Mário Fernandez

Pagar Impostos

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7 ARA)

A maioria das pessoas realmente não gosta de pagar imposto. O problema é pagar sobre valores que não são exatamente “enriquecedores”, o que com certeza faz falta. Tem ainda o problema do retorno, no mínimo questionável. Pagamos pedágio nas estradas, plano de saúde para ter atendimento melhor, educação particular, alarme monitorado para ter mais segurança. Cada escândalo político que a mídia mostra nos deixa com menos vontade de pagar imposto.

Mas a Bíblia não estabelece este discernimento e nos manda pagar a cada um o que é devido. Não podemos pegar um versículo como este e retalhar fazendo dele um Frankenstein segundo nossa conveniência. E a situação do pagamento dos impostos na época em que este verso foi escrito, provavelmente era ainda pior e mais cruel do que hoje. O que devemos fazer então? Pagar a contragosto, por obediência?

Se não pagamos o tributo ou imposto, não fará sentido pagar respeito e honra. Se não pagarmos isso além de sermos desobedientes, no devido tempo não colheremos por não termos plantado. Nem sempre vai ser agradável obedecer, mas sempre vai produzir frutos de justiça diante do Senhor.

O que um povo pacífico e ordeiro como o povo de Deus pode fazer então? Pagar calado como cordeiros indo para o matadouro? Eu não creio assim.

Creio que nosso papel é influenciar os governantes, eleger nossos candidatos, protestar legalmente e promover mudanças sociais dentro da lei para que os impostos sejam melhor distribuídos. Ou pelo menos que os valores que pagamos revertam em nosso benefício. No meu caso gasto 15% do meus ganhos com saúde e mais de 15% com educação para meus dois filhos. Eu pagaria 5% a mais de imposto se tivesse educação pública do mesmo nível e ainda me restaria um bom ganho.

Como fazer isso em meio a uma geração corrupta e de moral decadente? Sendo sal e sendo luz. Pregando um evangelho praticável e de efeitos visíveis. Quem sabe podemos fazer um pouco menos de show e um pouco mais de ação social e de outras ações diretas.

É um desafio e tanto.

“Pai, não quero ser desobediente mas também não quero ser indiferente à injustiça. Ensina-me como agir para ser relevante na minha geração.”

Mário Fernandez

16 thoughts on “Pagar Impostos

  1. Avatar Adalberto disse:

    “… dai a César o que é de César.”

    Interessante como na sucessão dos dias os levianos “condutores” das sociedades lançam mão dos Textos Sagrados para justificar suas aberrações e sustentar seu domínio sem a manifestação dos inconvenientes e polêmicos contestadores.

    Ora, nada mais é aprazivel aos maus do que o silêncio dos justos!

    Em nome do “suposto evangelho” construiu-se taxaçoes absurdas, motivadas por templos maravilhosos de adoração; por violações a direitos mínimos… abusurdos!!!

    Daniel, ao se deparar com uma lei esdrúxula de não mais poder endereçar orações ao Senhor todo Poderoso o que fez? Reduziu-se aos pensamentos de que “fora tal lei emanada por uma autoridade constituída por Deus” e que, portanto, deveria acatar cegamente? NAO!!! Mil vezes, nao!

    O povo de Deus, irmão, tem que ser diferente; e para isso deve se municiar de informaçoes, se capacitar para estruturar-se de tal modo que tenha argumtos suficientes para repudiar o mal; repudiar as investidas do malígno aqui na terra. Ao homem natural cabe o reclamar sem consistencia e, portanto, ficar a mercê da mão perversa daqueles que são os dirigentes… Nós, irmão, nao! Nós nos capacitamos e combatemos a esse mal com argumentos humanos, mas sustentados pela lógica do conhecimento e suportados na visão do Espírito. De que adianta sermos espirituais e vivermos como cordeiros (o animal… como o animal???) É brincadeira! Se é a legislação que nos aflige, nos especializemos, torne-mo-nos doutos em leis para dialogar com propriedade; se é a condução das obras públicas feitas sem o mínimo de qualidade, que nos aperfeiçoemos para conhecer as técnicas laborais para contestar com propriedade… Não, irmão, ficarmos vociferando sem sentido e como uma massa estípida! Somos de Deus! Somos capazes! e NÃO SOMOS OMISSOS!!! Por que Deus chamou Gideões, Davis…??? foi porque NÃO ERAM CORDEIROS, mas cônscios o suficiente para serem notados pelo Altíssimo!
    Não caiamos mais nas armadilhas do malígno apregoa a subserviência como “qualidade”. Somos seres humanos, criados à imagem do altíssimo. Não somos bestas estúpidas, desprovidas de racionalidade… e no ajuntamento dessa racionalidade com a Espiritualidade do Todo Poderoso NÃO HAVERÁ RAPOSA ALGUMA QUE POSSA CONOSCO!!!

    A Paz a todos!

    Adalberto

  2. Avatar Carlos Odilon disse:

    Prezado Pastor Mário.

    No evangelho após a primeira partilha ou multiplicação dos pães, Os discipulos sugerem a Cristo que os ouvintes estavam com fome e seria melhor que eles fossem para casa ou compra-se alimentos, Jesus reprende-os dizendo que eles não entenderam nada do milagre da partilha e que eles deveriam dar de comer aos ouvintes e não mandar comprar. Jesus é contrário ao modo de compra e venda Humano e ensinoçu a partilha devido a nossa ganância não conseguimos viver de acordo com seus planos e designios.

    fique com Deus

  3. Avatar Adriano disse:

    Continua assim ensentivando as pessoas ensinando e passando o que a palavra de Deus nos ensina.fique na paz do nosso Senhor

  4. Avatar ROSA MARIA M.PINHEIRO disse:

    OS impostos por direito todos tem q/ ser pagos ,isto é biblico, nos arcamos com esse compromisso,mesmo porque se não pagar ,vc não consegue nada. A empresa não anda,poderia era ter um unico imposto ,seria bem mais justo,porque nós não temos nada q/ nos de um beneficio,não temos plano de saude,se acontece uma emergencia,q/ vc não pode pagar na certa q/dependendo do q/for morre mesmo,peço a Deus q/ nos leve p/o reino viver com jesus,glória a Deus.

  5. Avatar Edgar disse:

    A Campanha da Fraternidade 2010 nos alerta com sabedoria: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Esse tema bem que dialoga com a questão e oferece oportunidade para uma proveitosa reflexão inclusive em grupo.Vivemos tempos de adoração ao dinheiro como se fosse o nosso bezerro de ouro e oferecê-lo na forma de impostos é conceitualmente incompreensível já que oferecer é contraditório com impor. A parte os aspectos da fé e da religião que vêm os impostos sob a ótica da obediência, os aspectos sociais, econômicos e políticos nos convidam a considerar os impostos como uma forma de co-responsabilidade sobre o que deve ser coletivo e portanto partilhado por todos na forma de contra-partidas oferecidas pelo Estado. Estou de acordo com o texto e caso queiramos manter o modelo de sociedade que escolhemos historicamente só nos resta exigir do Estado que assuma de fato o seu papel de direito que é recolher e distribuir com justiça e equidade.

  6. Avatar clorinete disse:

    PARABENS PELA MENSAGEM ELA REALMENTE NOS LEVA MAIS UMA VEZ A REFLETIR NAQUILO QUE O SENHOR NOS ENSINOU ATRAVEZ DA SUA PALAVRA.ACHO UM POUCO COMPLICADO NUM PAIZ COMO O NOSSO FAZER MENÇÃO DE ALGO COMO APGAR IMPOSTOS OU TIBUTOS P; POIS VEMOS NO DIA A DIA NOSSO GOVERNANTES CADA VEZ MAIS ENTRANDO EM CORRUPÇÃO , O QUE LEVA A MUITOS SEREM TENTADOS A FAZER O MESMO UMA VEZ QUE NÃO TEM BOM EXEMPLO.POREM A MEU VER, COMO CRISTÃOS DEVEMOS SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS QUE NOS MANDOU PAGAR TRIBUTO; MESMO SABENDO QUE NAQUELA EPOCA OS IMPOSTOS ERAM TB ABSURDOS E OPRIMIA O POVO COMO É O NOSSO CASO; ELE NOS ENSINOU A SER OBEDIENTES. POIS ESSE É O SEGRDO DE SERMOS VITORIOSOS.QUE DEUS O ABENÇÕE PELA PALAVRA E QUE CONTINUE SENDO BENÇÃO FICA NA PAZ.

  7. Avatar Valéria disse:

    Amados,
    Se tão somente fizermos o que a Palavra nos diz, (e sabemos que é difícil) bastaria. Não adianta conjeturas e suspiros, vamos obeceder a Palavra e ponto. Vamos orar por quem governa, não é isso que a Palavra manda? Agora, Pastor Mário, em Cristo te digo: Que tal usar uma versão mais confiável da Palavra? (a ARA, é cheia de problemas e distorções) Só sugestão ok? I Pedro 2:12-23
    “Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
    Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;
    Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.
    Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
    Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.
    Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; ” Como podemos ver, JESUS não reinvindicou nada, e o que diz logo ali? “sigais suas pisadas” Creio em um Deus Soberano, que domina sobre tudo e sobre todos. No plano espiritual não nos cabe decidir NADA, Deus faz o que Ele quer, na hora que Ele quer! Se vç foi alcançado, é uma benção maravilhosa mas com certeza foi porque Ele quis, portanto não vamos dizer “se soubesse… teria me convertido antes” Não temos esse domínio. Não nos cheguemos a Deus pelos possíveis benefícios que possamos ganhar, mas simplismente pelo que Ele é. ELE É O GRANDE “EU SOU”! Graça e Paz!

  8. Avatar ilmor disse:

    Palavras muito bem colocadas como os posicionamentos e igualmente os comentários.
    Logo resta-nos, sempre, lançar mais ainda a Palvra de Deus, para que consigamos os resultados almejados de uma civilização coerente e justa, fundamentada no Senhor e nos ensimanetos de Jesus.

  9. Avatar Odilon disse:

    Prezado Mario, Jesus ensinou a partilha e não o pagamento de impostos, o imposto pertence ao reino dos homens e a partilha que promove justiça social o reino de Deus.

    fique com Deus

  10. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado Pastor, não teria como falar de tantos impostos onde a ponta do lápis já não serve mais para anotar e se não bastasse o dinheiro na conta some e mesmo que seja retirado a tempo a instituição bancária retira do que seria emergencial e juros sobre juros empresas dentro de empresas. Então tenho dois pontos a comentar: – uma a respeito de Cristo, onde o AT. nos mostra ou aponta claramente a vinda do Messias, e cremos (razão de nossa vida) que veio e virá novamente, mas o povo escolhido por DEUS não O aceitou e aguarda sua vinda como se pela primeira vez; – outra é sobre nossos governantes, onde a palavra nos diz em vária ocasiões que devemos obedecê-los (desde que não venha ferir os princípios morais e ou espirituais), e que o Senhor quem os colocou por governantes(reis da terra) os quais um dia irão prestar contas além de dobrar os joelhos diante dEle e isso sem sombra de dúvidas é simplesmente para que quando o SENHOR JESUS CRISTO e sua Igreja(seus Ministro, nós, não por orgulho) viermos aqui à esta terra para governar por mil anos , e sabemos que mesmo assim com toda justiça e equidade nem todos irão aceitar o REINO DE DEUS, preferindo aos governantes que hoje governam, com todos os impostos, taxas e afins.

    Prepara-nos ó Deus, ache em nós verdadeiros adoradores para que o adoremos em espírito e em verdade no nome do REI JESUS oramos. Amém.

  11. Avatar ROSA MARIA M.PINHEIRO disse:

    È muito dificio, termos nossos compromissos sempre em dia ,neste mundo q/ vivemos,não como controlar, somos sempre muito ocupados.E passamos por um deserto imenso,a mais de dez anos,somente perdendo tudo q/ construimos a quarenta anos.sempre a procura de Deus.A um ano somos convertidos que benção se soubesse, teria convertido a mais tempo,entregamos nossa empresa p/Deus e ele prendeu o devorador,ele nos mostrou um rombo de uma secretaria, q/ a tempos levava tudo sem q/ percebemos,mas glória ao SENHOR ele nos restituirás,e colocaremos a vida em dia ALELUIA.

  12. Avatar Walter da Mata disse:

    Bem relevante. Mas creio que precisamos nos mobilizar como movimento social, isto é, ver as necessidades e pleitear soluções. Quanto a eleger um bancada evangélica, não vejo resultado. Nossas ovelhas logo aprendem a linguagem do lobo. A historia atual do Brasil e Brasilia mostra isso.

  13. Avatar Laudy disse:

    tenho sido abençoada com as mensagens recebidas.

    Não é utopia sonhar, almejar uma governabilidade equilidreada e justa. Mas precsisamos sair dos sonhos e realmente partirmos pra ação.

    Obs. Prouro um mensagem voltada para mulhres.

  14. Avatar DIEGO disse:

    REALMENTE ISSO É MUITO FORTE E TREMENDO E PRECISAMOS ESTAR CONVICTOS DE QUEM SOMOS NÓS DIANTE DE DEUS..COMO DIZ O SALMISTA DAVI EM 66:18 QUE NAO PODEMOS CEDER A INIQUIDADE DO NOSSO CORAÇAO SE NAO DEUS NAO NOS RESPONDERA…

    ENTAO SE DEFRAUDAR É PECADO NAO FAÇAMOS, SE SONEGAR É PECADO NAO FAÇAMOS E ASSIM POR DIANTE …
    SHALOM ADONAI
    BARUCH HÁ SHEM
    BENDITO SEJA O NOME!!!

  15. Um dos maiores absurdos da história da democracia é a expectativa que a sociedade tem de eleger pessoas íntegras e idôneas como seus governantes, embora esta sociedade saiba, em seu íntimo, que os seus cidadãos, individualmente, não são nem uma coisa nem outra.De onde esperam que surjam tais governantes?

    Enquanto cada indivíduo não se conscientizar de que deve antes de tudo se converter de sua vida de transgressões e iniquidades e se voltar para Cristo, não é razoável esperar que nossos governantes se comportem com equidade e justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *