Mário Fernandez

Pão

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.” (João 6:51)

Eu amo aprender com homens de Deus que sabem o que eu não sei. Estive num evento, alguns meses atrás, e o palestrante da vez (eram vários) usou esta expressão “se você está comendo o pão que o diabo amassou, precisa conhecer o pão que amassou o diabo”. Eu nunca tinha ouvido essa expressão e fiquei com aquilo na mente até voltar a este versículo onde Jesus se apresenta como pão vivo.

Imaginando pão como algo que alimenta, o diabo realmente só daria pão a alguém para prolongar seu sofrimento. Jesus é o pão enviado pelo Pai para nos dar vida e vida eterna. Entendendo pão como produto do trabalho (sustento) novamente vemos o diabo investimento somente em roubar, matar ou destruir. Jesus é o pão vivo que nos sustenta e nos permite prosseguir.

Mas eu gosto de pensar em pão como simbolo de unidade, pois não se consegue mais separar os ingredientes da massa. Penso também numa mescla ou fusão, pois a água é absorvida pela farinha e se incorpora na massa do pão. Vejo ainda transformação pois o fermento leveda toda massa. Vejo participação, pois uma pitada de sal tempera todo pão uniformemente. Com um pouco de atenção se percebe detalhes como cor e cheiro agradáveis, textura de uma casca crocante, etc. Um pão é uma obra de arte, é um trabalho esmerado. Só consigo ver Jesus neste papel como modelo de perfeição, de algo que não poderia ser melhor, não tinha como ser mais bem feito, impossível de ser melhorado.

O fato é que se você se sente mal tratado, humilhado, pesado, machucado, prejudicado – pode ser que realmente esteja comendo da mão de alguém que quer seu mal e não te ama. Pois neste caso quero te apresentar um pão vivo vindo do céu, que na descida amassou o seu inimigo e tirou dele o direito de mexer contigo. As lutas virão, mas a forma de encarar muda. Encare com otimismo e bom ânimo, pois a vitória já foi conquistada, mesmo que ainda não tenha chegado. Mas virá. A luta pode ser dura, mas a vitória virá no final de tudo, com toda certeza. Ele é o Senhor dos Senhores.

“Pai, permita-me ver o que representa ser alimentado pelo pão vivo que vem de Ti, entender como isso muda minha disposição de alma e principalmente como devo ser grato por isso.”

Mário Fernandez

3 thoughts on “Pão

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor:

    Destaco as seguintes palavras: “As lutas virão, mas a forma de encarar muda”. Eis a aí a chave para responder sabiamente as questões que são postas. Um homem de Deus já afirmara: “o cristão é mais conhecido pela reação do que pela ação”.

  2. Avatar Ricardo Macedo disse:

    O pão vivo que me fez enxergar a vida com mais propriedade e esperança e que eu espero poder compartilhar cos todos os meus irmão.

  3. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Mensagem inspiradora que muito me animou. Glória a Deus. Obrigada, Pr. Mario e que Deus continue alimentando esse Ministério!
    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *