Mário Fernandez

Sigilo

“Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.” (Marcos 5:43 ARA)

Tem certas coisas que para nossa cabecinha pequena entender é custoso. Este episódio é um dos tais, porque pelo menos para mim tudo que Deus faz é para ser amplamento divulgado, tanto em termos de edificar aos demais irmãos como para glorificar o nome do Senhor. Mas Jesus, neste caso específico, pediu que não contassem a ninguém. Eu já ouvir algumas teorias diferentes a respeito do motivo disso, todas obviamente especulativas pois a Bíblia não nos faz saber nada sobre isso.

Não quero me ater na razão pela qual Jesus pediu sigilo mas numa sutileza que se aplica a nós hoje. O texto não diz que o Senhor tenha pedido um favor ou dado uma recomendação; diz que Ele “ordenou expressamente”. Quantas vezes, meus irmãos, nos nossos dias, Deus nos ordena expressamente fazer alguma coisa que para nós não faz sentido? Muitas. Não me refiro, obviamente, a nada que contrarie ou vá além da Palavra de Deus, pois isso certamente não é de Deus. Mas penso nas outras coisas que só não fazem sentido para nós.

Poderia citar alguns exemplos pessoais, mas vou me dedicar a exemplos genéricos: perdoar alguém que não quer ser perdoado e não se arrependeu; pagar uma dívida que não é sua; dar algo que para você tem valor; mudar de emprego para ganhar menos; falar do amor de Cristo para o maior chato da vizinhança; fazer jejum… Alguns exemplos eu experimentei, outros não. O que fazer? Qualquer cristão consciente reponderia “obedecer”. Mas é fácil? É agradável? É algo simples? Duvido.

O essencial e nítido neste recado de Deus para nós é que se tivermos de escolher quando obedecer e quando não, a coisa vai mal. Se nunca soubermos porque Jesus deu esta ordem, amém, desde que a cumpramos. Isso não é menos do que uma oferta a Deus em forma de obediência, que celebra e reconhece que Ele é soberano.

Te convido a obedecer…

“Pai, quantas vezes eu hesitei em Te obedecer. Me arrependo e Te peço que me ajudes a vencer isso para glória do Teu nome.”

Mário Fernandez

11 thoughts on “Sigilo

  1. Avatar Profª Ju disse:

    “Quem obedece é feliz
    Quem desobedece sofre”.
    Obrigada pela mensagem, Deus continue usando a sua vida.

  2. Avatar itala disse:

    A paz do senhor,
    Quero te agradecer por todos os seus e-mail,pois sao uma bencao para mim e tb para os meus amigos por favor continue mandando Deus os abencoe muitissimo fiquem na paz .

  3. Avatar pt ivan gentil disse:

    Qr. tenhos que saber a diferença entre a verdade ea justiça? qt. mais estudarmos mais aprendermos, com esta obra desperta o interese de cada um DEUS ABENÇOE

  4. Avatar Wagner Miranda disse:

    Não consegui entender o que tem a ver o texto (“expressamente que ninguém o soubesse”) com o discorrer, muito bom por sinal. Afinal de contas, já que temos que seguir e pronto (fé cega), sem contestar, pra que esconder!? (Fazendo alusão do texto bíblico com o texto explicativo).
    Devo ser uma excessão, pois não sigo a Deus cegamente. Apesar de ser uma pedra no sapato do divino, ele tem sido atencioso e respondido minhas exigências. Isso mesmo, exigências. Não pretendo estar num céu cheio de zumbis teleguiados fazendo um monte de coisas repetitivas pelo resto da eternidade. Vou onde, quando e como quiser, desde que respeitando a constituição divina. Se é assim que desejo um céu, porque hei de seguir o que Deus manda simplesmente porque ele mandou!? Porque ele é Deus? E daí!? Ele mesmo me deu a liberdade de expressão e tem que respeitar a minha individualidade, senão não seria um líder, seria um ditador, o que acredito que ele não seja.
    Como líder, sempre respeitei as diferenças e convivi com todas sem entrar em choque com elas. Se como humano consigo agir assim, como posso pensar que Deus quer que eu faça algo apenas porque ele mandou? Sou o quê, um animal no pasto comendo o capim só para engordar!? Não. Sou muito mais que isso. Sou uma extenção do divino mestre que me formou e deixou em mim parte do seu genoma, com suas caracteristicas que me definem como seu filho.

  5. Avatar Ilson disse:

    A paz de Yeshua para o amado,família e igreja.
    Tenho recebido seus devocionais em meu e-mail, e quero te desejar muitas bençãos sobre tua vida,pois seus e-mails estão abençoando à minha também! por isso te agradeço e não pare continue!!!
    Fiquem na paz.
    Pr.Ilson,família e igreja.

  6. Avatar Dario disse:

    Olá pastor Mário!
    Quanto à passagem em tela, prefiro conjecturar: Ainda não era chegada a hora, sendo que os principais e sacerdotes já estavam “de olho” nos atos de Jesus.

  7. Avatar Lisandra disse:

    Pr!!! fiquei uns 10 minutos tentando encontrar as palavras exatas (e que se “enquadrem”) para o “comentario”… A verdade é que nao quero usar palavras que soem “exatas”.. Quero dizer que amo o vc escreve pois de alguma maneira o “Espirito testifica” .. Essa msg foi um BUM em mim.. preciso ler (e meditar) de novo, de novo e de novo…
    Isso dah uma bela pregaçao, para uma semana inteira de cultos!!
    DTA.

  8. meu qerido qero parabenizalo pelas mensagem qe tem me enviado aleluias ,Deus tem falado nestas singelas palavras , NAO QERENDO APARENTAR UM DEMAGOGO MAS REALMENTE TU TEM SIDO A BOCA DE DEUS FALANDO COM ESTE TEU IRMAO,APAZ DE CRISTO .VAI NESTA TUA FORÇA POR O SR E CONTIGO.SHALON.

  9. Avatar Isabelli Omeara disse:

    é bem melhor obedecer do que ter que sacrificar depois! Glória a Deus por esta reflexão. A obediência é o melhor caminho – ainda que seja o mais difícil. Foi um texto especial para mim!
    Que o Senhor Altíssimo abeçoe sua vida!

  10. Avatar Heldo Bredow disse:

    Mário, o que aprendi, e isto certamente você já deve ter
    lido também, é que Jesus estava sendo confundido com um milagreiro e curandeiro qualquer. Fosse esta
    ideia popular arraigada nas mentes das pessoas, com
    certeza atrapalharia em muito a visão a respeito de
    Jesus, como Filho de Deus e verdadeiro Deus. Não é
    esta a única vez que Jesus faz este pedido.
    Saudações em Cristo.
    Heldo Bredow, Curitiba

  11. Avatar Pr. Eduardo Santos disse:

    definitivamente, o que Deus tem desejado e seus filhos é mais obediência e menos alarde!!! a exemplo de Jesus, devemos pelo Seu Poder, Operar milagres e Sinais, e permanecer no anonimato afin de que ele cresça.

    amei o devocional.
    Deus Abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *