Mário Fernandez

Pedra e Coluna

“Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite.” (Gênesis 28:18 ARA)

O sentido de um travesseiro é dar conforto para dormir, mas sendo de pedra acho que o conceito não se aplica muito bem aqui. Toda situação em torno da fuga de Jacó é desconfortável, mas esta virada merece ser analisada.

O travesseiro do desconforto não servia a seu propósito, mas como coluna e como memorial, traz à tona tudo que Deus nos ensina em meio aos desconfortos de nossa caminhada. Vivemos momentos para os quais somos chamados, que com certeza se pudéssemos escolher diretamente, evitaríamos. Digo escolher diretamente por que a escolha é indireta; nós escolhemos e decidimos agir de determinadas formas que nos levam para seus próprios caminhos, como foi com Jacó. Agiu mal com sua familia e teve de fugir, dormindo em cima de uma pedra. Ele escolheu agir mal, não escolheu a pedra, mas uma coisa levou à outra.

Muitas vezes ficamos nos perguntando por que motivo temos de enfrentar certas situações, mas talvez nos falte a percepção de qual foi a decisão anterior que nos levou a ela. Jacó sabia o que tinha aprontado e conseguiu tirar algum aprendizado disso tudo, ainda que tenha seguido em apuros por mais algum tempo. Se ele ergueu uma coluna, é por que tinha algo para ser lembrado, havia um memorial envolvido. O azeite derramado arremete à unção, consagração, santificação, o que sugere que o memorial era santo.

Se conseguirmos tornar nosso desconforto em memorial erraremos menos, aprenderemos com mais suavidade e nem por isso glorifcaremos menos ao nosso Deus. Algo precisa ser feito para mudar nossa vida de altos e baixos em algo de nível superior. Jacó fez um voto com Deus para prosseguir sua jornada e estabeleceu claramente seu voto naquele lugar. Talvez isso também mereça ser aprendido.

Eu estou disposto a repensar minha caminhada para aprender sem precisar dormir sobre pedras e te convido a fazer isso comigo.

“Senhor, nada me é mais importante do que estar contigo. Fortalece-me para que meus erros não me dominem e minha fraquezas não me governem. Não quero mais dormir sobre pedras.”

Mário Fernandez

4 thoughts on “Pedra e Coluna

  1. Avatar Eliene Reis disse:

    Valeu Pr. Mário! A parte q mais me tocou foi esta condição: “Se conseguirmos tornar nosso desconforto em memorial erraremos menos, aprenderemos com mais suavidade e nem por isso glorifcaremos menos ao nosso Deus. Algo precisa ser feito para mudar nossa vida de altos e baixos em algo de nível superior. Jacó fez um voto com Deus para prosseguir sua jornada e estabeleceu claramente seu voto naquele lugar. Talvez isso também mereça ser aprendido”. Eu tenho trilhado um caminho semelhante e aprendido muuuuuuuuuuuuito!
    Que Deus continue sendo tua inspiração! Muitas bênçãos!

  2. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Mais uma vez a pedra em destaque. A Bíblia nos fala em muitas oportunidades sobre elas que, olhando para o lado poético não vemos nelas beleza como de uma rosa,pelo contrário vemos em suas formas feiura, porém as rosas murcham e secam perdendo sua beleza, já as pedras permanecem por muito tempo,por isso se elas pudessem falar das coisas que presenciaram não caberiam em livros.
    Trazendo para o lado histórico quero complementar que se acaso no momento em que se passa este fato existisse os melhores travesseiros, com certeza nem o Anjo do Senhor conseguiria acordá-lo.
    Dormir sobre uma pedra, devido ser incômodo, nem sempre é ruim afinal ficamos alertas e atentos ao que se passa em nosso redor, aqui no nordeste temos uma ave de rapina que ao dormir coloca uma unha próximo do ouvido para que não pegue demasiadamente no sono e seja pego se surpresa por uma serpente, pois quando ele cai no sono profundo sua própria unha fere seu ouvido, deixando-o alerta sempre.

    Tem noite que meu sono é por demais ruim parecendo que estou deitado sobre esta mesma pedra, e sei o porquê desse incômodo. Temos um Pai maravilhoso que nos ama e deseja de nossa parte toda consideração e respeito, mas o que acontece muitas vezes é que ligamos o nosso automático e oramos sem reverência nenhuma na desculpa de que: Ele sabe tudo que quero, sabe meus pensamentos e por isso não preciso lhe falar. Ele é Pai e quer ouvir de cada um de nós o que diz nosso coração.

  3. Avatar Gisele disse:

    Senhor preciso me consertar para parar em dormir em pedras. Ajuda-me Senhor a trilhar o caminho certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *