Mário Fernandez

Efêmeros

“Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor;” (1 Pedro 1:24 ARA)

Quando eu tinha a idade que os meus filhos têm hoje, entre 12 e 15 anos, eu olhava para um homem de 30 anos e pensava “ele é um velho”. Um homem de 50 anos me despertava pena, pois eu pensava “logo vai morrer, é muito velho”. Alguém com mais de 70 anos me deixava intrigado como ainda estava andando.

Passaram-se os anos e, hoje com mais de 40 invernos, meu pensamento amadureceu e mudou muito, mas algo Deus me fez perceber. Eu sou exatamente aquilo que eu observava nos homens de 40 anos, quando eu tinha meus 14. Eu via barrigas, cabelos brancos, algumas rugas, em uma rampa decrescente de vigor, como que murchando lentamente. Acho que não sou o único…

No sentido inverso vem nosso ser imaterial, com alma e espírito em aperfeiçoamento contínuo, clamando por uma carroceria que suporte mais impactos para poder fazer mais. Como sempre, a Palavra de Deus estava certa e eu errado. Não sou velho como pensava que eram os homens de 40 anos, mas sem dúvida a erva começa a secar. Isso pode desanimar a algums, mas não a mim.

Isso me faz focar no que realmente é importante, pois perdi muito tempo com coisas sem nenhum valor. Me faz também lembrar que meu destino é eterno e minha caminhada é passageira. Me faz perceber coisas que valem a pena. Vejo o valor das verdadeiras amizades, com pessoas que, como eu, estão caminhando, uns no vigor dos 18 anos e outros mais adiantados no secar da erva. Vejo o valor de aprender a Palavra de Deus e gastar tempo na Sua Presença. Vejo o quanto me renova e me fortalece investir no Reino de Deus e não neste mundo. Tenho gratidão pelo privilégio de chegar ao ponto de ver a erva começar a secar, mas entender que ainda tem muito chão pela frente até que caia a flor. Tenho gratidão pela alegria dos bons momentos e pelo ensino dos momentos difíceis.

Viverei ainda muitos anos para glória do Senhor, mas jamais voltarei a ser jovem como fui um dia. Sou grato por isso.

“Pai, obrigado pelo dom da vida que traz consigo essa dinâmica de um dia envelhecer por fora. Tua Presença me anima e me renova. Obrigado por me dar vida e me receber em Teu Reino.”

Mário Fernandez

16 thoughts on “Efêmeros

  1. Avatar Marcelo Eurico disse:

    Então Pastor Mário, tmbm estou na kza dos 40 e tenho filhos um pouco mais velhos que os teus e olho para eles e especialmente p/ o mais velho q tem 22 e é como me visse em um espelho, todo seu vigor, sua força. Já tive tudo isso, ñ que perdi, mas ñ é mais a mesma coisa. Sou grato a Deus por me conceder a oportunidade de desfrutar meus filhos e dois netinhos maravilhosos, tmbm ñ pensei q chegaria a tanto. Obrigado Senhor por essa bondade que alcançou o Pastor Mário e a mim também.
    Shalom rav, meu irmão.

  2. Avatar adriana disse:

    sábias palavras! Mesmo aos 41 anos me sinto jovem e sei que o nosso tempo aqui na terra pode passar, a carne envelhece, mas o nosso espírito é eterno. Glória a Deus por isso!!!

  3. Avatar disse:

    Lindas palavras. É interessante saber que outras pessoas também pensavam como eu pensava, quando era adolescente. Hoje também penso desse jeito, a erva está secando dia a dia, porém acho que ainda faltam alguns anos para que a flor caia. É assim que me sinto, plena de vida para estar mais na presença do Senhor, independente de que a erva esteja secando. Seca e esturricada estaria se não conhecesse a Jesus, Àquele que renova minhas forças dia a dia.
    Graça e paz!

  4. Avatar PAULO C. disse:

    A fisionomia do homem é semelhante a do Criador.
    A pouco dias alguem me disse: -Paulo você esta ficando velho esta cheio de cabelos branco. Eu imediatamente respondi dizendo que ele estava dautonico pois os meus cabelos não são brancos e sim prateados. As vezes vivemos com o pensamento de que viveremos parasempre com a mesma aparencia de jovem e quando chega a velhice ficamos recordando o passado. O nosso coração pode esta fisicamente velho mas,a cada passo da vida somos cheios de virtudes alcançada pela tragetoria de vida.
    Muitos dos que nasceram, não tiveram uma vida para contar, nasceram e em questão de minutos morreram.
    Talves para mostrar a importancia da oportunidade que o Senhor ofereceu. Valorizemos cada momento com a direção de Deus esta é a trajetoria escolhida por ele. Ele espera que sejamos felizes e grato ao premio dado por ele. Podia ser outro em nosso lugar !

  5. Avatar Eliene Reis disse:

    Oi Pr. Mario, que bom sentir que Deus pode nos renovar a cada dia, “por isso não desanimamos. Embora, exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia”. II Cor. 4:16
    Glória a Deus!

  6. Avatar dominil disse:

    Meu querido amigo e irmão ,vc não acha que ainda é muito jovem pr pensar assim ,Têm um longo caminho para servir ao Senhor!
    Quando eu tinha 72 anos sofri uma cirurgia de ponte de safena e pedi pra Deus me levar ,pois eu não tinha mais muito a fazer e ele me respondeu com Hebreus 6: 10
    um abraço( hoje estou com 76 e presto serviço em duas igrejas) abraços e fica na Paz…

  7. Avatar vera disse:

    Que Deus continue te abençoando com palavras sábias,pois através delas senti o verdadeiro amor vindo de Deus ao meu coração.Espero que as tuas mensagens venham a fortalecer a todos que compartilham ,onde Deus te usa grandemente.Obrigada Mário Fernandes e fique na paz do Senhor JESUS!!!

  8. Avatar Adalberto disse:

    Que bacana!

    Efêmeros, mas perenes em perseverânça!!!

    Vejo que a sabedoria reside no VIVER, a cada dia; e isso não pode ser, senão, PERENE!

    Em Deus! nos tornamos fortes!
    Em Deus! suportamos as adversidades e mantemos o soriso no rosto… SOMOS FELIZES!

  9. Avatar Ocimar Ferrarezzi disse:

    Excelente sua narrativa, como vemos e julgamos as aparencias das pessoas. Mais, devemos olhar sempre que poderemos também futuramento esta nesta mesma condições.
    Como, é belo o avanço da idade, pois aprendemois muito no dia a dia. Somente a Fé em “DEUS” é que nos faz ir em frente.
    Abraço.
    Mário Fernandez

  10. Avatar disse:

    Graças à Deus,por sermos filhos.. do nosso Papai…
    Pois o tempo pode apagar muitas coisas, mas não a fé.Porque com muito humor Deus (o pai) nos acrescenta um novo olhar, sentimentos e força conf.João 3\16 e melhoramos a cada menos tempo na terr, e isso nos capacita ao contrário do mundo à ser filhos… Isso é que é humor de Pai.Bondoso e Eterno.Tem a biciclea pra nos dar de presente, mas espera até que nossos pezinhos alcance o chão, que é pra que nnão caiamos tanto. Bj. e obrigada por compartilhar!!!Graça Costa – Serva de Deus – 5.7 de tempo na terra… e vários tombos. minha bicicletinha está reformando uma das rodinhas…..,mas já consigo quase por os pés no chão(Graças a Deus por isso – Sou Feliz com Cristo e meu ammigo Espirito Santo)!!!

  11. Avatar ROSALI ANDRADE disse:

    Mario,
    Tenho pensado, sobre envelhecer, e vejo realmente que, nos envelhecemos por fora, mas nos fortalecemos na fé, na palavra de Deus, e no que ainda temos para fazer, não sabemo se um dia, um ano ou vários anos, mas sabemos que temos muito para fazer.
    E, como temos uma caminhanda passageira, temos mais é que focar na obra de Deus, para que que o nosso destino que é eterno seja certo, no braço do PAI.
    Deus o abençoe!
    Rosali

  12. Avatar ACIMERI disse:

    Essas palavras me abençoaram muito no dia de hoje, pq realmente nos pegamos com um enorme cansaço e desanimo, achamos que não podemos fazer mais nada.
    Hoje eu corro atrás de coisas que eu não fiz, não temos que aceitar isso, pq na verdade nos acomodamos em qq idade, e é isso que o inimigo quer: Nos paralizar!
    Amanhã eu faço 49 e estou vivendo tempos tremendo com Deus e descobrindo dons que eu jamais poderia imaginar! Que a Graça esteja com todos.

  13. Avatar adilson disse:

    Graça e Paz em Cristo Jesus. Pastor Mário já fui assim também, e pior ainda. Quando eu era adolescente e jovem, via os crentes como velhos, fanáticos e ignorantes. Olha que eu nasci num berço evangélico. Hoje quando lembro dessa época, vejo que o ignorante era eu. Mesmo assim não me arrependo de nada, pois vejo que tudo foi obra da providência divina para que eu me torna-se um cristão maduro.

  14. Avatar Gisele disse:

    Glória a Deus!!! Fiz 40anos e me acho jovem pois agora conheço o Senhor antes meus ossos ja estavam secos, hoje tenho vigor. Obrigada Senhor pois nos renova e as rugas servem para provar nossas experiências!!!

  15. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Tenho pensado muito por “estes dias” no que diz O Senhor quanto à sua glória: Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.(Is. 42:6); Por amor de mim, por amor de mim o faço; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória não a darei a outrem.(Is. 48:11).
    E é aí que vemos quanto somos pequenos, no fazendo lembrar do Salmo 90 de Moisés sobre a brevidade da vida. Em outra ocasião nos faz saber que nossa glória nada é ou seja é vã, porque se temos de nos gloriarmos, gloriemo-nos no Senhor a que pertence não só a Glória mas, toda hora e poder.

    Um recado para todos nós(é bem atual):
    Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
    23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural;
    24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.

    Que o Senhor nos permita envelhecer conforme seu querer, para que, de tal maneira alcancemos corações sábios.

  16. Avatar Aldemar disse:

    Um texto revigorante, que leva-nos a refletir sobre aquilo que realmente importa. Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *