Mário Fernandez

Confusão

“Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos; do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça de vossa boca.” (Êxodo 23:13 ARA)

Posso estar sendo sentimental demais, mas fico entristecido quando vejo alguns “tristemunhos” por aí. O irmão fica 28 minutos falando da vida que levava, dos problemas que arrumou na bebedice, na feitiçaria, no adultério. Menciona nominalmente uma dúzia de espíritos malignos e pecados específicos. Depois, em 15 segundos, respira fundo e diz algo como “tudo isso ficou para trás, Jesus me transformou, aleluia”.

Tudo bem que este texto é do Antigo Testamento e tem um contexto centralizado e específico, mas eu creio que este princípio é eterno. As coisas velhas passam, ficam para trás. Meu amado, é para esquecer o nome dos antigos deuses, das antigas tranqueiras, dos antigos embaraços. Não se ouça da nossa boca o que não for para edificação. Podemos testemunhar sobre o que o Senhor fez e mencionar muito resumidamente pelo que passamos, mas os detalhes são sórdidos e merecem o anonimato. Creio, de coração, que ficar falando do problema glorifica-o.

Se você estiver discipulando alguém e quiser deixar claro o que acontece com quem peca, numa esfera de um-a-um, tome ainda cuidado para não exagerar. Mas não se ouça mais da tua boca o nome dos velhos deuses. Não se orgulhe do que foi no passado, mas do que o Senhor o tornará no futuro. Não fique remexendo no passado, profetize um futuro. Não fique vivendo acorrentado às memórias, semeie dias novos e uma história reescrita.

Tire a confusão da linguagem e semeie concordância, harmonia e unidade. Isso não havia na velha vida nem ao servir aos velhos deuses. Só o Senhor é Deus, e temo pelo juízo sobre alguns que mais exaltam suas mazelas. Saia dessa, meu irmão.

“Senhor, uma coisa eu quero aprender: esquecer as coisas que para trás ficam e prosseguir unicamente para o alvo.”

Mário Fernandez

18 thoughts on “Confusão

  1. Avatar Verônica disse:

    Graça e paz, Pastor Mário!
    Muito importante sua esplanação a esse respeito. Concordo, pois temos de fato ouvido muitos “tristemunhos” e não testemunhos! Devemos sim contar o que Deus fêz em nossas vidas, td para glória DELE, mas não especificamente, detalhar as coisas do passado, as nojeitas, as coisas erradas q outrora foram cometidas.
    Q Deus t abençoe e guarde a nós todos, e dê-nos uma mente transformada, renovada a cada dia!

  2. Avatar disse:

    Graça e Paz !

    Ótima essa palavra Pr, realmente Deus nos manda deixar as coisas que para trás ficaram e prosseguir para o alvo, e ele deve ser sempre para edificação daqueles que nos ouvem e sobretudo para glorificar o nome do Senhor e não ficar ficar rebuscando detalhes que não merecem ser citados da nossa velha vida !
    Toda glória e honra ao nosso ÚNICO SENHOR!

  3. Avatar gisele disse:

    Foi muito edificante pois as vezes me pecava presa ao passado que nunca agradou a Deus. Muito obrigado por esta mensagem abençõada!!!

  4. Avatar Douglas disse:

    Ótima mensagem. Realmente temos esse costume. Ainda que involuntariamente. Toda honra e toda gloria seja dada ao Senhor.

  5. Avatar Alice Sugawara disse:

    Foi um conselho muito bom, pois as vezes sou tentada a fazer o mesmo, pois eu passei por vários caminhos tortuosos antes de conhecer a Jesus. Mas vou tomar cuidado, contarei as bençãos de conhecer a Jesus e profetizar o que virá no futuro.

    “Invoca-me e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” Jeremias 33.3

  6. Avatar Priscila Kelly disse:

    Amados irmãos em Cristo.Sobre essa mensagem,sinceramente,não sei,mais creio que o diabo já perdeu,pois não vale nem nunca valeu,o que éramos antes,e sim o que somos hoje.Quanto ao testemunho,seja tudo para a glória de Deus.Boa tarde.

  7. Avatar Eliene Reis disse:

    É verdade, as coisas velhas que devem ser jogadas no mar do esquecimento quando são lembradas constatemente, causam um mal terrível não só para quem relembra, como para quem escuta. O grande lance é realmente olhar para Jesus. Deus os abençoe a cada dia.
    Um abraço

  8. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor.

    Este texto é e sempre será atual, tenho ouvido também alguns “tristemunhos” onde ao lembrar dos pecados se alegram como se nunca os tivesse abandonado, onde deveriam pelo menos entender o que Paulo em sua Carta aos Gálatas 1:1. Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, 2. e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, 3. graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, 4. o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.
    Há testemunhos onde pessoas falam muito mais de outras pessoas, pelo envolvimento o que fazia parte do mesmo pecado que mesmo de si em vez de testemunhar do que o Espirito Santo fez ao convencê-lo do pecado e oferecer um escape que é o confessar e em arrependimento se humilhar debaixo da poderosa mão de Deus e busca forças par que não mais venha cometê-los para que não aconteça de voltar ao vômito feito o cão ou à lama feito a porca, porque o segundo estágio é pior do que o primeiro ao ponto de o Senhor através de sua palavra nos orientar de que melhor seria nunca termos conhecido a palavra. Vivamos pois, de forma digna para aquele que nos resgatou das trevas e nos transportou para sua maravilhosa luz.

  9. Avatar Ev. Humberto Felipe disse:

    A paz do Senhor Jesus esteja com todos…

    Mais uma vez, como em todos os dias, fico impressionado como Deus lhe usa…

    A cada dia um tema novo, biblicamente baseado, e como sempre tocando em nossos corações…

    Isso é, nos falando diretamente do trono de Deus, pois sempre nos vemos em tais situações, e o ensinamento vem em cima da hora…

    Eu acabei de chegar em casa, sou profissional liberal, alem de Evangelista, e em minha vista a umas duas horas a traz eu convivi com isso, e naquele instante em que eu estava visitando aquela residencia Deus me mostrou uma casa abençoada…

    Eu não os conhecia, foi o primeiro contato, pois Deus me usou para reconciliar uma familia inteira aos caminhos do Senhor…

    porem quando eu fui falar sobre as obras de Deus em minha vida, pela primeira vez, estranhei, pois me senti compelido a falar sucintamente deste assunto…

    para meu espanto maior…

    vim embora sem entender mais dando Glorias a Deus….

    e ao ligar meu computador, a resposta da minha indagação estava estampada em suas palavras….

    gloria a Deus novamente…

    pois se fez prova de que sou filho de um Deus misericordioso e imediatista…

    a resposta veio em cima da hora….

    Deus abençoe suas vidas e continue te usando a cada dia mais…

    AMEM

  10. Avatar antonio jairo palma abreu disse:

    Caro Irmão Mario

    Não concordo com a que o Irmão esplanou acima. Pois a Biblia nos diz que somos CARTAS VIVAS de tudo que aconteceu em nossa vida. Tenho ganho muitas almas para Jesus com o meu testemunho (Conversão) pois o mundo tem que saber o que ocasionou mudanças em nossa vida . O Irmão tem testemunho ? Não se envergonhe de dizê-lo para que nosso Pai não Se envergonhe de TI (Biblico) Fique na Paz; amei esta oportunidade e esta pagina.Fique na Paz (Irmão Jairo)

  11. Avatar Omar disse:

    concordo em numero, genero e grau! quanta bobagem no “chamado” mundo evangélico, quem deve ser exaltado e glorificado fica sempre em segundo ou terceiro plano! Misericordia!

  12. Avatar Miriam disse:

    Glória a Deus, vc resumiu muito bem o que penso há anos, quando ouço os testemunhos que dão mais ênfase no passado do que a nova vida em Cristo.

  13. Avatar disse:

    Que bálsamo de cura da parte do SENHOR foi derramado em minha vida com esse texto ….ele veio direto do céu para nós !Obrigada JESUS , obrigada pastor , louvo ao SENHOR por sua vida !!!!

  14. Avatar Kátia Cristina disse:

    Amém, palavra abençoada pastor!
    Temos que vigiar hoje para não fazer isto. O foco tem que ser Jesus e nossa nova vida, são tantos os feitos do Senhor na nossa vida, é só parar e ver que a cda momento do dia vmos a boa mão de Jesus sobre nós.
    Faço também esta oração de quere a cad dia prosseguir para o alvo. Tenho aprendido a profetizar a palavra, a bíblia está cheia de promessas para nós e o Senhor zela para cimpriri a sua palavra. Entçao vamos abrir a boca e profetizar a palavra, e lembrar sempre que o diabo é mentiroso.
    Deus continue te abençoando pastor Mário.

  15. Avatar luis faria disse:

    Concordo , infelizmente alguns , ou a maioria dos testemunhos são para a gloria do palestrante, talvez seja esta a razão de mais falar do que se era do que se é. Lembro me de um hino que diz: Não quero saber quem eu era só quero saber quem eu sou.
    Deus continue lhe usando nestas reflexões que são maravilhosas.

  16. Avatar José Ferreira Santos disse:

    Pr Mario,
    Bom Dia.

    Paz do Senhor, gostei muito da mensagem de hoje e não poderia deixar de comentar, porque eu concordo também que essa questão de ficar lembrando de um passado não muito bom é glorificá-lo, é preciso é esquecê-lo e partir para manifestar a glória do Senhor que está vivenciando no momento atual.

    Abs.
    Prof. José

  17. Avatar adilson disse:

    Bom dia Pastor Mário! Que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam abundantes sobre ti. Concordo plenamente com sua posição quanto a esse tipo de tristemunho. Já faz muito tempo creio que mais de quinze anos. A minha filha trouxe emprestada de um irmão da igreja que eu frequentava na época, uma fita VHS. Era a gravação do testemunho de um famoso recém convertido. Depois de ele relatar toda sua vida promiscua como artista ele disse. Um dia fui convidado por uma pessoa dentro do avião que eu estava para conhecer a sua igreja. E lá Jesus mudou a minha vida, e para encerrar ele contou uma piadinha bem maliciosa. A renca de pastores que estavam sentados em sua confortáveis cadeiras de veludo vermelho no palco, olharam uns para os outros com aquela cara de tacho como se perguntassem: e agora? Enquanto alguns ficaram constrangidos, meio sem graça, outros não se conteram e deram suas risadas. Se a fita fosse minha teria ido imediatamente para o lixo, como não era foi imediatamente devolvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *