Mário Fernandez

Vitória Sobre a Tentação – Fidelidade

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.” (Lucas 16:10)

Quando se fala em tentação, talvez na maioria das vezes, vem à nossa mente a questão da sensualidade. Na verdade se formos estudar um pouco, veremos que tentação é todo desejo ou intento violento (intenso) de fazer algo, que pode ser certo ou errado – mas normalmente é errado. Isso nos leva ao conceito geral de fidelidade, que é fazer o certo mesmo quando custa mais caro.

Deste modo, será tentação sempre que desejarmos algo que não podemos ou não devemos tocar/ter/fazer/olhar/comprar/dizer/usar… O que precisa ficar claro é que tentação não é pecado, mas ceder e fazer o que não deve é pecado, sim.

Uma das formas de vencer a tentação é manter a mente focada na fidelidade que tem promessa de recompensa. Se lermos todo esse capítulo, veremos que o ensino central de Jesus é sobre integridade, sobre ser honesto em tudo e veremos que há uma recompensa. Certamente a maior recompensa de todas é ser aprovado por Deus, ser encontrado digno de elogio por parte do Pai. Isso deveria ser suficiente para nos manter longe de ceder à desonestidade que vem da tentação.

Podemos ser tentados na área financeira, na questão moral, e mesmo em coisas simples como dizer a verdade e acabar prejudicado por isso. Pense no guarda rodoviário perguntando se de fato você estava em excesso de velocidade – e estava mesmo. Ou na hora de declarar o imposto de renda. Ou na hora de confirmar se cumpriu um propósito de jejum ou leitura da Bíblia. Pense naquelas situações em que seu interlocutor não tem como confirmar a veracidade da sua afirmação e a questão fica entre você e Deus.

Nestes momentos, assim como nos mais “cabeludos” a saída é a mesma – devemos ser fiéis e fazer o certo mesmo que custe mais caro ou cause prejuízo. Devemos encontrar forças para dizer não. Isso é vencer a tentação.

“Senhor, me dá forças para enfrentar a tentação e me colocar em posição de resistir. Se eu começar a resistir sei que vencerei. Ajuda-me, pelo Teu amor a mim.”

Mário Fernandez

9 thoughts on “Vitória Sobre a Tentação – Fidelidade

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor:

    De acordo com o conceito, diariamente sofro tentação. Todavia, nem sempre resisto, pois falo o que não devo. É mister focar “na fidelidade que tem promessa de recompensa”. Grato pela mensagem.

  2. Prezada Ieda

    É verdade que adotamos esse ano a estratégia de tratar de “assuntos”. Temos tentado enviar 4 mensagens sobre cada tema. Mas elas não têm sequência, não são interligadas. É por isso que não numeramos. Quando o fazemos é apenas porque o título ficou igual, mas não porque dependem umas das outras.

    Obrigado pela sua participação.

  3. Avatar Willian Lira disse:

    Me alegro muito ao ver que Deus desperta no coração das pessoas um interesse sobre uma determinada área ou tema da vida cristã. Muitas vezes essa pessoa não tem ideia do quanto o conteúdo que foi ou será elaborado vai ajudar várias pessoas que naquele momento precisa ouvir ou ler o que foi abstraído. Na ocasião, uma dessas pessoas que precisa ler a mensagem contida nesse artigo era eu. Orei ao Senhor pedindo que falasse comigo acerca do tema e de repente me deparei com o artigo na minha caixa de e-mail. Deus é fiel e misericordioso e conta também com as pessoas para falar.

  4. Avatar Maria Dias Marques disse:

    VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO –FIDELIDADE
    A tentação é como um vírus
    Pode infectar a qualquer um
    E induzir à prática de atos abomináveis,
    Por pensamentos, palavras e ações.
    Hebreus três verso oito,
    Lembra que o homem não é só tentado
    Ele também tenta, até a Deus.
    Gênesis vinte e dois capitulo um
    Diz que o próprio Deus colocou Abraão à prova.
    E Lucas vinte e dois verso vinte e oito
    Fala das tentações de Jesus.
    Hebreus quatro verso quinze
    Diz que Ele foi tentado em todas as coisas
    Mas sem pecado.
    Até Satanás o tentou:
    Está em Mateus quatro versos de um a onze.
    Primeiro Timóteo seis versos nove e dez
    E Tiago capítulo primeiro versos doze a quinze
    Chamam a nossa atenção para uma das mais
    Conhecidas formas de tentação, a cobiça.
    O “Pai Nosso” nos ensina a orar dizendo:
    “Não nos deixeis cair em tentação”
    -A cobiça, a sensualidade, a infidelidade conjugal
    São as tentações que mais têm causado
    Crimes, enfermidades e mortes.
    Em Mateus vinte e seis verso quarenta e um
    Está escrito:
    “Vigiai e orai , para que não entreis em tentação
    O espírito na verdade está pronto
    Mas a carne é fraca”
    Induzir alguém à tentação é pecado sim,
    Permitir à mente demorar-se em colóquio
    Com a tentação é pecado sim,
    E é caminho de vitória para o tentador.
    Tentar Deus é pecado sim,
    Cair em tentação e se deixar levar
    Pela correnteza de atitudes malignas,
    De perversões sexuais, adultério, mentira,
    Falso testemunho, roubo, sedução,
    Assassinatos, crueldade,
    São pecados que dão filhotes…
    Complexa é a tentação e imprevisível,
    Mas sem poder para destruir
    Aqueles que perseveram na presença de Deus,
    O único que é fiel tratando-se de tentação.
    A vitória do homem ao ser tentado,
    Consiste:
    Em buscar o discernimento do Espírito Santo
    E a luz de Deus
    Para iluminar os seus caminhos!

  5. Avatar elza prado disse:

    Bom dia, Pr.
    Agradeço as mensagens recebidas, elas teem me ajudado muito em meu crescimento espiritual. Sobre as tentações, creio que é mais fácil vencer aquelas que julgamos como grandes do que as pequeninas como gula por exemplo. Em fim, vencer é um exercício diário.
    Deus continue te abençoando muito.
    Abraço.

  6. Avatar disse:

    Acompanho com interesse suas devocionais. Notei que mudou o tema. Seria bom se pusesse um número (I, II, III etc ) para saber se perdemos alguma da série. Várias aspectos de um mesmo tema estimulam o acompanhamento
    Sem número, podemos saber que é tema avulso
    att grata Leda

  7. Avatar LILUSCH disse:

    בס”ד
    Shalom
    Eu particularmente acho que esse e’ um grande desafio
    Por outro lado,lembro-me que existe uma passuk (nao sei exatamente onde esta o endereco no Habrit Hachadasha) que alguem muito proximo e seguidor de Yeshua disse:..”.o bem que eu quero fazer eu nao faco, mais o mal que eu nao quero fazer esse sim faco.”. nao tenho certeza se sao exatamente essas as palavras mas quem conhece sabe.
    De qualquer forma e’ uma grande luta,mas onde entra o nosso famoso Livre Arbitrio nos coloca sempre em perigo em qualquer situacao.Esta escrito na Torah que o nosso coracao e’ enganoso mas… B”H temmos o controle do Espirito de D’US que nos ensina ,socorre e nos traz de volta a olhar para ELE-
    HASHEM a quem um dia teremos que prestar conta .

  8. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia, Pastor Mario! Bom é saber que o Senhor compreende as nossas fraquezas. Ele que foi tentado muitas vezes, mas sem pecar permaneceu, fiel até o fim, nos deixando o exemplo da fidelidade porque aprendeu a discernir entre o bem e o mal, porque mantinha a comunhão constante com o Pai. Que Deus nos ajude com sua miserricórdia.
    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *