Mário Fernandez

Amargor Contagiante

“atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;” (Hebreus 12:15 ARA)

Não se pode ignorar aquilo que é lei. Quer você creia ou não na lei da gravidade, por exemplo, cairá para baixo da mesma forma. Assim são as verdades espirituais. Este texto diz claramente que a raiz de amargura, brotando, contamina a muitos.

É inocente (ou ignorante) quem acha que seu amargor é um problema exclusivamente seu, pois a única pessoa que não percebe o quanto o amargor é amargo é o amargurado. Todos a seu redor percebem e sentem o fel sendo destilado. Muitos, quando não todos, são contagiados. A amargura tem raizes profundas que vão até a alma e o herbicida que mata essa erva daninha se chama perdão. Sem perdoar, ser humano algum conseguirá viver neste mundo sem ser amargo. Aprender a perdoar é um exercício pesado, reconheço.

Quando a amargura se torna perceptível, já é tarde demais e já contaminou alguém. Eu costumo pensar nas coisas da forma mais simples e prática possível. Eu considero amargura qualquer um dos sentimentos abaixo, e acumular é sinal de enraizamento:

  • não poder ficar por perto;
  • só perceber aspectos negativos;
  • não conseguir compartilhar nada;
  • ser incapaz de orar junto;
  • não ter vontade de abençoar;
  • achar que tem razão e a pessoa não merece.

 

Com este tipo de sentimento a bênção de Deus escasseia com certeza. É preciso pedir e liberar perdão, deixar de lado o que causou a mágoa e seguir em frente. Não é nem fácil nem simples e pode envolver situações extremamente dolorosas e desagradáveis. Mas eu já ajudei algumas pessoas com câncer e posso dizer com certeza: atitude conta muito. Tudo que é difícil precisa ser vencido com atitude firme e positiva.

Encaremos de frente as nossas mágoas e deixemos de amarguarar os que estão a nosso redor.

“Senhor, eu não quero ser prejudicial a ninguém, por isso peço tua ajuda e teu poder sober mim para vencer as mágoas. Fortalece-me para aprender a perdoar e ser livre.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Amargor Contagiante

  1. Avatar deni catia schulze disse:

    A paz do Sr. Pastor Mario,gostei imensamente do tema,e creio que a falta do perdao e´uma grande trave que detem o crescimento espiritual dos Cristaos,e como pecado gera pecado,junto com amargura caminha de maos dadas as maledicencias,murmuracoes e outros sentimentos contrarios ao AMOR,o que nos rouba a bencao da salvacao.”1 cor.6,9,10″

  2. Avatar disse:

    gostei muito desse texto, realmente contagia os outros, dissemina. Eu mesmo estou treinando em não ser assim!

  3. Avatar ROSA MARIA MEDEIROS PINHEIRO disse:

    Olá Pr.Mário!graça e paz de nosso Senhor Jesus.Estou com meu tempo bastante curto;não tenho visto os e-mail.Mas hoje lendo essa mensagem sobre o perdão.Jesus nos ensinou a perdoar setenta vezes sete,quer dizer sempre.Pode ser difícil ,mas não é impossível ,é decidir perdoar;quando a pessoa libera perdão só recebe benção de Deus ,e as doenças desaparecem.Quem anda no amor e no perdão,está agradando a Deus.Quando você conhece a mensagem da cruz;o que Jesus fez por nós;só um coração de pedra que não perdoa:Eu faço esse exercício sempre com minha mente;por-que se Cristo vive em mim ;por-que não perdoar,perdoo todos os dias sinto bem mais feliz;abraços Rosa.

  4. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Eu, Técnico em Agropecuária entendo muito bem sobre ervas daninha e muito mais sobre herbicidas embora na prática condeno(na agricultura), porque há alguns que esterilizam o solo(esvaziamento total) e outros apenas seletivo pois não ataca a cultura e só apenas à erva que prejudica aquela lavoura. Quanto ao que esteriliza, são comparadas as seitas que ao usarem alguma literatura chamada de Auto Ajuda, que em vez de ajudar só complica a situação de quem a busca.
    Devemos lembrar de esvaziarmos de todas as coisas que nos atrapalham nosso crescimento espiritual, porém, não deve deixar de preencher nosso pensamento com o que diz Paulo(Apóstolo) aos Filipenses 4:8.
    No mesmo contexto dos amargurados está os que só vivem a reclamar(homens e mulheres), pois não há coisa pior nesta vida que reclamação de alguém que cruza os braços e não faz nada acontecer e espera falsamente por Deus, não que Ele não possa resolver, mas que Ele mesmo espera nossas ações, e sonda nossa real intensão.
    Quanto ao herbicida seletivo são como o próprio nome indica seleciona as coisas que devem serem eliminadas, que para nós são as imperfeições, e é na Bíblia que encontramos estas ervas que causam danos (daninha).
    Vejamos:
    Efésios 4:31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia “sejam tiradas” dentre vós, bem como toda a malícia.
    32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

    A Palavra de Deus é o mais eficaz herbicida seletivo e o dosador é o Amor.
    Em Cristo que nos fortalece.

  5. Avatar gisele disse:

    Senhor dai-me um coração puro, tenho passado muitas provas em casa, mais creio que pela misericórdia de Deus ja sou mais que vencedora. E perdão é um exrcicio diário!!!

  6. Avatar Leila Costa de Souza disse:

    Ontem a noite, Deus me deu uma oportunidade de não deixar amargura se enrraizar. Como é bom quando conseguimos perdoar e se perdoar. Deus o abençõe continuamente, para nos dar mensagens que edificam,exortam e nos abençoa.
    Obrigada,
    Leila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *