Mário Fernandez

Ajuda Faz Diferença

“Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.” (Lucas 5:18 ARA)

A primeira coisa que chama a atenção neste episódio é justamente o fato de que este paralítico era paralítico. Se de nascimento ou não, neste momento não importa. O fato é que estava num leito e tudo indica que não tinha condições de levantar-se. Habitualmente os escritores bíblicos destacam quando é uma criança ou um menino, portanto é razoável imaginar, ainda que não seja explícito, que era adulto. Mas, o que não é suposição é que este paralítico tinha amigos.

Viver sozinho não é bom para o ser humano. Se este paralítico não tivesse amigos teria morrido no leito sem experimentar a cura que Jesus tinha para ele. Se eram seus familiares ou não, eram pessoas que se importavam com ele a ponto de carregá-lo. Era pelo fato de ter quem se importasse com ele que foi levado a Jesus, e ao ler o texto percebemos claramente, com muito esforço. O verbo “procuravam” que aparece no texto indica um ato contínuo e traz o conceito de esforço. Ou seja, seus amigos se esforçavam continuamente para estar diante de Jesus.

Ser ajudado não é humilhante, é abençoador. Ajudar é muito mais bênção, pois como Jesus mesmo disse “melhor coisa é dar do que receber” e isso se aplica à ajuda. Mas ser ajudado pode fazer toda diferença, muitas vezes entre salvação e perdição, vida e morte.

Não há dúvida que ao vivermos em comunidade dentro das igrejas, temos muito leito para carregar. São enfermos do corpo, da alma, das emoções, dos relacionamentos, das finanças e assim por diante. Tembém pode ser que precisemos ser carregados em alguma situação. O importante é estarmos prontos e dispostos a nos importar com as pessoas ao ponto de carregá-las.

Eu ouso dizer que não precisa esperar ficar paralítico para aprender a lição. Ser ajudado é consequência de ter quem se importe. Para chegar a isso, nós teremos de nos importar com os outros primeiros. Semeadura…

“Senhor, ensina-me a me importar com as pessoas a ponto de carrega-las. Ajuda-me para que eu não precise ser carregado, mas se precisar, ter a humildade de receber ajuda.”

Mário Fernandez

13 thoughts on “Ajuda Faz Diferença

  1. Avatar disse:

    Querido Pr. esta reflexão me faz lembrar que como cristãos temos agora não mais a lei mosaica, mas de acordo com o Ap. dos gentios, Paulo, temos uma superior q é a “lei de Cristo” conforme Gl. 6.2′ Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.’ prá cumprir…. e creio q o nosso foco deve ser sempre em ajudar as pessoas, sabendo q é Deus quem nos recompensará; por outro lado, ser ajudado é bom, pois quebra o nosso orgulho….. Feliz 2011 prá vc e prá todos

  2. Avatar Mauro Botelho. disse:

    Em um mundo ( sistema) onde o egocentrismo impera
    nos corações ( maioria ), ajudar , quase sempre passa
    despercebido . A prática da ajuda permanece na inércia, detectar apenas o problema tem sido a prática
    de muitos mas, e aí ?
    Textos como este ( Ajuda faz diferença) nos impulsionam a sairmos da inércia que, muitas da vezes
    apelidamos de ” falta de tempo “, quando na verdade
    não temos é consciência do egoísmo que nos envolvem
    ou não queremos admiti-lo.

  3. Avatar Eliene Reis disse:

    Querido Pr. Mário, vcs não me conhecem, mas durante este ano de 2010, vcs me carregaram muuuuuito! Graças a Deus por suas vidas abençoadas e abençoadoras (Mário Fernandez, Vinícius Torres e Sandra Torres) Vcs não imaginam o quanto vcs foram bênçaos em minha vida! Um grande abraço. Eliene

  4. Avatar gisele disse:

    A Paz do Senhor!!
    Muitas vezes não nos preoculpamos com os leitos dos nossos irmãos o egoismo toma contade nós, mais o que Jesus no ensina e amar uns aos outros isso sgnifica carrega o leito quando necessário.

  5. Avatar ROSA MARIA MEDEIROS PINHEIRO disse:

    PR.Mário,que a paz esteja contigo;meu irmão,viver só sem amigo misericórdia;todos nós precisamos um do outro;é muito triste viver só. amigo tem que ter,a solidão é algo terrível;como é bom naquele momento que você mais precisa,aparece uma pessoa para lhe dar um abraço,uma palavra,uma ajuda qualquer que você precise naquele momento!hoje mesmo ,fui ao mercado ,e a moça estava empacotando as compras,eu olhei pra ela pois estava de cabeça baixa,me deu vontade de perguntar !você esta boa?Ela me olhou fixa nos meus olhos e disse:a senhora é evangélica ,eu falei sim porque: ela falou a senhora é diferente é conhecido;então eu abracei ,ela e ela disse:como eu estava precisando deste abraço, e começou a chorar,pois a mãe dela estava distribuindo uns panfletos da igreja dela e ao tomar o ônibus bateu com a cabeça estava no hospital com pontos na cabeça;Jesus não desampara ,vai lá sua mãe vai sair pode crer,precisamos muito de dar e ter a humildade também de receber ajuda se precisar;um abraço,Rosa.

  6. Olá Pr, Mário Fernandez;saudade! Muito admiro esta passagem juntamente com os pesonagem que carregam o paralítico.Com certeza estas pessoas já tem o dom de servir. Pois muito tem até vontade de ajudar, mas fica com medo de se comprometer o seu tempo, mas com certeza perde a oportunidade de se destacar no mundo Espiritual perante os olhares de Deus.Deus abençõe a todos leitores.
    Giovani .

  7. Avatar Silvania de Andrade disse:

    A Paz irmãos! Recebi suas msgs através de um amiga e gostei muito, se possível acho que é inerente ao nosso crescimento que vcs especificassem os versículos do assunto abordado. Bj no coração! Silvania de Andrade

  8. Avatar Francini Ramos de Souza Machado disse:

    “Ajuda”- “Semeadura”
    Isto pra mim é essência – alma verdadeiramente nobre e generosa, sua essência é sem dúvida divina, soberana, dada por Deus, quando estamos dispostos a abandonar a maior parte do que compomos, para conservar a outra necessitada. Quando saímos do estado de ” preciso ser carregado” para carregar alguém, é o verdadeiro sentido “do melhor dar do que receber”(At 20:35), Pois como Jesus mesmo disse: …”Por esta causa te abençoará teu Senhor, teu Deus”…
    Tenho para mim, que: “Quando ofereceres aquilo que preciso, serás amigo dedicado e generoso e eu só o poderei ser se, a teu favor, renunciar aquilo de que preciso e de que não posso privar”.( por Mauricio Ponsancini). Pois com ênfase digo, onde há amor, e dele se doa, jamais se privará para ti a ajuda que um dia vais precisar…e quando este dia chegar terás ainda mais amor para recebê-la.

  9. Avatar Débora Silvestre disse:

    Já ajudei muitas pessoas, mas não consigo me ajudar. Sei que preciso me esforçar, mas não tenho forças!

  10. Avatar Kátia Cristina disse:

    Glória a Deus por esta palavra.
    A minha oração é a mesma, que eu possa sempre ajudar a quem Deus colocar no caminho para receber ajuda, e que nunca seja orgulhosa para não querer ajuda quando precisar.
    Como é bom receber amor de Deus através de um irmão(ã). É muito gostoso quando oramos ao Senhor por alguma coisa que precisamos, e chega o irmão com a nossa benção enviada por Deus. Às vezes até queremos ajuda, mas somos impedidos por algum motivo, mas quando é de DEus ele manda a solução e o escape. Interessante que hoje me aconteceu algo agora de manhã cedinho, uma irmã precisou de mim, mas o meu esposo não crente, ainda, não ia querer colaborar, mas o Senhor deu outro jeito, e pude ajudá-la, foi benção, gosto de ajudar as pessoas, E há um tempo atrás descobri na bíblia um versículo que fala: “O Senhor está entre aqueles que nos ajudam”, e vou além, O Senhor é aquele que nos ajuda e move o coração dos homens para que nos ajudem. Aleluia!

  11. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor,
    Cada vez mais o Espírito Santo o faz certeiro em sua pontaria e confesso que acertou mais uma de tantas em meu coração e vou mais além não foi só o meu não(aos que tem coragem confessem também).
    Hoje “estou” professor da Escola Dominical, e o tema que estamos abordando no momento é Evangelismo Pessoal, e é aí que percebo que não sou de fato professor e sim aluno, pois percebo que tenho que melhorar muito, tenho que me apropriar mais da palavra de Deus, ou seja, saber sempre com toda humildade buscar ajuda para que eu possa ajudar também àqueles que mesmo que não sejam paralíticos estão a se arrastarem em um lamaçal de perdição.
    Fico triste quando por vezes faltam algum aluno, e me pergunto: onde estará? cadê o compromisso dele diante de Deus? estará doente,para que nós orássemos por ele? não sabemos, mas Ele o Sabe.
    Deixemos pois, sermos ajudados sempre e aprendamos compartilhar essa ajuda a outrem.
    Porque em tudo trazemos glória para Aquele que sempre nos ajuda e se deleita em nos dá, não o que merecemos mas o que Ele sabe que é melhor para nós, por sua graça e misericórdia.
    Em Cristo que nos fortalece.

  12. Avatar adauto.seg@hotmail.com disse:

    é!! como diz a palavra o cordão de duas dobra e mais dificil de quebrar, e tambem o Senhor Jesus enviou os seus dicipulos de dois em dois., ou seja mais vale um amigo perto de que o irmão longe. belas palavras Mario que Deus continue lhe dando inspiração, para falar da palavra de Deus. bom final de semana

  13. Avatar José Ferreira disse:

    Amado Pr Mario,

    Existe mensagens que toca mais as pessoas, essa faz com que as pessoas, meditem o quanto é bom ajudar, porque, enquanto está ajudando, você está recebendo graças e sendo abençoado por Deus e dificilmente lembrará que precisa de ajuda e a graça de Jesus estará sempre contigo.
    Abs.
    José Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *