Mário Fernandez

Santificação

“Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum.” (Atos 10:15 ARA)

Um dos erros mais danosos que um ser humano pode cometer é considerar comum algo que Deus não considera comum. Nós somos pessoas comuns, temos problemas, temos dificuldades e limitações, mas nossa vida e nossos sonhos não são comuns. Aqueles de nós que intentam viver de modo sábio e apropriado no Reino de Deus têm objetivos absolutamente incomuns para suas vidas. O que Deus purificar, santificar, consagrar, separar – é santo, não é comum.

Nessa linha de raciocínio eu me sinto ainda mais devedor a Deus, porque o imundo era eu com tudo que tinha. Ele me purificou com um objetivo, mesmo que eu não o compreenda claramente. Mas posso facilmente ver que meus talentos “naturais” são dados pelo Senhor e se purificados podem ser úteis. Tudo aquilo que vivi e experimentei, especialmente as dores e feridas, podem ser transformadas em motivo de benção e alegria, se purificados pelo Pai. Ele me deu, Ele purificou, devo tudo a Ele.

Mas, talvez o menos atentado dos detalhes é que esta palavra foi dada a Pedro com um propósito pessoal, que aparece no versículo 28. Não foi para falar de comida, de animais imundos, de purificação por si mesma, embora tudo isso seja notório mas foi mais no sentido figurado. Era um homem que Pedro consideraria impuro, com razão segundo sua lei, mas que o Senhor queria usar como santo. Os propósitos de Deus podem até ser estranhos, mas são sempre muito bem definidos em seus objetivos.

Fico pensando que talvez eu e você tenhamos desprezado algum Cornélio ao longo de nossas vidas. Ou pior, talvez nós tenhamos sido um Cornélio. Quem de nós nunca foi desprezado, menosprezado, descartado, maltratado – ao menos uma vez na vida? Será que Deus não nos advertiu ou nós é que não entendemos? Sei lá. Mas pelo menos agora quero ficar mais alerta.

“Pai, obrigado por não esquecer nem desprezar alguém como eu, que se não fosse pela tua graça não mereceria nem o arroz que come. Obrigado por Tua misericórida e purificação.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Santificação

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Obrigado por esta reflexão.

    Senhor, Pai Santo e Misericordioso, agradeço por nos fazer lembrar de somos miseráveis pecadores, mas que em Cristo nos purificou no seu sangue derramado, pela tua graça nos remiu, nos libertando do pecado que ainda nos assedia e busca nos laçar e com isso nos afastar de Ti, e embora algumas vezes parece ter exito, sabemos que jamais o Senhor nos abandonará, porque todos aqueles que o Senhor deu ao Filho, jamais e em tempo algum será tomado Dele, em nome do qual somos eternamente gratos. Amém
    João 10:29

  2. Avatar Eliene Reis disse:

    Esta mensagem, como todas elas, falou profundamente ao meu coração pois já me entristeci pelo fato de haver sofrido menosprezo dentro da própria igreja, mas como o Sr. mesmo ressaltou, “tudo aquilo que vivi e experimentei, especialmente as dores e feridas foram transformadas em motivos de bençãos e alegrias, pois foram purificados pelo Pai” , independente de minhas falhas, meus erros, minhas teimosias… visto que há duas maneiras de sermos abençoados: por causa da nossa fidelidade e apesar da nossa infidelidade. O Senhor é pura bondade e sua infinita misericórdia nunca falha.
    Que Deus continue derramando unção sobre sua mente e seu coração, Pr. Mario. Grande abraço.

  3. Avatar wherverton disse:

    Mano, muito obrigado pela palavra, graças a ela tenho sido edificado de sobre maneira! continue sendo um canal de benção de Deus para nós e que ele te espire cada vez mais. Esses dias estava refletindo justamente nesta passagem, fico estremante admirado com Deus quando ele quer falar algo mais profundo comigo, sempre ele levanta um profeta pra falar mais profundo no meu intimo, e você nesses dias tem sido este profeta. Que Deus te abençoe e realize o desejo do seu coração!!!

  4. Avatar Cláudia Ramos disse:

    Prezado Pr. Mário!

    Tremendo o texto. eu fico impressionada com o que Deus fez na vida de Cornélio. Temos muito para aprender com o que o Senhor trouxe até nós, através da vida dele.
    Que Jesus nos ensine a olhar além das aparencias, sem esteriótipo, sem preconceitos, apenas com amor!

    Uma otima tarde!

    Fique na Graça de Cristo!

  5. Avatar Adalberto disse:

    Amém!

    Em verdade: DE NADA SOMOS MERECEDORES! e é pela imensa misericordia do altissimo e de seu tremendo zelo para conosco que tem si nos dado alívio (…).

    Outra problematica reside no fato de que se constitui “leis” a partir do interpretar, do querer… e da imbecilidade mental do homem! E isso se dá desde que o mundo é mundo. E por causa disso, tantos e tantos são lançados no abiçal mundo do malígno.

    Oro dia e noite: Senhor, apague em mim TODO MEU QUERER, tudo aquilo pelo qual tenho opinião constituíta, tudo a evidencia de sabedoria humana…. E SE ESTABELEÇA EM MIM DE FORMA DEFINITIVA! Quem morra meu eu e que minhas vontades sejam lançadas para os quintos dos infernos; que eu tenha certo em mim que sou seu servo e que servo não tem vontades, mas faz as vontades do criador… E QUE EU NAO TENHA CONSCIENCIA E PREPOTENCIA para achar ou interpretar qualquer coisa, na justificativa leviana de que elas vem de ti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *