Mário Fernandez

Oração

“E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” (Marcos 11:25 ARA)

Percebi algo neste versículo que quero compartilhar: a oração não é para tentar mudar a Deus, mas para mudar a nós. O texto foi apenas um gatilho para algo que Deus quis me ensinar: Ele não é modificado por minha oração, eu é que sou. Posso pedir o que quiser, clamar pelo que quiser, e Ele tem promessas reveladas na Bíblia que vão se cumprir, assim como posso confiar no Seu sustento e visitação, mas Ele não muda. Quando nossas orações são atendidas é por que foram ao encontro dos princípios que Ele mesmo estabeleceu. Mas Seu caráter e Sua essência não mudam.

Interessante que ao meditar sobre isso só agora percebo que é errado orar por algumas coisas. Pensei em alguns exemplos simples de entender: a conversão do diabo (já está dito de sua ruína); perguntar para Deus se Ele quer alguém salvo (já revelou que quer todos salvos); pedir que Deus ame alguém (Ele é amor).

Igualmente, isso me ensinou a orar melhor sobre alguns assuntos, especialmente quando se trata de algo que envolve atitudes práticas de minha parte. Adianta orar para emagrecer se não me exercito e continuo comendo feito louco? Adianta pedir para minha célula crescer se eu não evangelizar? Aidanta pedir perdão por algo que não estou nem tentando abandonar?

A oração é para mudar algo em mim. Ela até pode influenciar o que Deus fará, pois temos exemplos bíblicos disso, como no caso de Jó, Moisés, Daniel, Jonas e outros. Mas Seu caráter e Sua opinião a respeito das coisas não vai mudar. Ele pode até fazer algo diferente, mas não vai negar Sua Palavra nem quebrar promessas.

Acho que tomei consciência do que significa “não sabemos orar como convém”…

“Senhor, eu sei que Tu me amas e deseja o melhor para meu aperfeiçoamento e edificação. Ensina-me a orar melhor e a trabalhar melhor naquilo que eu oro.”

Mário Fernandez

13 thoughts on “Oração

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,

    Orar, “talvez” essa é a dificuldade de alguns(me incluo).
    Outra dificuldade é, perdoar-nos a nós mesmos, pelas práticas, pensamentos e omissões.
    E às perguntas do texto, juntamente com as respostas que são verdade, acrescentaria: deus realmente me perdoou? como se pudéssemos limitamos o Poder de Deus – Aí me vem a graça e misericórdia de Deus pelo fato de Cristo ter morrido por mim, e me ponho de joelhos(espirituais) e choro e lembro de Jó – antes não tivesse nascido fosse um aborto. Nada disso aconteceu, Ele me quer e me quer por filho que mesmo não perfeito, Ele prometeu me aperfeiçoar, firmar(na rocha), fortificar e fundamentar, para que por sua graça viva a eterna glória. Aleluia, amém e aleluia.
    Que o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo alcance em nós, corações sábios.
    Ele ainda não veio(segunda vez, mas virá é certo, mas creio que precisamos fazer mais, ou seja diferente do mundo que aí está.
    Obrigado Senhor por tudo e por todos, em Cristo que nos fortalece.

  2. Avatar Jonas H. Pires Jr. disse:

    A Edificação na Fé e a Oração no Espírito Santo são indispensáveis para nos manter no amor de Deus.
    Leia-se:
    “Judas 20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
    21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. ”

    Certamente a oração (e o jejum) deverá (ão) ser feita (os) com sabedoria do Senhor, como descrito em Mt 6:5-18 . Que o Espírito de Deus nos oriente …

  3. esta escrito , que tudo o que pedir-mos ao Pai, em nome Senhor JEsus, ele nos honrara, portanto se pedirmos que nos ensine a orar, ele assim o faz, ´porem ele não precisa de palavras bonitas, mas sinceras que vem do fundo da alma e coração. um abraço e que Deus abençoe

  4. Alice,

    Pode sim. Apenas pedimos que no final da mensagem você mencione o nome do autor e o endereço do site.

    Obrigado pela divulgação.

    Abraços,

    Vinicios Torres
    ICHTUS Webmaster

  5. Avatar maria crevatin sgnolf disse:

    agradeço suas mensagens; tem sido muito úteis como devocional para mim.

  6. Avatar Alice Sugawara disse:

    Eu posso compartilhar esta mensagem no facebook para os meus amigos?

  7. Avatar Alice Sugawara disse:

    Esta mensagem sobre oração foi muito significante para mim hoje. Muitas vezes, queremos manipular a Deus através da oração, pedimos mas não fazemos nada para merecer uma resposta positiva. Precisamos ter mais discernimento na hora de orar e pedir esta ou aquela solução, e agir de acordo com os princípios de Deus, para que possamos receber a graça.
    A minha oração também é esta: “Ensina-me a orar melhor e a trabalhar melhor naquilo que eu oro.”

  8. Avatar Miriam disse:

    Gostei muito deste texto, me abriu os olhos, que eu oro por algumas coisas que vão contra a vontade de Deus, ou oro por coisas que dependem de mim.Obrigada por compartilhar este texto

  9. Avatar Eliene Reis disse:

    O tema “ORAÇÃO” sempre me fascinou, não porque eu seja aquela que vive ao pé da cruz como deveria. É como diz o Ap. Paulo: “O que quero fazer não faço, não eu, mas o pecado que existe em mim”, mas, desde pequenina fui ensinada que a oração é sempre a chave que abre o coração de Deus, bastando colocar-me na presença do Senhor e confiar n`Ele. Esta mensagem me despertou também no sentido de orar melhor sobre assuntos que envolvem atitudes práticas de minha parte. Acredito que mensagens simples como esta podem incentivar a igreja a prostrar-se de joelhos em oração perseverante e unânime, acertando a sua vida e ansiando pelo fogo do Espírito, a fim de que o cumprimento da promessa se concretize.
    Pr. Mário, que Deus o abençoe e que o fluir dos rios de água viva continue jorrando do interior desse Ministério.

  10. Avatar David disse:

    O tipo de oração que costumeiramente fazemos revela o nosso conhecimento e maturidade espirituais. Em nossas reuniões, quase sempre matamos um tempo precioso com aquelas orações infantis, de esvaziar Deus a um simples mordomo dos nossos desejos. O ajuntamento será o reflexo das nossas intenções e o resultado do reunir será frustrado pelo erro da falta de entendimento.
    O amor consciente e a confiança no Pai, nos fará simplificar os nossos pedidos e talvez poderá ser um simples: “Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo…”.
    David

  11. Avatar adilson disse:

    Graça e Paz em Cristo Jesus amado irmão. Uma coisa tenho percebido, e já faz algum tempo: Sou mais abençoado quando oro pelo outros, do que por mim mesmo.

  12. Avatar Rubens Barbosa de Oliveira disse:

    Que reflexão perfeita irmão. Acredito, com toda certeza que é assim mesmo. É como a flor que não precisa orar para Deus a abençoar. Basta amar com amor Eterno a Santidade de Deus e reconhecê-Lo como nosso Pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *