Mário Fernandez

Ser Igreja Congregando

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18)

Eu não tenho nenhum dúvida que a igreja de Cristo na Terra sou eu, principalmente por causa de 1 Pedro 2:9 e 1 Corintios 6:20. Mas não vejo nada que me indique que eu posso viver sozinho, sem me reunir e sem me sujeitar às autoridades que Deus estabelece no meio do Seu povo. Posso discordar de algumas coisas e de algumas pessoas, mas não posso discordar de Deus nem da Sua Palavra.

A referência de Mateus 16:18 deixa claro que o inferno não prevalece sobre a igreja – não fala nada sobre eu estar sozinho. Paulo escreveu a maioria de suas cartas às igrejas, especialmente Coríntios. Inegavelmente, na minha humilde opinião, sermos igreja é algo sobrenatural e nos dá algum tipo de poder, de revestimento, de unção, de benção, sei lá que termo que seria melhor usar. Chame como quiser, sendo igreja (na pluralidade) temos um “algo” que não temos sozinhos.

Talvez por isso muitos entre nós padecem de tanta dificuldade, por que sabemos que a igreja é o Corpo de Cristo na Terra, seja ela reunida ou dispersa. Mas falar mal dela, não zelar por ela, não estar inserido nela… Isso fere um princípio e não consigo enxergar Deus abençoando isso. Vivemos dias difíceis, eu sei, até mesmo por que minha Bíblia tem 2 Timoteo 3. MAS nem por isso vou deixar de congregar, vou deixar de dar minha contribuição para mudar para melhor.

Concordo que existe um mínimo exigível para se juntar a um grupo, mas temos de ser tolerantes. Só seremos vitoriosos e só triunfaremos sobre o inferno reunidos como igreja. Jesus reuniu pessoas. Apocalipse mostra sempre multidões. Não posso crer que tudo que Paulo escreveu nas cartas era para usarmos em separado. 1 Corintios 14 não tem o menor sentido para uma pessoa só e, sinceramente, se classificarmos aquilo como coisa de época, colocamos em cheque coisas demais. Não dá pra mim. Tenho de congregar, tenho de somar.

“Senhor, ajuda-me a entender e participar de algo do Senhor em termos de igreja local. Ajuda-me na dificuldade de me enquadrar e me doar junto de algum grupo local.”

Mário Fernandez

14 thoughts on “Ser Igreja Congregando

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    De fato, igreja é criação de Deus. Que não gosta de ficar só. Por isso criou a igreja. Creio, no entanto, que eu sozinho não sou igreja, senão junto com outras pessoas.
    O sujeito dos versículos que o irmão informou está no plural. Logo,no mínimo, são necessárias duas pessoas para se formar uma igreja. Que deve ser uma amostra do céu.

  2. Avatar Evaldo Guimarães Monteiro disse:

    Eu concordo integralmente com o pastor Rev. Mário Fernandez. Gostaria de acrescentar um versículo que eu entendo determinante em relação ao tema em pauta.
    Hebreus 10.25: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Acho que aqui termina qualquer controvérsia quanto ao hábito de congregar-se a uma igreja.

  3. Avatar Evaldo Guimarães Monteiro disse:

    Concordo integralmente com o pastor e gostaria de acrescentar mais um versículo que eu acho ser determinante nesta questão: hb.10.25 – “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”

  4. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    Concordando com seu entendimento, diria(digo) que um corpo ou organismo para seu bom funcionamento, mesmo que unidos(unidade), tem funções distintas uns do outro, mas quando se trata dessa unidade devem trabalharem em prol do todo o que me leva a recordar uma história baseada em 1Co. 12:31.
    Os órgãos (humano) se reuniram em uma assembleia para discutirem quem era o mais importante, aí dá para imaginar: o Cérebro dizendo a Coração – Eu sou mais importante pois comando todo corpo embora sentindo toda dor. Responde o Coração – A mim você não comanda tenho movimento próprio, além do mais eu bombeio o sangue para todo corpo, inclusive pra você. Enquanto a confusão continua entre todos e contra “um”, por sua vez o Ânus se pronuncia que também é importante, embora desprezado por todos, resolve fazer um greve(para encurtar a discussão), se fecha, aí é que vemos as coisas tomarem outro rumo: uma dorzinha de cabeça ali, uma dor de barriga ali, o fígado reclama os Rins não funcionam direito, o Coração não sabe se bate mais forte ou mais fraco buscando reposta, por fim resolvem se reunirem novamente e reconhecem a importância de cada membro. Por sua vez o Ânus não só se pronuncia mas volta a funcionar normalmente onde todos os órgãos agradeceram e voltaram cada um ao seu serviço.

    Não vejo um corpo perfeito, onde seus membros vivam discutindo e até mesmo um corpo que não tenha parte dos membros fazerem isto, mas buscando substituir ou ajudar o todo a um bom funcionamento.

    Quanto à Igreja:
    Divergências sim, mas nada que venha a ferir as doutrinas centrais da Bíblia que é a Palavra de Deus.
    Que o Senhor te ilumine e o guarde em seu amor.

  5. Avatar Maria Dias Marques disse:

    IGREJA CONGREGANDO

    A poesia nos Salmos,
    Muitas vezes mesmo sem usar metáfora
    Deixa-nos pensativos com algumas
    Afirmativas…
    Aqui é mais fácil tratando-se da igreja local,
    O Templo feito pela mão do homem
    E A igreja espiritual constituída
    Por Jesus Cristo que somos nós
    Convidados a congregar, não apenas
    No templo específico com
    Variação de denominação.
    O templo é uma casa consagrada
    Para os ofícios divinos,
    Onde nós a igreja de Cristo,
    Devemos congregar especialmente.
    Como Igreja de Jesus o lugar que
    Pisamos é “solo santo”, e devemos ter
    O cuidado de consagra-lo a Deus.
    Em nossa residência devidamente abençoada
    Pode-se congregar com outros membros,
    A ceia pode ser servida a alguém
    Que não está em condições de ir ao templo.
    Simples assim. A Igreja local é casa de oração.
    Necessária para a administração dentro da ordem divina
    Para os cumprimentos legais e os ofícios religiosos pertinentes.
    E quando Jesus disse:
    “Onde estiverem dois ou três ali estarei”
    (Não é obrigatoriamente no templo.)
    “As coisas do Espírito discernem-se espiritualmente.”
    Um cristão não existe sozinho, a necessidade de
    Congregar é inerente.
    E compreende-se que o congregar sistemático
    É apropriado ao templo.
    -Que possamos ser testemunhas de Cristo
    Em todo lugar. Amém.

  6. Avatar disse:

    Estimado Senhor,
    Paz!!!

    Se o Senhor JESUS edificou UMA IGREJA (Mt. 16,18) porque existe hoje milhares de ‘igreja’ chamando para sí o título de Igreja de Cristo?

    Paz,

    Gilmar Santos.

  7. Avatar Messias Souza disse:

    Olá!

    Considero uma grande verdade. Precisamos congregar, também concordo que são tempos difíceis, estamos mais intolerantes, mais ansiosos e mais irritados por conta do contexto que vivemos. O aprendizado ao congregar é valiosíssimo e de grande aplicação!
    O ajuntamento Cristão para engrandecer o no do nosso Senhor Jesus Cristo tem algo de muito poderoso e cheio de ricas bençãos.
    Excelente devocional, precisamos um dos outros e jejuns, oração e ajuda!
    Deus continue abençoando seu ministério Pr Mário!
    Fui*

  8. Avatar silvania disse:

    Obrigada por fazer chegar até minha casa luz, revelação, entendimento. A paz!

  9. Avatar Edson Nepomuceno Barbosa disse:

    Muito oportuna esta palavra ! Temos de comunica-la com Graça do Espírito Santo,pois é verdade também que o que o povo está vendo aí com o nome de Igreja,quase não guarda mais nenhuma expressão da sua identidade original.
    Mas creio,e assino em baixo,que a solução e participar e gerar as mudenças necessárias (assim foi em cada época da história),e se assim o fizermos,contare
    mos com a Graça do Senhor da Igreja,Sua Santa Cabeça ,Jesus o Cristo ,que vive e reina por séculos sem fim !

  10. Avatar Jeliel Aguiar disse:

    Oi Mario quanto tempo.
    Concordo com você plenamente, sozinho nunca, somos um corpo que esta sempre unido. Por isso temos que congregar, mesmo sabendo que existem coisas em nossa meio que não nos agrada. Acredito que a igreja é uma instituição criada por Deus para levar o homem a salvação, mesmo com seus problemas e dificuldades.
    A arca de Noé não cheirava bem, mas na época era o único meio para salvar.
    Um abração meu irmão, e vamos congregar sim.
    “Suportai-vos uns aos outros”

  11. Avatar disse:

    A mensagem de hoje reafirma a importancia de cada membro da Igreja, corpo de Cristo, assumir sua função. Entendo que cada um tem um papel a ser desempenhado: ou na oração, ou no testemunho, independente de funções específicas de liderança. Há uma tendência de acomodação que deve ser rompida. O membro deve estar vivio e atuante no corpo. Membros sem vitalidade, estão doentes e carecem de tratamento e cura. Cada “célula” precisa de vitalidade. Só assim a Igreja cumpre seu papel de ser sal da terra, numa terra contaminada, de ser luz, num mundo de escuridão, num mundo de barbárie!

  12. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia, Pastor Mario! Enquanto estamos aqui, a Bíblia nos aconselha a estarmos juntos na mesma fé, compartilhando as bênçãos, assim como as necessidades, suportando-nos uns aos outros em amor. Amo ser membro do corpo de Cristo. É um privilégio saber que Ele orou por mim em João 17, como família que tem que estar agregada. Por mais que eu perceba as imperfeições da Igreja que caminha neste mundo, incluindo as minhas, eu também não sei viver sem me congregar. Que Deus continue sendo sua inspiração e sua segurança.
    Grande abraço.

  13. Avatar Rodrigo Abreu disse:

    É exatamente isto pastor! Parafraseando o que foi escrito no 1ª §, há um mistério de Deus no “partir do pão”. Afinal, “é na comunhão que Ele ordena a benção!”
    Bom é ser igreja. Viver como igreja! Lamento por quem se isola… está perdendo o melhor – ser igreja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *