“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; ” (2 Timóteo 2:24)
Do meu ponto de vista, o primeiro passo para uma pessoa ter relacionamentos saudáveis é não ser uma pessoa briguenta. Ainda que dentro de algumas culturas seja comum haver gritarias e discussões que não necessariamente expressem ira ou raiva, eu não consigo concordar.
Para mim o primeiro a gritar é o último a ter razão, seja pelo motivo ou no contexto que for. Mesmo estando certo, quem se põe aos berros perde a razão diante do interlocutor e, para os que estão em volta, dá um mau testemunho complicado de reverter. A pessoa que grita cria um clima de atrito e contenda, que como disse muito bem o apóstolo Paulo, não convém.
Se analisarmos ao nosso redor, onde quer que vivamos, as pessoas mais agradáveis que convivemos e as que mais admiramos são justamente as que, embora tenham e demonstrem sentimentos, não perdem a calma e não entram em contenda. Note que outros versículos corroboram esta percepção:
– palavra branda abranda o furor: Provérbios 15:1;
– o exemplo é ser manso: Mateus 11:29;
– mansidão é fruto do espírito: Gálatas 5:19-22;
– pacificadores são bem-aventurados: Mateus 5:9.
Finalmente, quero dizer que, na minha interpretação, esse versículo não se aplica somente aos líderes mas a todos os cristãos, servos do Senhor, de todas as tribos, povos, raças, línguas e nações, nas mais diferentes expressões do povo de Deus na Terra. Ainda que a carta fora dirigida a Timóteo, um indivíduo, creio ser aplicável a todos nós.
Cabe-nos, portanto, fugir da aparência do mal e cair na simpatia do povo para que o Senhor nos acrescente mais e mais salvos. Ganhemos almas e cuidemos bem delas.
“Senhor, eu quero ser mais e mais manso do que sou. Sei que mesmo sendo imperfeito o Senhor me ama e tem interesse em mim. Ajuda-me”
Mário Fernandez
Pastor Mário:
Muito boa a mensagem. Incentiva a fugir de brigas, contendas, de gritaria. A qual, em dado contexto, revela fraqueza, descontrole, perda de energia. Que sigamos nessa direção.
Gostaria de agradecer esta mensagem…..Deus é tão maravilhoso porque na rádio Gospel enquanto eu ouvia lendo meu email a mensagem era exatamente esta! Ou seja…Ele confirmou exatamente o que eu estava precisando neste momento.
Estamos passando em casa por algumas lutas, devoradores querendo nos destruir e fico muito irritada e nervosa, mas quero pedir para Deus me ajudar a ter mansidão.
Obrigada
Bom dia, Pastor Mario! Só hoje estou lendo sua mensagem, domingo, 9 de junho, (2º domingo de junho, convencionado como “Dia do Pastor”) Parabéns, não pelo dia em si, mas pelo Pastor que tem sido pra mim, com esse Ministério acolhedor, pacificador, edificante, você tem pastoreado muitas vidas! Que Deus continue iluminando sua mente, lhe enchendo de graça e sabedoria e que seus relacionamentos sejam sempre pautados nos princípios da Palavra, corrigindo em amor, exortando com sabedoria, confortando os aflitos enfim, expressando todo o sentimento de Cristo Jesus, o Bom Pastor. Grande abraço.
Eu sofro com o meu destempero.Peço sempre a Deus nas minhas orações que me faça mais tranquila,tomo maracujina para ficar mais relaxada,mas de repente,me desestabilizo,principalmente com um filho de 35 anos que mora comigo e marido,depois me arrependo de ter passado “do ponto” pois provoquei a ira dele e nos ofendemos…Ele fica sem falar comigo e de mau humor,tento aproximação e ele diz que não quer assunto.Meu Deus muda-me…
Bom dia, Pr. Mário Fernandez, saudade, mas me perdoe por não ter tido tempo para ler seus saudaveis devocionais. Deixo meu comentário ref. relacionamento saudável, realmente é o que mais desejo de coração, mas
parece tudo se torna contrário ao meus desejos, luto contra o stress, pois
a demanda é grande e acabo caindo. Mais tenho a convicção que sou selado
pelo Espirito Santo do nosso senhor Jesus Cristo redentor e salvador da humanidade; por isto pratico os fruto do Espirito que são; Amor, alegria; paz; delicadeza; humildade; dominio proprio.“Senhor, eu quero ser mais e mais manso do que sou. Sei que mesmo sendo imperfeito o Senhor me ama e tem interesse em mim. Ajuda-me””Deus seja Louvado”
Deus abençõe à todos.
Giovani.-BH
gostei muito do texto acima, também acredito que o recado é para todo cristão.