Mário Fernandez

Honrar

“Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.” (1 Pedro 2:17 ARA)

Volto ao tema para finalizar o que tenho em mente e no coração. Honrar ao rei foi mencionado em separado, quase de forma redundante. Tudo que a Bíblia repete me parece ser para reafirmar ou para confirmar, sendo que neste caso parece ser um reforço intencional com algum motivo.

O rei representa a autoridade terrena estabelecida para governar o povo. No Brasil não temos reis mas temos autoridades equivalentes que são os presidentes. Como fazemos para honrar uma autoridade como esta? E mais: como ter estima e consideração em meio a tanta polêmica? Vivemos uma divisão, há os prós e os contras, defendendo e malhando o mesmo fato com a mesma intensidade.

A Bíblia não manda ser sujeito somente às autoridades boas, mas a todas. Devemos honrar reconhecendo aquilo que consideramos bom ou positivo para o país, ainda que não seja o melhor para nós individualmente. Temos liberdade para comentar o que não nos agrada, mas temos de cuidar com a murmuração e maldições – desnecessários. Temos de usar a liberdade para dizer “não simpatizo com este governo, mas reconheço que esta medida foi boa”. Poucos fazem isso, mas é necessário entender que é um princípio bíblico.

Talvez por isso vivamos um tempo de filhos desobedientes e sociedade desordenada, relapsa e com serviços cada vez mais mal prestados. O povo de Deus deixa de lado a honra e a sociedade percebe, o reflexo imediato é uma geração que não liga. Não creio ser só um problema político ou educacional, mas de pais que não ensinam sobre honra. O que é bom precisa ser reconhecido, para que se adquira o direito de falar do que não considera bom.

Se começarmos no meio do povo de Deus, toda sociedade verá reflexo. Não defendo partido, não tenho vínculo com eles, mas não agrido ou critico nenhum. São homens e mulheres de carne e osso que erram e acertam.

Quem saberá honrar ao Rei dos Reis invisível e eterno, sem horar ao rei visível?

“Pai, nem tudo é facil para eu entender e a Tua sabendoria me faz falta. Ensina-me a ser, fazer e dizer que é necessário para honrar o rei, em obediência a Ti.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Honrar

  1. Avatar disse:

    Excelente texto, principalmente nos tempos que estamos vivendo. Concordo com tudo, apesar não concordar com as coisas que andam acontecendo. Mas, enfim, concordando ou não temos que orar pelos governantes, como está escrito no texto. Deus abençoe!

  2. Avatar Sergio Luiz disse:

    Sobre você dizer que desonrar a autoridades tem haver com desonrar os pais, percebo que nem sempre. Há uma crise nas autoridades dirigentes sim e é necessário ter bom senso crítico e protestar se algo é contra a vida. E o evangelho nos exorta a ir contra coisas que sejam injustas e que ameacem a vida em todos os níveis. A omissão passiva é algo terrível… Como diz mais ou menos certa frase: “O que me preocupa é o silêncio dos bons quanto aos injustos…”
    Infelizmente também, há uma crise na autoridade dos pais, que muitas vezes não tem tempo de cuidar ou mimam de maneira a não dar limites.

  3. Avatar Adalberto disse:

    Olha, fui criado ouvindo muito sobre a questão do respeito às autoridades… Hj, tenho em mim que tal deve ser feito, mas com restrições e questionamentos. Passei a ver a armadilha de ser uma conveniência daqueles que estão no poder para se perpetuarem e terem sob seu comando ovelhinhas. Tal é bem visível ao ler-mos sobre a história e a trajetória da Igreja Católica, atrelada aos governos: UMA VERGONHA! E para que não houvesse questionamento sobre o status divino da Igreja, assolavam a todos com essa doutrina de subserviência… Entretanto, sei que se não houver a aceitação pacífica a tendência é o caos; e que para barrar isso há leis e que pressupõem penas para aplacar condutas nocivas… Concluindo, vejo que é só Deus mesmo que pode pacificar ou deixar que o mal se estabeleça sob essas relações: comandado x comandante. Se Deus assim o permitir (e isso tá na Biblica: fazer o bem e permitir o mal), governo tornam-se corruptos, Igrejas tornam-se indignas… e a população se torna vil; e o caos impera!!! EMFIM, SÓ DEUS! PARA DAR CONTA E TRAÇAR NOSSOS DESÍGNOS! A cada dia mais vejo que não temos domínio sobre coisa alguma; de que nossa fé ser uma dádiva e que tb não ser perene… estamos sob um tabuleiro! O que faço é clamar dia e noite para que Deus se compadeça de mim e a mim faça o bem e não permita que o desgraçado do cão se achegue. Amém!

  4. Avatar disse:

    Prov. 29:2 Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.

    É um pouco difícil honrar a quem nos faz gemer, que Deus nos dê a graça necessária para isso.
    Deus abençoe!

    Valdir Damada

  5. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia Pr. Mário! Bom demais abrir o e-mail e encontrar uma mensagem que fala ao meu coração. Muitas vezes ficamos sem resposta para tanta desordem no mundo atual, mas, de fato temos que conservar nossos olhos Naquele que nunca falhou e tem o controle de todo o universo. Devemos manter a consciência de que tudo que fazemos ou temos que fazer deve ser revertido em honra e glória ao nome do Senhor. Convém, portanto, repetirmos sua oração final. Precisamos de muita sabedoria para não errarmos o Caminho.

  6. Avatar Gualter disse:

    Maravilha Mário. Sempre penso nisto. Tanto que em minhas orações peço à Deus que olhe pelas autoridades civis e militares em eminência no nosso país. Para que Deus conserve nossa liberdade em louvá-lo, independente da religião, comparado ao que passam os países dominados por uma religião onde, por misericórdia está chegando a Graça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *