Vinicios Torres

Oração e Relacionamentos

“Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” (João 13:14-17)

Quero agradecer a todos os que responderam ao nosso pedido de oração. Como foram tantos ficou inviável de responder cada um pessoalmente. Cada mensagem recebida foi importante e todas falaram ao nosso coração. O carinho e a atenção demonstrados nos fizeram perceber que mesmo distantes e, na maioria dos casos desconhecidos, temos muitos amigos que se interessam por nós.

Como mencionei no e-mail anterior, uma das coisas que temos visto acontecer com muita intensidade na igreja de hoje é o uso dos relacionamentos apenas para atingir um determinado fim.

Antigamente (isso é, há uns poucos anos) éramos ensinados que éramos servos de Jesus Cristo, o Senhor, e que deveríamos seguir o seu exemplo e servir ao nosso próximo em amor (João 15:12). Jesus disse que seríamos conhecidos como seus discípulos quando o mundo reconhecesse o amor com que nos amássemos uns aos outros (João 13:35).

Atualmente, somos tudo, de reis e príncipes a administradores e líderes, que temos que conquistar as pessoas para nos seguirem e fazerem parte da nossa “turma” (substitua turma pelo nome que você costuma ouvir). As pessoas devem ser convencidas a obedecerem o método que foi implantado na igreja independente de compreenderem o motivo pelo qual fazem o que fazem.

Não sou contra métodos. Ao contrário disso, estudo processos empresariais e sei a otimização e o aumento da eficiência que um método bem definido pode trazer a qualquer organização. O problema é quando o método substitui o relacionamento na igreja.

O método pode ajudar a encher a igreja. Mas o método não cura feridas, não satisfaz a solidão, não consola a tristeza, não muda o caráter. Essas coisas só acontecem com relacionamentos profundos e amorosos, que geralmente levarão bastante tempo para se consolidarem.

Como você vê esse assunto na sua igreja? Como a sua igreja está tratando para que as pessoas não sintam que caíram dentro de uma máquina?

10 thoughts on “Oração e Relacionamentos

  1. Avatar Ricardino disse:

    Amados irmãos,

    Entendo que o nosso maior problema, é querermos encher os templos a qualquer custo. O que mais vale é igreja cheia, igreja com poucos membros significa “falta de unção”.
    Então, hoje o lider para se auto-afirmar, precisa de mais e mais pessoas no seu ministério, e passa a querer fazer o trabalho do Espirito Santo: convencer do pecado, da justiça e do juízo, o que ocasiona não igrejas cheias, mas, inchadas, igrejas repletas de pessoas mal convertidas, que não entenderam direiro o que é ser um seguidor de Cristo, pessoas que acham que ser crente é só ir às igrejas aos domingos, mas não foram convencidas do seu pecado, não foram transformadas pelo Espirito.
    O Evangelho genuino, puro, sem misturas encontra-se cada vez mais escasso. Não vemos mais com tanta frequencia pregações acerca do pecado, do arrependimento, da vida eterna, mas pelo contrario o que mais vemos são pregações a respeito das bençãos materiais, prosperidade (financeira), etc.
    O Senhor Jesus nos fala claramente: “Onde estiver o seu coração, aí esta o seu tesouro”.
    No evangelho de hoje vale mais o “ter” do que o “ser”, e o apóstolo Paulo nos alerta a não recebermos outro evangelho, além do evangelho da Biblia.
    Não existe ninguem que ame mais a igreja do que Jesus. Deus não precisa de nossa ajuda, nós é que precisamos da ajuda do Senhor para fazer aquilo que Ele nos mandou : Pregar o evangelho a toda criatura. O crescimento da igreja quem dá é o Dono dela.
    Não nos esqueçamos que o nosso Deus não é só um Deus criativo, mas, um Deus criador, se alguém deve criar estratégias para ganhar almas para Jesus que seja o Senhor.
    Que possamos começar hoje a mudar isso, que comecemos por nós mesmos a viver o evangelho de Jesus em nossas vidas.
    Que a abundante graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.

  2. Avatar Estela disse:

    Olá,

    Na igreja em que estou, temos usado o ministério de grupos familiares para termos relacionamentos comprometidos e saudáveis, após alguns anos, optamos por um estilo de grupo familiar de pastoreio, temos um período de estudo da Palavra, mas é na forma participativa, onde todos podem se expressar, o estudo bíblico fica para a EBD. Incentivamos as atividades mais diversas possíveis para que gerem comunhão mais profunda, desde a sair (o grupo) para comer pizza, como juntarem-se em uma casa para ver determinado filme, almoços, festas, etc. mas, todo grupo já passou por aquele momento de ter que parar tudo para chorar junto com alguém, socorrer…temos conflitos também, é claro, impossível não tê-los, quando conseguimos lidar bem com eles observamos que a comunhão se aprofunda!
    É isso! também já estive em igrejas cujo valor maior eram os números!
    Paz abundante à todos!

  3. Avatar Renata disse:

    Nossa, quando le essa mensagem oração e relacionamento lembrei da minha primeira igreja, onde tudo era baseado em métodos. No principio achei ótimo por causa da organização, mas ao passar do tempo percebi que nos cultos o Espirito Santo ficava limitado em Sua manifestação na Igreja, por causa disso comecei a ficar muito tristeza como se os cultos não trouxessem mais paz e alegria em meu coração, ai acabei saindo desta igreja.

  4. Avatar Ester Mendes disse:

    “CONFIANÇA ILIMITADA – Deixa-Me abençoar-te. Necessitas mais da Minha benção do que do auxílio conjugado de todos os seres humanos. Quantas vezes te tenho dito: – Segue-Me ! No entanto, ao invés de seguir-Me, ficas parado ou vacilante, ou ainda pior de tudo, desfaleces na caminhada.O que desejo para ti, é a tua TOTAL realização. É a tua confiança ilimitada em Mim, o que anelo. É o teu amor cedendo, numa espontânea simplicidade, e abrindo os seus canais para que por eles corram as Minhas misericórdias.Se me entregares TUDO, transformarei os teus fardos em bençãos. Provérbios: 3:5 . ”

    Abraços
    Ester

  5. Avatar Josiane disse:

    Achei muito interessante o que o irmão colocou e infelizmente isso tem acontecido muito nas igrejas. Também fico muito triste quando vejo isso, e por vezes o que provoca maiores dores e aumentam as feridas são justamente os métodos, pois em muitos momentos desconsideram as pessoas. Como se os fins justificassem os meios. Cada dia que passa fico pensando como posso demonstrar amor ao meu irmão se me sinto apenas sugada, e usada? Sabe irmão uma coisa eu falo, quando me vejo nessa situação sempre me lembro do que Cristo disse a mulher samaritana, que se ela bebesse da água que ele a daria dela fluiriam rios de águas vivas. Penso nessa palavra e me lembro que o meu amor humano pode esgotar, mas através de Cristo, da minha vida fluirão rios de amor, de misericórdia e compaixão, e por mais que nos sintamos sozinhos, sempre remando contra a maré, nunca me esqueço que Cristo nunca vai me usar, me usurpar, ele sempre vai estar presente e isso me consola. Deus abençõe sua vida e a de sua família.

  6. Avatar Wagner S.A. - Sorocaba disse:

    Amado Vinícius, irmão em Cristo.
    Que Deus continue a fortalecer sua vida e de seus familiares, e assim você possa retomar este ministério tão importante para o Corpo de Cristo.
    Estamos orando todos os dias, para que Deus apresente as soluções para seus problemas, sabemos das muitas dificuldades e que tudo isso são coisas que nosso Deus tem permitido e lhe proporcionarão crescimento, aliás, sempre aprendemos alguma coisa, embora como você mesmo comentou, isso nos faz pensar e às vezes ficamos muito sensíveis em nossos relacionamentos.
    Na igreja da qual sou membro tinha este rotulo de relacionamentos utilitários e fria, por ser uma igreja central e estar a muitos anos na cidade, acaba sendo rotulada desta forma, mas nos últimos meses Deus permitiu que dois acidentes envolvendo membros de nossa comunidade acontecessem, com isso pudemos experimentar o verdadeiro amor fraternal, que embora não vejamos no dia-a-dia esta presente e esta sendo demonstrado por diversos irmão, em favor das famílias afetadas pelos acidentes, e isso tem proporcionado crescimento para toda Igreja.
    Embora seja muito complicado o momento em que esta vivendo, gostaria que soubesse que fazemos parte da mesma família, a família de Cristo e que quando um dos membros da família sofre os demais membros também estão sofrendo e em comunhão com o PAI, para que ELE esteja derramando seu balsamo que nos alivia a dor e o sofrimento.
    Que DEUS abençoe sua vida, seus familiares e em breve você possa estar testemunhando através deste site as bênçãos e oportunidades de crescimento que nosso Deus lhe proporcionou.
    EM CRISTO, Abraçosss de seu amigo.
    Wagner

  7. Avatar Márcio Ruiz disse:

    Concordo com o irmão. Os relacionamentos hoje, são duradouros até se esgotar o interesse. Como se fosse-mos descartados. Mas como isto se revela, a partir do momento, em que vc pensa duas vezes, antes de dar um espaço em seu carro, para levar um irmão do outro lado da cidade sem se importar com os custos. Quanto vc pensa duas vezes, a estender mão para seu irmão o ajudando financeiramente ou materialmente, sem pensar no retorno, ou como tudo fosse um empréstimo. Ou seja, a igreja tem que acompanhar as inovações e métodos, com certeza, mas não deve deixar o materialismo substituir a caridade absoluta, sem querer obter um retorno, ou benefício por isto. Não confundir Networking, com comunidade cristã. No primeiro, todo o relacionamento é focado em algum retorno, e isto é regra deste método. No segundo, é baseado no dar espontâneamente, esperando apenas o retorno do Senhor, com benção espirituais, as demais coisas vos serão acrescentadas.

  8. Avatar Lauri Franca disse:

    Ontem voce usou o termo “relacionamentos utilitários” que definiu brilhantemente a forma como aqueles (poucos) que estão realmente a serviço do reino e dedicam sua vida a servir, são vistos por aqueles(muitos) que somente querem ser servidos pelo reino. Felizmente essa não é a visão de Deus que, em momento algum na bíblia disse que fomos chamados para sermos servidos, mas sim para servir, ou que fomos chamados para sermos amados mas sim para amarmos uns aos outros. Que bom também que Deus “zela pela sua palavra para a cumprir” e diante disso temos certeza de que a recompensa para aqueles que amarem, servirem, pregarem e perseverarem até o fim está reservada para esses servos. É comum, para os servos, quando se vêem em dificuldades, sentirem-se completamente isolados mesmo no meio de uma multidão de “amigos”. O que será que Jesus sentiu quando somente um dos dez leprosos voltou para agradecer pela cura? Que tal fazer essa pergunta a ele?
    Com relação a igreja, verdade é, que cada dia mais se apresenta como um “grande utilitário” que trata descaradamente Deus como Servo e não como Senhor. A que Jesus chamou de raça de víboras? Oque aconteceria se a pregação fosse uníssona em torno da essência do evangelho, a salvação? Oque aconteceria se a igreja tratasse o pecado como pecado e não o mascarasse tão descaradamente como se faz hoje? Que tal levantar os tapetes e ver oque há embaixo? Talvez sobrem somente os doze e Jesus tenha que dizer novamente: Onde estão os outros? Não era uma multidão que comeu os pães e os peixes?
    Quanto a nós, vamos continuar amando e servindo e, no que depender de nós, que a igreja não seja somente um utilitário mas, acima de tudo, útil para a salvação daqueles que quizerem deixar o pecado e viver a plenitude do evangelho de Cristo.
    Não sou um utilitário mas, em que posso lhe ser útil????
    Abraços de seu amigo
    Lauri

  9. Avatar Perseu disse:

    De fato muitas igrejas hj., estão mais para empresas do que para Igreja propriamente dita.

    Percebo a cada dia um esfriamento nos relacionamentos, e uma preocupação em encher os templos sob o pretexto de “alcançar vidas”, que não justifica os métodos.

    É como se preocupássemos com 95% do tempo com uma cerimônia de casamento, e deixassemos apenas 5% para o planejamento das demais demanda qu um casamento exige na vida, como finanças, relacionamento, filhos, bens, etc.

    Tenho visto infelizmente isso. As igrejas estão lotando sim, mas as vidas tem sido verdadeiramente restauradas, regeneradas, curadas, amadas, tratadas, atendidas, admoestadas, discipuladas, e outras adas……

  10. Avatar Fabiana disse:

    Não sei, ñ entendi direito isso, pq na minha igreja o q acontece é q colocamos o foco em Deus, em Nome de JESUS.
    Acho q esta questão de direcionamento da fé precisa ser reavaliada, ñ devemos depositar nossa fé numa pessoa, ou em atitudes, mas sim no poder de Deus sobre nossas vidas, ou seja, abrir nosso coração à Deus e deixar Ele agir. Na nossa igreja ñ conheço pessoas que vivem condicionadas a alguma coisa p/ receber em troca, não, o q acontece é a pura atuação do espírito santo q transforma nossas vidas e naturalmente vamos nos posicionando na vida e mudando nossas atitudes p/ ñ mais pecar…etc, e assim Jesus passa a ser nosso Ministro em nossas vidas!!!
    O q deve prevalecer é o coração aberto e não regras!!!
    Esse é meu conceito…
    Fique na Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!!!
    Amém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *