“suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.” (2 Coríntios 8:14,15 ARA)
Quando falamos em igualdade pensamos em direitos iguais, oportunidades iguais, recursos iguais e assim por diante. Lendo este texto me deparei com o termo e resolvi estudá-lo melhor no idioma original. Seu significado na verdade é “equivalência” ou “proporcionalidade”. Isso afetou minha percepção a respeito de igualdade.
Eu ter dois carros e meu vizinho não ter nenhum pode ser igualdade. Se ele trabalhasse tanto quanto eu e há tanto tempo quanto eu, poupasse como eu, provavelmente também teria. Talvez não – mas o importante é que teria a oportunidade. Mas nosso foco não é nesse mundo nem nas coisas deste mundo.
O texto fala em suprimento básico, portanto material, especialmente em alimento e agasalho. É nítido, basta ler. Mas o espiritual não se distancia em nada. O alimento a que eu tenho acesso todos têm, desde que semeiem e colham como eu. Qualquer pessoa da Terra que se disponha a orar o quanto eu oro e estudar a Palavra quanto eu, encontrarão no mínimo as mesmas riquezas e serão tão abençoadas quanto eu. Talvez não tenham dom para escrever, mas poderão ter outros dons que eu não tenho – equivalentes aos olhos de Deus e portanto, em igualdade.
Nenhum de nós é especial se todos nós formos especiais e assim é diante do Pai. Eu acordo mais cedo para orar e me sinto envergonhado de dizer que não consigo fazer isso todos os dias. As pessoas que conheço que fazem isso mais intensamente do que eu tem mais intimidade com Deus. É simples: plantar e colher. Eu reparto um pouco do que recebo, pois repartir tudo é impraticável. Recebo de outros que repartem comigo. A abundância de uns supre a carência de outros. Isso é que é igualdade no Reino de Deus. O resto, são coisas deste mundo.
“Amado Deus, é maravilhoso te conhecer e ser conhecido por Ti. Fortalece-me para que eu esteja entre os que tem para repartir e não entre os que ficam buscando em escassez.”
Mário Fernandez
Amado e querido Pastor,
Olhando o que deixei para trás vejo o desperdício de tantas coisas, pois antes gastava com o que não era pão e isso fora de grande atraso em minha vida, muitas vezes em glutonarias que ultrapassava o volume do estômago o que não era nem comparado à fartura, mas desperdício mesmo e acompanhado disso a bebida alcoólica, que destrói e faz minar nossos bens e o que é de mais importante a honra, mas graças a Deus que me resgatou das trevas e me trouxe para sua maravilhosa luz por meio de seu Filho (Deus feito Homem), Jesus Cristo.
Hoje vejo minha casa sendo restaurada, e mesmo sem cercas elétricas ou alarmes, o Deus todo poderoso protege a mim e aos meus, pois só a Ele confiamos nossas vidas.
O Senhor nos livre do dia mal, em nome de Cristo.
A sua reflexão é oportuna. Nós, cristãos e algumas alas da sociedade entendem que o conceito de igualdade deva ser analisado à luz do comunismo (no sentido estrito). A Bíblia nos ensina que devemos ajudar nossos irmãos, mas reforça também que, além de confiar plenamente no Deus Criador e Provedor, devemos fazer a nossa parte. Por exemplo um cidadão me procurou alegando que Deus não abria porta de trabalho para ele, perguntei qual era o horário em que constumava entregar curriculum, disse-me que depois do almoço, pois não conseguia acordar muito cedo!
Graça e paz prezado Irmão,
Eu creio que as oportunidades Deus as dá todos, porém, poucos discernem o que podem retirar desse momento, nisso, inclui-se a formação que a pessoa recebeu, princípios e outros e quando dicernido, a vida passa a fluir , mas para que isso ocorra existe um caminho a ser percorrido de escolhas, grandes transformações e mudanças.
Temos que viver a cada dia em novidade de vida.
Igualdade uma reflexão para nós que muits vezes desejamos ou queremos ser igaul ou parecido com alguem.Porem a desigualdade tanto material como espiritual é visivel em todos os segmentos de pessoas,pois a busca por se igual é totalmente desigual em todos pq nem todos oram igual ou ler a palavra igual ou exercita os dons por igual; mesmo pq Deus nos fez diferentes em tudo para o proprio bem do Reino Dele pois somos um corpo e temos diferentes função neste corpo onde o cabeça é Cristo e todos nós somos separados para uma função no Reino de Deus e tb para edificação do corpo de Cristo aqui na terra como igreja.QUE possamos refletir um pouco e esquecer a igualdade e cada um buscar seu objetivo cristão.Eu oro para que o Senhor me de oportunidade de ser uma boa filha e que eu possa ser util nada de querer ser igual a ninguem. fica na paz
A Paz…Divino!
Excelente reflexão, concordo plenamente. As pessoas não são iguais, portanto, seria contraditório que vivessem de forma igual, uns estabelecem objetivos outros se acomodam, independente de ter nascido em meio a fatura ou a pobreza. As oportunidades não são iguais, é verdade, mas a leitura da palavra da Deus e a intimidade com ele traz uma profunda compreensão sobre isso. Ser acomodado espiritualmente é o primeiro passo para aumentar o abismo que separa muitos de uma vida digna de uma vida miserável. Que Deus abra nossos olhos espirituais para que possamos entender os efeitos do pecado.
O texto parece muito prepotente!
Queira Deus que o coração de quem o fez também não o seja!
É muito egoísmo pensar que todos tem as mesmas oportunidades que nós, e julgá-los ainda por cima!
Quem nasce, cresce, é mal alimentado, recebe péssima educação, terá as mesmas oportunidades de “ter dois carros” como outros?? Ahh, misericórdia irmão!
É claro que muitos conseguem dar a volta por cima sim, mas com certeza algumas oportunidades abriram-se pelo seu caminho, que não a muito outros!
Façamos a nossa parte e cresçamos, mas não sejamos insensíveis e egoístas aos que tiveram menos oportunidades que nós (sempre há alguém) e paremos com esse discurso vazio de “eu sou demais”!
Misericórdia, misericórdia!!
Graça e Paz!
Prezados Irmãos,
Sei que o propósito de vcs, é a edificação do povo!
Os objetivos tem sido alcançados pois tenho sido abençoado neste propósito.
Porem neste estudo sobre Igualdade , penso estarem equivocados.
O evangelho de Jesus não é feito de obras e nem de toma lá da cá…É Graça Irmãos! Quantos Irmão sinceros com a palavra, oram muito e também passam muitas dificuldades, e provações. Nem por isso ficam desanimados .E ao contrário, quantas pessoas distantes de Deus são “abençoadas” aparentando “vitórias” em suas vidas?Lembram-se da parábola do cidadão que reclamou do seu patrão por ter trabalhado mais horas que os outros tendo recebido a mesma recompensa?
O Evangelho de Jesus é bem mais do que comida e bebida!
Poderia estender mais sobre o assunto mas o meu objetivo é que os seus leitores conheçam mais a Palavra.
“O povo sofre por que não conhece as escrituras e nem o poder de Deus”.
No Amor de Cristo,
Bruno dos Santos
Amado,
Quando vejo a questão da “igualdade” nas páginas do Novo Testamento, observo que o ensino implícito ali é o de que, embora no mundo (que jaz no maligno) não haja igualdade, e a distribuição de renda seja desproporcional, “na igreja” isto é possível, se seguirmos o exemplo de prática deixado pela igreja primitiva. A igreja (ou a assembléia, a reunião dos filhos de DEUS) é o lugar onde podemos ofertar livremente tudo aquilo que excede a nossa necessidade a fim de suprir a necessidade do nosso irmão. Este é o ensino da Palavra de DEUS!
A questão, no entanto é esta: “Quantos de nós estarão dispostos a tal prática?”
Como esta mensagem vem nos salientar, que não devemos desânimar e ir a luta. Pois, todos aqueles que possui algo, foi atraves de muito trabalho. Em vez de ficar olhando e reclamando que nada acontece com a gente e resperando cair em nossas mãos. Sempre, deevemos pedir a DEUS, muito forçar e procurar , indo a batalha e conseguiremos algum que pretendemo.
Fique com a Paz de Cristo.
obrigada pela mensagem que voces enviam todo dia no meu e-mail, amo ler e tem sido uma benção na minha vida, quero mais …muito mais, não deixem de mandar por favor, e que Deus abençoe voces!
ja faz algum tempo que recebo estes estudos mas presciso confessar que dessa vez falou muito comigo!!! Deus te abencoe muito e que vc continue essa bencao em nossas vidas abracos
A Paz do Senhor!!
Quero pedir a Deus que venha nos fortalecer mais e mais para ter para servir!!
Pois depende de cada um de nós.
Bom dia, na verdade esta palavra igualdade nestes dias é muito dificil ver; pois a desigualdade é mais notória neste tempos. Mas não temos que olhar para as coisa, do mundo e sim do alto como ensina o nosso Senhor e Salvador JESUS. Um grande abraço
Como a palavra de Deus é Maravilhosa…. esplendida e edificante. E agora vejo que tenho sido um filho ingrato pidão e afastado da intimidade com o Pai. Obrigado Senhor por ter usado meu irmão em Cristo pra me falar coisas tão gostosas de ouvir, ou seja de ler. Sei que como eu muitos verão que eu vi. Pena que o inimigo cegou o entendimentos dos incrédulos.
O alimento que tenho acesso todos tem?
Difícil acreditar nisso.
A oportunidade que tive não foi a mesma das pessoas que vivem nas ruas.
Nem sempre é uma questão de poupar ou trabalhar.
O Livro de Atos nos diz no capítulo 2 vers. 42 a 47 fala que os primeiros cristãos dividiam o pão e as orações.
Sou presbiteriana .
Imagino que as igrejas chamadas históricas e as pentecostais tenham óticas diferentes.
Obrigada
Heloisa