Mário Fernandez

Oração e Gratidão

“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:18)

Quem não tem gratidão para expressar a Deus não entendeu o que significa redenção. Ter um dono é muito mais do que ir de vez em

quanto na frente Dele e contar algumas coisas que aconteceram ou pedir alguma coisa que esteja querendo ou precisando.

O fato incontestável é que a maioria das pessoas gasta 80% do tempo que está orando pedindo coisas. Eu creio sinceramente que não deveria ser assim, pois a gratidão deveria ocupar o espaço maior, independente do que estejamos vivendo ou sentindo. Já recebemos muito mais do que merecíamos e não reconhecer isso é cruel. Aliás, nem merecemos nada se não for por graça e favor de Deus, pura misericórdia por mim e por você.

Se analisarmos o modelo de oração ensinado por Jesus em Mateus 6:9-13, veremos que temos 6 manifestações de gratidão e adoração para 4 pedidos. Números são frios, eu sei, mas com eles entendemos melhor muitas coisas. Pode ser que isso pareça excessivamente matemático para alguns. Para mim não.

Quem não sabe agradecer não está nem perto de saber orar. Aliás, isso é pouca prioridade na vida cotidiana da maioria das pessoas que eu conheço, convivo ou observo. É entrar e sair do elevador sem nem olhar para o funcionário ali. É comprar, pagar e sair em silêncio. É estranho para mim, mas é assim. Imagino o aborrecimento do coração de Deus com o bando de pidões que acabamos nos tornando em algumas fases da vida. Quem não tem gratidão não tem moral para pedir nada.

Talvez o mais difícil para a maioria das pessoas nem seja usar palavras de gratidão, mas ter um coração agradecido. É um exercício, é um constante treinamento e crescimento.

Vamos praticar?

“Senhor, muito obrigado por que mesmo que não sabendo orar como convém o Senhor me abençoa. Obrigado por que mesmo não merecendo nada eu recebi tanto. Obrigado por me ter por filho.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Oração e Gratidão

  1. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor,

    Orar em Gratidão é a base do relacionamento com Deus que nos dá não conforme pedimos, e até por isso devemos agradecer, mas sim o que realmente necessitamos. Não poderia ser diferente com nossos relacionamento, digo: humanos com humanos.
    O relacionamento entre pessoas é bastante difícil, e o que seria de nós se não tivermos essa ferramenta junto a Deus, porque a oração não só nos aproxima de Deus, mas autentica a filiação.
    De fato não sabemos orar como convêm, por isso Jesus nos ensinou a forma como devemos nos aproximar do Deus que se deixa ser achado e de ouvidos sempre atentos ao nosso coração e a que tipo de gratidão estamos rendendo a Ele.
    Nessa prática é que somos transformados em verdadeiros líderes em nosso lar, no ambiente de trabalho, na congregação e em todo lugar onde Deus nos coloca.

    Senhor, perdoe-me, porque até na hora de te agradecer por tantas bênçãos derramadas em minha vida, faço de forma mecânica, por isso te peço que me ensine como devo ser grato a Ti por todas as coisas, seja quais forem, pela graça, por me amar, por se segurar em teus braços nos momentos difícil ou bons de minha vida. Sei que jamais me abandonou e esteve sempre a frente, lutando minhas lutas.
    Em Cristo Jesus que me fortalece. Amém.

  2. Avatar Villar disse:

    Realmente, isso é verdade, nos ocupamos demais em orar, pedir, falar com Deus e as vezes não O agradecemos como convém e muito menos O deixamos falar. Que Deus o abençoe.

  3. Avatar Amauri Pereira Brandao disse:

    Quero primeiro agradecer a Deus propositalmente por ter um servo de Deus ou seja dele que nos alimenta com mensagens inspiradoras e a vc obrigado Mario meu irmao querido! DEus te abençoe! Amauri Brandao( missionario na Guatemala)

  4. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Glória a Deus por nos ensinar o quanto é necessário cultivarmos um coração agradecido. Sempre me lembro dos dez leprosos. Apenas um retornou para agradecer a Jesus, isso mostra a difoculdade que temos em agradecer bem mais que pedir. Que Deus tenha misericórdia de nós.
    Grande abraço.

  5. Avatar disse:

    Querido Mário,
    Realmente é muito difícil não pedir nada a Deus, eu confesso que hoje pela manhã, ao buscá-lo em oração, as primeiras palavras que usei foi, Senhor gostaria de pedir, e nisso já me veio a mente a situação da petição sempre ao buscá-lo. Confesso que busquei me desculpar com ELE, mas no meu momento hoje necessitava de algo, mas sei o quanto ELE é bom e a sua misericórdia dura para sempre. Precisamos mesmo sermos mais agradecidos do que “pedichões” pois ao lembrar do que recebemos ao entender a obra salvadora da cruz, já temos em mãos o maior presente de todos, ao crermos no seu filho. Um bom dia a você e que o Senhor te abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *