Mário Fernandez

Atitude de Fé

“E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes…Se o SENHOR se agradar de nós, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.” (Números 14:6-8 ARA)

Fico imaginando o quanto de fibra tinham estes dois homens. Eram 12 os espias, um de cada tribo, mas 10 deles eram contrários e incitaram o povo todo. Restou Calebe da tribo de Judá e Oséias da tribo de Efraim (a quem Moisés chamou Josué). Note que o motim já estava armado e já se falava em escolher um capitão para regressar ao Egito, quando eles disseram para prosseguir. Não foram apedrejados por muito pouco, só porque apareceu a glória de Deus ali.

Note que os vitoriosos têm atitude naturalmente minoritária. É duro crer no discurso do “todos somos vencedores” sem olhar o conceito de vitorioso. Se falarmos de salvação e herança com Cristo, estamos falando de algo sobrenatural. No que toca ao natural, a minoria tem atitude de vencedor.

Outro ponto a ser valorizado é que Josué acaba sendo o sucessor de Moisés na direção do povo todo. Deus honrou sua atitude, embora fosse ele apenas um dos espias. Calebe, que parece menos expoente, traz consigo uma marca pouco percebida: é da tribo de Judá. Assim como o Leão, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Calebe vem da tribo cujo nome significa “louvor”, ainda que a tribo dos adoradores era a de Levi.

Nós temos de Deus uma herança a ser resgatada, mas ao contrário do que alguns têm pregado, está na glória eterna e não neste mundo. Podemos e devemos viver nesse mundo de forma digna e pacífica, até porque ter riquezas deste mundo não é pecado – amar estas riquezas é pecado. Mas NINGUÉM herda coisa alguma se não for em busca do seu tesouro no lugar e com o procedimento correto. Costumo dizer que o fato de haver muito dinheiro em qualquer agência bancária não me dá o direito de entrar ali e pegar o quanto eu quiser.

Poucos são os Josué e Calebe, mas posso assegurar que vale a pena ser um deles. Grandes coisas o Senhor fez por meio deles e pode fazer por meio de mim e de você. Basta ter a atitude correta – a de fé.

“Pai, ensina-me a não olhar em volta e sim para Ti. Independente de todos estarem contrários, quero me focar na Tua Palavra.”

Mário Fernandez

One thought on “Atitude de Fé

  1. Avatar Jorge Audi disse:

    Esse texto me faz refletir, quanto aos que seguem todo vento de doutrina e que são muitos e que poucos seguem a sã doutrina. Deixando-se levar por vãs filosofias, onde o tradicionalismo perdura até os dias atuais e que até mesmo algumas Igrejas dita Evangélicas se deixam levarem pelo grande mal que é o ”Ecumenismo” onde chegam afirmar que há muitos caminhos para se chegar até Deus, e nós que sabemos a verdade muitas vezes nos calamos diante de muitos. Que a coragem de Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, faça mover em nós tanto o querer quanto o realizar em Cristo Jesus que nos fortalece.

    Ecumenismo é coisa do inimigo, o Deus da paz, não negocia com quem pratica tais coisas.
    A paz que se faz é de interesse e nunca como se prega que seja sempre em favor do outro, negando-se a si mesmo, olhando sempre a superioridade do próximo, a exemplo de Jesus que a principio veio para servir e não ser servido, simples e humilde.

    Que o Senhor nos ilumine e nos livre de todo mal, em nome de Jesus. Amém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *