“Vendo Moisés que o povo estava desenfreado, pois Arão o deixara à solta para vergonha no meio dos seus inimigos, pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: Quem é do SENHOR venha até mim. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi,” (Êxodo 32:25-26 ARA)
Que Moisés foi um líder exemplar, não é preciso que eu argumente. Como ele fez isso, sempre merece reflexão. Este texto nos dá um exemplo disso, quando Moisés retorna do alto do monte, depois de um grande encontro com Deus, encontra o povo corrompido adorando a um bezerro de ouro. Mesmo tendo intercedido pelo povo, fico imaginando o quanto este líder se sentiu frustrado tendo aquela situação para lidar.
Primeiro, o pivô da crise foi Arão, seu irmão, que cedendo à pressão do povo fundiu o bezerro. Depois, para ser bem franco, Moisés não teve nada a ver com o bezerro. Não mandou fazer, não ajudou, não contribuiu com ouro, nem concordou, nem liberou. Mas fizeram e agora o problema estava estabelecido. Nem por isso Moisés fugiu ou deixou o povo à mercê da condenação.
Um líder de excelência precisa ter esta visão. Mesmo não sendo sua culpa, os problemas que afetam o grupo que lidera são de sua responsabilidade. Alguém precisa tomar a frente e corrigir o problema da forma que seja necessária. Moisés fez isso.
Note: temos poucos líderes neste nível em nossos dias, é verdade. Nos dias de Moisés também era assim, lembre-se da história dele. Não haveria por acaso algum do povo que pudesse ocupar este lugar? Talvez. Mas o fato é que foi Moisés que ocupou, como talvez seja você agora numa posição de tomar decisões corretivas para problemas que você não criou. Talvez seja você no papel de apoiar seu líder nesse processo, como fizeram os filhos de Levi. Deus sabe. O importante é não fugir da raia. O problema pode não ser do líder, mas a responsabilidade é.
“Deus amado, liderar não é fácil como parece. Eu quero ser um líder de excelência e assumir minhas responsabilidades, assim como dar suporte aos meus líderes em suas atribuições. Fortalece-me.”
Mário Fernandez
encorajador! obrigada! vou repassar pelo FB!
Nos últimos dias o que mais tem me preocupado é essa questão de liderar, meu esposo é o pastor presidente e eu sua ajudadora e prª auxiliar, só que as coisas referente á igreja o Senhor me dá toda visão, de como está, do que precisa e…, eu passo para ele e ele entra em concordância comigo. mas isso me incomoda muito pelo fato de eu ser” coluna e não cabeça”. Hoje eu acordei preocupada com as coisas da igreja, orei, li a palavra e abri o meu Email, minha filha tinha mandado esta mensagem, pois falou muito ao meu coração e respondeu as minhas questões, sei que não foi por acaso, mais ainda fica o meu questionamento! Mesmo assim agradeço a Deus.
Graça e paz amado irmão.
Obrigado por esta reflexão. Sou pastor a quase sete anos, e não é fácil liderar nos dias atuais. Louvado seja Deus que nos tem dado graça.
Pr.Mário que as bençãos de Deus esteja contigo.O que aconteceu com o povo ,foi a falta de fé;de não ter a paciência,de esperar a volta de Moisés;naquele tempo,antes de Cristo,imagina!o povo daquela época não sabia nada de Deus,ele falava com Moisés!quem errou foi Arão que deixou o povo á solta para vergonha no meio dos inimigos,ele como irmão de Moisés teria que tomar a frente,até a volta de Moisés.Até mesmo Arão pecou!.E Moisés na sua bondade ainda intercedeu pelo povo,que pecou, fazendo bezerro e adorando idolatrando ;Ser um líder nos dias de hoje ,acho muito difícil ;se fosse eu não daria pra ser ,pois sou muito exigente,não sei mandar ,prefiro fazer;a responsabilidade de um líder, ele tem que ser com excelência,pra assumir o que foi dado a ele;só Deus para dar fortaleza,sem Jesus ninguém é nada,aleluia,abraços,Rosa.
Moisés era uma figura do verdadeiro líder: CRISTO. Ele deixou o seio do Pai, Se humilhou e veio até nós; e encontrou em Sua criação idolatria, blasfêmia, luxúria, rebeldia, etc.
Infelizmente esta palavra(lider) tem mexido muito com o povo de Deus, e conseqüente com o ego de muitos. É o pivô para formação de sistemas e organizações que não tem nada a ver com o Corpo de Cristo; se soubéssemos apenas sermos servos de Cristo…
O Senhor não nos chamou(não me lembro) para sermos líderes, e sim discípulos, amigos, servos, filhos, etc. Mt.20:24-28; Mc.10:41-45; Lc.22:24-30; Jo.13.
O Senhor Jesus repreenda todo espírito de confusão, irmãos. Somos devedores do amor uns aos outros e parte do mesmo Corpo. Jesus Cristo é o Senhor. Deus abençoe a todos.
No amor de Cristo,
m. Jesus
UMA BENÇÃO ESSE DEVOCIONAL, POIS SE ENQUADRA PARA MIM JÁ QUE SOU LÍDER DE UMA EQUIPE…A PAZ PARA TODOS!!!
que bênção é esse site em minha vida…. acompanho vcs já há mais de 1 ano……..
obrigada!
problema e responsabilidade
Excelente mensagem, exatamente veio para me fortalecer, hoje tenho que tomar uma importante decisão como lider de um lider, a mensagem ajudou muito.
Rogo a DEUS para continuar te abençoando,para abençoar pessoas assim, como eu tenho sido abençoada com suas mensagens
A Paz do Senhor
Amado e querido Pastor,
Mas um grande exemplo a ser seguido e diria quem toma para si responsabilidades traz também problemas e aí é que vejo a vida dos líderes ao guiar o rebanho que passa por problemas e se não tiver pessoas habilitadas para ajudar mesmo que seja segurar o braço do líder ao sustentar o cajado erguido fazendo assim o rebanho atravessar os rios de problemas que sempre aqui teremos.
Ajudemos, pois, com amor e responsabilidade os nossos líderes em seu trabalho que é a obra de Deus em nossas vidas.
Em Cristo que nos fortalece.
Prezado Pr. Mario
Esta questão de liderança às vezes é muito crucial, em certas ocasiões você obriga-se de ser mandão para que as pessoas façam o que é necessário, porém, corremos o risco de tornamos ditadores, precisamos cuidar e seguir o exemplo do mestre Jesus, que com toda sua humildade conseguiu mostrar que pelo amor tudo é possível, inclusive ser um grande lider.
Paz
José Ferreira
Muito bom dia , meus queridos , Mario e Vinício.
Esta palavra de problemas e responsabilidade tem um peso muito grande sobre nós, se cada um CRENTE assumir o seu papel, de responsabilidade sobre os problemas, seria diferente o final de cada história.
Na semana que vem eu tenho que resolver um grande problema, não foi eu que criei, mas a responsabilidade é minha, e não quero fugir da raia, peço a DEUS que me ajude…
Um filho que mora com a mãe, está deprimido, se trancou no quarto e fica 24 horas no computador (internet). Tenho que agir.
Moises quando desceu do monte e viu o bezerro, teve que agir, e o fez, continuando assim aquela peregrinação pelo deserto, ate o fim…
Que DEUS possa abençoar voces nestas proximas mensagens. Um grande abraço
ME RECORDO DOS VALENTES DE DAVI QUE TAMBÉM O APOIARAM E ARRISCARAM A PRÓPRIA VIDA PARA AJUDAR O REI. EM MINHA VIDA NO REINO TENHO TIDO ESTA EXPERIÊNCIA DE AJUDAR E SER AJUDADO POR MEU PASTOR, É GRATIFICANTE RECEBER DE DEUS ESTE MINISTÉRIO E ESPERO QUE TODO CRISTÃO TENHA ESTE DESEJO QUE SÓ NOS FAZ CRESCER EM CRISTO… QUE DEUS NOS ABENÇOE.
bom dia, fico com sua oração que Deus nos de sabedoria para fazer sua obra, e nos fortaleça a cada dia.
Nesta época que vivemos mais uma mensagem para nós edificar!!!!
Pois tem acontecido nas igrejas que muitos líderes acham que a responsabilidade de algo da errado não é dele e sim de quem errou. Em atos Jesus nos ensina que os cristãos tem tudo em comum e que somos o corpo de Cristo então quando um cai todos sofrem. Penso que no reino de Deus tem que ser assim.
Mais sabemos que liderar não é fácil, mais se pedirmos ao Espírito Santo de Deus ele nos ensina.
Muito obrigado pela mensagem!!!!!
Sou português e estou em Portugal. São 5 da manha e Deus me fez acordar para vir orar e li este seu tetxo. Quero agradecer por ele. Estou num processo de ajuda e resolução de algo que não mas preciso resolver. Foi muito bom ler o que escreveu. Foi mesmo um incentivo. Obrigado e que Deus continue a abençoar o vosso ministério.
Pastor Mário, Graça e Paz,
Mensagem gloriosa, com um foco importante para nossa meditação: o exercício da liderança, quer secular, quer espiritual. Aqui, trata-se de um líder por excelencia, escolhido e capacitado pelo Senhor, forjado nas mais diversas condições e, mesmo assim, se deparou com algo incomum, já que os seus liderados, apesar da mão forte do Senhor, em sua libertação, por momento, se esqueceram da aliança. Pressa, medo, falta de visão espiritual, pouca fé… deve ser tudo isso e algo mais… porém, a lamentavel atitude de Arão, seu irmão, é o cerne da questão. Como, na “ausencia do líder, não se opor e concordar com tamanha insanidade.
Creio que Moisés deve ter sentido espanto! Na posição de comando na ausência do líder, faltou à Arão, firmeza, comando, visão, continuidade de proposito, lealdade, entendimento da obra, da grandeza da Aliança com o Senhor. Realmente, a preparação de Moisés, foi do Senhor, assumiu o problema, resolveu, sob a direção do Senhor.
Que possamos estar atentos em apoiar nossas lideranças nas igrejas em todos os momentos e não inflamarmos as difuculdades que surgem.
Para mim a lição é confiar, esperar, apoiar, tomar posição, resolver…mesmo quando não criei o problema.
Diante dos fatos da vida temos que ter atitude.
Um breve comentário: no versículo 7, o SENHOR diz a Moisés: vai, desce; porque o “teu povo”, que fizeste sair…
Muito interessante!
Que o Senhor nos fortaleça a cada dia!
se pararmos para pensar por este ponto moises foi alem daquilo que aprendemos nos livros sobre liderança. otima essa colocação.