Mário Fernandez

Segue-me

“E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.” (Marcos 10:21 ARA)

Eu, e você também certamente, já ouvi dezenas de mensagens e pregações sobre o texto do jovem rico que desistiu de seguir a Jesus por que Ele pediu que ele abrisse mão de suas riquezas materiais. Mas tem uma pergunta que eu tenho feito sobre este texto. Onde é que o rapaz falou que queria segui-lo? Ele perguntou como fazer para herdar a vida eterna, não para seguir a Jesus. A resposta de Jesus foi clara “só te falta uma coisa”. Não faltavam duas, portanto se livrar dos bens e segui-lo devem ser uma coisa só. Ou isso, ou herdar a vida eterna e andar com Cristo é que são a mesma coisa.

É uma reflexão interessante e não quero desperdiçar a riqueza do texto, a despeito da minha opinião pessoal.

Livrar-se das riquezas deste mundo e seguir a Jesus são uma coisa só, muitos de nós estão no caminho errado. Não por possuírem bens, pois não vejo nada na Bíblia que condene o ser rico em si, mas note que Jesus conhecia o coração deste jovem. As riquezas eram tudo para ele, portanto o Reino de Deus não teria importância. Aquele de nós que se estribar em suas riquezas, seja para ter segurança ou ter poder, não é digno da herança celestial. Seja rico, meu irmão, não tem problema, mas não coloque isso na frente de ser dedicado e separado para Deus.

Se seguir a Jesus e herdar a vida eterna é que for a mesma coisa, muitos de nós estão no caminho errado. O caminho de “aceitar” a Cristo e deixá-lo como salvador passivo, sem permitir que Ele seja Senhor e dono de seu coração, é um caminho enganoso. Ou somos Dele ou não temos nada com Ele. Isso é o que significa “seguir”, que é muito mais do que andar atrás.

De um ou de outro modo, Jesus o amou. Está no texto, não é interpretação. Seguir a lei mosaica foi bom para o jovem, mas insuficiente.

A palavra chave aqui é entrega. Vamos nos entregar.

“Senhor, eu quero sinceramente ir além no relacionamento contigo, não importa o quanto já tenha caminhado. Quero ir além Te tornando meu Senhor absoluto em todas as áreas da minha vida.”

Mário Fernandez

14 thoughts on “Segue-me

  1. Avatar Fernanda Cristina Romano Borelli disse:

    Acho esta passagem bíblica muito bonita e tem um grande significado, muitas vezes não seguimos Cristo totalmente, eu queria muito poder seguir a Cristo em tudo não só em algumas coisas, preciso muito do Sr. meu Deus, quero muito que minha fé seje plena, que nunca há obstáculos para segui-Lo.

  2. Avatar Ricardo Campos disse:

    Agradeço ao amigo Márcio pelo envio da bela mensagem. Creio que todos possam através desta, renunciar dos pecados e assumir o compromisso com Deus.
    “Senhor, eu quero sinceramente ir além no relacionamento contigo, não importa o quanto já tenha caminhado. Quero ir além Te tornando meu Senhor absoluto em todas as áreas da minha vida.” Obrigado!

  3. Avatar ROSA MARIA MEDEIROS PINHEIRO disse:

    PR.Mario , a paz de Cristo esteja contigo.Este jovem nunca iria seguir Jesus,pois ele saiu triste quando o Mestre,mandou q,ele vendesse tudo para segui-lo .Ele deu mais valor ao dinheiro.Deus não é contra a riqueza,pois ele vive no trono ,é dono do ouro,é dono do mundo.Mas pessoas ricas, quando tem que botar a mão no bolso,ela não sai.Deus diz!Ninguém pode servir a dois senhores; Porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.Deus não é contra os que tem ,só que eles tem que saber fazer bom uso.Agora saindo um pouco do tema!Eu fui fazer um plano de saúde,chegando eu e meu marido,o médico perguntou uma série de perguntas,eu e ele dizemos a verdade ,que não sentíamos nada,que é verdade,era só pra garantir,porque meu marido saido da igreja levou um tombo e quebrou o braço se machucou bastante,nós gastamos muito. Então resolvemos fazer o plano. O médico deu pau no exame. Mas por conta ele não gostou ,porque eu perguntei se ele conhecia a bíblia,ele falou, eu ganho de meus pacientes mas não leio. Eu falei o se você esta ai é porque Deus te deu oportunidade e inteligência, Deus existe ,eu creio na cura divina,e sou sarada.Médico pensa que é Deus,porque morre tantas pessoas nas mãos deles.As pessoas não digo todas mas quando tem dinheiro acham que é dono do mundo .Eu tenho certeza e muita fé que só vou para o andar de cima quando eu quiser,porque tenho o mais precioso que recebe de Deus foi saúde. Abraços ROSA.

  4. Avatar samuel barbosa disse:

    Parabéns pela essa rica mensagem e todas outras .Este seguir não implica ´só em dinheiro mas opinião de nossas esposas e filhos que muitas vezes não nós dexa atender este ide ameaçando até nos deixar ser abrimos mãos de alguns béns,que mensage, para refletir benção pura gostei muito obrigado

  5. Avatar clorinete disse:

    eu creio que neste texto Jesus quiz apenas fazer com que aquele jovem refletisse melhor sobre a salvação eterna ou vida eterna. Pois ele era conhecedor da lei e a seguia achando que por fazer assim estava no direito de herdeiro da salvação, porém o que lhe faltava era ter coração desprendido de bens materias e isso foi onde JESUS com esta palavra o fez ver que as riquezas podem ser um perigo para o homem espiritual, quando elas são colocadas acima de Deus. parabens pela msg fica na paz

  6. Marcos deixa de relatar o que fez Jesus olhá-lo e amá-lo. Não foi a afirmação do jovem rico “tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade” e sim o que Mateus ainda relata “…o que me falta ainda”. Detalhes como este aparecem no diatessarão “A Vida de Jesus nunca antes contada assim” uma integração cronológica dos 4 evangelhos, livro este diponível no mercado evangélico.

  7. Avatar Gustavo Vicente Moreira de Araujo disse:

    Penso que o maior erro, nessa situação e outras atuais e se desprender do que tem, pois como provarei o amor ao proximo que vejo, tendo dificuldades financeiras, sociais a ponto de ter fome e não ter o que vestir e minha conta bancaria vazando de dinheiro e meu ego sempre querendo mais e mais, casas, carros, apartamentos e por ai vai, e ter comunhão, ir a missa ou culto, ter diplomas, conhecer bem exegese, logias e mais logias que existe por ai, sem perceber ou melhor fitar o proximo como Cristo fitou o jovem e viu sua pobreza interna, não tendo paz, vida com aquele que ver tudo e todos e que tem riquezas infindaveis pra mim e pra todos que quiser ser benção na vida de outras pessoas, a ponto de renunciar tudo dividir viver em Koinonia como a igreja primitiva vivia, isso e ser cristão hoje, precisamos urgentemente voltar para cruz.

  8. Avatar Marcio disse:

    Eu louvo a Deus pela sua misericórdia!!!
    E como esta Palavra veio como um raio diretamente direcionada para o que eu estou vivendo agora e como preciso de libertação e direcionamento do/e para o Senhor!
    Obrigado e que o Senhor possa continuar a te usar como vaso de honra.

  9. Avatar patricia codo disse:

    É isso mesmo! sigamos de perto esse Jesus que nos ama, mesmo quando nós não o amamos como deveríamos, e sempre nos indica o que fazer !ELE REALMENTE NOS AMA A PONTO DE SE DAR POR NÓS!
    Grata pela mensagem!

  10. Avatar cezar disse:

    resumindo: “Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” Lucas 12:34

  11. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor, vemos claramente que muitos amam mais as riqueza terrenas do que ao Senhor Jesus que é a garantia dos tesouros celestiais onde Ele mesmos é a herança dos que creem, embora não precisasse vender tudo e distribuir aos pobres, mas pela astúcia de dizer que cumpria toda lei, porém sem entendimento. Zaqueu, homem que defraudava aos pobres, se regozijava com seus amigos os frutos desse roubo, porém sedento de curiosidade descobriu alguém que podia mudar sua vida, e ao encontra com esse alguém se convidou a cear em sua casa, a princípio não o convidou a segui-lo, mas entendeu a mensagem que trouxera na ocasião e de tal maneira que resolveu devolver quatro vezes mais tudo a quem tinha defraudado e que daria a metade de seus bens aos pobres, que maravilha o que esse alguém até hoje faz, O Senhor Jesus Cristo transforma corações.

  12. Avatar José Adilson Valderramas disse:

    Seguir Jesus de longe é uma coisa; seguir de perto é outra bem diferente. Viver à sombra da cruz é fácil, tomá-la para si nem tanto. Seguir Jesus, implica primeiramente desentronizar o “EU”, aceitar o seu Senhorio. A passagem do jovem rico, embora, pequena, realmente é riquíssima. Que Deus continue te abençoando; que a graça do Senhor Jesus seja abundante sobre o teu ministério, e que o Espírito Santo o inspire cada vez mais.

  13. Avatar gisele disse:

    A PAZ DO SENHOR!!! MAIS UMA VEZ VEJO A RIQUEZA DA PALAVRA DE DEUS, DEIXAR TUDO MEU EU, MINHAS VONTADES, RIQUEZAS TUDO É TUDO.
    NÃO É FACIL MAIS COM JESUS É POSSÍVEL!!
    MUITO OBRIGA SENHOR POR ESTA RICA MENSAGEM.

  14. Avatar victor disse:

    Por isso é que diz lá em Marcos 10:25-
    É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.

    A vontade de Deus é que todos prosperemos em todas as áreas, não é a toa que Jesus veio para termos vida e vida abundante….., mas porque será que nem todos prosperam a nivel financeiro?

    Bem há várias razões. Uma delas pode se ver em Proverbios 21:25 – O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.

    outra situação é que muitos poderiam começar a prosperar (e esta situação é muito perigosa), e começariam a esquecer as coisas de Deus

    outros possivelmente achariam que aquela prosperidade tinha surgido da força do seu prórpio braço, quando a palavra diz em provérbios 10:22 –
    A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores

    outros há que têm de começar a dar valor ao que têm e a ser gratos pelo que têm, para Deus os levar a um nível de prosperidade mais elevado

    não podemos esquecer também que aquele que semeia pouco, pouco também colherá, isto é, se não damos aos que necessitam, na igreja (dizimos e ofertas) então como Deus poderá abrir as janelas do céu e daí advir uma maior abastança?

    devemos reflectir nestes pontos e trazermos e rendermos tudo aos pés de Jesus
    Creio que Deus quer que haja prosperidade em nossas vidas a todos os níveis para que a Sua Palavra seja divulgada por todo o mundo, vindo depois o fim

    Deus abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *