Mário Fernandez

Planejamento

“Vendo o SENHOR que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril.” (Gênesis 29:31 ARA)

A história da vida de Jacó tem me intrigado nos últimos meses, desde que fui incumbido de ministrar sobre o episódio em Peniel. Este versículo mostrou-me algo que tem ocorrido na minha vida e talvez na sua: a gente planeja as coisas e depois descobre que arrumou encrenca.

Jacó, que se achava esperto, enganou seu irmão e teve de fugir de sua família e foi se abrigar com Labão seu tio, que era mais esperto que ele e o fez trabalhar 7 anos pela esposa errada. Jacó aceita trabalhar mais 7 anos pela esposa certa e quando finalmente a recebe: ela é estéril. Na cultura da época isso era maldição, frustraria os planos de descendência de Jacó e só lendo o resto do texto para ver quanto problema isso criou.

Eu já juntei dinheiro para comprar coisas que não gostei ou que não funcionaram. Já fiquei ansioso por viagens que foram muito abaixo da espectativa. Já me empenhei em trabalhos que nunca concretizei. Já investi em gente que nunca deu retorno.

O que estas situações têm em comum, é que assim como a tentativa de Jacó de ter Raquel, o plano não estava correto. EU planejei, não deu certo. Se Deus tivesse planejado, teria sido diferente, eu creio nisso. Um caminho errado só leva a um destino errado. Olhe como é que Jacó foi parar naquele lugar e conheceu aquela por quem se apaixonou. Examine-se e veja se cada vez que seus planos deram em nada não houve algum desvio, seja no sentido que for. Quer tenha sido uma mentira, um desleixo ou simplesmente algo planejado sem oração – esse caminho termina em esterilidade e frustra os planos.

Foi preciso Jacó passar por muita coisa para que Raquel fosse sarada e seus planos virassem planos de Deus. Eu espero não passar, nem ver meus irmãos passando, por algo assim, pois não consigo imaginar algo mais triste do que a frustração de algo que deu tanto trabalho. Deus tenha misericórdia de nós.

“Senhor, quero aprender a seguir Teus caminhos abençoados e honrar Teus planos em minha vida. Chega de tentar empurrar meus planos para que Tu os abençoe. Ajuda-me Senhor.”

Mário Fernandez

13 thoughts on “Planejamento

  1. Avatar Francisco disse:

    Realmente este texto é apropriado para cristãos que tem Deus mas não O consultam através da oração. Pela falta de fé acham que pedir orientação a Deus mesmo nas aquisições mais simples é perda de tempo. Que Deus possa sempre interferir nas nossas decisões assim não corremos o risco da frustação.
    abraços e parabéns pelas mensagens que o ICHTUS tem trazido ao longo destes anos no serviço ao Senhor Jesus.

  2. Avatar Eliene Reis disse:

    Sem sombra de dúvida, quando planejamos sem antes levar ao altar do Senhor, a consequencia é a frustração; e como Jacó, presisamos percorrer um longo caminho de ajustes e correções para alcançarmos a vitória e termos paz no coração.
    Que Deus continue iluminando seu coração, Pr. Mario e suas orações sejam atendidas.

  3. Avatar neusa canargo disse:

    Olha , esse texto sobre planejamento, trouxe-me a mente várias situações vividas por mim, qtas vezes já fiz planos , achando que eram planos de Deus…, mas a verdade era outra, eu não esperei em Deus e sim tomava minhas próprias decisões, qta frustação…, falta de sabedoria …, o texto é maravilhoso,responde as nossas precipitações.

  4. Avatar disse:

    Eu entendo essa situação, já a vivi; e hoje percebo q o q faltou foi orar e buscar Sua direção…. felizmente aprendi a lição e Deus me deu outra chance…. foi no casamento errado.

  5. Avatar Blanda Camilo disse:

    A paz de Cristo para todos, essa mensagem foi uma benção!!! Obrigada Jesus!!!

  6. Avatar MARCOS CHRISPIM disse:

    MUITO INSTRUTIVA E OBJETIVA A MENSAGEM DE HOJE. APRENDEMOS QUE É MELHOR DEIXAR DEUS SER DEUS PARA NOSSAS VIDAS..ABRAÇOS. GOD BLESS US.

  7. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Quero que saibas que tua meditações vai sempre de encontro com nossas ansiedades, o que acontece é que nem todos confessam isso, e por isso é que venho aqui sempre que posso para escrever o que está em meu coração, saiba que muitas coisas tem feito, e sem saber tem feito a vontade do Pai que não deseja ser somente pai, mas amigo.
    Que o Senhor te ilumine cada vez mais, e que a luz refletida em ti possa nos iluminar também para que aconteça o que está escrito: uma só carne e um só espirito em: Efésios 4:4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
    5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
    6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.
    7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.
    Para os que vivem a viva esperança da glória em Cristo que nos tem fortalecidos. Amém.

  8. Avatar carlos augusto disse:

    A conclusão é verdadeira, mas pode levar sutilmente a rejeitarmos o planejamento. Mesmo no VT encontramos orientações sólidas quanto aos planos. Salomão diz: que o homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor (Pv 16:1). Aqui está dizendo que a resposta certa vem do Senhor e não que não devemos fazer planos. Em Pv 20:18 diz que os planos devem ser cercados por conselho e prudência. Em Pv 21:5 diz que devem ser sem pressa e diligentes. Ótimos conselhos, inegavelmente sábios, mas destacaria o modelo nos deixado por Paulo quando fala sobre uma decisão de viagem que deveria tomar e disse que “deliberou” sobre esta questão (II Co 1:15-24). Esta palavra no original (Bouleuo) tem significado de “considerar”, “resolver”, ou seja é um processo de auto-conselho, mas com destaque que isto pode e deve ser feito desde que não seja feito na “carne”. Planejar algo talvez soe como antecipar-se a Deus e muitas vezes Ele pode frustar nossos planos, quando estamos atentos a sua voz, como aconteceu com o próprio Paulo quando foi barrado pelo Espírito de pregar o evangelho na Ásia (At 16:6). O segredo é que, diferente de Jacó, temos o Espírito habitando em nós, nos guiando por toda a verdade, nos lembrando das palavras de Jesus, sempre. Que aprendamos a ouvir o Espírito.

  9. Avatar gisele disse:

    Poxa irmãos isso aconteceu sexta feira comigo, fiz algo sem direção nenhuma do nosso Deus e so deu encrenca. Peço ao Senhor que tenha missericórdia de mim e dos demais irmão que se encontarrem assim tendo que recomeçar por não orar antes ou mesmo sabendo que não ia agradar a Deus fez. Mais uma vez peço orações por mim e minha família.

  10. Gostei muito, meu irmao Mario Fernandez. Texto bem escrito e comunicando uma mensagem maravilhosa de sempre orar em busca da direção divina antes de planejar e realizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *