta cheio o vaso. De honra e louvor ao Senhor, ou de palavras idólatras do mundo.
Todo vaso retem algo, esta cheio, contem o que o coração esta cheio, então não desanime e creia nas promessas!
Seja um vaso de honra, e não de escandalo ou vazio!
A Paz
Achei muito legal a mensagem! É o tipo de mensagem que devemos ler todos os dias para nos fortificarmos, não só como pessoas, seres humanos, mas também na fé, na esperança, na luz divina para assim construírmos uma vida melhor, mais saudável.
Grata
Ana Maria