Mário Fernandez

Puro Foco

“Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho.” (Lucas 10:4 ARA)

Este texto tem se mostrado emblemático para mim, especialmente nesta fase da minha vida. Na sua primeira parte, ele fala e nos ensina sobre a confiança no suprimento de Deus para nosso sustento pessoal, pois a bolsa era onde se carregava comida, o alforje onde se carregavam as roupas e ferramentas e as sandálias não precisam ser explicadas. Sem carregar isso numa viagem, ficamos totalmente a mercê de recebermos ajuda para não morrermos de fome, de frio a noite e até mesmo da necessidade de algum medicamento. Quando Jesus enviou os setenta com esta orientação, sentenciou-os a confiar em Deus para não morrerem. Eu já me senti assim muitas vezes na minha vida. Confesso que me apavorei muitas vezes, até aprender que não é a bolsa que garante que haja comida mas sim a mão do Pai. Portanto, não confiar em Deus dá encrenca, com ou sem bolsa.

Na segunda parte, Jesus não está dizendo para serem antipáticos com ninguém, não se trata de ser pedante. Trata-se de entender que a saudação envolvia uma parada, uma conversa, uma perda do foco da viagem. Pelo caminho, não pare para conversar, seria uma paráfrase bem aceitável. Isso tem me ensinado que meu caminho neste mundo não é para lazer ou bate-papos, pois meu destino está na outra ponta, do outro lado. Perder tempo pelo caminho tira meu foco.

Por outro lado, preciso ainda entender que a viagem dos 70 não tinha um único destino e portanto implicava em mais de uma missão. Estou nesta caminhada neste mundo com um destino final sim, mas tenho inúmeras paradas pelo percurso, pois se minha caminhada aqui não servir para abençoar meus compatriotas terráqueos, considero questionável meu esforço. Se for só para mim, duvido que seja de Deus.

Aqueles primeiros missionários saíram para abençoar, como eu você devemos estar. Avalie sua jornada e verifique se não há mais enroscos e paradas indevidas do que destinos intermediários. Isso pode comprometer sua viagem.

“Pai, dá-me a capacidade de olhar para meus passos e entender o que é missão e o que é distração. Fortalece-me para que eu seja de fato uma benção.”

Mário Fernandez

20 thoughts on “Puro Foco

  1. Avatar ליאל-LIYELL disse:

    Shalom
    gosto muito de ler todas as mensagens,sao lindas e quando sao baseadas pelas escritas da Torah ,realmente e’ rica e gratificante.A unica coisa que me incomoda e’ que quando se trata do ponto de vista financeiro”VIVER BEM”as religioes tende a colocar como se isso fosse previlegio somente pra aqueles que nao andam segundo a sua forma de pensar,ou os chamados pecadores ,talvez seja problema de cultura ou porque o governo nao de condicoes ao povo de ter qualidade de vida.
    Na nossa Tora e nos dias de hoje D’US nao tem deixado que seu povo(israel )tivesse falta,sempre foram prospero e quando havia falta de algo era por determinacao DELE.
    LIYELL

  2. Avatar clorinete disse:

    mais uma vez venho dizer que suas msg são muito edificantes. parabens por mais esta linda msg que nos faz refletir sobre nossos conceitos. Crer na provisão de DEUS é uma atitude de fé.Que Deus nos abençõe mesmo a entender que ELE nos chamou e nos dará condições e suprimentos para nossa jornada fica na paz

  3. Avatar ranulfo disse:

    Caro Pastor.
    Não o conhecia até alguns meses atrás.
    Mas a leitura de teus comentários muito me agrada.
    Sou-te profundamente grato.
    A perspectiva que deste a presente passagem é digna de nota.
    Atenciosamente
    Ranulfo

  4. Avatar Eliene Reis disse:

    De fato, nossos olhos nunca devem se desviar do foco.
    Que estejamos atentos para que não caiamos na tentação de confundir as distrações com o verdairo propósito de Deus.
    Que Deus continue abençoando suas vidas e lhe enchendo de sabedoria a cada dia nesse Ministério.
    Um abraço

  5. Avatar Adriana Helena Ramos dos Santos disse:

    Gosto muito das suas mensagens, são muito edificantes, assim como essa acima, porém tenho um comentário a fazer (com humildade) sobre as seguintes frases:
    “Isso tem me ensinado que meu caminho neste mundo não é para lazer ou bate-papos, pois meu destino está na outra ponta, do outro lado. Perder tempo pelo caminho tira meu foco.”
    Não acho que lazer ou bate-papo seja perda de tempo. É através de um bate-papo que surge a oportunidade de falarmos ou demonstrarmos o amor de Deus pelas pessoas, é assim que nos relacionamos com as pessoas. A nossa família e nós mesmos precisamos de lazer, precisamos desfrutar das belezas que o nosso Deus criou. Quando Deus colocou Adão e Eva no jardim do Éden foi para o lavrar, o guardar (Gn. 2.15) e desfrutar dele (Gn. 2.16). Deus não repreendia o seu povo pelas festas que eles faziam mas, pelos pecados cometidos.
    Jesus foi a uma festa de casamento, onde realizou o primeiro milagre, Jesus participou da Festa dos pães asmos, Jesus foi chamado de comilão e bebedor de vinho (Lc. 7.34), penso eu que, assim Ele se aproximava das pessoas. Há um tempo eu ficava com peso na consciência, achava que crente não podia se divertir, mas acho que isso é um engano, o crente deve ser alegre, espontâneo, atrair as pessoas para Jesus, não somente com o falar, mas com o agir. Tudo com discernimento e com equilíbrio. O culto a Deus não é somente nas horas em que estamos reunidos em uma sala com outros irmãos, mas é na minha vida diária, uma adoração a Deus em tudo e com tudo que faço. Hoje me sinto mais livre, sem jugo, por sair com minha família e desfrutarmos de momentos de lazer juntos, adorando ao Senhor!!! Tudo que ele fez é bom! Deus o abençoe e continue lhe dando sabedoria.

  6. Avatar ROSÂNGELA disse:

    Pastor Mario Fernandes,
    Essa reflexão sobre o ‘Puro Foco’ do texto (Lucas 10:4) é bem sugestiva para a vida de quem realmente confia e sabe a quem está servido. Percebe-se também que diante das orientações de Jesus aos discípulos conforme suas palavras “sentenciou-os a confiar em Deus para não morrerem” desta forma as palavras de orientação de Jesus servem também como desafio a prática da fé, ou seja, algo que é inseparável para quem tem alvos e metas a cumprir, serve como base de sustentação na direção do foco principal. Agradeço por compartilhar sua experiência de vida pastoral, pois contribuem significativamente para minhas reflexões no campo teológico. Que Deus abençoe abundantemente sua vida.

  7. Avatar ROSA MARIA M.PINHEIRO disse:

    Buscai,pois,em primeiro lugar, o reino de Deus e sua justiça,e tudo mais vos serão acrescentadas.Eu estou estudando,primeiro,a biblia a vida de Deus,em dois anos e dias alternados,escola de liderança,estou me preparando,para viver somente pra Deus,pois já criei meus filhos e netos,sei que Deus demorou me chamar.Ele sabe tudo pois somos o santuario do Espirito Santo,somos justiça de Deus,um dia fiquei me questionando porque eu procurava Deus, e não tinha resposta. Mas um dia estava numa igreja, numa fila depois de um culto de mulheres,e uma Pastora estava com muita unçaõ um culto do Espirito Santo,ela não me conhecia,e eu sempre questionando,porque tão tarde. D,repente ela disse p/mim olha não fica pensando q/ é tarde,pois a sua hora é agora ,Deus te quer no ministerio,vc pode fazer muito ainda,fiquei muito feliz, pois estou aprendendo muito vivo só p/ Deus, pois nós somos a justiça de Deus, e eu quero salvar muitas almas p/ Jesus,Aleluia.

  8. Avatar Jorge Audi disse:

    Justo Miguel,
    A melhor decisão de toda tua vida, o Senhor é contigo em Cristo Jesus.

  9. Avatar Daniela Victória disse:

    Muito obrigado Pastor Mario Fernandes, estou passando por uma luta terrível de desemprego e muitas vezes acabo me esquecendo de quem realmente supre as minhas necessidades.
    Que Deus abençoe o senhor abundantemente, assim como Ele me tem abençoado!!!

  10. Avatar disse:

    Graça e paz.

    Confesso-vos Amados, que sempre deletei as mensagens, sem antes as. Era pura ignorancia minha!

    MAs depois que li o artigo “Foco Puro”, percebi a seriadade e a espiritualidade do trabalho. Vi Deus naqueles escritos.

    Deixei de ler por instantes e relacionei aquilo que lia com minha propria vida. Quanta Verdade. Amem.

    “… se minha caminhada aqui não servir para abençoar meus compatriotas…, considero questionável meu esforço. Se for só para mim, duvido que seja de Deus.”

    Nada mais a dizer…
    Vou a Lixeira buscar todas as mensagens deletadas e delas tirar o maximo proveito para minha vida.

    Amém senhor Jesus!

  11. Avatar FERNANDO CARVALHO disse:

    IRMÃOS COMO ESTA PALAVRA NOS FAZ ENTENDER QUE ESTA VIDA NÃO É SÓ DISTRAÇÃO E NOSSA PREOCUPAÇÃO NÃO DEVE SER APENAS COM A NOSSA SALVAÇÃO, JESUS ENVIOU OS 70 E A PALAVRA DE ORIENTAÇÃO ERA PARA LEVAR O EVANGELHO, NÃO ESTAMOS NESTE MUNDO PARA BRINCAR, SE RECEBEMOS O CHAMADO DO SENHOR É PARA IRMOS E LEVARMOS O EVANGELHO, NA VERDADE NÃO PRECISAMOS LEVAR NADA POIS O SENHOR NOS SUSTENTA A ÚNICA COISA QUE DEVEMOS LEVAR É A FÉ NA PALAVRA QUE NOS FOI DEIXADA, ESTA NÃO VOLTA VAZIA NUNCA.
    QUE DEUS CONTINUE A NOS ABENÇOAR E NOS FAÇA ENTENTENDER QUE TEMOS UM ALVO QUE NÃO PODEMOS NOS DESVIAR DELE.
    AMÉM.
    FERNANDO

  12. Avatar DERLY DA SILVA PISSOLLATTO disse:

    Amado Pr. Mario Fernandez sua colocação nos leva a uma reflexão para que nos examinemos a cada dia. Sem esforço, não há como recebermos os suprimentos de Deus para avançarmos na direção certa, sejam quais forem as circunstâncias. Se hoje somos uma pequena fonte, amanhã, pela fé, seremos um grande rio, fazendo aquilo que é a vontade de nosso Deus e Pai que nos envolve e nos sustenta. Derly

  13. Avatar Gisele disse:

    IRMÃOS COMO EDIFICA AMINHA FÉ ESTAS MENSAGENS!!!
    SABER QUE NÃO DEVO SAIR DO FOCO.
    DESCUBRIR QUE TENHO A MISSÃO DE ABENÇOAR.
    TAMBEM LI OCULPANDO NOSSO PENSAMENTO E VI QUE PRECISO ME ENCHER DE DEUS SUA PALAVRA É O MEU ALIMENTO.
    OBRIGADO POR VCS AJUDAR A MINHA VIDA E CREIO A VIDA DE MUITOS IRMÃOS!!!
    DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS VCS.

  14. Avatar gau disse:

    Pr, como diferenciar as “paradas” dos últimos parágragros das “distrações” apresentadas pelo texto? Poderia dar um exemplo pratico pra eu compreender melhor o texto?

    Obrigada

    Ps: gosto muito de suas meditações

  15. Avatar disse:

    Obrigado.

    Deus Falou comigo através deste post, como é importante mantermos o foco, tanto no trabalho como nas coisas de Deus.

    Deus abençoe!!!!

  16. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor, concordo com suas palavras e confesso que antes de terminar de ler, me veio pelo que já li e aprendi da Palavra de Deus, o que estava escrito em sua mensagem e gostaria de acrescentar de que o próprio Filho do Homem, Jesus Cristo, passou três anos ensinando, mais particularmente, os doze discípulos que mais tarde viriam a serem Apóstolos com exceção do filho da perdição.
    Outra coisa já nos prevenindo o que diz João em sua 2.ª carta nos versos 7 ao 11, ensinado-nos que muitos viriam trazendo outro evangelho negando a Cristo, e sendo assim, nós que somos “verdadeiros testemunhos”, não podemos morrer com a verdade para nós e sim devemos proclamar a verdade a todos para que ninguém se perca más venham se arrepender e conhecer não a verdade que queremos mas, a verdade que Deus tem para nós que é: Cristo morrendo na cruz do Calvário por nossos pecados e ressuscitando ao terceiro dia para nos dá a vida eterna com Deus, ou seja em sua presença.
    O Senhor é contigo, és uma benção, o reflexo da luz do Senhor, chega até nós em forma de mensagens.
    Precisamos melhorar dia a dia, que o Senhor nos ajude e nos conduza, em nome de Cristo. Amém.

  17. Avatar Maryanne Matter disse:

    Amado Pastor
    Palavras sabias e reais, devemos a cada dia reavaliar os nossos parametros e os aprimorar com a palavra de Deus, nada do que fazemos em obediencia ao Espirito Santo e a palavra de Deus è em vao, devemos deixar que o nosso tempo seja preenchido com a presenca real Dele em nossas vidas em beneficio de outros. tambem eu creio que salvacao è uma dadiva para ser compartilhada com outros, tantos quantos estiverem ao nosso redor e tantos quantos Deus permitir que estejam no nosso caminho.Para ser sensivel ao sofrimento e lamentos de tantos que estao a cada dia se perdendo, no reino de Deus nao tem lugar para egoistas e egocentricos somente os que ja foram transformados pelo Pai.Jesus nos ama como somos mas nao quer que permanecamos confiando em nossa propria forca, mas que entregemos tudo a Ele.Que possamos ser edificados sobre uma rocha e nao sobre concepcoes humanas, uma vez me falou o Senhor: o braco do homem è de carne o Meu nao. Paz e graca, espero que o pastor possa um dia retornar a Europa com a permissao de Deus. Maryanne

  18. Avatar Adriana disse:

    Ola irmãos!!
    Boa noite!
    Paz a todos..
    Muitas vezes essas distrações que o pastor se refere são na maioria das vezes vindo do diabo, mas não podemos esquecer que estamos sempre em testes com Deus.. claro que Ele nao é o diabo.. o que quero dizer é que Ele proteje, mas o diabo sempre está em obras também.
    Temos o livre arbítrio, mas não podemos fazer isso para fazer qualquer coisa..
    Então temos que orar quando somos tentados e pedir ao nosso PAPAI do céu afastar esses sentimentos para não virar culpa e ser tarde de mais..
    Estamos a toda hora sendo testados e sendo cutucados pela vara curta..
    Lembra daqueles desenhos que na cabeça do personagem tem o diabinho e o anjinho?
    Então.. O pecado pode até ser bom.. mas nunca traz beneficio nenhum para nossa vida espiritual com Deus..
    Sabemos o que é certo e o que é errado.. Deus ja fez o papel dele de nos dar o Filho Dele pelas nossas vidas.. Cumprir com êxito, amor e paz todos os mandamentos e ensinamentos do que Jesus deixou para nós pode até ser dificil.. mas nada é IMPOSSIVEL! Temos que fazer ao máximo e nos esforçar.. todo mundo é capaz..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *