Mário Fernandez

Único

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.” (Isaías 43:10 ARA)

Eu aprecio as qualidades que uma pessoa possa ter, mas se tem algo que admiro é a fidelidade. E se tem uma coisa que uma testemunha precisa, acima de tudo, é ser fiel e verdadeiro. O texto é claro quando diz “antes de mim” e “depois de mim”.

Parece óbvio e pode parecer bobagem, mas nunca devemos subestimar quando Deus fala algo pessoalmente, como falou pela boca do profeta Isaías. Essa palavra não era dirigida a uma pessoa específica em seu contexto, mas é um princípio eterno amparado pelo restante das Escrituras Sagradas. Não há, nem houve, nem jamais haverá outro Deus.

Mas a gente vive no século XXI e sabe tudo, entende de tudo, domina tudo. Com isso, acha que pode tudo. Ouso discordar. A gente continua sendo o que sempre foi: humano, falho e dependente. Nisso, a gente tropeça facilmente.

Amar ao dinheiro é raiz de todos os males; avareza é idolatria (olha outro deus aí); não se pode servir a Deus e a Mamom; onde estiver o tesouro estará o coração. Junte tudo isso e perceba – o mundo dinheirista em que vivemos tem seu deus. Que este não seja o nosso. Mas não é facil, afinal os encantos, os confortos e os brilhos são tentadores, eu reconheço.

Tomei um único exemplo de tantos que poderia, mas o recado é simples: tudo que tomar o trono e reinar, se candidata a deus de sua vida. Espante esse invasor, pois o assento ali está ocupado desde os dias de Isaías. Isso vale para seu ego, seu emprego, seu carro, sua familia e tudo (eu disse tudo) que mandar em você que não seja o Todo Poderoso Senhor.

“Senhor, eu reconheço que facilmente podemos perder o rumo e por isso clamo por misericórdia. Me ensina a ter realmente um único Deus na minha vida, sem concorrentes.”

Mário Fernandez

7 thoughts on “Único

  1. Avatar JORGE UBIRAJARA DOS SANTOS disse:

    Paz amado Mario no Senhor,

    Fomos muito edificado com esta palavra, DEUS está no trono, não existiu e jamais existirá um deus além do nosso DEUS. Glória a Ele amém. bjs.
    No amor de Jesus.

  2. Avatar Edson Luis Ritter disse:

    Olá, Mário!
    Penso que não é necessário comentar o prazer que me concedes em me visitares de tempos em tempos, sem hora marcada, mas com a tua presença testemunhal da Glória que me propicias. Tenho te lido com enorme prazer porque é o que me passas: prazer. O prazer pela renovação diária de minha fé no que me ajudas enormemente (fundamental a todo o cristão!), por lembranças básicas e triviais que me trazes (e a gente esquece mesmo!), prazer pelo reencontro com Jesus ao abrir minha caixa de entrada e encontrar uma nova mensagem tua. Prazer, enfim, por me lembrares da confirmação da presença de Cristo em meu coração. És um iluminado. Um escolhido.
    Prezado amigo, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre a tua exposição de agora. O pensamento cristão e o acúmulo de dinheiro sempre foram conflitantes, provavelmente como herança de tempos antigos e uma incapacidade de entender o ganho de metal que não fosse pelo sacrifício de muitos. Modernamente, ao pertencermos a grandes empreendimentos, acabamos nos transformando em números, algo como funcionário nº XXXXX, e não o Mário, e não o Edson. Este número que nos é dado tem que coadunar com os números apresentados pela empresa ao final do ano fiscal. Se a conta não fechar, aí não há como. Injustiça? Não. Apenas números. Se esta for a minha situação, e ela não me é conveniente, devo mudar alguma coisa. Esta é uma questão.
    Porém, se cumpro com minha obrigação de cristão que é amar a Deus sobre todas as coisas (e os outros nove mandamentos se tornam redundantes a partir daí!) e o dinheiro me vem, devo aceitar isto como uma graça. Como tudo de bom que me vem. Tudo me vem de graça a partir do momento em que me entendo fechado com o Homem. Egoísta? Pelo fato de ganhar dinheiro, não. Qual o uso que eu faço deste dinheiro alguém pode argüir. Bom, aí tenho uma bela oportunidade de testar meu nível de cristandade. Em que estágio estou na minha vida de permitir que Jesus atue através de mim…!
    Desculpes-me se o texto se tornou um pouco longo, mas entendi que precisava fazer esta ‘preparação’ para apresentar o que realmente me interessava neste questionamento. Tenho, prezado Mário, muitos amigos que têm seus negócios a pleno vapor e ganham muito dinheiro, e são tão cristãos quanto eu, talvez mais. São pessoas boníssimas, mas que acabam se sentindo constrangidas quando tento compartilhar com eles a Palavra. Percebo isso. Têm coisas interessantíssimas para me contarem, sinto-os afoitos para darem seu testemunho do Deus fortificador, do Jesus da Boa Nova, mas se sentem culpados pela riqueza que acumulam. Ora, quando o jovem rico se aproximou de Jesus e perguntou ‘o que devo fazer para seguí-lo?’ e Jesus respondeu: vendas tudo que tens e entregues o dinheiro aos pobres, o rapaz simplesmente se virou e foi embora. E se ele tivesse entrado em transe, começando por se despir para entregar suas roupas aos pobres presentes, será que Jesus não diria: tá bom, podes parar. Só queria testar tua fé! Como ele apenas se virou e foi embora ficou claro a Jesus que aquele jovem ainda não estava preparado, que sua fé ainda não era suficiente para que pudesse acompanhá-lo.
    Portanto, querido amigo, vamos acrescentar estes meus amigos ricos ao rebanho de Jesus. Eles também são cristãos. Eu não posso comparar minha condição financeira a deles, mas te asseguro que tenho muito mais dinheiro do que muita gente que vejo pelas ruas. E tenho feito a minha parte.
    Fiques na paz. Forte abraço.
    Edson.

  3. Avatar Evandro disse:

    Paz amados!

    Quero lhes pedir que nunca esmoreçam!!
    Os posts de vocês têm qualidade de verdade!!
    Me permitam ser egoísta neste momento… Pensem em nós que precisamos tanto destes ensinamentos para nos mantermos no Caminho…
    Não deixem as adversidades da vida lhes impedirem de ser essas ferramentas preciosas do Senhor que vocês vêm sendo!!!
    Mesmo que for uma única frase, sei que será cheia do Espírito e por Ele!!! Somente não deixem esta obra…

    Abraços, que o Senhor os abençoe e derramem sobre vocês o dobro do refrigério e da força que vem do alto que as pessoas têm recebido aqui ao ler suas mensagens!

    Fiquemos com Deus!

  4. Deus é um só todo poderoso ele pode tudo por isso o ser humano tem que viver do lado dele, outro deus não há. O mundo tá voltado para o lado material, o ser humano no geral é muito frio e seco . Peço a Deus que ajude a mudar a maneira de muitos pensarem que sejam mais humanos, que olhem mais para a pessoa que está do seu lado.

  5. Avatar Eliene Reis disse:

    Olá Pr. Mario, esta tem sido minha oração pessoal também, pois reconheço a facilidade que como ser humano, vez por outra, tenho a tendência de perder o rumo e por isso clamo por misericórdia. A grande chave é colocar Jesus no trono do meu coação e eliminar todo e qualquer concorrente. Amém!

  6. Avatar adilson disse:

    Concordo com seu ponto de vista, e o que mais me aborrece e ver que esses deuses que ocupam o lugar do verdadeiro Deus estão cada vez mais presente dentro nossas igrejas e na vida de muitos de nossos pastores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *