Mário Fernandez

Sem Crescimento

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;” (Colossenses 1:9)

Eu não desmereço o crescimento numérico das igrejas e grupos, sejam quais forem, pois através do crescimento numérico é que novas almas são alcançadas e transportadas do império das trevas para o Reino da Luz. Mas eu não consegui encontrar nenhum versículo no qual o apóstolo Paulo ore pelo crescimento dos grupos pelos quais ele era responsável. Não digo que ele não o fizesse, mas não encontrei registro bíblico e isso sempre me sugere alguma coisa.

Tenho meditado em até que ponto estamos orando de forma correta diante de Deus e dos homens. Temos orado por crescimento, para que venham mais e mais pessoas conhecer da graça salvadora de Jesus Cristo, que a salvação alcance nossos amigos e familiares, vizinhos e colegas, homens e mulheres que nunca firmaram um compromisso com o Senhor. Confesso que não acho isso errado de forma alguma, mas Paulo tinha outra estratégia.

Vemos o apóstolo que Deus levantou para evangelizar os gentios (não judeus) ocupando suas orações em favor daqueles a quem ele já tinha alcançado, para que estes fossem mais espirituais, fossem cheios de conhecimento e revelação, entendessem o Reino de Deus, transbordassem do Espírito Santo… Com isso, meu irmão, invariavelmente estes iriam alcançar os demais com facilidade, coisa que hoje parece ser mais difícil. A correria de nossos dias colocou até nossos filhos, ainda tão jovens, numa agenda apertada a ponto de não terem tempo nem de serem crianças.

Podemos continuar orando sim pelo crescimento da igreja, eu não considero que haja erro nisso. Mas só isso nos deixará mancos de uma perna, pois Deus deixa claro pela Bíblia que as nações serão alcançadas por nós, os crentes. Essa missão é nossa, portanto não precisamos perguntar se Deus quer nos usar, e sim COMO e ONDE. Ouso dizer, do meu ponto de vista, que nem QUANDO é uma dúvida, pois o tempo é agora.

“Senhor, eu quero ser muito útil alcançando perdidos e para isso me disponho a ser obediente a Ti. Ensina-me a ser mais parecido com Jesus para com isso eu poder ganhar mais almas para Ti.”

Mário Fernandez

8 thoughts on “Sem Crescimento

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,

    Confesso que me falta obedecer o IDE, e me sinto desafiado quanto vejo pessoas entrarem em um coletivo e falar da palavra de Deus, mesmo que sejam pessoas em recuperação por serem “ex-usuários de drogas”, que ao iniciar seus trabalhos apresentando a instituição a que pertencem falam acima de tudo que não recebem ajuda dos governos ou qualquer empresa, falam também que não usam remédios(drogas legalizadas) para combater o uso das drogas ilegais. Embora alguns comecem os seus discursos em alta voz como por exemplo: Não estou armado, e poderia está assaltando o cobrador…… cita alguns versículos da Bíblia e só aí fala a que veio. As vezes dá medo, mas creio que pessoas possam ser ganho para Cristo, pois vejo a ousadia com que falam da palavra de Deus, que por si é imanente, mas muitas vezes careça de que pessoas, inclusive nós, falemos do que temos aprendido independentemente de que iremos ou não ganhar pessoas para Cristo, afinal não podemos convencer ninguém, esse é o papel do Espírito Santo, não só de convencer o homem do pecado, mas da justiça e do juízo.
    Quanto à oração, sabemos de sua eficácia, mas se não tiver ação essa fica infrutífera, usemos pois nossa vida para que pessoas vejam em nós o próprio Cristo.
    Muitas pessoas estão se chegando às congregações, não por que foram convidadas por algum irmão, mas pela necessidade que está dentro de cada um que Deus escondeu dentro do coração humano(vazio) e que só Jesus poderá preenchê-lo, porque enquanto não se reconhece esta necessidade buscam preenchê-lo com tudo que se possa imaginar e que resulta em uma só coisa: pecado.
    O Mundo diz: faça o que digo e não o que faço!
    O Povo de Deus deve dizer: faça o que digo, pois o que eu digo é o que faço!

    Senhor ensina-me a te obedecer mais, a te amar mais e a te temer mais e mais, em Cristo Jesus que nos fortalece.

  2. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário!
    A seguinte frase não é minha, senão de um ministro do evangelho: viva o evangelho e se for necessário, fale.

  3. Avatar adalberto disse:

    Olha, a Palavra já nos alerta sobre a convivência perniciosa entre a erva daninha e o trigo (…). Igrejas ficam angariando “clientes” a qualquer custo e o que sucede é que indivíduos maliciosos passam a conviver no ambiente e desorientar, ao invés de se converterem… triste! Mas é a realidade da falta de qualidade do membros… Por mais que se fale que devamos levar a Palavra, tb ter que resguardar para que não nos percamos.

  4. Avatar Sergio Luiz disse:

    A fase atual da maior parte do ramo evangelico brasileiro é o “inchaço” o que significa que não é sinônimo de qualidade em termos de ser cristãos que honram de verdade a Deus como deve ser, falta muita qualidade… muita mesmo! Acho que em certos caso até retrocessos espirituais e de pensamento do viver. Há muito crente nominal, muito crente faz de conta, muito crente analfabeto funcional neste bolo inchado. Já não se faz crente como antigamente. Percebo que mesmo inchado Deus sabe que muitos conseguem percebe-lo até em certos grupos que são considerados um tanto quanto fora das lides do verdadeiro Evangelho. Conheço alguns que foram alcançadas em tais grupos, mas não suportando a doutrina rasa e corrompida partiram para outros grupos mais sérios que transmitiam a Palavra de modo mas plausível e substancial de modo a se tornarem crentes mais maduros.
    Cabe aos crentes fiéis e piedosos experientes discipular, orientar, apoiar, conduzir de modo adequado, pacientemente o novo convertido, porque a fase após a conversão é mais importante e mais difícil para que o crente possa se firmar na fé de forma autentica, não basta só deixar solto depois da conversão, porque corre o risco da pessoa se afastar por não ter sido acompanhado de modo adequado, e sem as bases sólidas da fé, corre o risco de acontecer como aquelas sementes da parábola, com excessão da última semente.

  5. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia, Pr Mario! Excelente mensagem! Glória a Deus por isso! Se a Igreja retornasse à simplicidade do primeiro século, haveria um crescimento estrondoso, tanto em qualidade, como em quantidade, como nos aponta Atos 2: 46-47: Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração; – louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Grande abraço

  6. Avatar Marlisa disse:

    Glorificado seja o nome do Senhor por vossas vidas essa semana estava pensando sobre isso e essa mensagem alegrou meu coração pois sabemos que é o Espírito Santo que tem trazido esse esclarecimento e o que devemos fazer e orar e falar dessa necessidade para nossos irmãos.
    Vossas mensagens tem me ajudado muito que a unção, visão e direção aumente a cada dia sobre esse ministério.

    Graça e Paz

  7. Avatar disse:

    Estimado Mário Fernandez, não nos conhecemos, mas louvo a Deus pela linda colaboração que o irmão tem deixado na rede. Concordo plenamente que o crescimento espiritual de cada um refletirá totalmente no número de pessoas que iremos alcançar para Cristo, aliás, a Bíblia nos ensina isso. Que o Senhor Deus continue usando o irmão com sua sabedoria para abençoar as pessoas ao seu alcance.
    Em Cristo.

  8. Avatar disse:

    Amado, gostei muito dessa palavra. Realmente, o mais importante é a nossa comunhão íntima com o Pai. Precisamos somente disso…essa é a melhor parte. Que possamos escolhe-la.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *