Mário Fernandez

Lugar Errado

“Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.” (Mateus 28:6 ARC)

Muitas pessoas ainda procuram a Jesus no lugar errado, por exemplo, na cruz ou no sepulcro. Ele não está mais naquela cruz, pois ressuscitou. Também não está mais no sepulcro, pelo mesmo motivo. Vamos entender isso de forma mais clara e mais profunda.

Procurar Jesus na cruz é ignorar tudo que aconteceu depois da crucificação. É o comportamento de Tomé, tão criticado por alguns que o têm por um incrédulo. Toda vez que ignoramos promessas como “estarei convosco todos os dias”, ou se desdenhamos coisas como “estes sinais seguirão os que crerem”, ou ao negligenciar mandamentos como “ide por todo mundo”, o que fazemos é exatamente parar o cronômetro da história na cruz. Mas isso não invalida tudo que Jesus de Nazaré fez neste período, apenas nos deixa à margem. O prejudicado, portanto, é apenas e tão somente quem tem este tipo de conduta. Está buscando Jesus na cruz, pois estou falando de pessoas que oram, que afirmam crer nele, estão nas nosssas igrejas, dão dízimo. Apenas não conseguem ir adiante da cruz.

Procurar Jesus no sepulcro é o que fazem os que se intitulam céticos, racionalistas, ateus, ou simplesmente não aceitam nada sobrenatural. Tudo tem de ter lógica, tem de ser científico, tem de fazer sentido. A ressurreição é um ato sobrenatural de Deus e não de fazer sentido racional. Não crer nisso o deixa historicamente no sepulcro. Mas igualmente, não muda a verdade dos fatos e tão somente coloca à margem os que assim procedem. Há pessoas assim dentro de nossas igrejas, mas muito mais fora delas. A própria constituição da igreja e seu cotidiano é incompatível com este tipo de coração.

O que faremos então? Vamos manter Jesus na cruz? Ou sepultado? Não sou companheiro para isso. Meu Jesus ressuscitou, não está mais ali. Creio nas promessas, nos milagres, nos sinais, no sobrenatural de Deus. O mesmo poder que ressuscitou a Cristo age em mim hoje e é pelo Seu Santo Espírito.

“Pai, ensina-me a ter mais fé, no sentido de crer naquilo que a Biblia ensina, especialmente quando não faz sentido. Ajuda-me.”

Mário Fernandez

10 thoughts on “Lugar Errado

  1. Avatar José Adilson Valderramas disse:

    Otimo devocional. Buscar Jesus no lugar errado é muito comum. A gravidade disso é que Jesus nunca estará no lugar errado. Mais grave ainda é estar no lugar errado na hora errada quando Ele voltar. O grande problema dos nossos dias, é que as pessoas estão em busca de uma fé visível e palpável. O imediatismo na resolução de problemas, conduz as pessoas a buscar atalhos perigosos para solucionar seus problemas. Esses atalhos desviam para mais longe de Jesus. Felizmente, sempre é tempo de acordar, clamar a Ele e pedir que Ele reconduza as pessoas no caminho certo. Deus o abençõe.

  2. Avatar Maria de Fatima Moraes Rodrigues disse:

    Pastor Mário, Graça e Paz! Que o Senhor esteja vivo, efetivamente, em nossas vidas, para não o procurarmos nos lugares errados. Ao lermos as passagens da Bíblia é inevitável, por vezês , imaginarmos as cenas, que mesmo assim, ficam distante da grandeza dos acontecimentos. Que privilégio tiveram Maria Madalena e a outra Maria! Realmente o Senhor Jesus recompensa todos os serviços a ELE dedicados. É preciso sim, termos presente o sacrificio de Cristo na Cruz, para, em seguida, compreender e crer em tão grande milagre, o da ressureição e não esqueçer JAMAIS que o Nosso Cristo Vive! Subiu aos céus, está a destra do Pai e enviou o Consolador. Ressuscitou, cumpriu a vontade do Pai e toda a autoridade lhe foi dada no céu e na terra. Em seus momentos finais na terra, Comissionou e disse que ” está conosco TODOS OS DIAS até a consumação dos séculos (mas são todos os dias mesmo…) Que bom! Por isso o anjo disse: Não Temais! O Senhor Jesus disse às Marias: ” Não Temais”! Façamos como elas, abraçemos os seus pés, adorando-o, abandonando o temor de qualquer coisa, sabendo que Ele cumpre suas promessas. Portanto, procurar Jesus nos lugares errados é como procurá-lo no sepulcro! Ocorre, também, quando não cremos verdadeiramente, nos milagres, sinais e promessas, no sobrenatural de Deus.
    Ouvir a saudação de Jesus: “Salve” e “Não Temais” é o nosso refrigério e sustento em todos os dias.
    Uma semana de Paz e de Vitória em Cristo Jesus, para todos nos, que esperemos Nêle todos os nossos dias,
    até a consumação do século!

  3. Avatar Maria Inês disse:

    Olá Pr Mário..

    Obrigada pela mensagem !!!..Recebo sempre com a alegria a palavra de Deus a mim enviada que sempre vem me abençoar o dia e acrescentar algum conhecimento a mais no meu dia a dia e serve de bálsamo à minha alma que procura estar cada vez mais atenta aos aos apelos do alto.. Como sou católica,tenho um crucifixo na parede do meu quarto pra me lembrar do sofrimento de Cristo na Cruz para resgatar a minha alma..Rezo olhando pra cruz quando a dor me abate e ofereço o meu sacrifício a DEUS e peço forças.Cada vez que olho pra cruz me lembro de que estamos na terra,não pra passarmos uma temporada só de alegrias mas pra lembrarmos que a dor é necessária para o nosso crescimento espiritual e que Jesus morreu na cruz pra nos ensinar isso…A minha paróquia é a do “CRISTO RESSUSCITADO” onde celebramos a ressurreição que é a maior festa católica…Antes,celebramos a Semana Santa para para nos redimirmos e fazemos penitências…fazemos a Via Sacra,procissões e representações do calvário….Estou fazendo essas observações porque pareceu-me vislumbrar uma crítica sutil a todos esses rituais que mencionei..Aceito críticas que me ajudam a acertar as arestas e melhorar a minha fé..por isso aguardo os seus emais e agradeço também..Tudo que fala de Deus me alegra o coração..Uma boa Semana!!!!

  4. Avatar wualison disse:

    As vezes me veem pensamentos que me trazem certas incertezas mas eu acho que isso é humano, logo volto à realidade e enchergo o mundo, peço orientações de como agir, pensar etc. Infelizmente existem os incrédulos, não sei o motivo mas são muitos, logo penso por que eles não voltam à realidade, por que não param de procurar Jesus no sepulcro. Já tive a oportunidade de conversar com um ateu, é simplesmente apavorante, não aceitam opiniões, são frios, sínicos, não existe possibilidade de falar sobre a Palavra. Mas todos somos filhos Dele em várias palavras que citou observei amor, ternura, e muitas outras que levam a concluirmos que apesar da grande ignorância não existe possibilidade de vivermos sem Jesus. “”” Tudo que a bíblia esina tem sentido, pode parecer que não, mas tem.

  5. Avatar gisele disse:

    A PAZ DO SENHOR!!
    MUITO OBRIGADO POR ESTA MENSAGEM!!
    POI TEMOS QUE TER A CERTEZA QUE NOSSO REDENTOR VIVE E REINA PARA SEMPRE!!

  6. Avatar Vânia disse:

    Olá Pr. Mário!

    Muito clara essa mensagem. Como você mesmo disse, vemos pessoas – dentro de nossas igrejas – procurando por Jesus no lugar errado! Jesus VIVE!!!!!!!!!!!! E vai voltar em breve!!!!!!!!!Estejamos preparados para Sua volta, orando, vigiando, pregando a Palavra e dando bom testemunho.
    Deus o abençoe.
    Abraços
    Vânia.

  7. Avatar Adalberto disse:

    É… engraçado! tenho visão de que na busca do vazio a ser preenchido pelo Espírito (e só por ele) criamos “fantasias”:
    . seja no campo da “purificação pelo sofrimento”, vislumbrando na existência, permanência… no “calvário” nos “achegarmos” e ser-mos “melhores” aos olhos do Criador (ao menos, na pretenção de créditos ao “passar dessa para melhor”)… é até rizível, mas comum…
    . seja ao relegar “coisas da carne” e viver para o “outro lado” (vida espiritual, só… ao menos, acreditar que se esteja vivendo nessa “espiritualidade”). Aqui, se relega tudo que é “desse mundo” e vive-se nessa ‘espiritualidade do achismo’.

    Bem, de minha parte, entendo que nos basta a fé. Tê-la e pronto! Crer na existência do Criador; em sua proficiência e em sua acuidade para conosco e pronto!!! Não ficar prescrutando sobre seu sofrimento na cruz; se morreu houve ou nao o sobrenatural da ressurreição; se houveram ou nao milagres… olha, aí, sob a ótica da confusão mental é que o cão nos pega… e nos pega com força! Lembro da frase: “…fé, como um grão de mostarda…” não que seja pequema, mas simples: eu creio e pronto!!! simples, assim! o que passa disso, provém do maligno!

    A paz a todos.

  8. Avatar Pr. Luis Faria disse:

    Ele realmente está vivo , grato por esta mensagem que chega mais uma vez em meu dia me nutrindo em esperançã e fé.

  9. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor,
    Se tivermos de olhar para Cruz deve ser simplesmente para lembrar que ali foram depositados todos os nossos pecados: do passado, do presente e até os que iremos cometê-los. Mesmo que não seja necessário cometê-los, por isso devemos nos consagrar e fugir deles, e embora temos de conviver com a natureza pecaminosa que adquirimos desde o dia da concepção, e a natureza divina em nós implantada desde o momento da conversão e por isso devemos viver na esperança da perfeição quando da vinda dEle para nos buscar e isso me faz lembrar do conversão de cada Apóstolo e mais particularmente de Pedro, citado em(Lucas 22:31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
    32 mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.), ou seja estava no caminho mas precisava crer 100% em Deus que o enviou e nEle mesmo(Jesus)sendo o Cristo. Nosso Deus é exclusivista e por assim dizer, quantos em nosso meio, onde me incluo, necessitam urgentemente deixar de crer 99,99% e depositarmos toda nossa vida a serviço do Grande Rei Jesus?
    Temos muito o que aprender, Deus é infinito, mas Ele mesmo nos convida a aprender dEle, e por isso somos indesculpáveis se não buscarmos esse tão Nobre Conhecimento, afinal O Temor do Senhor é o princípio da Sabedoria.
    A todos uma Paz do Senhor, não a paz que o mundo oferece porque o mundo oferece uma falsa paz, uma paz de interesse. Mas a Paz de Cristo Jesus é incondicional e que não deve ser ser oferecida só a membros de uma determinada congregação, porque se cumprimentares somente a teus irmãos de nada vale, pois os gentios assim o fazem.

  10. Avatar Maryanne Matter disse:

    Paz Pastor Mario.
    Na verdade estamos vivendo nos ultimos momentos do cristianismo nesta terra, os sinais estao apontando e a palavra de Deus esta se cumprindo, muitos estao dormindo, outros ja cansados prestes a desistir, outros estao esfriando e virando incredulos discipulados, mas existem ainda o pequeno rebanho pelo qual o pastor das ovelhas deu sua vida e restaurados anseiam por sua volta… Vamos orar para estarmos preparados me tem vindo mais e mais em meu espirito, nao temos mais tempo para debates e coisas corriqueiras, quando Jesus voltar muitos lamentarao nao ter levado à serio o seu chamado de ser convertido: na mente, no corpo e no espirito. A salvaçao è o alvo da nossa vida crista, o sobrenatural è o que buscamos aqui na terra em esperança completa no cèu. Vamos observar as palavras de exortaçao dos servos de Deus que gemem por nossas almas, em breve podera ser muito tarde. Maryanne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *