Mário Fernandez

Educar Filhos

“Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha.” (Provérbios 29:17 NTLH)

Estive há pouco tempo com um casal que enfrenta problemas com os filhos. Entre uma reclamação e outra, acabamos tocando no assunto da correção e ficou bem claro que nunca fizeram nada além de dizer aos filhos o que consideravam certo ou errado. Em resumo, nunca os corrigiram.

Ensinar é válido e necessário pois do contrário os filhos nunca saberão o que os pais esperam e acreditam, mas correção é bíblica e necessária. Há os que defendem e os que são contrários ao castigo físico, com palmadas ou varinhas. Não quero entrar no mérito, mas defendo a posição bíblica de que algo desagradável deve ser infringido para ser correção, pois apenas mandar para o quarto não é bem o conceito (ainda mais se lá tiver TV a cabo e/ou computador).

Se a cada vez que um filho desacatasse seu pai ele fosse realmente corrigido, pelo meio que fosse, hoje não teríamos os escândalos de desacato que vemos nos noticiários. Se os filhos desta geração que aí está conhecessem limites, dados pela correção, haveria mais respeito e menos violência. Se em cada filho houvesse mais temor do Senhor, o mundo seria outro.

O Senhor já nos avisou de que os últimos dias seriam tempos difíceis, com pessoas de temperamento e caráter distorcidos do plano de Deus. Mas nem por isso temos o direito de desistir, até porque a correção é sim um ato de amor para com os nossos filhos. Quando a Bíblia fala em eles serem motivo de orgulho, refere-se a uma escala de valores onde o que foi alcançado era o que se desejava.

A grande verdade é que a maioria dos filhos hoje não é criada pelos pais, que se resumem a dar-lhes casa e comida, pagar as despesas e de vez em quando exibi-los como trofeuzinhos bonitos aos amigos. Depois vem a adolescência e os desajustes, que já estavam lá, se intensificam a ponto de enlouquecer os pais. Tarde demais. Entre o povo de Deus não deve ser assim – Jesus é a diferença.

“Senhor, quero contribuir para que as pessoas te conheçam, isso seja corrigindo meus filhos ou ajudando os que têm filhos mas não sabem como agir com eles. Ajuda-me a usar Tua Palavra como base para minha vida.”

Mário Fernandez

4 thoughts on “Educar Filhos

  1. Avatar luciana disse:

    Graça e Paz mano, realmente ótima a sua instrução sobre educar filhos, gostaria só de deixar aqui uma sugestão tanto para o irmão como para todos que tem dificuldade de colocar verdadeiramente a instrução do Senhor em pratica referente a este assunto, queria lhes dizer que o curso EDUCAÇÃO DE FILHOS A MANEIRA DE DEUS, foi uma resposta a todas as minhas duvidas e me deu a certeza de que a promessa do Senhor de que se o ensinar no seu caminho, meu filho nunca se desviaria, de que essa promessa e fiel, embora no meio Cristão não seja isso que temos presenciado, mas não é a promessa que tem falhado, e sim a maneira de educa-los, muitos de nos estão perdidos em relação a o que verdadeiramente a palavra fala sobre isso, desafio todos que não entendem ( como não se desviara, se vemos nossos filhos saindo dos caminhos do Senhor) a fazerem esse este curso, sei que nunca é tarde para arrependimento, e para começar da maneira certa, Deus abençoe a todos.

  2. Muito obrigado pelo estudo de hoje.O meu comentário é que a palavra de Deus precisa ser praticada.,portanto a correção é necessaria.Foi abordado no texto que a maioria das crianças são criadas por outras pessoas que não são seus pais,é verdade,pode atéser justificável.,mas acho que está faltando também, uma coisa muito importante, que os pais estão negrigenciando, é arrumar um tempo para BRINCAR com os seus filhos, a brincadeira com as crianças são muito importantes, ou vai deixa-las crescer para depois brincar, aí não terão mais espaço.
    Abraços e que Deus abençõe mais e mais o seu ministério.

  3. Avatar Isaac Maciel disse:

    Graça e Paz, amados!

    Não poderia deixar de opinar nesta questão de Educação de Filhos, e quero trazer o exemplo de minha mãe: o Senhor Deus recolheu meu pai (eu e meus dois irmãos éramos muito pequenos), mas minha mãe continuou a nos educar mediante a Palavra do Senhor (a Bíblia Sagrada). Quando necessário, ela usava a “varinha” sim e louvo a Deus por isso, pois em nossa trajetória de vida, sempre fomos crianças, adolescentes, jovens e agora adultos muito educados para com os próximos, objetivando sempre servir ao Senhor e ao nosso próximo e com isto, Deus nos tem prosperado, pois constituímos famílias abençoadas e podemos também ensinar aos nossos filhos conforme aprendemos e percebemos neles o “temor ao Senhor”.
    Acho fantástica a vida do pequeno Samuel, que ainda criança, já podia servir na Casa do Senhor:
    “E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança.” (I Samuel 1:24)
    Nisto reconhecemos a riqueza dos textos bíblicos para, como pais, ensinar aos nossos filhos, sem abrir mão dos conselhos do “sábio Salomão”:
    “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)
    “Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.” (Provérbios 23:13)
    “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” (Provérbios 29:15)
    Pois a natureza da criança é má (perceba que tudo o que é ruim, que não deve ser feito, você não precisa ensiná-la; ela tem habilidade necessária para cometer esses erros) e é nossa a responsabilidade em ensiná-las e educá-las:
    “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.” (Provérbios 22:15)
    “Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.” (Provérbios 20:11)
    Também, como pais, a Bíblia nos orienta:
    “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4)
    A orientação bíblica é:
    “E ensinai-as (ensinar as leis, os mandamentos, os princípios da Palavra de Deus) a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;” (Deuteronômio 11:19)
    Cabe a nós, pais, orientar aos nossos filhos a seguirem sempre no temor ao Senhor e o que esperamos deles, para terem um futuro promissor:
    “VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” (Efésios 6:1)
    “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12)
    “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.” (Deuteronômio 5:16)
    Precisamos dar mais tempo aos “conselhos bíblicos” do que à mídia barata e frouxa, que tem ventilado um excessivo lixo televisivo, ditando regras comportamentais de que o certo é o errado e o errado é o certo. Vários psicólogos, analistas e orientadores têm se colocado contra os ensinos bíblicos e por isso temos uma geração de crianças e jovens rebeldes, desobedientes e inconseqüentes.
    Deus que tenha misericórdia de nós e dos nossos filhos!
    Fiquem na Paz de Cristo Jesus!

  4. Avatar Valéria disse:

    Graça e Paz!
    Sempre procuro corrigir meus filhos, simplismente porque a Palavra me orienta a assim fazê-lo (e como é difícil!). Sua reflexão é concludente, só gostaria que o Pastor refletisse um pouco na versão bíblica utilizada. Depois de muito estudar sobre as diferenças de traduções cheguei a uma conclusão muito triste: há versões que usam a Palavra para dar sentido dúbio à própria Palavra. Por exemplo: o versiculo citado em uma versão confiável, traduzida do TR (fiel) diz: “Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma. ” Agora compare com a NTLH…Sabe Pastor, demorei muito tempo pra entender algo bem simples: a Palavra (fiel ao texto original) condena qualquer tipo de soberba, a orientação bíblica deixa claro que teremos “descanso” e “delícias” e não “motivo de orgulho”. Desculpe, acabei falando de outra coisa, no entanto é difícil refletir sobre algo, tendo como base um texto pouco confiável…
    Graça e Paz amado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *