Mário Fernandez

Fé Famosa

FÉ FAMOSA

“Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé.” (Romanos 1:8 ARA)

Muito legal o apóstolo Paulo mencionar os irmãos em Roma como pessoas cuja fé atravessou fronteiras. A fama da fé daqueles irmãos era internacional. Fico me perguntando, em meio a estas tantas meditações, como isso pode ter acontecido.

Hoje vivemos um tempo onde tudo é muito passageiro, muito efêmero, em geral não se valoriza históricos e estabilidades. Os casamentos já não duram tanto, as empresas já não duram tanto, assim como os empregos. A cultura do descartável nos faz pensar que assim como um eletrodoméstico barato não compensa ser consertado, justamente por que o novo é tão barato, tudo pode ser assim. Se a igreja não me agrada descarto, se meu casamento não me faz feliz descarto, se meu emprego não é bom eu descarto. Isso é perigoso.

Também não estou dizendo que devamos nos ancorar em zonas de conforto onde tudo é como é e ponto. Mas há de existir um equilíbrio, um meio termo, um ponto razoável no qual possamos ao mesmo tempo cultivar alguma coisa que nos seja satisfatória, mas que dure algum tempo.

Assim deve ser com a fé. Desapontamentos e decepções fazem parte da vida. Se para cada disssabor eu quiser abandonar minha fé então sou muito frouxo. Ou, talvez, nunca tenha crido realmente em nada com profundidade. Preciso avaliar tudo isso, do contrário jamais a minha fé se tornará como a dos romanos, conhecida e reconhecida.

Curiosamente ou não, diversos lugares que foram berço do cristianismo hoje são territórios predominantemente muçulmanos ou judeus, a exemplo de Jerusalém. Roma, por outro lado, continua sendo um ponto de referência do cristianismo.

O mundo precisa de referências neste tempo. A nossa fé deve ser uma delas.

“Senhor, ajuda-me a ter uma fé firme a ponto de se tornar conhecida em outros lugares.”

Mário Fernandez

7 thoughts on “Fé Famosa

  1. Avatar Eliene Reis disse:

    É impressionante como aqueles cristãos de Roma, alguns vivendo dentro do palácio de César, muitas vezes presenciando o martírio de outros cristãos, conservaram firme a fé Naquele que tudo pode e tudo fez para nos resgatar. Não foi feita a galeria deles mas a palavra de Paulo em Romanos 1:8 dirige o nosso olhar para eles e nos faz revigorar diante das lutas e tribulações pois nem se pode comparar com o que eles viveram e no entanto, não desanimaram e nem perderam a fé, como está escrito em II Cor. 4:8-9 – Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;
    perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruidos. Assim devemos permanecer. Que Deus continue honrando esse Ministério com a provisão que só Ele pode outorgar.
    Um abraço

  2. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Agora mais que nunca é que percebemos as reais intenções do Catolicismo, e que até hoje tem Roma como reduto, embora não podemos deixar de fora que neste mesmo capítulo está um grande advertência e que também é a realidade, vejamos: 22. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos
    23. e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
    25. pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
    O demais leiam o capítulo todo.

  3. Avatar Ev. Humberto Felipe disse:

    Prezado Pastor
    a paz de Nosso senhor esteja com todos…

    Outra vez o Sr. sendo usado por Deis para nos alertar da gravidade emergencial que se encontra o evangélio e por consequencia, a vida proficional, pessoal, afetiva entre outros…

    1º os evangélicos – estão olhando para o homem e não para Deus e nem estão preocupados mais com sua salvação, acumulando bens na terra, quando a biblia nos ensina que “não acumuleis tesouros na terra, pois ali estara seu coração…”
    Temos que nos concientizar que aqui não é nosso lar, somos apenas viajantes em um estágio probatório por Deus….

    2º Nossos empregos…
    Nessa era da informatização todos somos atropelados pela tecnologia, apesar que a biblia nos ensina a ser prudente, pois Deus nos da a inteligencia, mas muitos estagnão no tempo e deixão “rolar”…
    esses são ao atropelados pela tecnologia…
    em Jó 28:28 diz:
    “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria e o apartar-se do mau é a inteligencia”
    Ef. 4:27 diz:
    “Não dê lugar ao diabo”

    pois é, temos todas as referências de vida contidas na sagrada escritura…

    3º e não menos importante…
    a familia, que é realmente a igreja, pois em todas as referencias biblicas que conheço fica claro que é prioridade de Deus a familia…

    para se dicernir igreja…
    a familia é a igreja de Deus, pois é completa, “onde houver dois ou tres reuinidos em meu nome ali estarei”, quão bom que vivamos em união, e outros…

    O templo, é onde nos revestimos e buscamos ensinamento maior, paz e espiritualidade e vamos para encher o nosso vaso…

    e é exatamente um dos objetivos do inimigo, atingir a familia…
    cumprindo essa meta ele atinge diretamente o templo…
    corrompendo a moral e os bons custumes…

    pois é amado Pastor…

    estamos contidos em reaver essa moral e bons costumes…

    lutando uma verdadeira guerra espiritual sangrenta…

    onde filhos desrespeitam os pais, e chegam até vir a mata-los…
    bem como os pais não tratam mai bem os filhos…

    e isso torna-se um grande emaranhado de consequencias, vindo a conturbar, tanto no espiritual, sentimental e profissional…

    Tem demonios que só são combatidos com oração e jejum…

    “Eis que estou a porta e bato”…
    mas tem que se abrir esta porta para que jesus venha a habitar e intervir por nós junto ao trono de Deus….

    Clamemos na madrugada pelas familias evangelicas…
    pois temos que arrumar nossa casa primeiro par depois ajudarmos aos outros…

    temos que viver o que pregamos…

    Hoje temos lobo em pele de ovelha arrumadinho de domingo em cima dos pulpitos ou em “cargos” elevados dentro da igreja, onde só facilita o acesso do inimigo dentro das familias, com adultério, corrupção e vindo até a desfacelar com familias inteiras com o divórcio e separações, particularmente conheço diversos casos destes…

    Nós Ministros temos a obrigação de visualização destes problemas…

    não dando espaço para atuação do inimigo dentro do Templo, e por consequencia dentro da Igreja que é a familia…

    até aqui nos ajudou o Senhor

    que a paz esteja contigo, e continue orientando e nos ensinando cada dia mais…

    Deixe Deus continuar te usando…

    Amem

  4. Avatar disse:

    A fé só poderá ter mais consistência e durabilidade quando as pessoas se voltarem para Deus como o fim de todas (para ele foram feitas todas ascoisas) e deixarem de o tratarem como meio para conseguir o que querem.
    Deus está disposto a viver conosco a história nos fortalecendo em meio às nossas dificuldades e fraquezas; nos consolando em nossas derrotas e celebrando conosco as nossas vitórias.
    Os homens citados em Hebreus 11 não eram homens que tinham certeza de que um milagre ia acontecer, mas homens que tinham certeza do Deus amoroso que conheciam e se dispuseram a ir às últimas consequências, assim como Deus foi às últimas consequências na cruz do calvário.
    a fé bíblica é diferente dessa fé que o movimento mercadológico evangélico atual propaga.

  5. Avatar disse:

    Acredito que esta rotatividade da fé e de muitos outros valores cristãos tem a ver com uma equivocada compreensão de fé.
    As pessoas tem encarado fé como a capacidade de acreditar que Deus pode e deve resolver todos os nossos problemas e buscam desenfreadamente milagres, milagres e na medida em que não conseguem porque esse não é o sentido da fé. Acabam por ter de enfrentar a vida na sua dinâmica como ela é e se frustram quando descobrem que pessoas morrem de câncer, ficam desempregadas, passam por privações e decepções e por momentos bons como o pregador diz em Eclesiastes 3 sobre o tempo de todas as coisas. Problema: essa fé que espera a intervenção divina o tempo todo a nosso favor é simplesmente “fogo de palha” pois na medida em que não obtém o que quer, descarta Deus e este acaba sendo visto como meio de conseguir algo, quando na verdade ele não é o meio, mas o fim de todas as coisas.
    E qual seria o sentido da fé? Ela tem a ver com seu radical de origem fide do latim que tem a ver com fidelidade. Portanto, não é uma fé a espera de milagres, mas uma fé que se sustenta com ou sem milagres. Como ilustração cito a história de Sadraque, Mesaque e Abdenego que mesmo diante da imposição de um rei arrogante não abriram mão de sua fé dispondo-se a morrer se fosse o caso. O mesmo ocorre com Daniel quando é jogado na cova dos leões. Esses homens consagrados que eram talvez pudessem reinvindicar alguma intervenção de Deus, mas pelo contrário, eles encararam a situação. E o milagre que houve não foi rersposta a uma apelação da f´´e daqueles homens, mas um mvimento espontâneo de um Deus amoroso que não se faz indiferente à dor humana.
    Acredito q

  6. Avatar edna disse:

    Bom dia. Graça e Paz!

    Fé é fidelidade em algo que se acredita ser verdade, se eu acredito em algo tenho firme certeza de que é real e verdadeiro. Penso que o que determina se a fé será descartável ou não é o caráter do cristão: constante ou inconstante.
    Levo comigo a idéia de que devemos ser constantes, fortes e corajosos. E isso não da boca pra fora, mas ‘vigiar’ em todo o tempo meditando na Palavra de Deus que nos afirma categoricamente que não estamos sós e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam.

    Obs: Precisamos nos apegar naquilo e naqueles que são benção, naturalmente se formos benção atraíremos também para nós os que precisam ser abençoados.

  7. Avatar José Ferreira Santos disse:

    Pr Mario,
    Bom Dia.

    Essa ideia de descartar, está na moda nos dias atuais, infelizmente e é em todas as áreas citadas, oremos ao Senhor para que estejamos cada vez mais longe dessa moda que não agrada em nada ao Senhor.

    Abs.
    Prof. José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *