Mário Fernandez

Muita Água

“e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.” (1 Reis 18:34 ARA)

Eu já devo ter comentado, mas este é o meu texto favorito no Antigo Testamento. Devo ter pregado acerca dele uma dúzia de vezes. Mas bem recentemente algo me chamou a atenção justamente nele. Se olharmos para o cenário histórico estabelecido era o último dia de uma seca de 42 meses. Nem chuva nem orvalho caíram sobre a terra por 3 anos e meio. Fico imaginando a sequidão.

Meu irmão: de onde este profeta tirou 12 cântaros de água? Segundo algumas referências que pesquisei isso daria pelo menos 150 litros de água. No meio de uma seca dessas. Isso deveria valer uma fortuna. Só vejo uma possibilidade: saiu do estoque real. O rei Acabe compareceu ao evento e com certeza levou água para beber, para se refrescar e para seus animais. Como é que um profeta de Deus num momento totalmente contrário convence um rei impiedoso e iníquo a lhe dar tamanha quantidade de água? E o risco do rei dizer não e mandar matá-lo ali mesmo? É no mínimo intrigante. A água não era necessária, salvo pelo aspecto simbólico, porque o fogo ia consumir o holocausto da mesma forma.

Mas nos serve para várias lições: a intrepidez de alguém que sabe estar fazendo o que Deus deseja que ele faça; o respeito e a credibilidade diante de uma autoridade civil; o capricho em fazer tudo conforme o Senhor mandou; a convicção de que a chuva viria muito em breve e a água não faria falta.

Não sei nem quantos leitores estão assinando atualmente esta devocional, mas não importa. Cada um de nós Deus tem determinadas tarefas, alimenta expectativas a nosso respeito, espera algo de nós sabendo quem somos e o que vivemos. Cabe-nos enfrentar com fé, cumprir nosso papel. Te desafio e encontrar sua oportunidade de ser relevante e fazer sua parte, mesmo que a água necessária pareça que fará falta. Nossa geração precisa de exemplos de confiança e intrepidez no Senhor.

“Pai, eu quero ser o que Tu desejas de mim. Sei que para Elias não foi fácil e para mim também não é. Mas te peço que me fortaleça para ser e fazer a Tua vontade específica para minha vida.”

Mário Fernandez

36 thoughts on “Muita Água

  1. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Reli esta mensagem hoje, 17/12/2012 “Muita Água” o título me atraiu e me fez lembrar da água que corre do trono de Deus e nos inunda de amor, de paz, de cura… de tantos benefícios pela misericórdia inesgotável do Senhor em nossas vidas, dia-após-dia. Me fez refletir também nas lições expressas, ressaltando “a intrepidez de alguém que sabe estar fazendo o que Deus deseja que ele faça; o respeito e a credibilidade diante de uma autoridade civil; o capricho em fazer tudo conforme o Senhor mandou; a convicção de que a chuva viria muito em breve e a água não faria falta”. Que lições preciosas para nossas vidas hoje. Grande abraço.

  2. Avatar Marianne Nogueira disse:

    QUe linda mensagem pastor. Que Deus continue te usando desta forma que tem falado muito comigo.
    Deus abençoe!

  3. Avatar Adans disse:

    Tb não tinha pensado nesse relato dessa forma…

    Mas acredito que com o poder de Deus, Elias foi capaz de ter a seu dispor toda água que precisasse pois devemos nos lembrar que Elias predisse uma longa seca em Israel; mas durante a seca, ele aumenta milagrosamente o suprimento de alimentos duma viúva e ressuscita o filho dela. (17:1-24)

    Diante dessa demonstração do poder de Deus por meio de Elias, com certeza ele tb teria o dom de, milagrosamente, multiplicar a água que precisava…ou então, seria mesmo o empréstimo da água estocada…
    como vc disse…

    Com certeza, a coragem e a intrepidez que destacou são qualidades que devemos imitar…
    Eu mesmo, às vezes, me digo na mente: “tenha coragem” ou “coragem”.

    Sabemos como é difícil ter coragem hj em dia com tantos problemas, mas temos a garantia de Deus:

    “Para todas as coisas tenho força em virtude daquele que me confere poder.”- Filip 4:13.

    Abraço a tds.

  4. Avatar delcides bezerra guedes disse:

    otimo titulo elias era um homem de fogo mesmo, adorei está meditaçao fiz até uma pregacao do mesmo parabens para quem escolheu este titulo.

  5. Avatar patricia codo disse:

    Muito intrigante, nunca havia pensado nisso. Gfrata pelo seu estudo pra nos alimentar a alma!
    Lembrei de Paulo que diz de Abraão que ele levantou a mão com a faca pra matar Isaque pois cria (sabia) que Deus era poderoso pra ressussitar seu filho.
    Nesse caso foi pra mostrar mais ainda o poder de Deus em ascender fogo sobre a água (impossível aos homens) Sua fé no poder do seu Deus era muito determinante para isso.
    Parabéns pela meditação

  6. Avatar Abel francisco disse:

    A paz de Deus amados.
    Mais uma vez fico feliz,em dar o meu contributo.
    Eu gosto dessas mensagens ,só acho que elas deveriam serem mais comentadas.
    Espero que Deus continue a vos abençoar rica e
    poderosamente.

    Graça e Paz.amém e amém

  7. Avatar ZOENIX disse:

    A todos quantos possa alcançar é para aonde estão indo as mensagens que escreves, elas se multiplicam a cada vez que leio e repasso a terceiros, ela se multiplica a cada vez que lembro e levo a terceiros verbalizando, e , ainda, tudo que o SR te dá ele acrescenta a muitos que aqui veem beber nesta fonte.Irmão Mario entra ano sai ano e eu estou aqui lendo, recebendo do SR nas suas meditações e orando por seu ministério.Deus o abençõe mais e mais .Obrigada.A Paz do SR Jesus a vc e a sua familia!

  8. Avatar giovani machado disse:

    Paz do Senhor, como é bom confiar no grande Eu sou,pois somente através de nossa Fé, é que dar para seguir adiante, porque existem momentos tão dificeis em nossa vida que não fosse pelo Senhor com certeza teríamos dessistidos, mas o Senhor sempre nos diz através de seu Espirito vá em frente que dias melhores virão e ai nós prosseguimos pela Fé.” Glória à Deus”.
    Giovani

  9. Avatar clorinete disse:

    bom é estarmos aqui todos juntos aqui cada um com seus pensamentos e ideias a respeito das msgs enviadas. Mas melhor ainda é saber que todas elas tem sido de grande eficacia na pregação do evangelho. Eu já ouvi pelo menos umas dez vezes msgs e pregações sobre esse assunto e graças a Deus nenhuma delas foi igual e esta aqui foi diferente de toda as q já ouvi ;principalmente pelo foco da msg,que nos mostra sempre que devemos lutar sempre nunca desistir pq sempre terá alguem precisando ouvir e ver os milagres PASTOR PARABEN MAIS UMA VEZ que o senhor continue sendo benção para nós fica na paz.

  10. Avatar olga nogueira disse:

    Amado irmão

    Este é o fluir de águas vivas que nos restaura, ensina e fortalece.
    Glória a Deus pela sua vida.

  11. Avatar Maryanne Matter disse:

    Amado Pastor
    Realmente precisamos a cada dia de pessoas mais comprometidas com o que Deus quer fazer, na verdadeb pessoas que sabem pela sua experiencia pessoal que è Deus e o que Ele pode fazer.
    Nos è que limitamos o poder do Todo Poderoso, Ele jamais conhece o impossivel. A natureza proclama a sua gloria e magestade, estamos na primavera na Europa, as flores comecam a nascer, tudo se torna verde e muito lindo, os ventos sopram leve e o ceu esta cada fez mais claro e azulado, o Espirito de Deus me leva a fazer uma analogia no que Ele quer fazer tambem em nossas vidas se deixarmos o inverno com seu frio e dias escuros para traz e dermos lugar a nova estacao…Uma estacao de gloria e honra para Aquele que merece ser adorado e cultuado pelo que Ele è.
    Louvo à Deus ainda existem adoradores e aqueles que buscam a companhia diaria e a vida entrelacada com Ele. Seu nome è lindo, maravilhoso, principe da paz.
    Obrigado jesus .Pastor ore pela Suica. Maryanne

  12. Avatar rosemeire disse:

    a paz meu irmao!!
    tenho lido suas devoçionais todos os dias ,,mas esse mexeu comigo e por isso to deixando meu comentario pela primeira vez!
    que DEUS continue abençoando sua vida de uma maneira tremenda..pra honra e gloria do SENHOR JESUS!!
    ABRAÇOS!!

  13. Avatar Fabio Gerard disse:

    Que bom poder encontrar pessoas dispostas a desafiar as ciscunstâncias e até mesmo outras pessoas à acreditarem no que a olhos nús não enchergam, e como é maravilhoso encontrar exemplos disso na palavra de Deus, por que as vezes nos parece que esta vontade de encarar desafios, quanto mais desafiar. tenho ceteza de que quando estamos vivendo em obediencia a Deus podemos e até devemos aceitar e fazer desafios, por que diz a sua palavra que são bem-aventurados os que temem. muito oportuno esta devocional. Deus te abençoe.

  14. Avatar Valquiria disse:

    Quero mesmo é agradecer a Deus pela sua vida.
    Muita água, foi resposta de Deus pra minha vida nesse exato momento.
    Deus continue te usando e nos ajudando a ser referencial pra nossa geração.

  15. Avatar CILA VIANA disse:

    Deus tem usado vocês para falar comigo.
    É impressionante.
    isto só faz aumentar a nossa fé.
    Que Deus abençoe a cada um de vocês, em nome de Jesus,
    Abraços
    Cila

  16. Avatar ROSÂNGELA disse:

    Meu irmão, venho agradeçer por suas mensagens e reflexões. São como alimento ao meu coração, cheia de revelação e através dela percebi que só os ousados espirituais receberão respostas de Deus.
    Obrigada por ter se deixar usar tão poderosamente nesta manhã. Deus te abençoe.

  17. Avatar leda disse:

    muito de Deus MESMO , esse artigo: no Pão diàrio a mensagem foi ‘KAIRÓS’ _ o tempo de Deus, o tempo da oportunidade. Amados vivemos um tempo especial que requer o despertar de Deus em nós para sermos ‘Elias’
    em nossa área de influência. Que nos coloquemos na presença do Senhor para santificação pessoal, conscientização dos líderes no encaminhar as ‘ovelhas do Senhor e, especialmente : PELAS AUTORIDADES no momento político que vivemos( Acorda, Brasil!) quando o presidente toma atitudes internacionais esquerdistas e decreta ao Brasil ‘direitos humanos’ totalmente contrários à democracia e à índole dos brasileiros. Leda

  18. Avatar Jorge Audi disse:

    Não poderia jamais deixar de, com muito carinho, dá uma palavra de conforto à Lígia sobre comentário. Querida, sendo todos nós miseráveis pecadores, nós somos os único feitos á imagem de Deus, então nunca devemos considerar-nos “porcaria” a ao ser que não tenha aceito a Cristo Jesus seu único e suficiente Salvador.
    Se já O aceitou és nova criatura e Deus não a ver, mas ver a imagem de Cristo em ti, pois és nova criatura.
    Que o Senhor te ilumine em nome de Cristo. Amém.

  19. Avatar Marcio Campos disse:

    As vezes olho para mim mesmo e oro: “Senhor, por que não sou tão intrépido, audaz, atirado como o era antes?”
    O que mudou? O mundo nos enche os olhos de tecnologias e novas ciências. Vemos a sociedade numa overdose de informação. E o amor se esfriou. Hoje mesmo, vi uma criança e provavelmente sua mãe. A criança notadamente tinha um problema neurológico, mas de gravidade e nome a mim desconhecidos. Porém vi que aquela criança se vestia como qualquer outra, se penteava como qualquer outra menina de, aparentemente, sua idade. Mas ela tinha uma dificuldade enorme de controle sobre seu corpo. Ela se mostrava interessada por tudo, mas parecia que seu corpo não “colaborava”, era dificultoso levar a mão ao rosto, apoior o mesmo nas mãos, esfregar o olho. Naquela hora eu pensei: O que o Senhor faria? Lembrei-me do menino possuido da Bíblia, cujo pai relutava em acreditar na benção. Mas meu foco se voltou para “o que eu faria, o que devo fazer?”. Deveria eu desafiar a sociedade que renega o milagre e a fé aos imaturos, ingênuos, analfabetos, escória da sociedade? Deveria eu desafiar a ciencia e a cura que ela promove? Deveria eu olhar nos olhos daquela mãe e perguntar “você crê”? Deveria eu ao menos tocar na cabeça daquela criança, orar ao Pai e ve-la curada? Me senti pequeno, covarde, e meus olhos se encheram d’água por aquela criança, e tantos outros por aí. E a igreja? Pensa nisso? Pensemos pois “o que faria Jesus”, ou melhor, o que Ele quer fazer??? Grande exemplo o de Elias , e ótimo artigo para nos fazer pensar. A paz seja com todos

  20. Avatar Elisah disse:

    Shalom!

    Glórias ao Santo de Israel!

    Mas nos serve para várias lições: a intrepidez de alguém que sabe estar fazendo o que Deus deseja que ele faça; o respeito e a credibilidade diante de uma autoridade civil; o capricho em fazer tudo conforme o Senhor mandou; a convicção de que a chuva viria muito em breve e a água não faria falta.

    Toda a palavra foi tremenda para mim, que edificante!

    Mas, esta parte falou muito ao meu coração, até mesmo porque, tive que ter muita intrepidez e ter mais fé nesta semana , pois fiquei numa situação muito difícil com a chuva que caiu sobre o Rio na segunda – feira.

    Jesus! O que passei só restava uma coisa: Coragem e muita fé.

    E essa fé no Nosso Deus foi quem me salvou!
    Eu vi a mão de Deus tirar eu e minha filha, do bairro da Tijuca e nos colocar dentro de nossa casa em segurança .( moro em Mrechal Hermes)

    Tive que ter fé e muita intrepidez no Nome de Jesus para sair daquele lugar.

    Glórias a Deus! Obrigada Jesus!

    Que Deus continue lhe usando poderosamente !

    Shalom!

  21. Avatar CLAUDIO disse:

    Excelente pesquisa e visão do texto!
    Deus continue os abençoando e inspirando.

  22. Avatar Marina Pinheiro disse:

    É verdade. Ajuda-nos ò DEUS! Pois sem ti não somos e nem podemos nada.
    Realiza em nós o teu querer e faça em nós segundo a tua vontade.

    DEUS abençoe!
    As palavras têm sido benção em minha vida…

    SHALOM!

  23. Avatar Daniela Victória disse:

    Fiquei muito feliz com esta palavra, tenho passado momentos difícieis, mas sei em quem confio e também sei que Ele é Poderoso!!!
    Creio que as águas do Senhor virão sobre nossas vidas e nós viveremos o sobrenatural de Deus.
    Amo muito vocês em Jesus!!!

  24. Avatar ligia disse:

    Obrigada , sempre…as vzs , por falta de tempo , ou por puro egoísmo , apenas leio , me aproveito de suas maravilhosas palavras , envio aos irmãos e amigos , e nem sequer me dirijo de volta para lhe agradecer o enorme bem que o Sr me faz , obrigada de coração. Amo seus devocionais, me ajudam , me dão força , me ensinam ,se não respondo aqui é por sou essa porcaria de ser humano que o Sr já conheçe.
    Mas saiba leio sempre sempre…
    Grande abraço
    ligia

  25. Avatar Michele disse:

    Uma benção essa palavra, continue firme nesse devocional, pois tem feito bem a muitas vidas!
    Deus Abençoe, Michele.

  26. Avatar Helenice disse:

    DEUS EH FIEL!!!! NOOOSSA! EU IA PASSANDO DIRETO QUANDO O SENHOR SUAVEMENTE ME INDUZIU A LER! EU NUNCA TINHA PRESTADO A DEVIDA ATENÇAO A ISSO! EM MEIO A SITUAÇÃO TAO ADVERSA! AOS OLHOS DE MUITOS DEVE TER SIDO NO MINIMO COMO DESPERDICIO E DEMONSTRAÇÃO PUBLICA DE LOUCURA E DESVANEIO! QUE AUTORIDADE!!! QUE NÓS SALVOS POR CRISTO BUSQUEMOS ESSA LOUCURA SANTA PARA MOTIVAR-NOS A CUMPRIR O IDE! QUE DEUS NOS ABENÇOE!

  27. Avatar Paulo Cezar Garcia disse:

    Esta passagem sobre Elias e os Profetas de Baal sempre me impressiona também. Deus levantou Elias numa época de sequidão da natureza e na vidas do povo de Israel, para trazer renovação e esperança – chuva para a terra ressequida e para a alma.
    Esse aspecto da escassez da água – vertida sobre o altar para tornar ainda mais extraordinária a sua queima logo em seguida – nos ensina lições preciosas para nossa vida cotidiana, como as citadas, fé, intrepidez, obediência. Às vezes, um aspecto da vontade de Deus para nossa vida pode parecer desnecessário, mas depois veremos sempre que seu caminho é o melhor para nós e para o evangelho.
    Deus nos abençoe e nos ensine nesse aprendizado.

  28. Avatar Jaqueline disse:

    Querido irmão, que mensagem inspirada!

    Há dois domingos atrás falei sobre este texto em minha igreja, mas nunca me atentei para este observação tão valiosa que você nos mostrou. Suas mensagens sempre são preciosas, mas esta em especial me alimentou como um manjar celestial. Obrigada por compartilhá-la conosco.
    Louvo a Deus por sua vida e por este ministério.
    Um abraço,

  29. Avatar Aparecido Lopes da Silva disse:

    Não sei como vocês chegaram ao meu endereço, o que eu sei, é que recebo muitas mensagens de várias denominação em forma de SPAM, e 99,99% eu deleto, porque não têm conteúdo, mas as menssagens do ICHTUS são maravilhosas, embora não tenho muito tempo procuro dentro do meu escasso tempo ler porque é confortante.

    Muito Obrigado!

  30. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor, sei bem que Deus já respondeu as tuas orações, simplesmente perseverai nelas, e ainda te digo: quando fores à outra congregação, a convite, leve esta mesma mensagem por mais uma duzia de vezes, porque é rica em detalhes, principalmente que esta seca fora a pedido do Profeta para que no “tempo determinado” o Senhor fosse exaltado e glorificado.
    Glorificado seja nosso Deus em nome de Cristo Jesus. Amém.

    Muitas Águas: (22 vezes citada na Bíblia)
    Números 24:7 De seus baldes manarão águas, e a sua semente estará em muitas águas; o seu rei se exalçará mais do que Agague, e o seu reino será exaltado.

    Salmos 18:16-17 e II Samuel 22:17 Estendeu do alto a sua mão e tomou-me; tirou-me das muitas águas.
    18 Livrou-me do meu possante inimigo, e daqueles que me odiavam; porque eram fortes demais para mim.

    Salmos 29:3 A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.

    Salmos 32:6 Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.

    Ezequiel 17:8 Numa boa terra, junto a muitas águas, estava ela plantada, para produzir ramos, e para dar fruto, a fim de que fosse videira excelente.

    João 3:23 Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava.

    Apocalipse 1:15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas.

    Apocalipse 14:2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas.

    Apocalipse 17:1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;

    Apocalipse 19:6 Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso.

  31. Avatar Marise Salete de Almeida Fontes disse:

    Pastor Mario
    O senhor tem sido uma benção em minha vida, suas mensagens são inspiradoras para os meus 72 anos.
    Continue assim com este ministério inspirador, para trazer cada vez mais refrigério para nossas almas.
    Deus continue o abençoando ricamente
    irmã marise

  32. Avatar iara souza disse:

    Hoje fui agraciada por esta mensagem inteligente, e cheia de revelação. Que profundo! Naveguei no texto…O meu espírito foi alimentado de uma forma tremenda através dela; Hoje percebi que só os ousados espirituais receberão respostas ousadas de Deus. Amém, Amém, Amém.”Se fores frouxo no tempo da angústia, a sua fé será pequena”
    Obrigada irmão Mario Fernandes por ter se deixar usar tão poderosamente pode Deus nesta manhã. Deus te abençoe.

  33. Avatar Celi disse:

    Nossa!!
    Sem muitos comentários, mas essa é pra nos quebrar no meio!!!
    Acredito que antes que pensamos, vai se levantar nom meio de nós pessoas com essa mesma autoridade de Elias!! Eu quero ser uma dessas pessoas!!
    Quero fazer a diferença e mostrar para o mundo quem é o Poderoso Deus que sirvo!!!

    Abraço irmão Fernandez!!
    Suas palavras tem sido de muita edificação para minha vida!! Obrigada!

  34. Avatar Emerson Tamburi disse:

    Meu querido irmão, essa visão é para mexer nos sentimentos, provovar reações, ainda ontem disse que não queria fazer mais nada e agora Deus usando vossa pessoa trazendo esta palavra de despertamento, encorajamento. Elias tinha crédito com Deus e com os seres humanos, Elias fazia a diferença no meio dos diferentes.

  35. Avatar Manuela Ferreira disse:

    Bom dia, venho agradecer, todos estes ensinamentos, são maravilhosos! Quando me levanto faço as minhas Orações e venho aqui ver se tenho correio vosso, para meditar, é bom, ajuda-nos a começar bem o dia.
    Bem hajam, por este vosso maravilhoso trabalho, que Deus vos ajude a seguir enfrente, o mundo está a precisar de pessoas assim!!!
    Abraço em Jesus Cristo
    Manu

  36. Avatar claudicea disse:

    Muito interessante o texto e a reflexao. Eu acrescentaria mais uma coisinha. Se aquela agua estava no estoque de alguem, nos mostra o egoismo que muitas vezes tambem o temos em estoque. Mesmo na obra do Senhor, muitas veses podemos ser tentados a ser egoistas e armazenar, quando outros estao necessitando. Lembremos que estamos aqui neste mundo para cumprir o IDE do Mestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *