Mário Fernandez

Relacionamentos Saudáveis e a Honestidade

“Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário.” (Provérbios 30:8)

Outro aspecto essencial para relacionamentos minimamente saudáveis é a franqueza, ou honestidade como alguns preferem chamar. Conheço pessoas que parecem uma nota de 3 reais – basta olhar e vemos que é falso. Isso fere frontalmente os relacionamentos e dificulta a convivência.

O principal a respeito da falsidade e da mentira é que torna impossível desenvolver uma confiança profunda, que é um dos pilares fundamentais do relacionamento humano com intimidade. Sem confiança os relacionamentos se mantém razos, superficiais, para dizer o mínimo. Se uma pessoa mente de vez em quando ou mente compulsivamente sem parar, do ponto de vista dos relacionamentos faz pouca diferença. Credibilidade se contrói com transparência, com idoneidade, com bom testemunho, com clareza, com sinceridade – e ainda assim nem sempre funciona.

Tem outro aspecto que literalmente inferniza os relacionamento a respeito da mentira e que deve ser lembrado, pois nos foi ensinado diretamente pelo Senhor Jesus Cristo: João 8:44 diz que o criador, o fabricante, o inventor, o pai da mentira é o diabo. Diz também que ao mentir fazemos por agradá-lo, portanto invariavelmente isso não abençoa.

Se de fato queremos ter bons relacionamentos, amizades autênticas, relações de discipulado e liderança maduras, se queremos ter casamentos e famílias com relacionamentos sólidos, precisamos de algo que chamamos onde congrego de “coração de vidro”. Devemos ser transparentemente verdadeiros, mesmo que isso nos exponha um pouco. É melhor que algumas de nossas fraquezas e imperfeições apareçam do que termos debilidade de relacionamentos. É muito triste estar só.

Cabe-nos investir em relacionamentos saudáveis, fugindo da mentira e da falsidade.

“Senhor, tira de mim toda e qualquer intenção íntima de ferir a verdade. Quero ser íntegro e verdadeiro, amando as pessoas pelo que elas são. Ajuda-me Pai, ou nunca terei relacionamentos saudáveis.”

Mário Fernandez

8 thoughts on “Relacionamentos Saudáveis e a Honestidade

  1. Avatar Jonas H. Pires Jr. disse:

    Isso mesmo Pr. Mário.
    Deus coloca no mesmo “pacote” todos os pecados, deixando claro que NÃO podem ser comparados em graus – maiores ou menores:
    “Apocalipse 22:15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”
    Que o Senhor nos ajude a fugirmos de todos eles !!!

  2. Avatar Helio Pacheco disse:

    Hoje vivemos num mundo onde os relacionamentos são superficiais e volúveis, as pessoas nao são confiáveis e nao confiam em ninguém. Jesus nos chama de amigo, o amigo ele se importa e se preocupa com o outro amigo. Jesus nos ensina que aquele que O conhece será liberto da mentira, enfim será liberto de tudo aquilo que causa crise nos relacionamentos, por isso a prática da mentira, a prática do engano tem levado as pessoas a viverem de maneira superficial sem compromisso, e os relacionamentos estao fragilizados sem compromisso com a verdade. A verdade é Jesus e somente Ele nos conduz a uma vida integra e produtiva, uma vida abundante!

  3. Avatar Maria Dias Marques disse:

    RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS E A HONESTIDADE
    Muito bem Pastor Mário
    Concordamos plenamente
    Com a sua interpretação
    E a lição de filosofia de vida,
    Que nos trouxe
    Em “Relacionamentos saudáveis
    E a honestidade,”
    Estribado nos textos lidos
    Com força para dobrar a atenção
    De quem não está habituado
    A julgar os resultados
    Bons ou maus das relações pessoais,
    Dentro da sabedoria que está
    Em “Mateus, capítulo sete
    Verso dezessete”
    Quando Jesus diz:
    “Assim toda árvore boa produz bons frutos
    E toda árvore má produz frutos maus.”
    Mas, um relacionamento honesto
    Não está isento de sofrer
    As investidas do “pai da mentira”
    O que trama, calunia, difama,
    Mesmo sabendo ser impossível
    Desonrar a honestidade,
    Porque ela é forte em sua sinceridade,
    Oriunda do amor de Deus.
    A essência da honestidade
    Nos relacionamentos,
    Pode até demorar a ser notada,
    Mas sua integridade manifestar-se-á
    Através dos atos, das palavras e da própria vida
    Dos que escolheram ser honestos!

  4. Avatar MARLI disse:

    BOA TARDE,
    LINDA MENSAGEM, PARABÉNS PELO SITE E SUAS INOVAÇÕES, E NÃO DEIXEM DE PUBLICA-LAS, POIS SEMPRE ESTÃO CONTRIBUINDO PARA O REINO DOS CÉUS, POIS HÁ MUITAS PESSOAS QUE NECESSITAM DE PALAVRAS EDIFICADORAS E REALISTAS.
    MAS TAMBÉM GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL COMPARTILHAR AS MENSAGENS NO FACEBOOK… PODERIAM COLOCAR ESSA OPÇÃO NAS MENSAGENS!
    OBRIGADA
    MARLI SAMPAIO

  5. Avatar Ramon Silva disse:

    Pastor sou grato pelo dom de Deus em sua vida aqui na cidade de Matozinhos estou pela graça de Jesus sendo um multiplicador de suas revelações que Deus te abençoe mais e mais.Paz seja contigo

  6. Avatar claudio disse:

    Gostei muito dessa msg, mais não vou colocar minhã opinião porque 1º a gente tem que tirar o pedaço de madeira do meu olho para que depois eu alerte meu proximo que ele tem um sisco no dele se eu for falar eu critico muito, mais parabéns pela msg.

  7. Avatar Adilson disse:

    Graça e Paz Pastor Mário! Tenho acompanhado como sempre seus devocionais. Infelizmente não é sempre que consigo responder, uma vez que estou em local de trabalho. Sobre relacionamentos saudáveis, trago comigo um entre alguns dos ditados que minha avó materna dizia: “Não faça para os outros aquilo que você não quer façam para você”. Quanto a Palavra de Deus procuro me esforçar o máximo possível, para cumprir a ordem do Senhor: “Ame ao teu próximo como a ti mesmo”. Muitas pessoas pensam que o velho testamento está repleto de leis e mandamentos, porém, quando analisamos a fundo o novo testamento, veremos que a grande maioria do verbos do NT estão no modo imperativo. Sendo assim, se compararmos não fica difícil de chegar a conclusão que o NT tem mais mandamentos que o AT. Dica: “Em seus passos o que faria Jesus”, é um bom livro para se ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *